terça-feira, 30 de junho de 2009

Pará
Terras Irregulares: deputados querem cancelamento
Os deputados estaduais Arnaldo Jordy (PPS) e Regina Barata (PT) estarão nesta quarta-feira (01/07), em Brasília, pedindo, em reunião com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o cancelamento administrativo de mais de seis mil títulos de terra, já detectados como irregulares pelo Incra...
Leia mais

Michael - Um ser mitológico

Do ser mitológico diz-se que nasceu em meados do século XX. E que, tendo nascido homem, foi aos poucos transformando-se numa mulher. No fim, tornou-se um ser de aspecto hermafrodita, com sexualidade indefinível. Sabe-se que o ser mitológico nasceu negro e morreu branco. Foi, na infância, um adulto: compromissos profissionais, responsabilidades, obrigações e pressão foram experimentados desde cedo em doses altas. Na maturidade, tornou-se uma criança: gostava de brincar, passear em carrosséis e montanhas russas, ter crianças por perto e jamais compreendeu exatamente do que se tratava o tal "mundo dos adultos". Do ser mitológico diz-se que foi acusado de abusar sexualmente de crianças, o que nunca se comprovou. O que se sabe com certeza é que foi brutalmente espancado pelo pai, na infância, e submetido por este a tortura e pressão psicológicas. É comprovado que durante sua existência o ser mitológico ajudou crianças pobres e doentes, não só com dinheiro, mas com carinho e compreensão verdadeiros. Com essas crianças comunicava-se da mesma forma com que são Francisco de Assis conversava com passarinhos.

Paysandu anuncia Válter Lima como novo técnico


A diretoria do Paysandu não perdeu tempo. Os nomes de Vagner Benazzi e Ivo Wortaman perderam força e, sem titubear, anunciou-se a contratação de Válter Lima, ex-comandante do São Raimundo. Ele substituirá Edson Gaúcho, demitido em função do recente insucesso, contra o Luverdense. De acordo com o diretor de futebol Antônio Cláudio, o Louro, o novo treinador bicolor chegará a Belém por volta das 14 horas de hoje para negociar as cláusulas finais do contrato. “É um profissional que conhece a região. É estudioso. O Luiz Omar me confirmou”, disse Louro, que também divulgou a intenção de contratar mais um goleiro para o grupo.

A reportagem conseguiu contatar Válter Lima, que preferiu manter uma postura mais comedida ao analisar a situação. Esclareceu que os contatos dos bicolores se restringiram a uma conversa com a sua mulher, Glória Lima. “Estou em Belterra, um lugar muito calmo. Eu fico isolado aqui. Amanhã (hoje), procuro a diretoria em Santarém para dizer o que está acontecendo”, declarou.
Mesmo contido, o técnico vice-campeão paraense de 2009 deu a entender que a proposta do Papão é, praticamente, irrecusável. Ele até ensaiou um discurso de despedida da Pantera, em semana final de preparação visando o Campeonato Brasileiro da Série D. “O Paysandu é um time grande. Não seria eu que iria dizer não. O Paysandu é uma vitrine. Quando estive em Belém, sempre disse que o time é muito bom, de qualidade. Seria interessante”, emendou.
Pelo visto, as declarações receosas de Valtinho foram uma espécie de respeito à representação de Santarém. “Estou muito bem no São Raimundo, montamos o time aqui. Mas, tu sabes que ninguém pode menosprezar um interesse do Paysandu. A família me incentivou, no sentido de que é o momento para alavancar (a carreira)”, concluiu. (Diário do Pará-foto: Mário Quadros)




Opinião: Parece que a sensatez começou a ficar presente na cabeça de alguns dirigentes; Valter Lima que para mim é o melhor treinador do Norte do País, mostrou ao longo do Campeonato Paraense que competência não vem de região e sim de estudo, e Valter Lima não deixa a desejar pra nenhum treinador brasileiro, em forma de estudo, dedicação , trabalho e competência. Coloco muita fé no seu trabalho e mostro que não se precisa de arrogancia para se chegar ao objetivo. Parabéns Paysandu pela grande contratação...

Jogadores do São Raimundo presenciam assassinato

Uma nuvem negra parece que baixou pelos lados do São Raimundo. Depois dos vários fatos negativos que ocorreram no clube durante a preparação para o Campeonato Brasileiro da Série D – entre elas a troca de socos e pontapés de atletas no amistoso contra o Nacional (AM) -, dessa vez a situação ficou pior. Três jogadores titulares da Pantera se envolveram em incidente na cidade de Santarém, o que acabou terminando com uma morte na noite do último domingo (28).Tudo começou quando o grupo do alvinegro recebeu folga no final de semana. O goleiro Labilá e os volantes Marcelo Pitbull e Marabá teriam pedido um carro emprestado para Adonias Alves Lira, mais conhecido na “Pérola do Tapajós” pelo apelido de “Vermelho”. O dono do veículo costuma intermediar jogadores na cidade e foi o responsável por formar o time do Tapajós, atual campeão do Campeonato Santareno.
Por volta das 20h30, o veículo estava sendo conduzido por Pitbull, quando se envolveu em um acidente com uma moto no bairro da Floresta, em Santarém. Os atletas tentaram amenizar a situação, mostrando serem jogadores da Pantera Mocoronga. Mas “Vermelho” teria chegado ao local do acidente e a confusão acabou se tornando maior. Uma pessoa não identificada acabou acertando o pescoço do empresário com o capacete, que morreu na hora.
No momento da morte, o único atleta que ainda estaria no local seria o arqueiro Labilá. O Bola entrou em contato com um dos diretores do alvinegro, Alberto Tolentino, que irá esperar a decisão da Justiça do município para decidir o que fazer com os jogadores envolvidos no incidente.
“Esses atletas estavam de folga. Estão mantidos no elenco até que a Justiça possa julgar como proceder com a situação. Ainda hoje (ontem) vou me dirigir a Belterra (concentração dos jogadores) para ouvir o que eles tem a dizer”, declarou Tolentino.
Criança de 5 anos sobrevive a queda de Airbus no Oceano Índico

Uma criança de 5 anos foi retirada viva do Oceano Índico nesta segunda-feira (30), depois da queda de um avião Airbus 310 próximo às Ilhas Comores, segundo as autoridades aeroportuárias. Destroços e corpos também já foram encontrados.

O avião da companhia Yemenia, vinha de Sanaa, no Iêmen, rumo a Comores, com 153 pessoas a bordo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS REGIONAIS

Valter Lima é o novo técnico do Papão
Jogos do Paysandu contra Águia de Marabá e Luverdense, pela Série C, serão no Estádio Curuzu
Dedicação é exaltada no começo da caminhada
Paysandu: dividido entre a vergonha e a revolta

Projeto educacional encerra atividades do primeiro semestre


Nesta terça-feira, 30 de junho, às 8h na Casa da Cultura, crianças do projeto Arte na Escola da Gente participam do encerramento das atividades do primeiro semestre letivo de 2009.
O projeto é de iniciativa da prefeitura de Santarém, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).“Esta proposta foi idealizada em abril de 2005 visando efetivar uma política integrada e participativa em nossas escolas. Já expandimos para a zona rural e pretendemos consolidá-lo neste segundo mandato”, afirmou a prefeita Maria do Carmo.
(Ascom-PMS)
Garantido vence o festival de Parintins

O Garantido conquistou o título do festival de boi de Parintins em sua edição de nº. 44 . VERMELHOU EM PARINTINS...

Outro Airbus caiu no Índico com 153 pessoas a bordo

Corpos e destroços de Airbus que caiu no Oceano Índico são localizados
A310 da Yemenia Air caiu com 153 pessoas a bordo.Queda ocorreu próximo às Ilhas Comores, a 5 min do pouso.

Corpos de vítimas e destroços do Airbus A310, da companhia Yemenia Air, foram localizados no Oceano Índico, na região das Ilhas Comores, informaram o vice-presidente da Aviação Civil Iemenita, Mohamed Abdel Abdel Kader e o gerente do Aeroporto de Moroni, Hadji Mohamed Ali.

Valter Lima é o novo técnico do Paysandu

Valter Lima, que estava no comando do São Raimundo, de Santarém, é o novo técnico do Paysandu. Ele foi anunciado agora há pouco, em substituição a Edson Gaúcho, demitido após uma reunião da diretoria bicolor hoje à tarde. O novo técnico se apresenta amanhã, às 14h, na Curuzu. (Diário Online com informações Diário do Pará)

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Tapajós sob ameaça do mercúrio novamente

O escritor e ecologista Pinon Friaes, de 66 anos, presidente do Gedebam, denuncia e condena o anuncio da liberação de recursos financeiros pelo Ministério de Ciência e Tecnologia à construtora Camargo Correa, anunciado pelo Ibama, para pesquisas e estudos de aproveitamento do potencial hídrico do vale do rio Tapajós.

Polícia acaba com disque-drogas em Santarém

Na noite do último sábado, dia 27, uma operação desmontou um esquema de disque-drogas em Santarém, no Oeste do Pará. O traficante Antônio Luís R. Nascimento, de 32 anos, marceneiro, foi preso em flagrante na rua Alegria, no bairro Diamantino.Ele estava com 21 gramas de pasta base de cocaína, R$ 314,00, um telefone celular e a moto que utilizava para fazer a distribuição do material entorpecente.Toda a droga estava nos bolsos de Antônio Luís, que levou a polícia até sua casa, localizada no beco Madre, no bairro Santíssimo, onde foram encontrados diversos materiais de preparo da droga e embalagens para a distribuição.O Núcleo de Inteligência da Polícia Militar já acompanhava, há algum tempo, o acusado de tráfico. Mas, só foi possível prendê-lo em flagrante ontem, num trabalho conjunto com o Grupamento Tático Operacional e a 16ª Zona de Policiamento. Esse tipo de comércio de droga já vinha sendo denunciado pela população e existia até um telefone onde os viciados ligavam para o traficante entregar o material.A Polícia Militar intensificou os trabalhos ostensivos e está reduzindo a atuação de traficantes em Santarém. O traficante foi apresentado na delegacia da Polícia Civil pelo sargento Emmanuel Dias Santos e autuado em flagrante. (Diário do Pará)

sábado, 27 de junho de 2009

Avançam iniciativas contra corruptos em 2010

Por -Mário Coelho (Direto de Brasília)

Movimento obtém 836 mil assinaturas em projeto que proíbe candidatura de condenados em qualquer instância. Proposta de Pedro Simon aprovada pela CCJ exige idoneidade moral dos políticos.
Duas propostas contra políticos com problemas na Justiça avançam no Congresso e nas ruas para entrar em vigor nas eleições de 2010. No início de junho, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou um projeto de lei apresentado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) que exige idoneidade moral dos candidatos. Ao mesmo tempo, um movimento contra os candidatos condenados em qualquer instância atinge 836 mil assinaturas.
Em abril de 2008, o Movimento Contra Corrupção Eleitoral (MCCE), composto por 41 diferentes entidades, começou a recolher assinaturas para a confecção de um projeto de iniciativa popular que proíba pessoas com condenação judicial, mesmo em primeira instância, de se candidatarem. A campanha começou quatro meses antes de o STF liberar a candidatura de políticos com problemas na Justiça. Para ser apresentado, um projeto de lei de iniciativa popular ne
cessita das assinaturas de pelo menos 1% dos votos dos eleitores, cerca de 1,3 milhão de pessoas.

