sexta-feira, 30 de outubro de 2009

São Raimundo vai cuidadoso para jogo da final


Esta chegando o grande momento e os jogadores do São Raimundo sabem da responsabilidade que terão no próximo domingo (1° de novembro) ao enfrentarem o Macaé (RJ), a partir das 17h, no estádio Barbalhão, pela final do Campeonato Brasileiro da Série D.

Carlos Martins participa de caminhada em defesa do SUS


O deputado estadual Carlos Martins (PT) esteve presente, na última quinta-feira, 22/10, na caminhada em defesa do SUS. O deputado fez um pronunciamento em defesa do Sistema e do controle social. A Atividade abriu a programação da Caravana do SUS que acontece em Belém. Os participantes saíram do ginásio da UEPA e caminharam até o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, onde foi realizada a cerimônia oficial de abertura da Caravana, um ato político que contou com a presença da governadora Ana Júlia Carepa e a secretária estadual de Saúde, Sílvia Comaru. ( blog do deputado)

São Francisco 80 anos de glórias e tradições


O São Francisco Futebol Clube completa hoje 80 anos de fundação. Para quem não sabe, no dia 30 de outubro de 1929, o senhor Adalgiso Paixão (pai do músico Marrêta), Manoel Rafael Santana (pai do radialista Bena Santana) e outros saudosos/verdadeiros franciscanos fundaram o Leão Azul valente de guerra. João Batista Guimarães (Cecebuta), ex-jogador, que reside com a família na 15 de agosto, também faz parte da história.
Clube dos saudosos e eternos craques como: Balão, Noronha, Zé Maria Pretinho, Anastácio Miranda (Beleza Preta), Mindó, Dudinha, Valdo Abdala, Caim, Búfalo, Cão Pelado, Afonso, Tovica, Edson Pepeu, Jeremias, Táro, Navarrinho, Creuso (Padreco), Galo, Dedé,  Cabecinha, Cecebuta,  Romano, Truíra, Pão Doce, Xabregas, Cuca, Bosco, Doca, Bigorrilho, Helvécio, Pedrinho Araújo e Bimba?


Do seu tradicional Hino Oficial de autoria do poeta Emir Bemerguy, diz o seguinte:
“Tenho orgulho de ser “franciscano”/
 e uma intensa emoção me domina/
quando vejo brilhar todo o ano/
a ardorosa torcida azulina !
/ São Francisco valente de guerra/
clube eleito do meu coração/
porque teu destemor não se encerra/
nos estádios de chamam Leão!”?
----------------------------------------------------------- PAREBÉNS MEU QUERIDO LEÃO!
PT E PMDB


Com o acordo nacional para Presidente da República, os Estados vão acompanhar e mesmo acordo. No Pará, a provável vice de Ana Julia é Elcione Barbalho, ficando o Pará com duas mulheres para comandar nosso destino. Uma não deu certo, e duas, como vai ficar o nosso Pará? Agora, some de vez do mapa do Brasil.
UNIÃO


O PSDB e PDT estão perto de firmar o compromisso para a próxima campanha. Simão Jatene e Geovani Queiroz já tiveram o encontro, e o caminho é a união para a próxima eleição.
IBAMA


Tem que se manifestar a respeito da invasão e das queimadas que um bando de malfeitores andam cometendo por ai, chamados de MST. Os sem caráter, estão queimando madeira de lei e árvores frutíferas com o propósito de destruir mesmo. Um empresário comunicou ao blog que esses fora da lei, estão oferecendo lote da fazenda a preço de banana, como já se fossem deles. O Brasil virou terra dos patifes que querem viver sem trabalhar com dinheiro público. Vão trabalhar, vagabundos!
PARA PENSAR


É preferível morrer de pé, do que viver de joelhos (recado para alguns policiais militares que abusam e intimidam as pessoas). Não pense que não há crocodilos, só porque a água esta calma (recado ao Lula, esquecendo o prestigio do governador José Serra). Se você espalha espinhos, não ande descalço (recado para alguns servidores públicos que pensam ter poder demais). No fim do jogo, o rei e os peões voltam para a mesma caixa (recado para aquelas pessoas orgulhosas que pensam que dinheiro é tudo). Não destrua a ponte na ida, pois na volta poderá ter que nadar (recado para alguns políticos, que pensam somente em época de eleição). Mesmo a melhor das cobras, AINDA É UMA COBRA! (para aqueles que não conhecem Dilma Rousseff).

