sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Foco de uma lente...

Praia de PONTA DE PEDRAS
Santarém - Tapajós - Brasil
Projeto Mídia Cidadã integrará ações do Pronasci em 2009

O projeto Mídia Cidadã, em 2009, passará a integrar as ações do programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em várias regiões do país. A informação foi dada hoje (30) pelo secretário Nacional da Justiça, Romeu Tuma Júnior, durante visita dos alunos que concluíram o curso ao Ministério da Justiça.O projeto-piloto foi realizado em janeiro no Colégio São Francisco, em São Sebastião, no Distrito Federal. A coordenadora Gisa Porto disse que o curso abordou temas como educação fiscal, direitos humanos, crítica à mídia, classificação indicativa de programas. O trabalho foi excepcional, houve oficinas de rádio, vídeo e produção de jornal.

SUS poderá oferecer exame oftalmológico preventivo para crianças

A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei 4444/08, do deputado Paulo Lima (PMDB-SP), que obriga os estabelecimentos de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer a todas as crianças, antes de completarem quatro anos de idade, exame oftalmológico preventivo. Pelo projeto, esse exame deverá abranger as áreas que possam detectar qualquer anomalia oftalmológica, seja genética ou adquirida. Também deverá ser gratuito não só o tratamento clínico ou cirúrgico se for o caso, como os aparelhos, órteses, próteses ou quaisquer outros necessários para correção das deficiências visuais apresentadas.


Deu no Diário...

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará requereu à Justiça ontem, 29 de janeiro, a extinção da Força Nacional de Segurança. Segundo o procurador da República Fernando Aguiar, a Força Nacional é um órgão criado por decreto presidencial sem amparo na Constituição, o que põe em risco o estado democrático de direito. O principal argumento da ação civil pública é o de que o presidente da República não pode simplesmente instituir um órgão policial sem a participação do Congresso Nacional, o que se daria por meio de proposta de emenda constitucional.
Leia mais..

Nélio Aguiar confirma candidatura a prefeito

O médico e vereador Nélio Aguiar(PMN), presidente interino da Câmara Municipal de Santarém, acaba de confirmar, que o lançamento de sua candidatura a prefeito de Santarém será durante a convenção do partido que será realizada domingo, no Comercial Atlético Cearense. Nélio vai liderar uma frente de seis pequenos partidos. O nome do vice deve sair do PSB, PSC ou PPS.
Os Rochas e o PT
Deu no Espaço Aberto

O PT de Santarém quer porque quer um Rocha como cabeça de chapa na eleição de 8 de março.
Mas o Rocha que o PT quer é José Antonio Rocha (PMDB), que foi o vice na chapa de Maria do Carmo (PT), quando ela concorreu e ganhou nas urnas a eleição de outubro passado.
O Rocha que o PT não quer – e não quer de jeito nenhum – é Antônio Rocha, deputado estadual, presidente municipal do partido e paio de José Antônio.
Mas Rocha, o pai, já se considera o ungido pelo partido para concorrer.
Ungido e reungido.

Pelo foco da lente...

Já que não uso sapato!

Governadora e Ministra da Casa Civil no FSM

Sexta -feira:30/01/2009
Ana Júlia Carepa e Dilma Roussef destacam os desafios das mulheres na política
Da Redação - fonte - Agência Pará
No Brasi, não é fácil uma mulher percorrer os caminhos de luta e superação dos preconceitos e chegar a govenar um Estado, ou um país. A representação variada de mulheres nos espaços de poder é que dará condições reais às transformações que precisamos”, afirmou Dilma Roussef, ministra-chefe da Casa Civil da Presidência República, na tarde desta quinta-feira 29, na Casa de Cuba – 50 anos de Revolução Cubana, instalada no território do Fórum Social Mundial 2009, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Ela fez intervenção especial, juntamente com a governadora Ana Júlia Carepa, na atividade sobre a participação da mulher na política promovida pelo Partido dos Trabalhadores. Também compuseram a mesa a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Nilcea Freire, e a senadora do Partido dos Trabalhadores em Rondônia, Fátima Cleide.
Ex-prefeito de Monte Alegre é acusado de estelionato


O ex-prefeito de Monte Alegre, Jorge Luís dos Santos Braga (PTB), está sendo acusado, junto ao Ministério Público (MP), por crime de estelionato. A ação é da Prefeitura de Monte Alegre, através da prefeita em exercício Aldenora Sales Coutinho, protocolada no dia 19 de janeiro.Na representação ao MP, Jorge Braga é acusado de ter feito movimentação bancária em conta da Prefeitura Municipal no dia 2 de janeiro último, quando não mais era titular do cargo. A acusação também se estende ao ex-secretário de Finanças, Alex Brandão Freitas. Segundo a ação, o ex-secretário de finanças do município teria feito depósito, no dia 2, no valor de R$ 6 mil na conta corrente 6076-3 da agência local do Banco do Brasil (BB). (Deu no Diário)
*** TJE determina o pagamento de isonomia salarial a delegados ***

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE), desembargadora Albanira Bemerguy, acatou a Petição da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Pará (Adepol) e determinou ontem que o governo do Estado cumpra a decisão judicial que garante a isonomia salarial entre os delegados de polícia e os procuradores do Estado a partir do pagamento de fevereiro. A pena para o descumprimento da decisão é de multa diária de R$ 10 mil, a partir do dia seguinte ao referido pagamento. “A multa vem desmascarar todos os argumentos do governo do Estado, tentando desacreditar a associação perante a população. Eu espero que, com a multa, o governo perceba que precisa pagar”, declara a delegada Perpétua Picanço, presidente da Adepol. Ela explica que não se trata de um pedido de reajuste salarial, mas de um direito conquistado em lei, desde 1994, e que até hoje não foi cumprido.
====================================================================

Vereador visita bairro do Uruará...


Preocupado com a grave situação que vem ocorrendo com as famílias residentes no Bairro do Uruará, em consequencia com os resultados das obras que ali estão sendo realizadas de maneira errada concernente ao Programa de Aceleração de Crescimento, o vereador Henderson Pinto dos DEMOCRATAS, esteve visintando a área ontem de manhã, 29 ficando constatada que os serviços do PAC não estão seguindo o cronograma que foi apresentado a Câmara de Vereadores no ano de 2008. Na visita do edil santareno e sua assessoria foi observado que com as fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Santarém, as águas ficaram empossadas debaixo das residências, causando um mal estar para todos que ali residem e contribuindo sobremaneira para a proliferação do mosquito da dengue, leptospirose e outras edemias graves. Na área residem inúmeras famílias em situação de risco e agora acrescido pela questão que ora se apresenta. “O responsável pelo PAC em Santarém, não se preocupou com o mais necessário, que é a retirada dessas pessoas que residem nesse local perigoso, as obras de aterramento infelizmente foram a prioridade” afirmou o vereador Democrata. De acordo com o morador Manoel Sousa, para resolver o problema parcialmente, deveriam ser instaladas algumas manilhas para escoar a água que ficou no local. “Até o momento a Defesa Civil do município não apresentou uma proposta para a retirada das pessoas que estão sendo prejudicadas tanto com o lixo como também pelas fortes chuvas” disse o morador.

Notícias do Governo do Estado do Pará

Sexta-feira, 29 de janeiro de 2009
Categoria: Notícias do Governo do Estado
Fonte: Assessoria Governadora

» Governadora quer o Pará sediando novamente o Fórum Social
» Chile quer intensificar relações comerciais com o Pará
» Portaria proíbe uso de amianto na construção civil

Matéria Rumos do PDT...

Comentário sobre a matéria Rumos do PTD, publicada no Blog do Jeso.



"...Graças a Deus o Brasil está vivendo uma democracia plena, elegemos um torneiro mecânico para governar o País. No inicio serviu de gozação para alguns jornalistas e cartunistas, hoje é o presidente com maior aceitação popular na história política brasileira. Será que a nobre vereadora Marcela Tolentino não merece a oportunidade de tentar ser vice prefeita? Não entendo por que o vice governador não possa expressar sua preferência política por A ou B. Na verdade, quando se fala o nome de Odair Corrêa em Santarém, rapidamente aparece uma minoria, disse minoria, que tenta denegrir a sua imagem. Não conheço o Sr. Romarinho, não pode ser diferente do craque Romário, que se notabilizou falando mal do Rei Pelé. Digo ao ilustre blogueiro Tibério Allogio, que a maioria das ações realizadas pelo vice-governador vão ao encontro dos anseios da população, cito como exemplos: conseguiu junto a governadora a recuperação das rodovias Fernando Guilhon e Everaldo Martins, quando governador em exercício, assinou a liberação de recursos para a construção do Teatro das Águas, conseguiu junto ao Ministro das Cidades a liberação extra de 33 milhões para resolver o problema da falta d’água nos 48 bairros da cidade, assinou recentemente em Santarém, fato acompanhado por toda a imprensa santarena, o contrato para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Wilson Fonseca, conseguiu recursos para restauração do estádio Barbalhão e está conseguindo junto ao Ministro dos Esportes recursos para a construção do outro lado daquela praça de esportes, quem esteve no auditório da Uepa no lançamento do Projeto Rondon 2009, viu Odair Corrêa ser ovacionado por centenas de estudantes universitários de diversos estados brasileiros. Poderia enumerar outras ações, entendo que o espaço é precioso nos blogs conceituados. Poderia chamar de “Otário do Calçadão”, um cidadão que nunca fez absolutamente nada por Santarém, e fica de graça, falando mal de quem faz.
Na certeza de ver o meu comentário publicado, meus agradecimentos."