Pantera santareno quer o jogador Nélio(Ex-Paysandu)



Depois de uma reviravolta nas negociações, o São Raimundo espera anunciar hoje a contratação do atacante Nélio, que jogou uma partida do Campeonato Paraense pelo Paysandu, para preencher a vaga deixada depois da dispensa de Edinho. Tudo indicava que o nome anunciado ontem seria o de Jean Macapá, que já havia sido contactado pela diretoria do Pantera, mas como ele não retornou às ligações, Nélio passou a ser a bola da vez. O atacante deverá seguir amanhã para Santarém e depois irá para Belterra, onde o grupo mantém-se concentrado para a pré-temporada.
Segundo o técnico da equipe, Válter Lima, que afirmou estar apenas esperando o reforço sem participar das negociações, a opção por Nélio se deve ao fato de o jogador já estar desvinculado ao Paysandu, o que facilitaria seu acerto com o clube santareno. Além disso, Valtinho afirmou que Jean Macapá, que era tido como o mais cotado para reforçar o grupo, recebeu contato da direção do clube, mas, como teria pedido um prazo para dar a resposta, a negociação não evoluiu. 'Como eu estou em Belterra, deixo as negociações para os dirigentes e só recebo mais notícias à noite. O Nélio realmente tinha uma chance maior de vir porque já está desligado do Paysandu. O Jean ainda pediu um prazo para responder e nós não podemos perder mais tempo', disse Valtinho
.

Clima esquenta na discussão da LDO na Alepa

O clima esquentou ontem, na Assembleia Legislativa, no início das discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010. Pelo menos duas emendas acatadas no relatório da deputada Simone Morgado (PMDB) estão causando dor de cabeça à bancada petista.

Jornalismo, Diploma e Liberdade


Por: José Wilson Fonseca( Coluna - O Impacto)

O Supremo Tribunal Federal acaba de confirmar plenamente a tese de meu livro “Jornalistas sem Diploma”, publicado em 1995, com prefácio do então Ministro Presidente do TST, Orlando Costa.
Tive a honra e a perspicácia de ser o primeiro Juiz, no Brasil, a decidir contra a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, salvo determinadas atividades dentro da carreira que devem, sim, passar pelo curso superior.
Isto é notícia em diversas partes do território pátrio.
Mas se tenho um justo orgulho, quero dizer que cumpri com minha missão de interpretar a lei e agora devo recolher-me com a consciência do dever cumprido perante a sociedade, e nada mais.
O Juiz não deve procurar, de maneira indiscriminada, os holofotes e foi o que sempre fiz enquanto na ativa.
Mas o que quero destacar aqui, mais uma vez, é o imenso e inimaginável valor que a liberdade de imprensa possui para a consolidação da liberdade.
A história nos tem mostrado que uma das primeiras coisas que os ditadores de plantão fazem é cercear a imprensa, é tentar amordaçar os jornalistas.
Com profunda tristeza vemos de novo isto acontecendo no Irã, quando a internet, as comunicações telefônicas, os jornais e os próprios profissionais são censurados, expulsos para que o mundo não tome conhecimento das barbaridades.
Mas a história nos tem mostrado, também, que, mais dia menos dia, tudo vem à tone e os salvadores da pátria, os que exercem mandatos em seu favor e não em prol do povo são desmascarados.
Como bem sabe o leitor, esses que se autodenominam donos do povo, como aconteceu na Alemanha nazista, na China, vem acontecendo em Cuba, no Irã e em outras partes do mundo, ou utilizam a imprensa para fazer promoção pessoal ou do regime ou consideram perniciosos os jornais, revistas, televisões.
O mundo que entrou agora no limiar do século vinte e um não mais se conforma com as consciências algemadas, com portas fechadas, com escuridões e coisas do gênero.
E a imprensa tem grande responsabilidade e importância no mundo melhor que todos queremos, pois grita, denuncia e por bem ou por mal, de uma maneira ou de outra, derruba ou enfraquece os grandes tiranos ou tiranetes que passam à história com triste memória.
É sabido que a imprensa coloca no poder e também tira do poder.
Daí que a necessária liberdade deve ser auto-fiscalizada para que não degenere e não exagere, pois, afinal de contas, quer queiramos ou não ela é, no dizer do Lorde Macaulay, o quarto poder
.

Decisão do STF sobre jornalistas pode ser revista

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, disse nesta sexta-feira que é possível o Supremo Tribunal Federal (STF) rever a decisão sobre a dispensa de diploma de curso superior para a prática jornalística. Segundo ele, isso poderia ser feito de duas maneiras: por embargo de declaração ou por meio de uma ação embasada em novos fundamentos."O STF não considerou que há, na imprensa, espaço para os articulistas e que a liberdade de expressão não estava tolhida da legislação brasileira, até porque 42% dos profissionais que produzem conteúdo não são jornalistas", disse.Britto argumenta que a "confusão" do STF sobre o que o seja a profissão de jornalista possibilita a utilização de um instrumento jurídico chamado embargo de declaração.

Redação: tempestade em copo d´água.

Luxemburgo foi demitido do Palmeiras

O técnico Vanderlei Luxemburgo anunciou que foi demitido de seu cargo de técnico do Palmeiras depois de uma reunião com a diretoria do clube. Segundo comunicado publicado em seu blog neste sábado, ele afirma que foi demitido porque quebrou a hierarquia do clube ao criticar o comportamento do atacante Keirrison. O anúncio também foi feito em seu perfil no Twitter."O motivo alegado pela diretoria foi por eu ter quebrado a hierarquia do clube. Foi quando eu declarei que por falta de profissionalismo e de respeito a mim e ao elenco, por parte do atleta Keirrison, que ele, comigo como técnico, não jogaria mais no Palmeiras", postou em seu blog.

Para estancar crise, Simon pede que Sarney saia da presidência do Senado

Deu: O Estado de S. Paulo

"Tem de sair." A frase, curta e peremptória, fez parte do discurso duro com o qual o senador Pedro Simon (PMDB-RS) reiterou ontem o pedido de afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado. Ele foi seguido por senadores dos principais partidos, que se revezaram na tribuna com o mesmo pedido. Nenhuma liderança da cúpula do PMDB compareceu ao plenário para defender Sarney e ele próprio não foi ao Congresso. A pressão para que Sarney deixe o cargo aumentou após a revelação feita ontem pelo Estado, de que José Adriano Cordeiro Sarney, neto do senador, é sócio da empresa Sacris Consultoria, Serviços e Participações Ltda, que faz a intermediação de crédito consignado para funcionários do Senado. Os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) aproximam-se de Simon na ideia de que Sarney não tem condições políticas para mandar investigar problemas que envolvem parentes ou aliados políticos. "Não dá, não dá, não dá", pregou Simon.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Acuado, Sarney se diz vítima da mídia por dar apoio a Lula

Acuado por novas acusações, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse ontem ser vítima de uma "campanha midiática" e relacionou pela primeira vez a atual crise a seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em solidariedade, Lula saiu mais uma vez em defesa do aliado, numa estratégia deliberada para tentar evitar a queda do senador. Em reunião reservada, Lula disse à sua equipe que a ordem é "tentar segurar" Sarney no comando do Senado. Segundo um assessor, a renúncia ou até mesmo um pedido de licença seria "péssimo" para o governo no momento. Para ajudar Sarney em sua guerra pela sobrevivência política, Lula vai conversar nos próximos dias com líderes governistas e passar sua orientação de montar uma blindagem em torno do senador.(Congresso Em Foco)

cresce pressão de senadores por saída de Sarney

Folha de S. Paulo
Cresce pressão de senadores por saída de Sarney Senadores subiram ontem à tribuna para defender o afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da Presidência do Senado. O primeiro a pedir o afastamento foi o também peemedebista Pedro Simon (RS), que afirmou que a saída de Sarney não significaria "autoculpa", mas um "ato de grandeza". "O presidente Sarney deve se afastar. Para o bem dele, de sua família, de sua história", disse. "Antes que a saída dele fique insustentável", complementou. Simon disse que, como presidente da Casa, Sarney não pode responder questões do "neto, do mordomo, do diretor que ele criou e manteve por 14 anos", referindo-se às revelações feitas nas últimas semanas. Foram na mesma linha de Simon os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Cristovam Buarque (PDT-DF). "

Qual o problema?


A estrela do Pará na bandeira brasileira está a caminho de ser rebaixada. Única acima da faixa Ordem e Progresso, a Spica - Alfa de virgem deve cair e o lugar dela ocupado pela estrela do Distrito Federal.
Ontem, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou emenda do Senado estabelecendo a troca. A proposta é de autoria do senador carioca Marcelo Crivella (PRB).
O relator da matéria na CCJ, deputado Jaime Martins, do PR de Minas Gerais, aprovou a iniciativa. O parecer dele foi aprovado ontem, 25, à unanimidade.
A matéria será votada ainda pelo plenário da Câmara. Em seguida, caso seja aprovada, seguirá para a sanção do presidente da República.


Redação: Que importância vai proporcionar a troca de posição - P. NENHUMA! Coisa de político que não tem o que fazer!

Pantera deve anunciar contratação


Depois de uma reviravolta nas negociações, o São Raimundo espera anunciar hoje a contratação do atacante Nélio, que jogou uma partida do Campeonato Paraense pelo Paysandu, para preencher a vaga deixada depois da dispensa de Edinho, na última segunda-feira. Tudo indicava que o nome anunciado ontem seria o de Jean Macapá, que já havia sido contactado pela diretoria da Pantera, porém, como não retornou as ligações, os dirigentes alvinegros voltaram esforços para a contratação de Nélio. O atacante deverá seguir amanhã para Santarém e depois irá para Belterra, onde o grupo segue concentrado.
Segundo o técnico da equipe, Válter Lima, que afirmou estar apenas esperando o reforço sem participar das negociações, a opção por Nélio se deve ao fato de o jogador já estar desvinculado do Paysandu, o que facilitaria seu acerto com o clube santareno. Além disso, Valtinho afirmou que Jean Macapá, que era tido como o mais cotado para reforçar o grupo, recebeu contato da direção do clube, mas, como teria pedido um prazo para dar a resposta, a negociação não evoluiu. 'Como eu estou em Belterra, deixo as negociações para os dirigentes e só recebo mais notícias à noite. O Nélio realmente tinha uma chance maior de vir porque já está desligado do Paysandu. O Jean ainda pediu um prazo para responder e nós não podemos perder mais tempo', disse Valtinho.
Enquanto espera pela chegada do novo atacante, Valtinho mantém a programação normal de treinamentos em Belterra. Ontem, o grupo treinou em apenas um período, o matutino, e ganhou folga para a tarde. Isto porque hoje o técnico deverá comandar o primeiro coletivo da equipe na semana, que já começará a moldar o time tido como titular para a estreia
na Série D.