Coluna Impacto - Já nas bancas...

Armação
A Polícia Federal vai apurar uma armação política para cassar o Prefeito de Itaituba. A verdade vai vir à tona e quem pagou por testemunho falso vai se complicar. Essa semana muita gente vai inventar pescaria, viagem pra garimpo, viagem a tratamento médico e outros vão se esconder no mato. Tudo isso pra não dar de cara com PF nas ruas de Itaituba.
Mojui
Informações obtidas pela coluna, nos bastidores do Poder Executivo, são de que o PT está preparando a secretária de cultura Jarle Aguiar para disputar a Prefeitura de Mojuí dos Campos. Como as eleições naquele Município deverão acontecer em março de 2010, o PT vai investir pesado em Mojuí até o início da campanha.
Acidente aéreo
Um avião monomotor de prefixo PT-VMY pilotado por Haroldo Biery, fez um pouso forçado no pasto da Fazenda Ceará do Boi, que fica às proximidades de Jacareacanga. Segundos as informações, o piloto sentiu perda de potência do motor e tentou chegar ao aeroporto de Jacareacanga, o avião teve a asa direita arrancada ao bater no solo. Os ocupantes do monomotor, o piloto Haroldo Biery e o chefe de Posto da Aldeia Sai Cinza, Edivan Rodrigues, saíram sem ferimentos do acidente. A aeronave tinha saído da Aldeia Sai Cinza e iria pousar no aeroporto de Jacareacanga

Colégio Santa Clara

O projeto “Ação Saúde e Cidadania” esteve presente no Colégio Santa Clara, no dia 23/10, com atendimentos na área de saúde, como: verificação de PA, teste de glicemia e aplicação de flúor; palestra sobre segurança nas escolas e violência, proferida pelo delegado Silvio Birro; presença da Semma, com doação de mudas de plantas florestais e frutíferas; exposição de plantas e remédios medicinais; demonstração de produtos da Racco; degustação de sucos Aginomoto. O referido projeto foi levado ao Colégio Santa Clara, com o apoio do vereador Maurício Corrêa, que sempre está presente em eventos deste educandário.

Coluna do Jornalista Thompson Mota


Thompson Mota( Todas as sextas no Impacto)