Jornalista Thompson Mota (DRMT 874)
Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria.




Da redação: Quem é esse tal de Romarinho? O nome não merece muita confiança... Quando se fala muito de alguém, é porque ele está incomodando. Os trabalhos realizados pelo vice-governador do Estado surpreende e tem causado descontentamento a muito gente. Quem é esse tal de Romarinho...!?!?!

Futebol



Fla derrota o Bangu por 2 a 1



- Em uma partida marcada pelos gols anulados por impedimento ( um do Flamengo (aos 42´ e outro do Bangu, aos 43´ do 2º t), o Flamengo derrotou o Bangu por 2 a 1, de virada, no Estádio da Cidadania. O Bangu pulou na frente do marcador com um gol de Rafael Soeiro, aos 13 minutos da segunda etapa, mas o Fla empatou a partida aos 39 minutos, com Marcelinho Paraíba, de pênalti. O gol da vitória veio aos 44, com Ronaldo Angelim. Com o resultado, o Rubro-negro chega aos 6 pontos ganhos nos dois jogos disputados na Taça Guanabara.
Outro erro da arbitragem foi de não expulsar de campo um atleta do Bangu por falta violenta e desleal sobre o jogador Airton aos 30´do 1º tempo.
Botafogo derrota o Macaé 1 x 0
A vitória com um golzinho, nesta quinta-feira, sobre o Macaé, foi suficiente para deixar o Botafogo em condição de igualdade com o Flamengo na liderança da Taça Guanabara, Grupo B. Marcou também a quebra de uma seqüência de cinco partidas sem triunfos no Engenhão.
Victor Simões aproveitou o passe de Léo Silva, as falhas na defesa e marcou seu primeiro gol com a camisa alvinegra.

Dilma diz que Brasil está preparado para presidente mulher


A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, dise ontem (29) durante apresentação no Fórum Social Mundial que “ainda” não é candidata à Presidência da República, mas que o Brasil está preparado para ter uma mulher no comando do país. Dilma foi recebida por um coro de mais de 500 pessoas que gritavam: “Brasil urgente, Dilma presidente” e disse que ficou “comovida” com a manifestação.
Leia mais..

-------- Da redação - Não sendo ela. Tubo bem! -----------

Presidentes pregam soberania e integração entre países


----Deu no AMAZÔNIA-----

Diversidade, soberania e integração. Estas foram as palavras-chave para construção de uma nova política liderada pelos países em desenvolvimento para fazer frente ao neoliberalismo e à política econômica ditada pelos Estados Unidos. A proposta norteou os discursos dos presidentes latino-americanos, ontem, durante a realização do Fórum Social Mundial, em Belém. Reunidos no seminário 'A América Latina e o Desafio da Crise Financeira', no Fórum Social Mundial, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; ao lado de Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia), Hugo Chavez (Venezuela) e Fernando Lugo (Paraguai) fizeram duras críticas aos Estados Unidos e a crise econômica. Em discurso inflamado, o presidente equatoriano, Rafael Correa, acusou os líderes que estão participando do Fórum Econômico Mundial de Davos de serem os responsáveis pela crise financeira internacional.Entretanto, um dos discursos mais aguardados da noite era o de Hugo Chavez. E ele não poupou críticas aos EUA e o neoliberalismo. 'Se não matarmos o capitalismo, o capitalismo mata o povo. O socialismo é o caminho', disparou Chavez.
TSE pede informações para decidir sobre o caso de Santarém
---Deu no Espaço Aberto--- Categoria: eleições em Santarém

Ainda está pendente de julgamento o pedido de concessão de liminar em mandado de segurança ajuizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), para que seja suspensa a eleição marcada para 8 de março de próximo, que deverá escolher os novos prefeito e vice de Santarém.O mandado de segurança, autuado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº 4.171 (veja na imagem acima) teve ontem o primeiro impulso, a primeira movimentação.O presidente em exercício do Tribunal, ministro Arnaldo Versiani, num curto despacho, mandou que seja ouvida primeiramente a autoridade coatora, no caso a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), desembargadora Raimunda do Carmo Noronha.Com base nas informações da magistrada é que será decidido sobre a concessão ou não da liminar. E quem vai decidir não é mais o ministro Versiani, mas seu colega Marcelo Ribeiro, o relator do caso Maria do Carmo no TSE.Ribeiro é o chama de relator prevento.Prevento parece até um palavrão.E é mesmo. Mas é um palavrão jurídico.Prevento é aquele que primeiro apreciou a matéria, como é o caso de Ribeiro, sorteado para relatar o recurso especial que resultou, no ano passado, no indeferimento do registro da candidatura de Maria do Carmo. Aliás, o próprio voto do relator foi contrário à ex-prefeita, ou seja, favorável ao indeferimento de sua candidatura.

Abaixo, o curso despacho do ministro Arnaldo Versiani.

-Despacho em 29/01/2009

MS Nº 4171
MINISTRO ARNALDO VERSIANI

----DESPACHO----

Tendo em vista que a renovação do pleito no Município de Santarém/PA está marcada para o dia 8 de março, solicitem-se informações ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Encaminhe-se cópia da inicial. Após, conclusos ao relator sorteado.

Publique-se.

Brasília, 29 de janeiro de 2009.

Ana Júlia para Maria do Carmo...

O “pecado” de Maria, segundo a governadora

A ex-prefeita de Santarém Maria do Carmo Martins Lima (PT) foi alvo de manifestações de solidariedade durante o Fórum Social Mundial, para que a Justiça reconheça o seu direito de assumir o cargo, para o qual foi reeleita em outubro do ano passado com mais de 15 mil votos sobre o segundo colocado, o deputado federal Lira Maia (DEM).Ao saudar as autoridades, durante solenidade que teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros chefes de Estado, no Hangar, a governadora Ana Júlia Carepa mencionou expressamente a ex-prefeita santarena. “Maria, você é a verdadeira prefeita de Santarém. O seu único pecado foi ter feito um concurso público para promotora pública do Estado”, disse a governadora, em referência ao entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que no final do ano passado cassou o cassou o registro da candidatura da petista, sob o argumento de que ela deveria ter-se exonerado do Ministério Público para poder disputar a eleição.Antes do discurso da governadora, houve outro momento de solidariedade à ex-prefeita. Foi durante o Seminário “Governo Lula – Realizações e Perspectivas”, realizado na Tenda de Cuba, por iniciativa das Fundações Perseu Abramo (do PT) e Maurício Grabois (do PCdoB).No momento, Maria do Carmo aguarda o andamento de recurso extraordinário com o qual tenta reformar decisão do TSE. (Deu no Diário)

Eleição...

Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2009

TSE nega mandado de segurança para suspender eleições em Santarém

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Brito, negou ainda há pouco o mandado de segurança 4171 através do qual o Partido dos Trabalhadores pretendia suspender a eleição para prefeito marcada pelo TRE para dia o dia 8 de março em Santarém.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Bento XVI nomeia novo bispo para diocese de Óbidos

O papa Bento XVI nomeou como arcebispo de Juiz de Fora (MG) o até então titular da diocese de Jundiaí, dom Gil Antônio Moreira; padre José Valmor César Teixeira como bispo de Bom Jesus da Lapa (BA), e frei Bernardo Johannes Bahlmann como bispo de Óbidos (PA), informou hoje o Vaticano.
O novo bispo de Óbidos, Bernardo Johannes Bahlmann, nasceu em 1960 em Visbek, na Alemanha, e veio morar no Brasil com 22 anos. Ele foi ordenado padre em Guaratinguetá (SP), e nomeado vigário paroquial em Petrópolis e membro do Conselho Presbiterial da diocese.
Dom Gil Antônio Moreira nasceu em 1950 em Itapecerica (MG), e foi ordenado sacerdote em 1976 e bispo em 1999. Desde 2004 ele atuava como bispo de Jundiaí. O novo arcebispo substitui no cargo dom Eurico dos Santos Veloso, que pediu renúncia e foi atendido.

===============================================================
Adversários se unem contra peemedebista

(29/jan) Candidatura de José Sarney no Senado aumenta as chances de realização de segundo turno na eleição da Câmara. Entrada do senador na disputa amplia rejeição a Michel Temer (foto), avaliam deputados. Leia
Tranquilo...

O ex-governador Simão Jatene está em casa. Recebeu alta hoje de manhã, do Hospital Porto Dias, após a bem-sucedida cirurgia a que se submeteu.