A última foto...


Aviso aos navegantes:

Lula diz que, se oposição vencer, pode voltar em 2014

O presidente Lula afirmou que, se a oposição vencer as eleições em 2010, pode ser candidato na disputa seguinte, em 2014. Com a popularidade em alta, o petista nega a hipótese de concorrer a um terceiro mandato no ano que vem caso uma emenda constitucional lhe permita isso. Em vez disso, apóia a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para concorrer contra os tucanos, que devem escolher José Serra ou Aécio Neves como seus candidatos.
“Se for um adversário que ganhar a eleição, aí sim pode estar previsto em 2014 eu voltar”, afirmou Lula, em entrevista publicada nesta sexta-feira (26) pelo jornal Zero Hora. “Depende. Ficar aqui é muito difícil. Acho que governar é fácil. Cuidar dos pobres é a coisa mais extraordinária do mundo. Custa barato cuidar dos pobres, muito barato.”
Porém, Lula garantiu que trabalha para eleger Dilma no ano que vem e, se possível, reelegê-la em 2014. “Ora, qual é o meu papel? É trabalhar para que ela faça o máximo possível", afirmou ele ao jornal gaúcho. "E ela tem o direito de querer ser candidata à reeleição. Se eu não tiver essa consciência de que ela tem de fazer mais e fazer melhor, fazer o governo dela sem tutela e patrulhamento de ninguém, sem saudosismos, você tira a possibilidade de uma grande mulher fazer um grande governo neste país.”
O presidente afirmou que, no ano que vem o PT tem que fazer concessões nos estados para garantir uma aliança com outros partidos, como PMDB, PDT, PTB e PCdoB. “Não temos o direito de não fazer sacrifício e permitir que o desejo pessoal de alguém prevaleça sobre os interesses coletivos de um partido, seja estadual ou nacional.”
Para Lula, seria importante ter o PMDB como vice de Dilma, devido ao tamanho do partido. Entretanto, ele ressaltou que é necessário também que o vice tenha afinidade ideológica com o PT.
O presidente afirmou que os ministros que deixarem o cargo para assumir as campanhas eleitorais serão substituídos pelos secretários-executivos. Lula não negou nem confirmou que irá colocar o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci no lugar de Dilma quando ela sair candidata. “Eu não posso discutir agora o que vou fazer. Mas não pretendo colocar nenhum ministro novo.”

Flamengo inicia projeto para entregar o comando do futebol profissional a Zico


Uma entrevista coletiva regada a salgadinho e vinho na Gávea, e a assinatura de um protocolo de intenções para incorporar por etapas o CFZ. Eis a ponta de um ousado passo para modificar o modelo de gestão do clube e cujo ponto alto será trazer Zico para comandar a empresa Flamengo SA (ou Ltda). A ideia do presidente Marcio Braga surgiu no início deste ano, mas foi colocada na gaveta por causa da turbulência política rubro-negra. No entanto, o lançamento do DVD "Zico na Rede", na última segunda-feira, a ideia renasceu com força. Uma reunião na manhã seguinte formatou o plano.

Se essa moda pega...















Brozeamento em plena via pública em uma city americana. É mole!

Foto inédita...


Site publica foto única e inédita de Michael Jackson chegando ao hospital . Imagem mostra cantor sendo socorrido em ambulância. O site Entertainment Tonight publicou na noite desta quinta-feira, uma foto de Michael Jackson chegando ao Hospital da Universidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. A imagem mostra o cantor sendo socorrido dentro da ambulância que o levou de sua casa ao hospital, após uma parada cardíaca. Segundo a rede americana CNN, o resultado da necropsia é esperado para a tarde desta sexta-feira.

Destaque do Diário do Pará

Jackson deixa legado de fãs em todo o mundo
Confirmado 1º caso de gripe suína no Pará
Copa das Confederações terá final inédita
Inter perde para a LDU e se complica na Recopa
"Perdemos um gênio", diz Timberlake sobre Michael

Destaque do Diário do Pará

Jackson deixa legado de fãs em todo o mundo
Confirmado 1º caso de gripe suína no Pará
Copa das Confederações terá final inédita
Inter perde para a LDU e se complica na Recopa
"Perdemos um gênio", diz Timberlake sobre Michael

Carlos Martins parabeniza sindicato rural de Santarém

Carlos Martins parabeniza sindicato rural de Santarém

O deputado estadual Carlos Martins (PT) protocolou esta semana na Assembleia Legislativa do Estado, requerimento parabenizando o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti – STTR/Juruti, pelo aniversário de 30 anos de fundação. O sindicato foi fundado no dia 24 de junho de 1979, durante o regime militar.
Histórico - Um grupo de trabalhadores rurais, que pretendia organizar sua categoria para fazer frente às lutas sociais, fundou o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti. O principal objetivo do STTR é a busca por melhorias nas condições de vida e de trabalho no campo. No início de sua história o sindicato contou com apoio de importantes parceiros entre eles o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Óbidos e da igreja Católica local, através do Centro de Defesa dos Direitos Humanos - CDDH, o que foi determinante para a consolidação e fortalecimento do STTR de Juruti.
Atualmente, o sindicato é filiado ao Centro de Estudo e Formação dos Trabalhadores do Baixo Amazonas (CEFT-BAM), Grupo de Trabalho Amazônico - GTA, CUT e FETAGRI-PA. Seu quadro social é composto por cerca de 7.000 associados, organizados em 65 Delegacias Sindicais. “Ao longo de 30 anos, o STTR de Juruti tem lutado pelos trabalhadores rurais, contribuindo com o desenvolvimento do município”, completou Carlos Martins ao protocolar o requerimento.

Assessoria de comunicação
Deputado Carlos Martins - PT

Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

O auditório da Universidade do Estado do Pará em Santarém está sendo palco da IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a participação de representantes de escolas públicas e privadas, órgãos e entidades que desenvolvem programas e projetos voltados às crianças e adolescentes.
A conferência encerra sexta-feira (26/06) e tem por metas: ampliar a participação e o controle na efetivação da política para crianças e adolescentes no município e no estado, a partir do tema Construindo diretrizes da política e do plano decenal.
Durante dois dias, a pedagoga e conferencista Janaína Pinheiro, da Secretaria Estadual de Justiça e também integrante do Conselho Estadual dos Direitos da criança e do adolescente irá conduzir cinco eixos de trabalho junto aos participantes: promoção e universalização dos direitos;proteção e defesa no enfrentamento das violações; fortalecimento do sistema de garantia de direitos; participação de crianças e adolescentes nas políticas e, gestão da política.
O evento é realizado no horário de 8h às 18h. A promoção é do Conselho Municipal das Criança e do Adolescente (COMDCA).


ASCOM/PMS

THOMPSON MOTA 26. 06. 2009. "O Impacto"


JORNALISTA
Em julgamento no Supremo Tribunal Federal deu provimento ao Recurso Extraordinário RE 511961, interposto pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de São Paulo. Neste julgamento histórico, o STF pôs fim a uma conquista de 40 anos dos jornalistas e da sociedade brasileira, tornando não obrigatória a exigência de diploma para exercício da profissão. A executiva da FENAJ vai se reunir para avaliar o resultado e traçar novas estratégias da luta pela qualificação do Jornalismo. Representantes da FENAJ e dos Sindicatos dos Jornalistas do RS, PR, SP, MG, Município do RJ, CE e AM acompanharam a sessão em Brasília. O presidente da Comissão de Especialistas do Ministério da Educação sobre a revisão das diretrizes curriculares, José Marques de Melo, também esteve presente. Do lado de fora do prédio - onde desta vez não foram colocadas grades - houve uma manifestação silenciosa. Em diversos estados realizaram-se atos públicos e vigílias, no sentido de acompanhar a decisão.
JORNALISTA II
O presidente do STF e relator do Recurso Extraordinário RE 511961, ministro Gilmar Mendes, apresentou o conteúdo do processo encaminhado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de São Paulo e Ministério Público Federal contra a União e tendo a FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo como partes interessadas. Após a manifestação dos representantes do Sindicato patronal e da Procuradoria Geral da República contra o diploma, e dos representantes das entidades dos trabalhadores (FENAJ e SJSP) e da Advocacia Geral da União, houve um intervalo. No reinício dos trabalhos em plenário, o ministro Gilmar Mendes apresentou seu relatório e voto pela inconstitucionalidade da exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo. Em determinado trecho, ele mencionou as atividades de culinária e corte e costura, para as quais não é exigido diploma. Dos 9 ministros presentes, sete acompanharam o voto do relator. O ministro Marco Aurélio votou favoravelmente à manutenção do diploma, o único.JORNALISTA III
“O relatório do ministro Gilmar Mendes é uma expressão das posições patronais e entrega às empresas de comunicação a definição do acesso à profissão de jornalista”, reagiu o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. “Este é um duro golpe à qualidade da informação jornalística e à organização de nossa categoria, mas nem o jornalismo nem o nosso movimento sindical vão acabar, pois temos muito a fazer em defesa do direito da sociedade à informação”, complementou, informando que a executiva da FENAJ reúne-se nesta quinta-feira, às 13 horas, para traçar novas estratégias de luta. Valci Zuculoto, diretora da FENAJ e integrante da coordenação da Campanha em Defesa do Diploma, também considerou a decisão do STF um retrocesso.

JORNALISTA IV
“Mas mesmo na ditadura demos mostras de resistência. Perdemos uma batalha, mas a luta pela qualidade da informação continua”, disse. Ela lembra que, nas diversas atividades da campanha nas ruas as pessoas manifestavam surpresa e indignação com o questionamento da exigência do diploma para o exercício da profissão. “A sociedade já disse, inclusive em pesquisas, que o diploma é necessário, só o STF não reconheceu isso”, proclamou. Além de prosseguir com o movimento pela qualificação da formação em jornalismo, a luta pela democratização da comunicação, por atualizações da regulamentação profissional dos jornalistas e mesmo em defesa do diploma serão intensificadas.