(91) 9999-8448 // (93) 3529-2132 •
 e-mail: motathompson@bol.com.br // thompson-mota@hotmail.com
PRECONCEITO
A crença de que pobreza e criminalidade andam sempre juntas é falsa e preconceituosa. Os trabalhadores honestos são maioria nas comunidades pobres. A desonestidade não se restringe a guetos. Há muitos bandidos em apartamentos e casas confortáveis. Por isso que a construção de muros ao redor de favelas ou a criação de condomínios de luxo fechados, protegidos por grades e câmeras, está longe de ser solução para o problema de segurança pública. Mais do que a pobreza, é a falta de empregos e oportunidades para os jovens o que mais influencia nas taxas de criminalidade. Ociosidade que afeta tanto os mais pobres quanto os mais ricos. E, nesse sentido, a situação no Brasil é preocupante. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em setembro deste ano, 5,9% dos jovens de 18 e 19 anos e 5,2% dos de 20 a 24 anos, não trabalham, não estudam e não cuidam de afazeres domésticos. Em algumas regiões, a situação se agrava. No Espírito Santo, a taxa chega a 14,1% se considerados somente os homens de 18 e 19 anos. Na região metropolitana do Recife (PE), o número chega a 15,3% entre os rapazes de 20 a 24 anos. Ao todo no Brasil são mais de 1,2 milhões de jovens ociosos, segundo projeção feita pelo jornal “O Estado de S. Paulo” com base nos índices.
PEC300 - A primeira parte da sessão da última segunda-feira (26), a pedido do vereador Reginaldo Campos (PSB) e aprovada pelos demais pares da Casa, foi destinada à discussão da PEC-300, que visa “Alterar a redação do § 9º, do artigo 144 da Constituição Federal” ora tramitando no Congresso Nacional, através da Proposta de Emenda Constitucional que propõe equiparar os vencimentos das Policias Militares e Bombeiros Militares de todas as unidades da federação com os praticados hoje pelo Distrito Federal. A PEC em questão é de autoria do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, objetiva dentre outras coisas corrigirem uma distorção, estabelecendo um soldo nacional igual para todos os Estados. Explicação da Ementa: Estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Policia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e inativos. Altera a Constituição Federal de 1988. (Ascom).
CAMPANHA - A Celpa, com o objetivo de estimular a prática do consumo consciente dentro da empresa, lançou neste mês a campanha “Cuide do seu mundo”. O programa visa conscientizar os mais de quatro mil colaboradores, diretos e indiretos, sobre a importância do uso racional de água e energia. As ações vão desde a promoção de palestras e cursos, a substituição de aparelhos de ar condicionado. A informação é da colega Leíria Rodrigues.
CONFERÊNCIA -“A comunicação como um direito fundamental”. Essa foi a bandeira levantada pelos 95 participantes da etapa regional da I Conferência Estadual de Comunicação, em Marabá, no último sábado (24). O encontro foi realizado pela Comissão Organizadora Estadual (COE), composta pela sociedade civil, empresários e governo do Pará, na escola Judith Gomes Leitão. Foram escolhidos 26 delegados, 23 da sociedade civil, dois do ramo empresarial e um do poder público. Os delegados levarão as mais de 120 propostas tiradas no evento para a I Conferência Estadual de Comunicação, que ocorrerá em Belém nos dias 20, 21 e 22 de novembro. As próximas etapas regionais da I Conferência Estadual de Comunicação serão em Altamira (31/10 e 01/11), Santarém (07 e 08/11) e Belém (14 e 15/11).
COMENTÁRIO- Saudações amigo. Eu sou leitor de sua coluna, gostaria de contribuir com alguns comentários com relação à notícia sobre o DETRAN, publicada na edição passada. Permita-me dizer que o sistema através de Biometria começou em Santarém, em Janeiro do ano corrente, e há após a geração seja de um boleto pra primeira CNH ou renovação, ou segunda via, ou mudança de categoria, a captura de imagem, que é a foto para a CNH, e a coleta das digitais, todos os dedos! Ainda tendo uma assinatura digital, que é a que fica na carteira! Após isto, o cliente vai ao médico, e o psicotécnico, se for o caso, e passa por uma verificação de dados, que também se dá por digitais, somente os polegares! E se for preciso, uma confirmação por imagem! É só para ilustrar como o sistema está bem modernizado pelo DETRAN, sinal que o dinheiro do contribuinte está sendo devidamente aplicado em benesses, tais, que se tornam fundamentais para a melhoria contínua de atendimento, eficaz e de qualidade, brindando Santarém com recursos de primeira linha!! Parabéns ao DETRAN! (Jorge Augusto). Obs. Trabalho realizado pelo superintendente Regional Dulffy Marinho e Diretor Nilton Santos.