Saúde


--------------Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2009 ------------------

Em maio de 2008 quando a Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar – assumiu a administração do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará na cidade de Santarém, os usuários da região Oeste do Pará puderam ser atendidos em uma das maiores unidades de saúde do estado. Mais de 150 mil atendimentos foram realizados de maio a dezembro de 2008, dentre eles estão consultas ambulatoriais, exames e tratamentos, como hemodiálise e quimioterapia. Destacam-se a Análises Clínicas que somaram mais de 93 mil exames, Raio-X foram 7.173, as Tomografias Computadorizadas somaram 1.595, Mamografias foram 1.366, Ultrassonografias somaram 3.768, Ressonâncias Magnéticas foram 1.730, Eletroencefalogramas somam 1.543 e Eletrocardiogramas, 2.244.
O Serviço de Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise) realizou 2.533 sessões de agosto a dezembro. No mesmo período, o Serviço de Terapia Antineoplásica (Quimioterapia) iniciava seu funcionamento e realizou 588 sessões.Mais de 1.100 cirurgias foram realizadas entre maio a dezembro, refletindo em uma evolução significativa de 93%. E mais de 1.700 pacientes foram internados nas clínicas cirúrgica, médica, pediátrica e unidades de terapia intensiva (UTI). Ainda para o primeiro trimestre de 2009, a população da região Oeste do Pará vai poder contar com os Serviços de Radioterapia e com Cirurgias Cardíacas sendo realizadas no Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará.

Fonte: Ass. de Comunicação HR Baixo Amazonas do Pará (93) 2101- 6200 (93) 2101-6240

Eleição em Santarém

Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2009

Partidos realizam convenções até domingo O prazo para realização das convenções municipais para homologar os nomes dos candidatos que concorrerão ao cargo majoritário do município de Santarém na eleição suplementar começa nesta quinta-feira, 29, e encerra no domingo, 1º de fevereiro. O PMDB marcou sua convenção para o próximo domingo, no horário de 09h às 17h, nas dependências da Câmara Municipal de Santarém. Os demais partidos devem definir até amanhã, 28, o dia e horário de suas convenções para escolha dos candidatos a prefeito e vice. Também serão definidas as coligações. Internamente, os partidos continuam discutindo os nomes que agreguem o maior número de partidos, uma vez que as coligações são importantes para fortalecer as candidaturas que forem formalizadas para o pleito suplementar. No PT, embora os nomes apresentados nas reuniões (Milton Peloso, Odete Costa, Pedro Peloso), suscitem muitas divergências, não estão de todo descartados. O partido tenta ainda a autorização junto à Justiça, para que o ex-secretário de Governo Inácio Corrêa seja candidato a prefeito. O PT trabalha ainda com a possibilidade do prefeito interino José Maria Tapajós (PMDB) ser cabeça de chapa tendo como vice um nome do Partido dos Trabalhadores. As conversações estão acontecendo, mas dentro do PMDB o impasse persiste, uma vez que o deputado estadual Antônio Rocha já manifestou o desejo de ser candidato, bem como o advogado Helenilson Pontes. Este, inclusive, contaria com o apoio de oito das 12 siglas que compuseram a coligação que elegeu a ex-prefeita Maria do Carmo para o segundo mandato. Lideranças do PSDB e do DEM também continuam negociando, porque tanto o deputado estadual tucano Alexandre Von quanto o deputado federal Lira Maia (DEM), colocaram seus nomes à disposição dos seus partidos políticos.

SEMINF executa ações de limpeza para evitar obstrução de drenagem

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), a Prefeitura de Santarém está intensificando através de suas equipes de limpeza, a desobstrução das ruas que possuem rede de drenagem superficial e profunda para evitar alagamentos durante esse período chuvoso. Desde as primeiras horas da manhã de hoje, as equipes estão na Rodovia Santarém Curuá-Una e nas Travessas Luis Barbosa e Rosa Passos. As equipes de obras e de terraplenagem continuam trabalhando na Rua Cruzeiro do Norte, que ficou prejudicada em conseqüência das chuvas que caíram no início desta semana em Santarém. (Ascom-PMS)

Estão armando contra o Pará... Copa 2014

Trecho da matéria da Globo

"Joseph Blatter almoçou com o governador de São Paulo, José Serra, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista. Também estiveram presentes Pelé, Ricardo Teixeira (presidente da CBF), Marco Polo del Nero (presidente da Federação Paulista), Juvenal Juvêncio (presidente do São Paulo) e o governador do Amazonas, Eduardo Braga. ... O governador do Amazonas, Eduardo Braga!?!
Ai ai ai...Mas, pensando de forma meio otimista, no total, 17 capitais disputam as 12 vagas:
- São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Manaus, Belém, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza.

Matéria da Folha diz: "Apesar da disputa, Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre são nomes dados como certos na lista da Fifa. A entidade deverá escolher pelo menos uma outra cidade na região Sul, três no Nordeste, uma no Norte e outra no Centro-Oeste". Nessa conta da Folha, dá onze. Na minha aposta, se fosse uma loteria: São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá (ou Campo Grande), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza. Até aí, temos dez. Para doze, restam dois. Belém e Manaus naquela 'sede Amazônica'? Enfim, a discussão vai ser boa até serem confirmados os nomes. E as especulações, bem, elas fazem parte do futebol.

É de assustar!




Um levantamento sobre o clima futuro, feito por pesquisadores americanos, aponta que enfrentaremos pelo menos um milênio de anos mais secos, graças ao aquecimento global. O estudo foi feito por uma equipe de cientistas da NOAA, a agência americana responsável por estudar a atmosfera e os oceanos.
Uma das principais conclusões do estudo é que as mudanças climáticas, causadas pela concentração de gases como o dióxido de carbono na atmosfera, serão provavelmente irreversíveis mil anos depois que as emissões pararem. Grandes impactos já são previstos se o carbono, hoje em uma proporção de 385 partes por milhão, chegar a algo entre 450 e 600, que são perspectivas bem moderadas.
Para o próximo século, o estudo da NOAA prevê que os períodos de estiagem terão menos chuvas, em todos os continentes. Serão secas comparáveis às que ocorreram nos anos 30 e ganharam o nome de Dust Bowl.

Escola Romana Leal visitada pelo Deputado Carlos Martins

*** Abrangendo os bairros de Uruará, Prainha e Santana, a Escola Estadual Romana Tavares Leal, foi mais uma Unidade Educacional visitada pelo Deputado Carlos Martins, cujo propósito do parlamentar é conhecer "in loco" a situação por qual passa a rede educacional de ensino estadual em nossa municipalidade. Na oportunidade o deputado líder do PT, foi recebido pela professora Marcina Campos, diretora da escola. Carlos Martins ficou bastante preocupado com situação da referida escola, principalmente depois do ocorrido na última semana, quando teve parte de sua estrutura caída em decorrência das fortes chuvas que assolam nossa região. A professora Marcina Campos, fez um relato da situação, comunicado que o fato já havia sido previsto pelo laudo técnico do Corpo de Bombeiros, estando também comprometidos outros pavilhões. Salientou a diretora que as salas de aula são alagadas com a chuva, o forro também começou a desabar. Continuando sua explicação junto ao parlamentar, disse que a direção da escola já fez reunião emergencial para tratar sobre a questão, até porque o ano letivo em curso se aproxima e há uma grande preocupação com a segurança dos 641 alunos matriculados para este ano e os 28 professores que exercem suas atividades profissionais. Mais preocupado ficou o deputado Carlos Martins, que se prontificou em verificar o andamento da programação estadual com relação a reforma da escola e reivindicar pressa na liberação de recursos para atender as prioridades e necessidades que o caso requer.

Culinária do Espaço


Carne de Panela com Batatas

Tipo de Culinária: Popular
Carnes Rendimento: 5 porções
Carne de panela é uma receita tradicional, prática e simples. Porém é uma forma de servir a carne que a maioria adora.
A combinação da carne, o molho e as batatas é perfeita.
Ingridientes:
-4 unidade(s) de batata em cubos grandes
-1 unidade(s) de cebola picada(s) quanto baste de óleo de soja
Sadia quanto baste de glutamato monossódico
-4 colher(es) (sopa) de mostarda2 colher(es) (sopa) de molho inglês
-50 ml de Shoyu quanto baste de tempero alho e sal
-500 gr de coxão-mole em cubos grandes

Modo de preparar - Corte a carne em cubos grandes e tempere com o tempero pronto, com o molho inglês, com a mostarda e com o glutamato monossódico. Deixe no tempero por 1 hora. Reserve. Numa panela de pressão, sem a tampa, coloque um pouco de óleo e frite a carne aos poucos em fogo alto, com cuidado para que não junte água. Frite bem até a carne ficar bem dourada, frite a cebola picada junto e sempre pingando um pouco do molho do tempero com um pouco de água, quando houver necessidade, para não queimar e para engrossar o caldo. Depois disso, coloque a água até o nível máximo da panela de pressão e coloque a tampa, deixe cozinhando. Depois de pegar pressão deixe cozinhar por uns 45 minutos. Abra a panela e coloque as batatas cortadas. Se preciso coloque mais água. Deixe-as cozinhando até o ponto desejado.