JORNALISTA V
Devo dizer que ainda na década de 70, quando cheguei a Belém precisamente no final de 1976 oriundo de São Paulo, comecei a trabalhar nas áreas de jornalismo e publicidade. Confesso, aprendi muito com grandes profissionais da publicidade, Ivo Amaral, Antonio Carlos, Abílio Couceiro, João Bastos, dentre outros. No jornalismo não foi diferente, na prática, absorvi conhecimentos com profissionais geniais que não tinham curso de jornalismo, até porque o primeiro implantado em Belém pela UFPA foi no ano de 1977, se não me falha a memória. Não sou contra a prática da profissão sem o devido diploma, cabem as empresas de comunicação exigir do cidadão qualificação profissional. Sou contra alguns picaretas que se dizem jornalistas e que utilizam a profissão para extorquir, deturpar a notícia sem o mínimo de ética e se venderem para políticos inescrupulosos no sentido de atingirem pessoas de bem. Esses devem ser banidos do seio jornalístico. Essa é minha opinião.

CRÉDITOS Deputados e senadores aprovaram o Projeto de Lei do Congresso 4/09, que abre crédito de R$ 5,25 bilhões para financiar o projeto Minha Casa, Minha Vida. O objetivo do programa habitacional é construir 1 milhão de casas para famílias com renda de até dez salários mínimos. A matéria também abre crédito especial de R$ 750 milhões ao Ministério da Fazenda, para financiar o Fundo Garantidor da Habitação Popular. Desse montante, R$ 300 milhões foram repassados para projetos em cidades com menos de 50 mil habitantes. O Congresso também aprovou a liberação de uma série de outros créditos, como os R$ 43,5 milhões para investimento em aeroportos, e os R$ 25 milhões para reconstrução e desenvolvimento da Faixa de Gaza e prestação de assistência humanitária para aquela população. Ainda foram aprovados projetos para destinar R$ 42 milhões ao Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A (Ceitec), em Porto Alegre (RS), e R$ 305 milhões para o Ministério da Defesa pagar parcela do contrato firmado entre Brasil e França para o desenvolvimento de um cargueiro militar.

HABITAÇÃO
Foi oportuna a liberação pelo Congresso Nacional de recursos na ordem de R$ 5,25 bilhões para financiar o Projeto Minha Casa, Minha Vida. O déficit habitacional é muito grande em todo o Brasil, aqui em Santarém não é diferente, principalmente nas áreas alagadiças, onde são destruídos barracos que estão posicionados em locais de risco, segundo a Defesa Civil. O êxodo rural aumenta anualmente em nossa região, são agricultores que deixam o seu trabalho e buscam na cidade uma vida melhor criando bolsões de miséria e morando em palafitas. Está de parabéns a prefeita Maria do Carmo em criar a Secretaria Municipal de Habitação que será comandada pelo empresário Beto Frazão, um homem sensível com relação aos problemas que vivem parte da população que sonha em possuir a casa própria.

VERGONHA NACIONAL
O Congresso abriga mais um exemplo ilustrativo do uso de dinheiro público para bancar despesas privadas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O mordomo da casa de sua filha, Roseana Sarney, ex-senadora e atual governadora do Maranhão, é um servidor pago pelo Senado. Amaury de Jesus Machado, de 51 anos, conhecido como "Secreta", é funcionário efetivo da instituição. Ganha, com gratificações, em torno de R$ 12 mil. Deveria trabalhar no Congresso, mas de 2003 para cá dá expediente a sete quilômetros dali, na residência que Roseana mantém no Lago Sul de Brasília. "Secreta" é uma espécie de faz-tudo, quase um agregado da família. Cuida dos serviços de copa e cozinha, distribui ordens aos funcionários e organiza as recepções que Roseana promove quando está na cidade. A imprensa procurou o servidor na casa da governadora. O empregado que atendeu informou que ele estava a dez dias em São Paulo, acompanhando Roseana. Isso é uma vergonha, como diria o jornalista Boris Casoy.

BAILE Nesta sexta-feira (26.06) tem o Super Baile da Saudade no Fluminense. Uma noite especial de total romantismo com Milton & Milena. Imperdível, é casa cheia. Ambiente tranqüilo para as pessoas de alta sensibilidade, essa você não pode ficar de fora. O Fluminense está agora sob a administração da competente Diretora Social, minha bela amiga Jocilene Fonseca. Atendimento de primeiríssima qualidade. Confira, o encontro está marcado.

VACINAÇÃO
Com o Slogan “Zé Gotinha é Gente que Cuida da Gente”, a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, realizou com sucesso no último sábado (20.06) a primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação. Objetivo da campanha foi vacinar crianças com idade até cinco anos, contra a Poliomielite, com intuito de proteger as crianças do Município, da paralisia infantil. Os pais e responsáveis atenderam o chamado da Secretaria Municipal de Saúde, levando seus filhos para a vacinação. Durante a Campanha foram também disponibilizadas vacinas contra Hepatite B, sarampo, rubéola, caxumba. Para mulheres em período de gestação foram disponibilizadas doses de vacinas contra Tétano. O Secretário de Saúde José Antonio Rocha, disse que o objetivo foi alcançado, milhares de crianças participaram juntamente com o Zé Gotinha de mais um evento em prol da saúde pública.
MOTINHAS Estivemos na última terça-feira (23) em Itaituba representando o Vice-governador do Pará, Odair Corrêa, no Seminário de Conclusão do Programa Nacional de Formalização da Produção Mineral – Formalização da Produção de Ouro na Província Aurífera do Tapajós. O evento que aconteceu na Câmara Municipal foi coordenado pela secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério das Minas e Energia. XX Agradecemos o apoio logístico da amiga Alecsandra, secretária da Prefeitura Municipal de Itaituba. XX Acompanhe os campeonatos brasileiro, italiano, espanhol e copa Brasil, no BAR DO NILO. Ambiente saudável e papo gostoso, sempre ao lado da cerveja gelada e tira-gosto de qualidade. Barjonas de Miranda próximo a Rui Barbosa. XX O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal, feito dentro do mais alto padrão de higiene. XX Dedé o Rei do Frango, Picanha, Lingüiça e Costela, atende clientes e amigos na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. Atendimento nota 10 dos três mosqueteiros Diego, Degenaro e Patrick. XX Último final de semana do mês vamos comemorar com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e a Morena Quente. Fui.

JORNAL " O IMPACTO" JÁ NAS BANCAS....



Odair Corrêa participa do Seminário de Captação de Recursos em Santarém.


O Vice-governador do Pará Odair Corrêa (PDT), participou nesta quinta-feira (25), do Seminário de Captação de Recursos na Área de Meio Ambiente, com apresentação de Projetos Para o Futuro da Amazônia, cuja atividade de formação e qualificação é uma das metas do Plano de Ação Amut/2009 da Área de Meio Ambiente em parceria com a Amucam, e tem como objetivo qualificar os técnicos da área de Meio Ambiente, Educação e Planejamento para captação de recursos, e especificamente o preenchimento da Carta Consulta para que os municípios se habilitem a obtenção dos recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES. Participaram do evento, Representante do BNDES Luis Antônio Moraes, Secretário Municipal de Meio Ambiente Marcelo Corrêa que representou a prefeita de Santarém Maria do Carmo, Presidente Interino da Amut Prefeito de Uruará Eraldo Pimenta, Gerente Regional do Basa José Roberto da Costa, Gerente Regional do Banco do Brasil Martin Granja, Gerente Regional da CEF Rubson Santana, Presidente da Imprensa Oficial do Estado José Francisco Pereira, Reitor da UNIAM professor Seixas Lourenço, que fez a apresentação da futura universidade e defendeu a proposta de criação de uma rede pública de comunicação. Eraldo Pimenta parabenizou a iniciativa do debate com a participação de instituições financeiras que pode ajudar o desenvolvimento dos municípios da região Oeste do Pará. Justificou a ausência do presidente da Famep prefeito Helder Barbalho e enalteceu a iniciativa e participação do vice-governador Odair Corrêa no evento. Marcelo Corrêa alertou que precisamos manter a nossa economia com uma proposta sustentável na Região Amazônica, de grande importância para o Mundo. Odair Corrêa destacou o trabalho de implantação da UNIAM através do professor Seixas Lourenço. Reportou-se sobre a liberação de recursos na ordem de 60 milhões para a construção do novo aeroporto de Santarém. Enfatizou que o seminário é um evento de grande importância para a nossa região e conclamou prefeitos, vices, secretários municipais, vereadores e membros de organizações sociais para se unirem ao Governo do Estado no sentido de conseguirem recursos junto ao Fundo Amazônia do BNDES, para melhorar a qualidade de vida da nossa população amazônica estimada em 25 milhões de habitantes. Concluiu.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Fotos Josué Pinheiro

Profissionais do Hospital Regional participam de especialização


Nos dias 19 e 20 de junho aconteceu no campus da Universidade do Estado do Pará – UEPA, em Santarém, o segundo módulo do curso de Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde, promovido pela Pró-Saúde e pela faculdade INESP (SP). Os profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, bem como de demais instituições de saúde da região Oeste do Pará, discutiram o tema Responsabilidade Sócio Ambiental em Saúde proferido pelo Prof. Mestre Álvaro Ferreira Lisboa Júnior.

Este módulo teve como foco principal o Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS para unidades que executam atividades médico-assistencial, centros de pesquisas, desenvolvimento ou experimentação nas áreas de farmacologia e saúde, necrotérios, funerárias e serviços de medicina legal e barreiras sanitárias. Álvaro Lisboa abordou inicialmente a Legislação Sanitária e Ambiental vigente que normatiza os cuidados com o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, que tem por objetivo minimizar a produção dos resíduos infectantes e proporcionar um encaminhamento seguro do lixo, visando a segurança dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Outro ponto importante foi a classificação dos resíduos: Grupo A – Resíduo com risco biológico, Grupo B – Resíduo com risco químico, Grupo C – Rejeitos radioativos, Grupo D – Resíduos Comuns, e Grupo E – Perfurocortantes. Todos esses grupos foram expostos teoricamente em sala de aula, e durante a visita técnica realizada no Hospital Regional os alunos puderam identificar o processo de seleção, acondicionamento e tratamento dos resíduos. Para o professor, que é mestre em administração ambiental, especialista em administração do meio ambiente e direito ambiental, além de advogado, as condições com que os resíduos produzidos pelo HRBA são tratados são excelentes. “Podemos observar as identificações em cada coletor conforme a classificação dos resíduos e um excelente trabalho de tratamento interno destes resíduos em autoclave para posteriormente ser conduzido ao destino final pela empresa responsável por este tipo de lixo”, concluiu.
Para o Hospital Regional este módulo do curso foi muito importante por aproximar a teoria da prática e verificar os melhores procedimentos a serem tomados pelas instituições de saúde visando a preservação do meio ambiente com os cuidados destes resíduos não serem jogados de qualquer forma e em qualquer lugar, principalmente para evitar contaminação dos lençóis freáticos e rios, além da segurança dos profissionais e da sociedade.