BAILE  - Nesta sexta-feira (30.10) tem o Super Baile da Saudade no Fluminense. Uma noite especial de total romantismo com a Banda Raízes da Terra. Imperdível, é casa cheia. Ambiente tranqüilo para as pessoas de alta sensibilidade, essa você não pode ficar de fora. O Fluminense está agora sob nova e dinâmica administração. Atendimento de primeiríssima qualidade. Confira, o encontro está marcado.
CRIANÇA - A prefeitura de Santarém preparou uma ação especial voltada às crianças para encerrar o mês de outubro: fará um Projeto Nossa Gente diferenciada. No sábado, 31 de outubro, secretarias e coordenadorias do governo municipal oferecerão no Parque da Cidade, atendimentos direcionados à criançada santarena. A ação, denominada de Projeto Nossa Gente Criança, terá início às 08h00. Serão ofertados os seguintes serviços: - Ações da SEMSA: vacinas, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, farmácia básica, expedição do Cartão do SUS e brinquedoteca, além de outras ações da SEMMA, SEMPF, SEMTRAS, SMT, SEMTUR, SEMDES, SEMSC e SMC. As atividades encerram às 16h00.
MOTINHAS
Na sessão especial realizada na Câmara Municipal de Santarém, na última terça-feira (27), a secretária estadual de saúde Maria Silvia Martins Comaru, admitiu que o Hospital Regional do Oeste do Pará não cumpre o seu verdadeiro papel no atendimento a saúde pública de média e alta complexidade. Disse que veio a Santarém, não só participar da sessão especial na Câmara, mas para fortalecer a regulação e administração do Hospital, fazendo com que a unidade hospitalar cumpra suas metas. XX O presidente do Poder Legislativo José Maria Tapajós (PMDB), deixou claro que o encontro não tinha cor partidária e que o partido principal era a eficiência, a eficácia do Hospital Regional, “que precisa cumprir o objetivo para o qual foi planejado e construído.” Ressaltando que a população vem sofrendo pela falta de atendimento e serviços no Hospital Regional que deveria oferecer melhor condição de atendimento a saúde. XX O ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, alertou para a necessidade de os beneficiários do programa Bolsa Família atualizarem seus cadastros. A regra vale para pessoas que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados. Se não fizerem a revisão até neste sábado, 31, essas famílias deixam de receber o benefício. XX Nesta segunda-feira (02) é feriado dedicado aos entes-queridos e amigos que já faleceram. “Para ser feliz e deixar felizes os que morrem, procure conscientizar-se de que eles passaram para outra dimensão da vida. Apenas deixaram esta existência terrena para continuar vivendo em Deus, que é eterno. A vida não lhes foi tirada, mas transformada”. Nossa homenagem póstuma a velha Thereza Mota, minha mãe, a mulher que mais amei na vida. XX O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal com Clementino de Assis, fone 3522 7201, feito dentro do mais alto padrão de qualidade e higiene. XX Dedé o Rei do Frango, Picanha, Lingüiça e Costela, atende clientes e amigos na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. Atendimento nota 10 dos três mosqueteiros Diego, Digenaro e Patrick. Aos sábados tem a suculenta Maniçoba Especial, uma delícia. XX Dirceu, o maior distribuidor de bebidas da região Oeste. São Sebastião próximo a Barjonas. Fone (093) 91225965 XX Os jornalistas de Santarém, Fabio Barbosa e Natasha Santana, lançaram o Portal de Notícias Amazônia 1, com toda cobertura da região Oeste do Pará, além de notícias nacionais focadas nos temas de cinema e política. O endereço é www.amazonia1.com.br XX Nunca é tarde demais para buscar novos caminhos a fim de viver de modo mais útil e aproveitável. Nunca é tarde demais para recomeçar, com confiança, fé e amor, para transformar sonhos em realidade. Nunca é tarde demais para aceitar os erros do passado, buscando novos objetivos que construam a felicidade. Pense nisso! XX No sábado e domingo, como ninguém é de ferro, vamos curtir a Loira Gelada, Ruiva Destilada e exuberante Morena Quente. Fui.