São Raimundo vence jogo contra o Castanhal com gol relâmpago


No dia do aniversário da cidade de Castanhal, uma das gratas surpresas do Campeonato Paraense( para a imprensa de Belém) , o São Raimundo se tornou um convidado indesejado e conseguiu mais uma vitória no fechamento da terceira rodada da competição, na tarde desta quarta-feira. O clube derrotou o Castanhal, por 1 a 0, com um gol relâmpago de Hélcio, aos 33 segundos do primeiro tempo.

A vitória levou o São Raimundo aos sete pontos, na vice-liderança, atrás somente do líder Paysandu que tem 9 pontos. O clube mostrou sua força nas duas rodadas iniciais, ao massacrar o Remo, por 5 a 1 na estréia, e arrancar um empate com o Águia, em 2 a 2, na rodada seguinte. O Castanhal, por sua vez, é o penúltimo colocado, com apenas um ponto.

O São Raimundo volta a campo somente na próxima quarta-feira(04) no Souza, quando enfrenta o Time Negra, às 16 horas. Já o Castanhal joga contra o Vila Rica, às 16 horas, um dia antes(03) no mesmo local.

Confira os resultados da terceira rodada:

-Sábado
Remo 2 x 2 Vila Rica
-Domingo
Ananindeua 3 x 0 Águia
Paysandu 4 x 1 Time Negra
-Quarta-feira
PARAENSE 2009 - 2ª FASE:
Em Castanhal
CASTANHAL 0 X 1 SÃO RAIMUNDOS.Raimundo
Gol : 1x0:Hélcio 33" 1º t.


Deu no Estadão on line


A Fifa cedeu ao desejo da CBF e confirmou nesta quarta-feira oficialmente, por meio de anúncio de seu presidente, o suíço Joseph Blatter, em São Paulo, que a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil, terá 12 cidades como sedes. Inicialmente, a entidade que controla o futebol no mundo queria que o Mundial do Brasil fosse disputado apenas em dez cidades. "O Brasil é mais que um país, é um 'subcontinente'. Por isso, vamos fazer este Mundial en 12 cidades diferentes", afirmou Blatter.
Leia mais..
Trabalhadores vão cobrar de Lula garantia de empregos
Deu no Diário

Trabalhadores ligados à União Geral dos Trabalhadores (UGT) vão aproveitar a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Belém para cobrar uma reforma na política monetária brasileira e o repasse de recursos públicos a empresas somente com a garantia dos empregos dos trabalhadores. A discussão do documento a ser entregue a Lula foi feita durante a Plenária Nacional da entidade, realizada no espaço cultural Palácio dos Bares, em Belém.A plenária da UGT é uma das programações paralelas do Fórum Social Mundial e foi dirigida pelo presidente nacional da entidade, Ricardo Patah e pelo presidente estadual da central sindical, José Francisco Pereira. Participaram do encontro dirigentes sindicais de vários estados brasileiros e cerca 1.200 trabalhadores representando mais de 100 entidades de todo país.
Acaba a greve dos delegados
Deu no AMAZÔNIA:

Após uma reunião na tarde de ontem, os delegados da Polícia Civil decidiram acatar decisão judicial e encerrar a greve. Cerca de 100 delegados da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Pará (Adepol) preferiram respeitar a ordem assinada pelo juiz Marco Antônio Lobo Castelo Branco, responsável pela 1ª Vara de Fazenda da Capital, e voltar ao trabalho.'Infelizmente, o governo não cumpre seu dever, nós, pelo menos, queremos fazer cumprir a lei', disse a delegada Roselene Almeida, que participou da reunião de ontem. Ela, que está lotada em Parogominas, informa que os delegados decidiram se reunir hoje, às 17 horas, em frente ao Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, onde o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa da programação do Fórum Social Mundial 2009. 'Apesar de suspendermos a greve, nossa luta continua e queremos reforçar o movimento da categoria e obter nosso direito, que é garantido por lei', diz Roselene. Ela afirma ainda que a proposta da isonomia para os delegados da Polícia Civil ganha cada vez mais o apoio dos delegados do interior.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Final de jogo em Castanhal

Vitória sensacional do time do São Raimundo sobre o time do Castanhal, colocando o time de Santarém na segunda colocação do Parazão/2009.
São Raimundo 1 a 0 Castanhal, gol do centro avante Hélcio aos 33 seg. do 1º tempo.
O time alvinegro deu de presente para Castanhal que festeja mais um ano de fundação no dia de hoje-28.01.09. Na ponta da classificação estão Paysandu com 9 pts e o São Raimundo com 7, lideram o certame paraense de futebol profissional.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Da redação: Para o diretor que falou besteira antes do jogo sobre a não escalação do jogador Mauriam, o treinador Valter Lima deu a resposta...

Frase do dia...

"...A velhice traz para uns, experiência de vida e mais sabedoria. Para outros, só faz aumentar a burrice e a subserviência no puxa-saquismo. Também pudera, a árvore que não dá fruto quando é nova, quando velha, até as folhas caem, não servindo sequer para pouso de urubu." José Olivar - pontuando.

Começou o segundo tempo

São Raimundo 1 x 0 Castanhal
O time santareno entra para o segundo tempo sem nenhuma modificação.

Final do 1º tempo - Pantera 1 x 0 Japiim

São Raimundo 1 a 0...

Final do primeiro tempo na cidade de Castanhal. O São Raimundo vence pelo placar de 1 a 0, gol do centro avante Hélcio aos 33 segundos do 1º tempo. O árbitro da partida desmarcou um gol legitimo, segundo a imprensa paraense do time da casa que reclama muito no final da 1ª fase.
PMDB formaliza candidatura de Sarney à Presidência do Senado

(28/jan) "A partir de agora sou candidato", disse o senador após encontro com a bancada peemedebista. Leia
José Maria Tapajós pede apoio a Antônio Rocha

O prefeito José Maria Tapajós todo mundo sabe que quer ser o candidato a prefeito pelo PMDB.Habilidoso, procurou esta semana o deputado Antônio Rocha para propor um pacto: caso o presidente do partido mantenha sua candidatura, Tapajós lhe apóia. Caso desista, o prefeito deixa o cargo de presidente da Câmara e espera ser apoiado por Rocha para disputar a convenção de domingo.Em outra frente diametralmente oposta, Helenilson Pontes parte para o tudo ou nada: diz que se não for o candidato do PMDB apóiará o nome do vereador Nélio Aguiar, do PMN.

São Raimundo x Castanhal

O treinador Valter Lima acaba de divulgar a onzena do Pantera para o jogão de agora à tarde contra o time do Castanhal:

São Raimundo - Labilá; Diego Vasconcelos, Filho, Marabá e David; Clésio, Michel, Marcelo Pitbull e Trindade; Hélcio e João Pedro.

Obs. antes do jogo houve 1´ de silêncio em homenagem postuma ao ex-jogador do clube Tostão, falecido no dia de ontem.
-------------------------------------------------------------------------

É goooooooollllllllllll - Com apenas 33 segundos de jogo em seu primeiro tempo o Pantera abre o marcador através do jogador Hélcio - São Raimundo 1 x 0 Castanhal.

Diretor critica treinador na Rádio Rural...


Agora pouco um diretor alvinegro falando em uma emissora de rádio local ( Rádio Rural), momentos antes do jogo entre São Raimundo x Castanhal, respondeu a uma pergunta sobre o porquê da retirada do jogador Maurivam por parte do treinador Valter Lima ( Domingos Campos e Ivaldo Fonseca). O mesmo não respondeu diretamente a pergunta, mas salientou com ironia que causou descontentamento aos diretores Jardel Guimarães e Alberto Tolentino, disse ele: "Só espero que ele saiba o que está fazendo e se caso ocorra um resultado adverso, não venha culpar a diretoria..." e continuou: " coisa que ele(Valter) está a costumado a fazer, quando o time perde..."

Antônio Rocha é o candidato do PMDB

O deputado Antônio Rocha recebeu hoje de manhã o apoio dos ex-prefeitos Ruy Corrêa e Ronan Liberal a pré-candidatura dele à prefeitura de Santarém. Na noite anterior, o prefeito José Maria Tapajós fez o mesmo, embora tenha deixado uma porta de entendimente com Rocha bastante aberta caso haja reviravolta de última hora. No caso de Ruy, ficou certo que o vereador Maurício Corrêa, seu primo, deixaria de postular a indicação de candidato do partido, deixando Rocha bem à vontade, o mesmo ocorrendo com o ex-prefeito Ronan Liberal. Já a pré-candidatura de Helenilson Pontes o afastou ainda mais do deputado peemedebista. Nenhum dos dois quis abrir mão da candidatura em benefício do outro. Como Antônio Rocha controla 99% do diretório, as chances de Helenilson virar o jogo na convenção de domingo são remotíssimas.
Jatene deixa o hospital amanhã

Os médicos que assistem o ex-governador Simão Jatene deram a palavra final hoje.E a palavra final é de que, amanhã, Jatene vai para casa.Terá alta da angioplastia a que se submeteu na última segunda-feira.