ASCOM
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - Dr. Waldemar Penna
Pró-SaúdeSantarém - Pará

Odair Corrêa Assina Convênio CREDPARÁ com Município de Jacareacanga.


O Vice-governador do Pará Odair Corrêa assinou nesta quinta-feira (25) em Santarém convênio do CREDPARÁ com mais um município da região Oeste do Pará, desta vez foi com Jacareacanga. O Programa de Microcrédito Solidário (CREDPARÁ) é gerido e desenvolvido pela Vice-governadoria do Estado em convênio com as prefeituras municipais, tendo como seu agente financeiro o Banco do Estado do Pará. (BANPARÁ). O prefeito Raulim Queiroz, agradeceu o empenho do vice-governador enfatizando que o programa vai beneficiar centenas de pessoas e com isso gerar emprego e renda no seu município. A Coordenadora Regional do CREDPARÁ Maria Antonia Solva de Arcanjo participou do evento. O vice-governador Odair Corrêa disse que o Governo do Estado do Pará tem como objetivo garantir crédito para a constituição ou ampliação de seus empreendimentos, visando à geração de trabalho, renda e a inclusão social, possibilitando a concessão de um crédito ágil, acessível e adequado para a criação, crescimento e a consolidação de empreendimentos populares dos setores formais e informais, democratizando o acesso ao crédito, resultado de um processo de responsabilidade social.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Fotos Josué Pinheiro.

Michael Jackson morre aos 50 anos


Rei do pop foi levado a hospital de Los Angeles nesta quinta (25). Ele foi declarado morto às 18h26, horário de Brasília.
Michael Jackson, considerado o Rei do Pop, morreu na tarde desta quinta-feira (25) após sofrer parada cardíaca e ser levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center, em Los Angeles. O cantor de 50 anos não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa e deu entrada no hospital em estado de coma.
A morte de Jackson foi confirmada pelo porta-voz do Instituto Médico Legal de Los Angeles, Fred Corral, em entrevista à rede de TV CNN pouco antes das 20h30, horário de Brasília.
Ouça clássicos de Michael Jackson no especial Globo Rádio
"Posso dizer neste momento que fomos informados por investigadores do Departamento de Polícia de Los Angeles Oeste que Jackson foi levado (...) para o hospital. Ao dar entrada, estava sem os sinais vitais e foi declarado morto por volta das 14h26 esta tarde [18h26, horário de Brasília]", declarou Corral à CNN.
Antes, o site do jornal "New York Times" publicou que uma autoridade da cidade de Los Angeles "afirmou que ele morreu à 1h07 PM, horário do Pacífico [17h07, Brasília]". Segundo o porta-voz do IML, uma autópsia "provavelmente" será realizada na sexta-feira. Ele preferiu não especular sobre a causa da morte, que será
investigada pela polícia de Los Angeles.
Redação: uma homenagem da minha geração que participou da musicalidade do cantor pop.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Últimas Notícias
Mercado futuro sugere abertura em baixa na Bovespa
O Globo - ‎há 1 hora‎ -
todos os 268 artigos »
Telefônica não recorrerá contra suspensão de venda do Speedy
Abril - ‎há 2 horas‎ -
todos os 410 artigos »
Oscar 2010 terá dez indicados a melhor filme
Portal Verdes Mares - ‎há 1 hora‎ -
todos os 83 artigos »
Imprensa mineira diz que Cruzeiro está perto da final
Zero Hora - ‎há 42 minutos‎ -
todos os 157 artigos »
Casos de gripe suína vão a 399; governo reitera alerta a viagens
Abril - ‎há 3 horas‎ -
todos os 631 artigos »
Nos EUA, governador 'sumido' admite caso extraconjugal
Estadão - ‎há 1 hora‎ -
todos os 65 artigos »
Internautas do Amazonas registram cheia do Rio Negro
G1.com.br - ‎há 1 hora‎

Seminário em Itaituba enfoca Formalização da Produção Mineral na Região


A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério das Minas e Energia e o Departamento Nacional de Produção Mineral, realizaram na última terça-feira (23), no Plenário da Câmara Municipal de Itaituba o Seminário de Conclusão do Programa Nacional de Formalização da Produção Mineral – PRONAFOR/ Formalização da Produção de Ouro na Província Aurífera do Tapajós. Participaram do evento o Diretor Geral do DNPM Dr. Miguel C. Nery, Diretora de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do Ministério das Minas e Energia Dra. Maria José Salum, Diretor do 5º. Distrito do DNPM Dr. Everi Aquino, Dirigente Sindical Sérgio Aquino, Prefeito de Itaituba em exercício Silvio Macedo, Presidente da Câmara Municipal vereador Hilton Aguiar, Prefeito de Jacareacanga Raulim Queiroz, Jornalista Thompson Mota representando o Vice-governador do Pará Odair Corrêa, dentre outros. Sérgio Aquino em seu pronunciamento reconheceu publicamente o empenho do Vice-governador Odair Corrêa com relação a produção mineral em nossa região. A Dra. Maria José Salum do Ministério das Minas e Energia elogiou a postura do Vice-governador, toda vez que vai a Brasília Odair Corrêa visita o nosso Ministério procurando soluções para os problemas vivenciados pelo setor mineral no Estado do Pará. O Jornalista Thompson Mota, justificou a ausência do Vice-governador que no momento se encontrava em Brasília cumprindo compromissos previamente agendados. Odair Corrêa continua lutando por uma nova política mineral estadual e pela conseqüente criação de um mecanismo de administração estadual, que pode ser uma nova secretaria, que venha trabalhar em defesa dos interesses do povo e do Governo do Pará. Disse ainda, que Odair Corrêa continua com as portas abertas do seu gabinete em Belém à disposição de todos que querem o bem do Pará. Enfatizou o jornalista.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Fotos J. Parente

Enxurrada de denúncias no Senado paralisa o país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus principais ministros avaliaram nesta quarta-feira que a enxurrada de denúncias envolvendo o Senado Federal é "preocupante" e acaba por paralisar o País e a própria gestão petista. Lula, que chegou a defender publicamente o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), classificando-o de "diferente" dos demais políticos, debateu os recentes escândalos do Parlamento na reunião semanal de Coordenação Política.De acordo com auxiliares do presidente, apesar de a crise envolvendo os atos secretos não ser no governo Lula e tampouco causada por ele, os efeitos atingem diretamente a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que a instabilidade provocada pela divulgação das denúncias acaba por paralisar quaisquer votações na Casa.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

EUA 2 x 0 Espanha

O time dos Estados Unidos é a primeira equipe classificada para a grande final e fica no aguardo do outro jogo entre Brasil x Africa do Sul. A vitória dos Estados Unidos é um feito histórico para o país, que acaba de eliminar um grande favorito ao título da Copa das Confederações. Só falta os africanos aprotarem pra cima dos brasileiros...

Amanhã tem BRASIL X AFRICA DO SUL


O time brasileiro só será definido pelo treinador Dunga momentos antes do encontro valendo vaga para a grande final de domingo. Joel Santana treinador da equipe africana promete atacar desde o início da partida o time brasileiro, com o total apoio da torcida local.

A zebra continua...


Aos 28 do 2º tempo a seleção dos Estados Unidos marca o seu segundo 2 a 0 e vai quebrando uma longa invencibilidade do time da Espanha.
Agora EUA 2 x 0 Espanha .... 30` 2ºtempo

Zebra anda solta

ela semi final da Copa das Confederações os Estados Unidos vão derrotando a Seleção da Espanha por 1 a 0, Gol de Altidore. Tuido isso aos 15 do 2º tempo.
Na contramão de países ricos, América do Sul eleva consumo de cocaína
Estadão - ‎há 2 horas‎

Relatório da ONU destaca aumento do consumo no Brasil e na Argentina e sublinha relação entre drogas e instabilidade política. - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) destaca em seu relatório mundial divulgado ...
África do Sul se inspira em Mandela antes de jogo com Brasil
Estadão - ‎há 2 horas‎

JOHANESBURGO, ÁFRICA DO SUL - A seleção da África do Sul buscou inspiração em Nelson Mandela antes do jogo de quinta-feira com o Brasil pela semifinal da Copa das Confederações, ao encontrar o ex-presidente e líder antiapartheid nesta quarta-feira. ...
Pesquisa aponta queda no desmatamento na Amazônia
Terra Brasil - ‎há 1 hora‎

Relatório do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que foram desmatados 123 quilômetros quadrados na Amazônia em maio. Na comparação com o mesmo período de 2008, ...

Hoje na sessão da Câmara


O vereador líder do PV Valdir Matias Jr., pediu que a Comissão de Saúde da Câmara, que convidasse para ser ouvido, o médico Telmo Moreira que é um dos que, denunciou os supersalários pagos pelo município aos médicos da Cooperativa. “O Dr. Telmo é um médico que pode contribuir e muito, inclusive apontando soluções para esse problema, já que ele conhece por dentro como é que funciona a área médica”, avaliou. Esclarecendo em seguida, “que não podemos ter como política pública em nosso município, o incentivo a médicos de fora, essa política tem que ser de incentivo aos médicos que moram em nossa cidade, que tem compromisso com Santarém e suas famílias aqui residem, o que estamos vendo são médicos que moram em Santarém e que não trabalham pelo município, porque não tem acordo salarial, então é preciso que a gente prestigie os médicos da casa”, assegurou o líder do Partido Verde no Poder legislativo de Santarém.

Trabalhos apresentados pelo Vereador Nélio Aguiar (PMN), na sessão de hoje,24.