CARLOS MARTINS AFIRMA QUE PRÓ-SAÚDE NÃO CUMPRIU METAS DA SESPA

Deu no IMPACTO


Preocupado com a atual situação de funcionamento do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) em Santarém, o deputado estadual Carlos Martins (PT) declarou que a empresa Pró-Saúde não cumpriu as metas estabelecidas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), de quantidade de exames, consultas e cirurgias. O Deputado adianta que por conta desse motivo, a Sespa está fazendo uma nova contratualização e repactuação do contrato com a Pró-Saúde. Caso a empresa não cumpra as metas, corre o risco de perder o contrato.
Carlos Martins explica que o HRBA sendo um Hospital público e de responsabilidade da Sespa, por uma questão de contrato de modelo de gestão, foi repassado para a administração da empresa Pró-Saúde, com a finalidade de fazer atendimentos em casos de maior complicação de média e a alta complexidade no Município, os quais, antes iam todos para Belém. Para ele, o que está em discussão é que o Hospital possa continuar fazendo o trabalho e o atendimento e, que a empresa Pró-Saúde cumpra o que está determinado no contrato junto a Sespa.
“Para isso, algumas metas foram diminuídas, mas o que estamos discutindo é qual o perfil do HRBA, qual a finalidade dele e, que especialidades têm que atender. Em Santarém temos também o PSM que tem uma finalidade de atender os casos de maior complexidade”, explica o Deputado.
Segundo Carlos Martins, tanto o HRBA quanto o PSM devem ter uma programação que seja compartilhada, e com a proposta dêem respostas para a população de Santarém e demais municípios do Oeste do Pará. O político destaca que também deve existir um entendimento entre Sespa e HRBA, no sentido de que a sociedade possa saber o tipo de atendimento que cada um dos dois grandes Hospitais de Santarém fazem.
“O atendimento de urgência e emergência hoje praticamente todo é feito no PSM e, pelo perfil que se desenhou para o HRBA, a parte de neurocirurgia, de traumatortopedia deveria ser encaminhada para aquela casa de saúde”, sugere Carlos Martins, enfatizando que se traduz como fundamental definir o perfil do HRBA e do PSM, para esclarecer a questão preliminar e, em seguida definir a situação da Pró-Saúde, por conta do não cumprimento da finalidade estabelecida no contrato com a Sespa.
“A Pró-Saúde precisa também cumprir a determinação e para isso a 9ª Regional da Sespa em Santarém deve ir para dentro do HRBA e, exigir o cumprimento das metas e a qualidade dos serviços prestados”, ressaltou.
DEMISSÃO - A qualquer momento, segundo Carlos Martins, a Pró-Saúde corre o risco de perder o contrato do Hospital Regional, pelo fato de ter metas a cumprir e responsabilidades, as quais, a empresa está sendo acusada de não cumpri-las. O Deputado afirma que não é por falta de repasses que a Pró-Saúde não está atingido as metas de atendimento no HRBA, onde durante a metade de 2008 e o primeiro semestre deste ano a empresa recebeu regularmente os repasses do Governo, o que não integralizou o contrato, por causa de não estabelecer a cardiologia (cirurgias de coração), o tratamento de câncer, dentre outras especialidades, as quais não foram instaladas no Hospital.
“O momento é de se estabelecer com a Pró-Saúde qual é o seu papel de responsabilidade e, se ela não cumprir corre o risco de ter o contrato revogado e, se estabelecer um novo modelo de gestão”, alerta o político, destacando que o rompimento com a Pró-Saúde poderá gerar crise no HRBA.
“Achamos que isso não é o caminho para este momento, mas se for necessário a Pró-Saúde terá o seu contrato rompido e, o Estado vai estabelecer uma nova gestão no hospital”, pondera.
MUNICIPALIZAÇÃO – De acordo com Carlos Martins, a possibilidade de municipalização do Hospital Regional se consolida como real, porque segundo ele, Santarém se traduz como o principal Município fornecedor de serviços para a região Oeste do Pará, onde as demais cidades utilizam os benefícios estabelecidos na “Pérola do Tapajós”.
“Precisamos ter um controle da regulação dos serviços. É através da regulação que definimos quantas consultas são feitas no PSM, exames e cirurgias e, para que o Município possa ter um maior controle dessa regulação, pode assumir a gestão do HRBA”, enfatizou.

Jornal O Impacto - Já nas bancas


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Piada do dia

TRANSA PORTUGUESA

-Maria nao conseguia atingir o orgasmo quando transava com o marido dela. Certo dia, ela fala pra ele:

- Amoire, esta noite eu tive um sonho incrível. Estávamos a transaire e em cima do armário tinha um negão com um leque que nos abanava e eu senti tanto prazeire.
-Os dois decidem realizar o sonho e saem pra rua e encontram um negão na esquina e oferecem a ele R$500 se ele aceitar abanar os dois de cima do armário enquanto transam. O cara aceita e os três correm pro quarto. O casal começa a transar e o afro abana com o leque sobre o armário. Infelizmente não dá nenhum resultado. Maria então diz ao Manue:
- Talvez seja melhor inverter os papeis. Ficas em cima do armário e ele vem aqui.
-O Manuel, meio perplexo, aceita. O negão sobre na cama e o portuga vai pra cima do armário. Pouco tempo depois a Maria grita de prazer e atinge o orgasmo. Quando os dois terminam, o Manuel desce do armário, se vira pro negão e fala:
- Viste como é que se abana? Imbecil!
Santarém terá fiscalização especial