São Raimundo e Castanhal duelam hoje

(Foto: Luiz Carlos Trindade-experiência do pantera)

Esporte/Parazão: Jogo de opostos na Cidade Modelo: Castanhal e São Raimundo se enfrentam hoje, às 16h, no estádio Maximino Porpino, em jogo que fecha a terceira rodada da fase principal do Campeonato Paraense. Com uma vitória e um empate, a Pantera Negra, comandada por Valter Lima ( Valtinho), é a grande sensação neste início de competição. No último jogo, depois de estar perdendo por 2 a 0 para o Águia de Marabá, a equipe reagiu, conseguiu o empate em menos de cinco minutos e mostrou que tem força para jogar longe de Santarém. O céu só não estar mais azul para o time mocorongo porque o lateral direito Hugo de Leon foi expulso no último jogo e desfalcará a equipe hoje à tarde.
Para o seu lugar, Diego Vasconcelos foi o escolhido. Pelos lados do Japiim, a situação não está muito boa. Depois da saída de dez jogadores com o término da etapa classificatória do torneio, a equipe ainda não encontrou o mesmo ritmo de jogo e entrosamento dentro das quatro linhas. Para piorar a situação, o técnico Artur Oliveira corre o risco de não poder contar com atacante Jean Macapá para o duelo com a Pantera.
O centroavante sentiu fortes dores na tíbia durante o duelo contra o Paysandu e ficou a semana inteira entregue ao departamento médico. A outra dor de cabeça do “rei Artur” se chama Eleílson. A liberação do jogador junto ao futebol canadense ainda não saiu e dificilmente ele terá condições de jogo. O choque foi adiado para hoje devido ao aniversário de 77 anos de Castanhal. (Diário do Pará)
Google disponibiliza versão offline do Gmail

- O Google finalmente corrigiu uma das principais deficiências do seu programa de mensagens eletrônicas. O Gmail agora pode ser acessado mesmo quando seu computador estiver offline, graças ao Google Gears, conforme noticiou nesta quarta-feira o ...Google anuncia Offline Gmail Zero Hora.

Odair Corrêa apoia movimento Ação da Mulher Trabalhista PDT- Brasil.


O Vice-governador do Pará, Odair Corrêa, participou ontem (26) em Mosqueiro, da reunião do Movimento Ação da Mulher Trabalhista PDT-Brasil, que chegou a Belém para participar do Fórum Social Mundial, com cerca de 150 mulheres, integrantes dos Estados do RS, RJ, SP, SC, RO, GO, BA, TO, AP, CE, MG e PA. Segundo a presidente Miguelina Vecchio, o movimento participará de todas as temáticas divididas em grupo, com isso, servirão de agentes multiplicadoras em suas cidades de origem. Disse ainda que o movimento quer o crescimento político e profissional da mulher, “não podemos admitir que os nossos salários sejam inferiores aos dos homens, no Fórum vamos mostrar que as mulheres não são apenas reprodutoras”, concluiu. A vereadora santarena Marcela Tolentino, que participou do evento, disse que o momento é oportuno para a mulher conseguir mais espaço na vida pública e profissional e que vai fundar no município de Santarém o Movimento PDT Mulher, por entende, que as mulheres precisam se organizar no sentido de conseguirem objetivos mais definidos em todas as atividades. Odair Corrêa destacou o trabalho que movimento Ação da Mulher Trabalhista do PDT vem realizando em todo o País. São mulheres acima de tudo guerreiras, que lutam por seus ideais, em busca da igualdade social. Enfatizou que o povo amazônico precisa melhorar de vida e aumentar sua auto-estima, só assim, poderemos cantar a Amazônia em verso e prosa para todo o Mundo. Disse ainda, que o PDT das mulheres, homens, negros e jovens evoluiu em nosso estado, passando de 1 para 10 prefeitos e mais de 100 vereadores. O PDT está participando do crescimento da Amazônia, Pará e Brasil e trabalhando para melhorar a situação de pobreza da população. Concluiu desejando boa sorte a todas as mulheres trabalhistas do PDT.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria.

Zeca Pagodinho é internado com pneumonia (Notícias G1)

A previsão é que ele receba alta até o próximo sábado (31). Cantor faz 50 anos no dia 4 de fevereiro.

O cantor e compositor Zeca Pagodinho está internado na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio por causa de uma pneumonia. Segundo a assessoria do artista, ele começou a ter febre e sentir dores há alguns dias. Na terça-feira (27) fez exames de sangue e raio-X e foi constatado o quadro da doença. O artista optou em fazer o tratamento, que consiste no uso de antibióticos intravenosos e exercícios respiratórios, internado no hospital “para ter mais disciplina”, informou a assessoria. A previsão é que ele receba alta até o próximo sábado (31).



Busco a unidade dos partidos que elegeram a prefeita Maria. Entendo que o resultado positivo da nossa coligação no próximo pleito, se houver, passa pelo entendimento e unidade principalmente do PT e do PMDB. O PDT e a grande maioria dos demais partidos perseguem este objetivo. Vamos continuar buscando a direção da vitória com os 12 partidos coligados.
Para esclarecer: não respondo a nenhum procedimento por desvio de conduta como gestor público. NENHUM. Não costumo passar recibo para despeitados. Só anote aí: esta eleição nós também vamos ganhar - se é que vai haver nova eleição.
Com relação ao Alexandre Von (do PSDB), não tenho nehum problema com o mesmo, só estamos em lados opostos. Continuo do lado que sempre estive. Maria é a minha prefeita e referência politica.

Carvanal tem apoio do Executivo...

Prefeitura e entidades que representam os blocos e agremiações carnavalescas de Santarém já chegaram a um consenso sobre os dias que serão destinados aos desfiles de carnaval na Orla este ano: 20 (sexta), 21 (sábado) e 24 de fevereiro (terça-feira). A definição aconteceu em uma reunião ontem à noite, na Secretaria Municipal de Cultura, que contou com a presença do Prefeito Interino de Santarém, José Maria Tapajós. A Prefeitura assegurou ajuda financeira aos blocos, bem como ao carnaval de Alter do Chão e ao Cristoval que acontece no período carnavalesco.

Diversos de hoje...

Itália chama embaixador de volta e acirra crise diplomática

(28/jan) Contrariedade das autoridades italianas com o governo brasileiro por causa de refúgio a Cesare Battisti cresce e ameaça relação entre os dois países. Confira este e outros destaques dos jornais

América Latina deve perder 2,4 milhões de empregos em 2009

(28/jan) Após cinco anos de queda, índice de desemprego na região voltará a subir este ano por causa da crise, aponta relatório da Organização Internacional do Trabalho. Leia

Governo anuncia corte provisório de R$ 37 bi no orçamento

(28/jan) Corte definitivo só deve ser anunciado em março. Ministro admite bloqueio de R$ 14,6 bilhões inicialmente previstos para investimento. Leia

Diretas já: 25 anos de uma chance perdida


(28/jan) Poeira colorida atirada nos olhos dos brasileiros, o resultado do movimento foi uma redemocratização pela metade, com expressiva participação de cúmplices da ditadura, analisa Celso Lungaretti. Leia
Greve dos delegados é considerada ilegal

Deu no AMAZÔNIA

Nem bem começou e a greve dos delegados de polícia do Estado já caiu por terra. Pelo menos para a Justiça os policiais não estão mais em greve. Para a categoria, porém, a realidade é outra. Deflagrada ontem pela manhã, a manifestação já durava pouco mais de oito horas, quando, por volta das 15 horas, o juiz Marco Antônio Lobo Castelo Branco, que responde pela 1ª Vara de Fazenda da Capital, decretou a ilegalidade do movimento, que já apresentava sinais de fraqueza. Os grevistas não conseguiram suspender o atendimento em delegacias consideradas 'coringas', como as Seccionais de São Brás, do Guamá e do Comércio.A presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Pará (Adepol), Maria do Perpétuo Socorro Picanço, não foi encontrada para comentar a decisão judicial.

Imprensa inglesa diz que Robinho é acusado de estupro


Um escândalo envolvendo o atacante Robinho estourou na mídia inglesa. De acordo com as versões digitais do tablóide 'The Sun' e do diário 'The Times', o brasileiro foi detido pela polícia inglesa sob a acusação de estupro. Ele teria passado a terça-feira em uma delegacia e só teria sido liberado após pagar fiança.