Sessão Plenária da Câmara Municipal de Santarém

Moção de aplausos ao conceituado Colégio Dom Amando, pela sua inclusão em caráter oficial a receber o título de Patrimônio Histórico e Arquitetônico da cidade de Santarém////// Indicação a prefeitura dispondo sobre a obrigatoriedade de fornecimento de bloqueador solar aos servidores públicos municipais////// Indicação a Secretaria Municipal de Saúde para criar o Programa de Farmácia da Solidariedade a ser desenvolvido nos postos de Saúde do município de Santarém////// Requerimento a Secretaria Municipal de Infraestrutura, com solicitação de providências para os serviços de aterro e reparos na Alameda 17, bairro do Aeroporto Velho////// Requerimento a Secretaria Municipal de Cultura, solicitando a recuperação das obras de artes e do Anfiteatro da Praça de São Sebastião//////Requerimento a governadora Ana Júlia Carepa, com pedido de ser novamente ativado o programa “Pró-Paz nos bairros e que sua programação seja estendida até Santarém////// Requerimento a secretária municipal de Infraestrutura Alba Valéria, solicitando serviços de aterro e reparos na Rua Alvorada, entre Nações Unidas e Dom Frederico Costa//////Requerimento a OI/Telemar, pedindo a instalação de telefones públicos adaptados para portadores de necessidades especiais em todos os níveis e para usuários de cadeiras de rodas, nos seguintes locais: Escolas públicas e particulares; Órgãos de prestação de serviços públicos; Lojas e conjuntos comerciais; Hospitais e postos de Saúde; Casas de eventos culturais, estádio de futebol; Rodoviária; Aeroporto; Cais fluvial, etc.////// Requerimento reivindicando do setor municipal competente a implantação de iluminação pública e posteamento no Beco Nova Olindo, entre Rosa passos e Rua Dom Manoel, bairro do Livramento, pediu que seja dado conhecimento ao gerente regional da Celpa, para que determine providências junto ao setor competente do órgão////// Requerimento ao governo estadual, com pedido de liberação de verba para a recuperação da estrada Everaldo Martins – Santarém / Alter do Chão – PA-457////// Pedido de informações junto ao secretário municipal de Agricultura e Abastecimento Osmando Figueiredo, solicitando o seguinte: a) Qual a previsão para a conclusão da obra de reformas dos mercados modelo e municipal; b) Qual o valor dos recursos do convênio com o Governo do Estado e com o governo federal; c) Cópia do contrato com a empresa responsável pela obra; d) Cópia da planilha da execução das obras

Aprovada a LDO - Santarém(Pa)

Depois de uma reunião de lideranças, os vereadores santarenos aprovaram na sessão do último dia 23, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O presidente interino da Câmara, Nélio Aguiar (PMN), disse que a única alteração feita ao Projeto de Lei, foi com relação à questão do sobrepreço, que antes era permitido até 30%, e com emenda do vereador Erasmo Maia (DEM), ficou aprovado em até 15%,levando em consideração as diferenças de fretes e as distâncias dos grandes centros. “O material utilizado nas obras realizadas pelo Poder Público em Santarém, pode ser um pouco mais elevado do que em outras cidades do país e, essa margem que aprovamos na LDO, foi de 15%”, esclareceu Nélio Aguiar, enfatizando que, com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias a prefeita Maria do Carmo Martins Lima, tem todo o aval da Câmara para trabalhar. “Não existe nenhum sentimento por parte da Câmara de Vereadores, no sentido de obstruir o trabalho da prefeita Maria do Carmo, ao contrário estamos trabalhando para apoiar e facilitar o seu trabalho, para que ela possa realmente dar respostas ao povo de Santarém, colocando em prática o seu plano de governo, que já foi apresentado para a população”, afirmou o presidente interino do Poder Legislativo.

Terras retornam ao município...


Fonte do governo federal, por meio do Exército, informam que já foi oficializado o repasse ao município de Santarém de duas grandes áreas localizadas dentro da área urbana do município. Trata-se de dois terrenos que há 35 anos estavam sob a responsabilidade do 8°BEC.
Um dos terrenos está localizado na avenida Moaçara, entre os bairros do Aeroporto Velho e Esperança e mede aproximadamente 270 mil metros quadrados. O outro imóvel está situado na Trav. Turiano Meira, Interventoria.
N terreno da Moaçara será implantado um projeto de moradias populares, pelo Programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida", com aproximadamente 500 residências.

Odair Corrêa participa de encontro em Santarém nesta quinta feira,25.


A Vice-Governadoria do Estado foi palco, na última sexta-feira (19), de reunião preparatória de encontro que vai acontecer nos dias 25 e 26 deste mês, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém. O acontecimento será de capacitação dos municípios da região Oeste para apresentação de projetos ao Fundo Amazônia. Também vão conhecer projetos avalizados pelo vice-governador Odair Corrêa, como a Eletrificação através das Cachoeiras do Tapajós, Quelônios para Sempre, de Senador José Porfírio, etc.


Deu no Diário...

Congresso...

Farra das passagens
Michel Temer arquiva representação contra Fábio Faria
Sindicância das passagens é adiada por 30 dias
População recorre à Ouvidoria da Câmara para criticar farra das passagens

Crise no Senado
Agaciel Maia deve ser preso, diz Arthur Virgílio
Cristovam sugere que Sarney se licencie da presidência

Direito trabalhista
Projeto dos aposentados deve continuar sendo adiado

Internet
Congresso em Foco está no Twitter

Questão ambiental
Lula propõe parceria para desenvolvimento sustentável na Amazônia

Notícias do Governo Popular (boletim@agenciapara.com.br)

Quarta-feira, 24 de junho de 2009

» Aprovada LDO por unanimidade na Assembleia Legislativa
» Capanema terá R$ 18 milhões em investimentos para tratamento de água
» Funcap promove Feira Ecológica
» Convênio entre Sagri e Sebrae fortalece agricultura familiar


*** Aprovada LDO por unanimidade na Assembleia Legislativa - Os deputados estaduais aprovaram ontem (23), por unanimidade, o relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em reunião da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Pará. A governadora disse, em Brasília, que a decisão dos deputados é uma atitude coerente. A proposta de LDO do Executivo mantém os índices de repasse de recursos para os poderes Legislativo e Judiciário.
Sobre o novo Código Florestal

"...Há, sim, pontos a serem mudados na lei. Insistir em punições injustas é apostar no retrocesso".
(Ming)

Troca-troca no Senado Federal

As demissões de Alexandre Gazineo da diretoria-geral e de Ralf Siqueira da diretoria de recursos humanos não vai tirar as velhas práticas da linha de frente do Senado. Seus substitutos - Haroldo Tarjra e Doris Marise Peixeito, respectivamente - são intimamente ligados a senadores envolvidos umbilicalmente com a crise.
O primeiro trabalhou por quatro anos na primeira secretaria com Efraim Moraes e a segunda foi chefe de gabinete de Roseana Sarney.

O grupo de Sarney fez questão de lembrar que as substituições foram propostas pelo atual primeiro-secretário, Heráclito Fortes, e que o presidente apenas avalizou a mudança.
A tentativa é de se isolar de antemão dos problemas que possam surgir contra os dois e ao mesmo tempo pôr o DEM de Heráclito como integrante ativo da direção do Senado que vem sendo contestada.


Redação: Seis por meia dúzia... É estranha essa coisa do senador Heráclito pensar que pode chamar a si a responsabilidade por um ato que será de Sarney... tá chamando o presidente de gagá ou de frouxo?
CONGRESSO - Viva São João!

Ainda agora de manhã está prevista uma revoada de parlamentares saindo do aeroporto de Brasília. É dia de São João.
Muitos deles sequer apareceram ontem na Câmara. Para se ter uma ideia, nenhum deputado de Sergipe foi. Pernambuco e Paraíba só contaram com dois representantes cada e Alagoas e Rio Grande do Norte com três.


Da redação: É a festa da democracia em prol da democracia...
Pará

UFPA prepara Processo Seletivo de 2010

A maior universidade federal brasileira em número de alunos terá várias novidades no Processo Seletivo Seriado 2010. Entre as inovações, estão a criação do curso de Graduação em Fisioterapia e a disponibilização de vagas específicas para candidatos indígenas.

Leia mais

Faça sua aposta...

Mega-Sena paga hoje(quarta,24) maior prêmio do ano:45 milhões

Se você é supersticioso, uma boa escolha caso pretenda apostar no concurso 1.085 da Mega-Sena, que será sorteado nesta quarta-feira (24), é o número 5. Ele é o número mais sorteado na história do concurso – 127 vezes. Vale a pena seguir a dica, pois a Mega-Sena está acumulada em R$ 45 milhões, o maior prêmio de 2009.Os outros números mais sorteados, de acordo com a Caixa Econômica Federal, são 41 (sorteado 125 vezes), 51 e 33 (124 vezes) e 53, 16 e 42 (123 vezes). Os menos sorteados são 26 (82 vezes), 9 (84 vezes), 39 (90 vezes), 55 (93 vezes), 11 (94 vezes) e 14 e 18 (95 vezes). ( Diário do Pará)
Ministério Público quer camelôs fora do comércio

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado enviou, ontem, ofício ao secretário municipal de Economia, João Amaral Costa, requisitando que a secretaria faça o remanejamento de todos os trabalhadores do comércio informal do centro comercial de Belém, retirando os equipamentos e promovendo a desocupação de todas as vias e logradouros públicos, no prazo de 60 dias....
Leia mais

Lula disse: Imprensa tem “predileção pela desgraça”

Resposta de um aposentado de Recife...


"SR. PRESIDENTE, NÓS ESTAMOS EM PLENA DEMOCRACIA, COM TRANSPARÊNCIA TOTAL, SENDO ASSIM TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS NECESSITAM DE TOMAR CONHECIMENTO DE TUDO QUE OCORRE NOS BASTIDORES DO CONGRESSO, POIS NOS SOMOS OS PATRÕES DE TODOS VOCES, NOS PAGAMOS COM OS IMPOSTOS EM UMA CARGA GALOPANTE, POR ISSO NECESSITAMOS SABER COMO AGEM AQUELES QUE LA ESTAO OCUPANDO O CARGO INDICADOS POR NÓS. A IMPRENSSA ESTA CORRETÍSSIMA, AS COISAS BOAS, O EXECUTIVO NAO ESTA FAZENDO NENHUM FAVOR, É SUA OBRIGAÇÃO, DE GERIR COM EFICIÊNCIA E CORREÇÃO, POREM QUANDO ROUBAM OU ACONTECEM DESMANDOS, O CONTRIBUINTE ELEITOR NECESITA SABER, POIS NOS SOMOS SEUS PATRÕES. PORQUE NAO LIBERA SUA BASE ALIADA PARA VOTAR OS PROJETOS QUE ESTAO PARA SEREM VOTADOS A FAVOR DO APOSENTADO, A FIM DE QUE POSSAMOS TER CONDIÇÕES DE SOBREVIVER CONDIGNAMENTE, JA QUE A PREVIDÊNCIA ESTA SUBTRAINDO ANUALMENTE DE NOSSOS BOLSOS, O DINHEIRO QUE ESTA ACHATANDO CONSIDERAVELMENTE O NOSSO PODER AQUISITIVO. NÃO FALE TOLICE, DEIXE DE APOIAR E DAR RAZÃO A ESSA CORJA DE CORRUTOS, ISSO FICA FEIO PARA UM MANDATARIO DE UMA NAÇÃO COMO A NOSSA. PROCURE DAR EXEMPLO PARA ESSA JUVENTUDE QUE PRECISA DE HOMENS PÚBLICOS PARA SERVIR DE EXEMPLO".