Deu no Liberal
Os municípios paraenses de Santarém, Pau D’Arco e Viseu passarão pela fiscalização especial da Controladoria-Geral da União (CGU), que visa identificar a forma como as prefeituras aplicaram os recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais. No total, 60 municípios de todo o País foram escolhidos para a 30ª edição do Programa de Fiscalização, a partir de sorteios públicos.
De acordo o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, o programa, criado em 2003, está definitivamente consolidado. Prova disso, segundo ele, 'são as inúmeras ações na Justiça ingressadas pela Advocacia-Geral da União e pelo Ministério Público com base nas fiscalizações feitas pela CGU'.
Santarém, com 276.665 habitantes, foi o município sorteado mais populoso dessa edição. Quixaba, na Paraíba, é a cidade com o menor número de habitantes, apenas 1.488. Desde o lançamento do programa, já foram sorteados 1.641 municípios. Só do Pará, foram 90 até agora, ou seja, cerca de 62% dos municípios paraenses já passaram pela triagem da CGU
Turma do Greenpeace é presa na Câmara


O Greenpeace fez uma de suas midiáticas manifestações hoje de manhã na Câmara. Cerca de 30 militantes do movimento se acorrentaram às bancadas da Comissão de Meio-Ambiente, onde seria discutido um projeto de mudança no código florestal que favoreceria o desmatamento.
Carregando uma faixa com a inscrição “Bancada da motosserra quer acabar com a floresta”, os ambientalistas fizeram um escarcéu e ligaram alarmes para chamarem atenção. Acabaram detidos pela segurança da Câmara.
O objetivo da turma do Greenpeace era denunciar que a comissão de meio ambiente estaria sendo usada pelos ruralistas para tentar aprovar um projeto que facilita o desmatamento, mesmo havendo na Câmara uma comissão especial criada exclusivamente para discutir um novo código florestal.
Agora, os manifestantes estão fazendo exame de corpo de delito.
Michael Jackson estreia bem no Brasil


A pré-estreia ontem no Brasil de This Is It, com Michael Jackson, foi um arraso nas bilheterias. O documentário levou 80 000 pessoas aos cinemas. Foi o filme mais visto ontem no país. O filme foi lançado em mais de 50 cidades brasileiras. O UCI Kinoplex do NorteShopping, no Rio de Janeiro, foi o cinema campeão de público.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

This is it (Aquele é ele ou Aquela é ela ?)



E no 124º dia, Michael Jackson ressuscitou. Ou pelo menos é essa a sensação que fica com todo o aparato midiático para divulgar “This Is It’’, o filme-show com os ensaios da turnê que não aconteceu devido à sua morte, em 25 de junho, aos 50 anos.

O filme entra em circuito hoje, em 200 salas de cinema no Brasil, onde 50 mil ingressos foram vendidos antecipadamente, metade só na internet, informa a distribuidora de “This Is It’’ no país.
O filme é feito a partir de mais de cem horas de cenas de bastidores dos ensaios, entre março e junho deste ano, mostrando Jackson cantando e coreografando várias músicas para a turnê de 50 shows, que aconteceria em Londres, a partir de julho deste ano. Os ingressos já estavam esgotados.
Em “This Is It’’, a proposta é revelar um Michael “inédito’’. Sob direção de Kenny Ortega (“High School Musical’’), o filme inclui, além de cenas de bastidores, entrevistas com músicos convidados e com a equipe que organizava as apresentações.
A estreia mundial do documentário “This Is It” deve, enfim, fechar um dos últimos grandes mistérios sobre o rei do pop Michael Jackson. Estaria ele em condições de se apresentar por seis meses em inesgotáveis 50 shows na Arena O2 em Londres? O filme tentará responder a essa questão.