A suposta vítima, uma moça de 18 anos, teria acusado o craque de abuso sexual durante uma festa na área VIP de uma boate em Leeds, no dia 14 de janeiro. O 'The Sun' publica ainda declarações de Chris Nataniel, descrito na matéria como porta-voz do craque."Robinho nega veementemente qualquer acusação de má conduta ou envolvimento criminal e está feliz para prestar mais esclarecimentos se solicitado", diz Nathaniel. Ainda segundo o tablóide , Robinho seria abordado pela polícia logo após o período de treinamentos do Manchester City em Tenerife, na Espanha. O jogador, porém, surpreendeu os oficiais ingleses ao viajar para o Brasil, ficando longe dos treinos com os demais companheiros.
Temporários ficam até 31 de julho

O Estado do Pará e o Ministério Público do Trabalho entraram em acordo para prorrogação do distrato de todos os servidores públicos temporários em atividade na administração direta abrangidos pela Ação Judicial. O acordo foi assinado ontem pelo procurador Geral do Estado, Ibraim Rocha, e pelo procurador regional do Trabalho, José Cláudio Monteiro de Brito Filho, depois de uma grande negociação onde o MPT verificou que o Estado cumpriu com todas as obrigações estipuladas no Termo de Ajustamento de Conduta, mas que existem situações específicas que devem ser observadas em alguns órgãos.
Leia mais..

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Programa Saúde na Escola inscreve município

Prefeitos de 700 municípios de todos os Estados têm 30 dias para aderir ao programa Saúde na Escola e oferecer aos estudantes da rede pública cuidados extras na área de saúde. Os ministérios da Educação e da Saúde participam da ação integrada, que inclui promoção, prevenção e atenção à vida do aluno.
O foco do programa, neste ano, são as escolas públicas de 646 municípios que apresentam os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental e que tenham 100% de cobertura das equipes do Programa Saúde da Família. Também será atendido um grupo de 54 municípios que reúne 1.409 escolas atendidas pelo programa Mais Educação.
O cronograma a ser seguido pelos prefeitos prevê 30 dias para a adesão e mais 60 para desenvolver uma série de atividades, entre elas, criar um grupo de trabalho intersetorial, elaborar o projeto do programa no município e o termo de adesão.
Para aderir ao programa, o prefeito deve enviar ofício ao Ministério da Saúde, para o endereço eletrônico dab@saude.gov.br ou pelos Correios - Departamento de Atenção Básica, Esplanada dos Ministérios, bloco G, sala 655, CEP 70058-900, Brasília, Distrito Federal. No Ministério da Educação, a assessoria do programa Saúde na Escola tira dúvidas pelo e-mail pse@mec.gov.br.

EM DESTAQUE


Juliane Almeida
Rainha da Viradouro dá show na Avenida
Segundo os críticos, cronistas e repórteres que fazem a cobertura do Carnaval carioca é a mulher mais bonita e mais charmosa das escolas de samba do Rio.

Ex-governador fora de perigo!

Simão Jatene apresenta um quadro satisfatorio após operação

O ex-governador do Pará, Simão Jatene, que no último dia 26 foi submetido a uma angioplastia, passou a noite na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e na manhã desta terça-feira (27) foi para um apartamento do hospital onde está internado há cinco dias.Segundo informações do publicitário e amigo de Jatene, Orly Bezerra, o quadro clínico do político é satisfatório. 'Os médicos devem dizer ainda hoje quando ele poderá ter alta médica'.O ex-governador passou por uma angioplastia para desobstruir uma artéria que estava 60% entupida. O procedimento ocorreu sem alterações, durou cerca de 20 minutos e foi realizado pelos médicos Heloisa Guimarães e Ulisses Costa, que fazem parte da equipe comandada pelo médico Dionísio Bentes.

Lente nervosa...

IMAGEM ESPETACULAR E PERIGOSA
QUEM SE HABILITA!
Lula diz que União não financiará construção de estádios para 2014
Categoria: geral

(27/jan) Em entrevista ao canal ESPN Brasil, presidente diz que as praças esportivas são responsabilidade dos estados, municípios e clubes. Governo federal só repassará verbas para obras de infra-estrutura. Leia
América Latina deve perder 2,4 milhões de empregos em 2009

(27/jan) Após cinco anos de queda, índice de desemprego na região voltará a subir este ano por causa da crise, aponta relatório da Organização Internacional do Trabalho. Leia

------------------------------------------------------------------------------------------------
Governo anuncia corte provisório de R$ 37 bi no orçamento

(27/jan) Corte definitivo só deve ser anunciado em março. Ministro admite bloqueio de R$ 14,6 bilhões inicialmente previstos para investimento. Leia
Senado elegerá seu novo presidente na próxima segunda
Categoria: politica

O Senado elege seu presidente para o biênio 2009/2010, na próxima segunda- feira (2), em reunião preparatória marcada para as 10h. A eleição tem caráter secreto e se fará por registro no painel eletrônico, se houver um só candidato; ou por cédulas de papel colocadas em urna, caso haja mais de uma candidatura.

Cabe ao atual presidente, Garibaldi Alves, a abertura dos trabalhos, cumprida a exigência de quorum de um sexto do número de senadores (14). Mas, para dar início ao processo de votação, o regimento interno exige a presença, em Plenário, de maioria absoluta de senadores (41), na reunião. O novo presidente se elege ao receber maioria simples dos votos dos senadores presentes e passa, imediatamente, a dirigir os trabalhos.

A lista de Dunga


Seg, 27/01/09 - categoria: amistoso: Itália x Brasil
Dunga anunciou a lista dos convocados que irão enfrentar a Itália, no amistoso do dia 10 de fevereiro. A última vez que o Brasil enfrentou a Squadra Azzurra foi em 1997.
Goleiros: Júlio César (Inter de Milão), Doni (Roma)
Laterais: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Adriano Correia (Sevilla), Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros: Juan (Roma), Lúcio (Bayern de Munique), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)
Meias: Kaká (Milan), Ronaldinho, Júlio Baptista (Roma), Felipe Melo (Fiorentina), Ânderson (Manchester United), Elano (Manchester City), Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg)
Atacantes: Robinho (Manchester City), Adriano (Inter de Milão), Alexandre Pato (Milan), Luís Fabiano (Sevilla)

VITÓRIA DO ESPORTE!!!


Categoria: Esporte Olímpico

Se confirmada a excelente notícia do patrocínio à equipe de ginástica do Flamengo, devemos todos comemorar. É uma linda vitória do esporte brasileiro, da garra, do bom senso, da história de um clube que foi formado por muitos ídolos de muitas modalidades, do otimismo, da sensibilidade, da luta… Vitória dos mais de trinta milhões de rubro-negros e do Brasil.
Parabéns aos investidores que, tenho certeza, conseguirão retorno.
Parabéns aos que se empenharam e trabalharam para que isso acontecesse.
Parabéns aos que não se conformam em tratar uma unha encravada cortando o dedo inteiro. Que venham muitas outras vitórias e títulos por aí. E que estes ídolos formem novas gerações de talentos.

26 comentários »
Carnaval terá 3 dias de desfile de blocos

As entidades carnavalescas ASAC e LIBES venceram a queda-de-braço com a Secretaria de Cultura do Municipio e o carnaval santareno terá três de folia, diversão e entretenimento, e não mais dois dias como antigamente de desfiles na orla da cidade. Haverá desfiles na sexta, sábado e terça-feira gorda.A prefeitura vai dar 31 mil reais de subvenções aos blocos.(EstadoTapajós)

Ele vem ai...


Internet tem mais de 1 bilhão de usuários

Zero Hora - Mais de 1 bilhão de usuários com mais de 15 anos acessaram a Internet em dezembro de 2008. Os números são de um relatório divulgado pela empresa britânica comScore. A China lidera o ranking comScore World Metrix com 179,7 milhões de internautas...,

Internautas no mundo passam de 1 bilhão(clik)

Europa movida a vento...


O governo holandês encomendou um estudo para avaliar o potencial da energia eólica em alto mar. O plano envolve a construção do cataventos no Mar do Norte, no litoral da Holanda e de mais sete países da Europa. Segundo os estudos, o anel de cataventos no mar poderia gerar energia equivalente ao que a Europa produz com óleo do Golfo Pérsico. E ainda reduzir a dependência no gás da Rússia. Segundo o levantamento, com esses cataventos, a Europa poderia ficar independente em eletricidade a partir de 2025.
O projeto também inclui a criação de uma zona de proteção marinha na região. Isso limitaria a atividade pesqueira, instituindo uma espécie de santuário biológico. As redes usadas na pesca em escala industrial poderiam denificar as estruturas dos cataventos e dos cabos que transmitiriam a energia gerada.
Ainda não há estimativas de custo do projeto nem de quem financiaria a empreitada.
Governadora lança selos comemorativos ao FSM

Local:Auditório do Palácio dos Despachos
Endereço:Rodovia Augusto Montenegro, km 9
Contatos:Segov: 3201-5509


A governadora Ana Júlia Carepa lançará nesta terça-feira (27) blocos de selos alusivos aos rios São Benedito, do Pará, e Paranaíba, de Minas Gerais, em comemoração ao 9º Fórum Social Mundial, que começa no mesmo dia, em Belém. Os rios foram escolhidos para a homenagem por serem exemplos de preservação ambiental, um dos temas principais do Fórum.
Fórum Mundial de Educação é aberto oficialmente no Hangar

Educadores, chefes de Estado, representantes de movimentos sociais participaram nesta segunda-feira 26, da abertura do VI Fórum Mundial da Educação. Em nome do governo do Estado, o secretário Maurílio Monteiro destaca um dos desafios do Fórum: a construção de uma sociedade mais humanizada.
Delegados entram em greve por tempo indeterminado

Os delegados da Polícia Civil cruzam os braços a partir de hoje em protesto contra o não cumprimento da decisão judicial que determina a isonomia salarial entre delegados de polícia e procuradores da República. Essa é a primeira vez que os delegados deflagram uma greve somente da categoria. A decisão pela greve foi tomada em assembléia, com a participação de cerca de 140 delegados da capital, Ananindeua, e Marituba. A expectativa é de que durante o dia de hoje, delegados que atuam nos municípios do interior também ingressem no movimento grevista.
Leia mais..