Congresso Em Foco

Últimas Notícias Mais Acessadas

Câmara ratifica acordo educacional entre Brasil e Estados Unidos
José Nery propõe criação da CPI da Máfia do Senado
Ato secreto revelado pelo Congresso em Foco é anulado
Atos secretos não podem ser anulados, diz Heráclito
Comissão recomenda sindicância para investigar atos secretos
Imprensa tem “predileção pela desgraça”, diz Lula
Senadores cobram divulgação dos atos e criticam imprensa
Comissão aprova auditoria do TCU nos contratos do Senado
Diretor-geral do Senado é afastado do cargo
Temer: regras anteriores permitiam uso de passagens

Executivo vai começar a trabalhar.


A prefeita Maria do Carmo de Santarém, reuniu seu secretariado e a imprensa na última sexta feira, para traçar planos de recuperação da cidade para definir o planejamento estratégico administrativo para o complemento de 2009. No decorrer do encontro, o setor econômico e a questão da infraestrutura foram assuntos que mais mereceram, destaque por parte da chefa do Executivo. A recuperação das vias deve ser prioridade nesse planejamento. De acordo com a titular da Seminf, entre os trabalhos a serem executados estão o recapeamento da Avenida Magalhães Barata e do centro da cidade e mais uma etapa de duplicação da Rodovia Fernando Guilhon. Com as definições de prioridades, o plano deve sair do papel e começar a ser ativado. "... Agora inserimos a participação popular, a preocupação com o desenvolvimento econômico e também com a questão ambiental que precisa estar cada vez mais presente”, assegurou a gestora.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Frase do dia

"O Maranhão é mais uma prova de que o que está muito ruim sempre pode piorar".
Arthur Virgilio-Sen.AM

Vereador Nélio Aguiar (PMN)


Disse que tinha dois motivos para elogiar o Poder Público Municipal. Primeiro uma ação que considerou importante pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, que alterou um sinal que estava mal posicionado na Avenida Sérgio Henn, causando transtornos aos condutores de veículos e até risco de acidentes, uma vez que estava após o cruzamento e quando o tal sinal fechava, ocasionava um fechamento do cruzamento e quem vinha do Parque da Cidade, pela Barão do Rio Branco, ou do bairro Jardim Santarém, tinha dificuldade em passar pelo cruzamento, “agora o sinal está colocado antes desse cruzamento, facilitando o tráfego de veículos, com maior comodidade e segurança de quem vem do Jardim Santarém para o centro e vice-versa.” Outra atitude louvável da gestão municipal, segundo Nélio Aguiar, foi à forma como se deu as comemorações em homenagem aos 348 anos de fundação de Santarém, que fez uma festa “mais caseira”, evitando grandes custos com artistas e bandas nacionais, com passagem áreas, estadias e cachês. “A medida foi acertada, prestigiando a nossa música, a dança e os nossos artistas da terra, assim a festa não passou em branco e não foi preciso trazer uma grande atração nacional, valorizando o santareno que faz arte”, destacou.
Pará recebe mais de R$ 1 bi para escolas da rede pública estadual

Dos R$ 5 bilhões dos recursos federais oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para 2009, o estado do Pará vai receber este ano mais de R$ 1 bilhão, beneficiando diretamente mais de 1.500 escolas ...

> leia mais
Brasil
Atos secretos envolveram ao menos 37 senadores
A edição de atos secretos beneficiou ou obteve a chancela de pelo menos 37 senadores e 24 ex-parlamentares desde 1995. Não há distinção partidária - PT, DEM, PMDB, PSDB, PDT, PSB, PRB, PTB e PR têm representantes na lista. São senadores que aparecem como beneficiários de nomeações em seus gabinetes ou que assinaram ato...
Leia mais

Conselho da Uniam – Universidade de Integração Amazônica reúne com Ministro da Educação Fernando Haddad.



O Vice-governador do Pará, Odair Corrêa, participou nos dias 18 e 19 na UFPA – Universidade Federal do Pará da reunião com o Conselho da UNIAM – Universidade de Integração Amazônica com a participação do Ministro da Educação Fernando Haddad. O encontro marcou a implantação do plano da Universidade Federal de Integração Amazônica (UNIAM) onde foram discutidos ações do Ciclo Básico de Estudos e características inovadoras da estrutura organizacional alicerçadas em novos valores e princípios. Participaram do evento: Reitor da UNIAM professor Seixas Lourenço, Reitor da UFPA professor Alex Fiúza, Pro Reitor de Planejamento da UFRA professor Silfrônio Brito Moraes e secretários de Estado da SEDUC, SEDECT, FADESPA, SEPAC, IDEFLOR, além de outros representantes de órgãos estaduais e federais. Odair Corrêa lembrou o evento que aconteceu no final do ano passado no Hotel Belo Alter em Santarém, quando na oportunidade foi apresentado o projeto de estrutura física e acadêmica da nova universidade e o seu potencial transformador e indutor. Ali começava a implantação da universidade. Para o vice-governador, hoje a UNIAM – Universidade de Integração Amazônica é uma realidade que vai beneficiar jovens estudantes de toda Amazônia Legal. Enfatizou Odair Corrêa.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Fotos João Ramos

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A T E N Ç Ã O

Por motivo não sei de que, estaremos fora do ar, neste sábado e domingo. Se Deus quiser retornaremos na segunda(22), feriado municipal, dia do aniversário de Santarém. Ninguém é de ferro. Vamos tomar todas!!! Pela sua atenção, a equipe do Espaço JB.Colares agradece... Continuem lendo o blog do Estado do Tapajós do jornalista Miguel Oliveira, o único que realmente deixa vc informado. Já trocaste o vidro?

Deu no Congresso Em Foco

Últimas Notícias Mais Acessadas

Conheça as recomendações de Mangabeira para a Amazônia
A crise sem retorno
Manchetes dos jornais: A 'indústria' de gratificações do Senado
Entidade pede buscas por restos mortais no Araguaia
Câmara instala CPI da Conta de Luz
Relatório anticrise financeira cobra acesso ao crédito e redução do spread
Olho no poder: R$ 150 mil para dois juristas
Sarney tem restrições a mudanças administrativas
Entidades criticam decisão do STF sobre diploma
Jornalistas cobram mudanças profundas do Congresso

Homenagem com a Medalha Bettendorf - em comemoração aos 348 anos de Santarém

A Medalha Padre João Felipe Bettendorf homenageia personalidades que se destacaram em suas atividades ou prestaram serviços importantes ao município.

Este ano devem receber a comenda:

*José Maria Tapajós – vereador e ex-prefeito interino de Santarém
*Silvio César dos Santos Maria – Juiz de Direito
*Gabriel Veloso de Araújo – Juiz de Direito
*Raimundo Nonato Coimbra Brasil – Promotor Público
*Gracil Pinto de Miranda – Enfermeira aposentada.
*Quem também receberá homenagem é a diretoria do São Raimundo.

Cruzeiro bate São Paulo e avança na Libertadores

O sonho do tetracampeonato do São Paulo na Copa Libertadores foi novamente arruinado por um clube brasileiro. Nesta quinta-feira, em pleno Morumbi, a equipe foi eliminada pelo Cruzeiro nas quartas de final após ser derrotada por 2 a 0 - no primeiro jogo, no Mineirão, o time celeste também ganhou, mas por 2 a 1.
Esta foi a quarta queda seguida do São Paulo para clubes brasileiros. O time já havia perdido para Internacional (2006), Grêmio (2007) e Fluminense (2008). O clube tricolor, aliás, não era eliminado no Morumbi desde 1994, quando caiu na decisão diante do argentino Vélez Sarsfield.

Os povos da Amazônia querem asfalto na floresta


Sex, 19/06/09 - categoria Geral - Blog do Planeta.

De um lado, ambientalistas são contra o asfaltamento sem cuidados da rodovia que liga as cidades de Cuiabá a Santarém, a BR-163. Eles alegam que fazer a estrada, sem criar unidades de conservação nas marges ou regularizar as terras em disputa, irá gerar mais desmatamento na região, que já tem um dos maiores índices de derrubadas na Amazônia Legal. Do outro lado está a população local e os movimentos rurais que, segundo o geógrafo Wanderley Messias da Costa, da Universidade de São Paulo, são favoráveis à obra - vista como sinônimo de progresso. “Não ouvi uma só voz contrária ao asfaltamento da rodovia quando visitei Santarém e Belém”, diz.
Essa pavimentação está prevista para ocorrer ao longo de 2009, segundo o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Hoje, a rodovia tem trechos de terra e de difícil acesso, apesar de ser rota de exportação de grãos produzidos na região. Para que essa obra tivesse o menor impacto possível na região, foi feito um projeto de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). Ele foi aprovado em maio pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Seu objetivo é orientar a ocupação dos espaços produtivos do entorno da BR-163, promover o uso sustentável de seus recursos naturais e assim, evitar o desmatamento local.
Messias da Costa, que trabalhou no ZEE, esteve na região amazônica diversas vezes junto a pesquisadores em estudos para o Plano Amazônia Sustentável (PAS), do governo. Ele afirma que apesar da polêmica em torno do assunto, só ouviu discursos favoráveis ao asfaltamento da BR-163. “Para a população da cidade, o asfaltamento é sinônimo de progresso e novos negócios. Para os movimentos rurais e florestais, ele possibilitará conexões com os mercados consumidores de seus produtos”, diz.
Os interessados no asfaltamento, ao mesmo tempo, sabem que será preciso mudar a concepção e a implementação de projetos na região. Segundo Messias da Costa, eles têm consciência que deverão lutar para a ocupação e as atividades econômicas consequentes das obras não promoverem a desestruturação da região. Como essas pessoas vivem dos recursos naturais, é essencial que eles sejam explorados de forma sustentável.
Para Messias da Costa, isso até pode acontecer devido o caráter inédito desse projeto de ZEE. “Ele foi o primeiro a ser planejado, discutido e executado desde o início com participação das populações locais, incluindo comunidades indígenas”, diz. Os encontros reuniram também representantes dos governos estaduais e municipais, universidades, ONGs, sindicatos rurais e até cooperativas pequenos produtores.
Áreas sob risco
O trecho de mil quilômetros que liga o norte do Mato Grosso com o porto de Santarém, no Pará, corta grandes unidades de conservação, como as Florestas Nacionais de Jamanxin, Altamira e Trairão. Juntas, elas somam mais de 10 milhões de hectares. Os críticos à pavimentação dizem que isso colocará em risco os últimos remanescentes de florestas intocadas do sudeste do Pará. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), essas áreas têm altos índices de queimadas e desmatamento. A retirada ilegal de madeira e a abertura de estradas ilegais põem em risco a cobertura vegetal natural.
Uma das maiores estudiosas da Amazônia, a geógrafa Bertha Becker, tem desconfiança quanto ao sucesso do zoneamento. Ela fez parte dos estudos do projeto e acredita que é preciso que ele tenha força para punir irregularidades. “O zoneamento deve ter força de punição, de lei. Sozinho, ele não faz nada. Também é necessária uma maior articulação com todos os atores envolvidos”. Para ela, a negociação precisa sair do papel, porque apesar de serem conhecidas, as necessidades da população e dos produtores locais devem ser efetivamente atendidas