Odair Corrêa recebido com entusiasmo em Porto de Moz e Senador José Porfirio


O Vice-governador do Pará, Odair Corrêa, esteve neste domingo (25) no Município de Porto de Moz, levando em sua companhia o Diretor Estadual do CREDPARÁ, Osmar Cebulisk e diretor da SEDURB – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano. Engenheiro Antonio José. A comitiva foi recebida pelo prefeito Berg Campos (PTB), vereadores, secretários, líderes comunitários, além de centenas de moradores. Em carreata percorreram toda a cidade visitando as obras que já estão em andamento e algumas paralisadas por falta de recursos serão encaminhadas pelo vice-governador para serem analisadas pelas autoridades competentes. Odair Corrêa participou da inauguração de um Centro de Saúde no bairro Beata que vai proporcionar melhor atendimento também, para os moradores dos bairros vizinhos. No ginásio de esportes, a população aguardava ansiosa a assinatura do convênio entre a prefeitura e o CREDPARÁ, que levará recursos financeiros aos micros e pequenos empreendedores, impulsionando a economia e gerando emprego e renda para o município. Odair Corrêa destacou a importância do convênio, no sentido de amenizar a crise na região, em conseqüência da paralisação temporária do setor madeireiro. O prefeito Berg Campos, agradeceu a presença do vice-governador e disse acreditar que ele em breve, vai retornar a cidade trazendo soluções para alguns problemas enfrentados pelo município. Em seguida o vice-governador viajou para o município de Senador José Pórfirio e foi recebido pelo prefeito Cleto Alves (PMDB), presidente da Câmara e demais vereadores, além de secretários e empresários. Odair Corrêa assinou convênio com a prefeitura que beneficiara micros e pequenos empreendedores que receberão ajuda financeira do CREDPARÁ, em seguida participou do lançamento do Festival da Caratinga, evento cultural que já se tornou tradição no município. Odair Corrêa enfatizou que todas as vezes que veio à Sen. José Pórfiro, foi recebido com carinho pelas autoridades e população, com isso, vai continuar proporcionando ao município, ações que ajudem a melhorar a qualidade de vida do povo. Concluiu.
Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria.

Cerceamento de candidaturas

Deu no Espaço Aberto...

Para os advogados do PT, a resolução do TRE cerceia explicitamente o direito de ser votado que possuem, por exemplo, todos os servidores municipais na anterior gestão comandada pela prefeita Maria do Carmo, alguns dos quais pertencentes ao PT.“Ressalte-se que, em 8 de novembro de 2008, a candidata Maria do Carmo já havia sido reeleita, tendo seu registro deferido pelo 83ª Zona Eleitoral de Santarém e mantido pelo E.TRE-PA, fato que provoca, de imediato, um questionamento aparentemente óbvio: com que razão o servidor nessa condição se afastaria de seu cargo para participar de uma nova eleição ainda sem qualquer previsão? Ficaria ele sem trabalho e salário por qual motivo?”, indagam os impetrantes. Sustentam os advogados que uma nova eleição é iminente. E numa nova eleição reabre-se o processo eleitoral em toda a sua plenitude. “A nova eleição prevista na resolução impugnada baseia-se nas determinações do art. 224 do Código Eleitoral, que prevê sua realização no exíguo prazo de 20 a 40 dias. Tratando-se de um inquestionável fato excepcional, na medida em que oriunda da anulação de uma eleição regular e originária, ocorrida no dia 5 de outubro de 2008.”Os advogados mencionam os casos de vários municípios – como é o caso de Pombos, Lagoa Grande e Caetés, em Pernambuco; Japurá, no Amazonas; e Amarante do Maranhão (MA) –, para os quais estão marcadas novas eleições. Nesses municípios, segundo o mandado de segurança, as resoluções aprovadas pelos respectivos TREs trazem único prazo de desincompatibilização, de apenas 24h a partir da realização das convenções. O mandado de segurança mostra que a resolução do TRE não informa sobre a previsão dos eleitores considerados aptos a votar na nova eleição. “Trata-se de uma omissão de extrema gravidade que inviabiliza a realização do pleito. Esse dado é fundamental para que se tomem medidas legais, administrativas e políticas”, diz a peça inicial. No campo legal, demonstram os advogados, “há algo que pode mudar completamente o cenário: a possibilidade de realização de segundo turno, pois, na eleição originária o número de eleitores era de 190.729. Se o E.TRE-PA considerar nova data para candidatos aptos a votar, este número pode ultrapassar de 200 mil eleitores e, por conseqüência, incidir na obrigatoriedade de realização de segundo turno, nos termos do § 2º do art. 2º, da Lei 9.504/97. No aspecto administrativo, as providências redobram. No político também ocorrem mudanças, uma vez que as próprias estratégias de candidaturas variam com a viabilidade de segundo turno”, argumenta o mandado de segurança.

PT protocola hoje pedido para adiar eleição em Santarém

O Partido dos Trabalhadores (PT) vai protocolar hoje à tarde, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, o mandado de segurança que pede a suspensão da realização da nova eleição para prefeito e vice-prefeito de Santarém, até aqui marcada para 8 de março próximo, conforme resolução aprovada na semana passada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).A ação, assinada pelos advogados José Eduardo Rangel de Alkimin, Antônio Cesar Bueno Marra e Walmir Moura Brelaz, tem cerca de 20 páginas e será distribuída para o próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto.O partido alega que a ex-prefeita Maria do Carmo Martins Lima (PT), que teve o registro de sua candidatura cassado no final do ano passado, ainda poderá retornar ao cargo, uma vez que se encontra pendente de julgamento recurso extraordinário a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).“Outro fator impeditivo da realização desse pleito reside no conteúdo da resolução impugnada, ao restringir a participação de cidadãos que, possuindo direito políticos reconhecidos, estão vedados de participar do pleito em decorrência da exigência de uma inalcançada desincompatibilização”, dizem os advogados.A realização de uma nova eleição diante da probabilidade de convalidação do resultado do pleito de outubro passado, que elegeu Maria do Carmo, “é, no mínimo, temerária, já que ocorre sem o trânsito e julgado dessa ação e, ainda, por ser extremamente dispendiosa. É farta a jurisprudência no sentido de se suspender a nova eleição quando há recurso pendente de julgamento referente a eleição originária”, ressalta a petição inicial do mandado.Os advogados do PT observam ainda que podem ser facilmente aferidos os custos de uma eleição como a que está marcada para se realizar em Santarém, que tem quase 200 mil eleitores e uma condição geográfica na qual se mostra preponderante uma zona rural de difícil acesso, com regiões alcançáveis apenas por pequenas embarcações.“Essa grande operação se faz presente no planejamento formulado pela Seção de Logística das Eleições do TRE”, a qual destaca, de início, que diversas providências deverão ser tomadas para garantir a execução do pleito, envolvendo alistamento eleitoral, infraestrutura, material, transporte, segurança, alimentação, justificativa eleitoral, logística da urna eletrônica, suporte técnico, comunicação, recursos humanos, treinamentos e eventos, apuração/totalização, divulgação de resultados e diplomação”, diz o mandado. (Blog Espaço Aberto)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009


DEMOCRATIZAÇÃO DO PARLAMENTO - proposta do deputado Carlos Martins.

Com o intuito de ampliar o poder de articulação das Câmaras Municipais no Estado do Pará, o deputado estadual líder da Bancada do PT na Assembléia Legislativa do Estado, Carlos Martins, apresentou proposta de EMENDA CONSTITUCIONAL (PEC) para avaliação do plenário daquela Casa de Leis, requerendo a modificação do texto do Inciso IV do Artigo 103 da Constituição do Estado, que estabele modificações na redação junto a Lei Maior, pela Câmaras Municipais, mediante proposta de mais da metade desses poderes legislativos. Visando tornar mais viável a participação das Câmaras de Vereadores perante formulação de proposta de emendas na Constituição Estadual, o deputado Carlos Martins, estabelece a redução, através da sua proposta de emenda constitucional, substituindo o termo “mais da metade” para “1/5”, diminuindo substancialmente o número das Câmaras Municipais de 72, que é hoje, para 29 Câmaras Municipais necessárias para apresentar proposta de emenda à Constituição Estadual, tornando-se viável a participação mais direta desses poderes constituídos, democratizando o parlamento através de propostas que possam contribuir para o engrandecimento e o fortalecimento de nossa Lei Estadual Maior. Segundo o deputado Carlos Martins, a idéia é receber maior propostas de quem interage diretamente com mais próximidade da população que são as Câmaras Municipais.

Todos contra à Dengue...

O Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Rocha, reuniu na manhã desta 6ª feira, 23, com a coordenação da Campanha de Combate à Dengue, que será desenvolvida em Santarém a partir da próxima semana, com a finalidade de diminuir a incidência da doença em Santarém.

Pantera x Castanhal, nesta quarta...

O jogo do Pantera contra o Castanhal nesta quarta-feira, 28 é de extrema importância para o time cá de casa, um resultado favorável ao time alvinegro colocar a equipe santarena isolada na vice-liderança do campeonato paraense de futebol. O Pantera tem quatro pontos e um jogo a menos juntamente com o próximo adversário.

Classificação até o momento, restando um jogo para completar a terceira rodada: Castanhal x São Raimundo:

1° Paysandu 9
2° São Raimundo 4
3° Ananindeua 4
4º Águia 4
5° Vila Rica 4
6º Remo 4
7° Castanhal 1
8° Time Negra 0

PT tenta imobilizar Antônio Rocha

Convencidos de que somente à força - dissolução do diretório - os luas pretas do PT poderiam influenciar na escolha de fora para dentro do nome do candidato do PMDB, hipótese que só sairia do campo das conjecturas desde que Jader Brbalho e Ana Júlia continuem aliados 'desde criancinha', Everadinho Martins guarda na manga do colete a mexida de uma pedra com a qual pensa em imobilizar o deputado Antônio Rocha, principal pedra no sapato dos petistas santarenos que não o querem ver como candidato nem pintado de vermelho. Embora jogue para platéia com o discurso de que o STF é o remédio para todos os males, a estratégia de Everaldinho é, na hora H, propor o nome de José Antônio Rocha, filho do presidente do PMDB. A candidatura de José Maria Tapajós, neste momento, seria apenas uma cortina de fumaça. Ao perceber a manobra, Antônio Rocha já conversou com o filho e ouviu dele que o mesmo não tem pretensão em disputar a prefeitura. " Se alguém tiver que ser candidato será o senhor", disse-lhe José Antônio, conforme relato ao site feito pelo próprio deputado na manhã da última sexta-feira. Mas Everadinho acredita piamente que fará valer o velho ditado "quem afaga meu filho, adoça meu coração". (Estado do Tapajós)

Governo entrega novos equipamentos ao Corpo de Bombeiros


Da Redação-Agência Pará

A governadora Ana Júlia Carepa entregou neste domingo 25, em Icoaraci, 17 novas viaturas, 4 embarcações, 20 motocicletas e ainda diversos equipamentos de combate a incêndio que serão distribuídos às unidades do Corpo de Bombeiros em todo o Estado. Os novos equipamentos representam um investimento de mais de R$ 13 milhões e vão permitir à corporação maior autonomia e rapidez no combate a sinistros, inclusive na região ribeirinha.
Entre os novos equipamentos estão viaturas auto-tanques com capacidade de armazenamento de 12 mil litros de água, uma ambulancha, viaturas de urgência e emergência, sistemas portáteis de combate a incêndio, equipamentos de proteção individual e motos de resgate e combate a incêndio. “São equipamentos caros, que a maioria dos corpos de bombeiros não tem, mas que são um investimento que estamos fazendo para dar melhores condições de trabalho aos bombeiros e que vão ajudar a salvar vidas. Por exemplo, com as motos, o socorro vai poder chegar mais rápido em locais onde as viaturas maiores têm dificuldade de acesso. Em um incêndio, minutos fazem uma diferença importantíssima para isso”, disse a governadora.

Partidos buscam articuladores para sucessão de Lula

De olho nos palanques e nas alianças que darão combustível para a eleição de 2010, os maiores partidos do País aproveitarão 2009 para definir os nomes que vão liderar as negociações. Nos próximos meses, PT, PSDB, PMDB e DEM vão colocar ordem na própria casa e, em alguns casos, até reorganizar as direções partidárias tendo em vista a disputa eleitoral.O PT agendou para novembro a sua eleição interna. Embora esteja impedido pelo estatuto de disputar um novo mandato, o atual presidente, deputado Ricardo Berzoini (SP), terá papel fundamental ao pavimentar o caminho para que sejam fechadas alianças e formatado o esboço do programa de governo.O sucessor de Berzoini terá tarefa árdua: apaziguar as correntes da sigla, a fim de impedir que conflitos atrapalhem a corrida eleitoral. Para petistas, o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, que tem tratado de arrefecer os ânimos do partido, poderia cumprir a tarefa. Mas o próprio Carvalho evita o assunto e só aceita entrar na disputa com o respaldo do presidente e de parte importante do partido.(No Dia On Line)
Simão Jatene sai da UTI e passa hoje por angiosplatia
Deu no AMAZÔNIA:

O ex-governador do Pará, Simão Jatene, 59, vai ser submetido, a partir das 10 horas de hoje, a uma angioplastia, no Hospital Porto Dias. Ele aguarda a realização da cirurgia em um apartamento do hospital, onde repousa na companhia de familiares.De acordo o publicitário e amigo pessoal do político, Orly Bezerra, Jatene estava em casa quando sentiu uma alteração na pressão, ainda na noite de sexta-feira, 23. Ele chegou a tomar uma medicação, mas, na manhã de sábado, verificou que o mal-estar não havia passado e, por isso, decidiu ir à clínica, onde realizou uma série de exames.Jatene foi submetido a um cateterismo, procedimento que faz um mapeamento das artérias do corpo. O exame constatou o entupimento de uma artéria e, por conta disso, o ex-governador foi levado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), de onde saiu na manhã de ontem. Ainda segundo Orly, Jatene está bem e consciente e conversa normalmente.

Pará, fora! Segundo o Blog do Juca Kfouri...

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, passará por São Paulo neste meio de semana, será recebido por José Serra e, provavelmente, anunciará o óbvio:São Paulo será a sede da partida inaugural da Copa de 2014 e Manaus será a sede amazônica da Copa, deixando Belém de fora.Tudo porque Manaus é a capital amazônica mais conhecida no mundo e porque São Paulo, apesar das pretensões de Brasília e Belo Horizonte, é a cidade economicamente mais importante do país. Pesa, ainda, o favoritismo de Serra nas próximas eleições presidenciais.Sempre é bom agradar aquele que poderá estar no cargo durante a Copa.
PMDB está decidido a concorrer como cabeça de chapa (Espaço Aberto)


O deputado estadual Antônio Rocha, presidente municipal do PMDB de Santarém, deve encontrar-se hoje com o secretário municipal de Planejamento, Everaldo Martins Filho. Vai dizer-lhe basicamente duas coisas:

1. Para as eleições de 8 de março, data fixada pela resolução que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou na quinta-feira passada, o PMDB santareno tem todo o interesse em manter a coligação de 12 partidos que apoiou a reeleição vitoriosa da ex-prefeita Maria do Carmo Martins Lima (PT), que teve o registro de sua candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no final do ano passado.

2. O PMDB entende que é direito seu apontar o candidato que vai encabeçar a chapa majoritária. A justificativa para o partido fazer tal proposição é a de que o PT santareno não dispõe, no momento, de nenhum nome com densidade eleitoral suficiente para enfrentar uma eleição para prefeito no município. E mais: pesquisas internas apontariam que os candidatos do PMDB têm mais condições de vencer o pleito. O encontro entre Rocha e Everaldo é o primeiro acontecimento marcante de uma semana decisiva no cenário eleitoral em Santarém. É que, segundo a resolução aprovada pelo TRE, os partidos poderão fazer suas convenções de 29 deste mês a 1º de fevereiro, ou seja, de quinta-feira até o próximo domingo.E mais: ontem à noite, os assessores jurídicos do PT davam os últimos retoques no mandado de segurança que deverá ser ajuizado provavelmente ainda hoje. Na ação, eles vão pedir que a resolução do TRE seja suspensa e, consequentemente, também seja suspensa a eleição marcada para 8 de março. Alegarão que Maria do Carmo ainda pode voltar ao cargo porque o Supremo Tribunal Federal (STF) não julgou um recurso extraordinário pedindo a reforma da decisão do TSE que cassou o registro da candidatura da petista. Questionarão ainda que o dispositivo da resolução do TRE que trata da candidatura apenas de servidores que se desincompatibilizaram em 5 de junho de 2008. A perdurar tal dispositivo, alegam os assessores jurídicos do PT, todos os secretários e secretárias do governo Maria do Carmo não poderão concorrer ao próximo pleito, se houver.