Thompson Mota (19. 06. 2009.) - O Impacto


AGRESSÃO

Há pessoas que vivem em função do dinheiro, na busca de prosperidade, como se isso fosse à resposta para o anseio da felicidade. Miguel Oliveira - hipoteco a minha solidariedade pelo fato de ser agredido por um elemento nocivo à sociedade santarena, que toda classe política, empresarial, além da maioria da população deve saber sua alcunha. Vamos aguardar que nossas autoridades possam desta vez, punir com rigor este marginal que vive prejudicando, ameaçando e tentando através de agressões calar os jornalistas comprometidos em divulgar as corrupções, falcatruas e desmandos realizados por autênticos bandidos, que lamentavelmente, residem em nossa cidade, sem a anuência da maioria da população ordeira e trabalhadora do nosso município. Informo as autoridades competentes que a próxima vítima deste cidadão abominável (detestável e execrável) talvez seja eu. Bandido coloca a carapuça na tua cabeça. O teu dinheiro compra apenas pseudos jornalistas.

SEPARAÇÃO
Relacionamentos amorosos quando chegam ao fim sempre causam dor e sofrimento para o casal, principalmente para quem é dispensado. Como superar essa fase e se restabelecer emocionalmente dando a volta por cima? Para solucionar essa e muitas outras perguntas, a autora Vanessa Fagundes escreveu o livro Levei um fora e agora? Guia prático para quem tomou um pé na bunda e não pretende ficar com ela doendo por muito tempo (Matrix Editora). A obra usa elementos bem humorados para estimular a retomada da rotina após o término do relacionamento. A autora direciona o livro principalmente às mulheres. Segundo Vanessa, elas sofrem muito mais com a separação. A escritora afirma que existem muitos homens mais sensíveis que também sofrem com o final de uma união, mas as mulheres precisam aprender muito mais nesse quesito. A autora também ajuda as leitoras a descobrir alguns fatores que motivam o fora. Ciúmes, exageros e não compartilhar o futebol de domingo são algumas características citadas que acabam com qualquer relacionamento.
FELICIDADE
Já dizia o poeta Vinicius de Moraes que, "para viver um grande amor, é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro". É justamente esse o sonho da maioria das pessoas, mas que só é alcançado por poucos, os que conseguem manter a chama acesa durante muitos anos, com a mesma emoção dos primeiros dias. Enquanto receitas e conselhos de relacionamentos duradouros existem aos montes, estudos mostram que amar faz bem para a saúde mental, física e até financeira. O centro de pesquisa norte-americano Pew descobriu, em 2006, que ser casado é tão importante quanto ter uma renda familiar anual superior a US$ 100 mil (cerca de R$ 300 mil).

FELICIDADE II
No total, 84% dos norte-americanos declararam ser "muito felizes" no casamento. Já em outubro de 2007, dados do Departamento Nacional de Estatísticas do governo britânico indicavam que homens solteiros, de até 35 anos, corriam 50% mais riscos de morrer do que os que pertenciam à mesma faixa etária e eram casados. Já as mulheres solteiras tinham mais chance de desenvolver doenças crônicas do que as casadas. A vida financeira de um casal também pode manter ou destruir um casamento. O consultor financeiro
FELICIDADE III
Gustavo Cerbasi, autor do livro "Casais inteligentes enriquecem juntos", garante que grande parte dos problemas de relacionamento começa no dinheiro, seja pelo excesso ou pela falta dele. "Quando a renda do casal não dá conta dos gastos do mês, o dia a dia tende a uma desagradável monotonia e qualquer proposta mais romântica que envolva gastos é cortada pela raiz", explica o economista, ressaltando que, com o tempo, esse tédio gera conflito e desinteresse. "O pior de tudo é que nem sempre o casal percebe que o problema é financeiro", atesta.

PAC
O Governo do Pará recebeu R$ 250 milhões do governo federal para obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) Drenagem. Os recursos foram repassados pelo Ministério das Cidades. Em Brasília, foi assinado um protocolo de cooperação entre o governo do Estado e o Ministério das Cidades para a implementação de obras e serviços relativos a projetos de manejo de águas pluviais para controle e minimização de enchentes e inundações. O anúncio foi feito em Brasília pelo presidente da empresa, Jorge Palmeira, durante reunião com prefeitos, deputados federais e estaduais paraenses e o secretário de Integração Regional, André Farias, que representou a governadora. Os municípios beneficiados foram Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí. Como podemos observar, desta vez, Santarém não aparece na lista de municípios beneficiados.

VISITA
O vice-governador do Pará, Odair Corrêa, convidou o Ministro de Assuntos Estratégicos e Coordenador do Plano Amazônia Sustentável Mangabeira Unger para fazer uma visita ao arquipélago do Marajó. Mangabeira confirmou sua chegada em Belém neste sábado dia 20, no intuito de conhecer uma das “feridas” da Amazônia, como ele próprio diz. O convite formulado por Odair Corrêa está voltado com a possibilidade de o ministro ajudar como estratégia de futuro, ações voltadas para atenuar o sofrimento da população como o empobrecimento em função de diversos fatores, sendo um deles o ambiental. “É preciso que haja o alavancamento de emprego e renda para a população visualizando o manejo da floresta”, disse Odair Corrêa. A Governadora Ana Júlia Carepa deverá participar do evento, que inicialmente terá como pólo das visitas, os municípios de BREVES e SOURE e se possível o município de AFUÁ.

BAILE Nesta sexta-feira (19.06) tem o Super Baile da Saudade no Fluminense. Uma noite especial de total romantismo com A Banda Raízes da Terra. Imperdível, é casa cheia. Ambiente tranqüilo para as pessoas de alta sensibilidade, essa você não pode ficar de fora. O Fluminense está agora sob a administração da competente Diretora Social, minha bela amiga Jocilene Fonseca. Atendimento de primeiríssima qualidade. Confira, o encontro está marcado.
VACINAÇÃO
Com o Slogan “Zé Gotinha e Gente que Cuida da Gente”, a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, realizará neste sábado (20.06) a primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação. A Campanha tem como objetivo vacinar crianças com idade até cinco anos, contra a Poliomielite, com intuito de proteger as crianças do Município, da paralisia infantil. Na ação pretende-se vacinar 31.140 crianças, para tanto serão montados vários postos de vacinação. Os pais e responsáveis deverão levar o cartão de vacinação de suas crianças. Durante a Campanha serão também disponibilizadas vacinas contra Hepatite B, sarampo, rubéola, caxumba. Para mulheres em período de gestação serão disponibilizadas doses de vacinas contra Tétano.
MOTINHAS O Colégio Tapajós-FIT realizou com sucesso a sua FESTA JUNINA, com ênfase na CULTURA SANTARENA. Apresentou a II Mostra Cultural em que os alunos fizeram exposições dos artistas plásticos, poetas, escritores, artesão, pessoas de nossa terra que fazem Santarém brilhar. XX Está aumentando a cada dia o número de fregueses no Dedé o rei do frango assado, picanha, costela e lingüiça. Atendimento nota 10 dos mosqueteiros Diego, Degenaro e Patrick na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone: 3523 7363. XX O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal. XX Dezenas de pessoas acompanham os jogos dos campeonatos brasileiro, italiano, espanhol e copa do Brasil, além da Copa das Confederações, no BAR DO NILO. Barjonas de Miranda próximo Rui Barbosa. XX Com a escolha de Manaus para sediar a Copa do Mundo de 2014, Belém perdeu mais R$ 5 milhões que receberia para investimentos; cerca de 10 mil postos de trabalho deixaram de ser criados com o evento; e mais de 54 seguimentos diferentes da economia deixaram de ser movimentados. Estima-se ainda que uma cidade sede da copa, como Belém, iria receber cerca de 100 mil turistas durante o evento. XX Os deputados estaduais começam nesta semana a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício do ano que vem. A votação tem que ocorrer até 30 de junho, sob pena de o Legislativo não poder iniciar o recesso do meio do ano. O projeto da LDO está em tramitação na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e recebeu 101 propostas de emenda por parte dos deputados e bancadas. XX Os juros do cheque especial e dos empréstimos pessoais registraram queda pela sexta vez consecutiva em junho, segundo levantamento da Fundação Procon-SP. Dos dez bancos pesquisados, quatro reduziram os valores cobrados no empréstimo pessoal. XX A taxa média mensal caiu dos 5,57% registrados em maio para 5,52% neste mês, diferença de 0,05 pontos percentual. As dez instituições financeiras pesquisadas foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco. XX Blogs conceituados que divulgam ações do Vice-governador do Pará, Odair Corrêa: José Maria Piteira (www.blogdopiteira.blogspot.com)– José Colares (hppt:/jbvcolares.blogspot.com) – Rui Neri (
www.jurutinews.blogspot.com) – Aldemyr Feio (www.aldemyrfeio.blogspot.com). XX Estamos recebendo vários e-mails de leitores que acompanham a nossa coluna no Jornal do Feio. São amigos e eleitores que deixamos na capital do Estado. Obrigado a todos. XX Nos dias 26, 27 e 28 deste mês a Rede Bandeirantes de Televisão (TV Santarém) mostra ao vivo o Festival de Parintins para todo o Brasil, tendo como atrações principais os Bois Garantido e Caprichoso. XX Moradores de Mojui dos Campos já vivem a expectativa da primeira eleição para a escolha do prefeito e dos vereadores daquele recém-criado município, que fica a 30 quilômetros de Santarém, oeste do Pará. O vereador Jailson do Mojui garante que as eleições municipais vão acontecer no dia 05 de outubro de 2012. E já no dia 1º de janeiro de 2013 será realizada a implantação oficial do novo município, localizado na região metropolitana de Santarém (Agência Podium). XX Vereador José Maria Tapajós deve assumir o cargo de presidente do Poder Legislativo somente na próxima segunda-feira (22), está de licença médica. Desejo ao competente parlamentar votos de pronto restabelecimento. XX Hoje é sexta-feira, como ninguém é de ferro, vamos comemorar com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e a exuberante Morena Quente. Fui