Animais são enviados vivos pelo correio

Policiais militares apreenderam três aranhas grandes e diversos filhotes na terça-feira (20) no bairro da Saúde, na Zona Sul de São Paulo. Os animais foram enviados vivos pelo correio desde Belém, no Pará, à capital paulista. O receptor das aranhas afirmou à polícia que pagou R$ 400 pelos animais, que foram encaminhados ao instituto Butantan. A polícia informou que irá investigar o tráfico desses animais. (Portal Tapajós)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Hospital Regional não cumpre seu verdadeiro papel


A Secretária Estadual de Saúde Pública Dra. Maria Silvia Martins  Comaru Leal , que participou da sessão especial desta terça-feira na Câmara de Santarém, admitiu que o Hospital Regional do Oeste do Pará não cumpre o seu verdadeiro papel no atendimento a saúde pública de média e alta complexidade.

Disse a Imprensa que veio a Santarém, não só participar da sessão especial na Câmara, mas para fortalecer a regulação e administração do Hospital, fazendo com que a unidade hospitalar cumpra suas metas.
Porém, o perfil dos serviços prestados pelo Hospital Regional, relatados por Silvia Comaru não foram totalmente convincentes aos vereadores de Santarém, Juruti, Alenquer e Belterra e aos prefeitos Henrique Costa; Danilo Miranda; vices - prefeitos Edinaldo Mota e José Antônio Rocha, de Juruti, Trairão, Belterra e Santarém, respectivamente, aos deputados estaduais Alexandre Von (PSDB), Carlos Martins (PT) e Antonio Rocha (PMDB), médicos, convidados ligados aos mais diversos segmentos da saúde pública e representantes de organizações sociais, que queriam ouvir da Secretária explicações do por que da demissão de funcionários e da paralisação de serviços médicos hospitalares.
Ao dar por aberta à sessão, o presidente do Poder Legislativo José Maria Tapajós (PMDB), deixou claro que o encontro não tinha cor partidária e que o partido principal era a eficiência, a aficácia do Hospital Regional, “que precisa cumprir o objetivo para o qual foi planejado e construído.” Ressaltando que a população vem sofrendo pela falta de atendimento e serviços no Hospital Regional que deveria oferecer melhor condição de atendimento a saúde.
Dra. Silvia Comaru foi alvo de inúmeros questionamentos que exigiam esclarecimentos a respeito das demissão dos funcionários, da paralisação de serviços médicos hospitalares, do não pagamento em dia do salário dos médicos e do não chamamento dos concursados que até hoje esperam ser chamados para trabalhar no Hospital.
Os vereadores santarenos Nélio Aguiar (PMN), Valdir Matias Júnior (PV), Marcela Tolentino (PDT), Henderson Pinto (DEM) e o vereador de Belterra Dr. Macedo, que representou na Tribuna os demais pares dos municípios visinhos, cobraram da secretária Silvia Comaru, transparência na gestão do Hospital e a regularização dos salários dos médicos e pediram que de três em três meses a Secretaria de Saúde do estado preste contas aos vereadores de Santarém e da região do dinheiro investido, detalhando em que e como está sendo gasto.  Os médicos Eric Jenings e Edson Filho, que atuam no Hospital Regional, bem como Emanuel Silva, que no ato representou a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém; Rodrigo Rodrigues, do Sindicato dos Médicos, pediram a volta imediata dos serviços hospitalares que foram paralisados em função da demissão dos profissionais que atuavam nessas áreas.
O deputado Alexandre Von (PSDB), cobrou o funcionamento pleno e imediato do Hospital Regional e repudiou a tentativa que segundo ele está sendo feita de municipalização do Hospital Regional, “já que a unidade hospitalar é destinada a atender um milhão de habitantes de 19 municípios da região.” Sugerindo em seguida que seja dada entrada com uma ação coletiva nos Ministérios Público Federal e Estadual, contra a Secretaria de Saúde do Estado e a Pró-Saúde, gestora do Hospital, caso a unidade hospitalar não funcione plenamente em breve. Por sua vez o deputado Carlos Martins (PT), que é médico sugeriu como solução para o funcionamento pleno do Hospital Regional a criação de um mecanismo junto à 9ª Regional de Saúde, que possa incluir os gestores municipais da região, da área de saúde e a sociedade como um todo através dos Conselhos municipais de saúde e assim seja companhada a atuação do Hospital no cumprimento dos serviços de um modo geral. O deputado Antonio Rocha (PMDB), cobrou da secretária Silvia Comaru o pagamento imediato dos médicos que atuam no Hospital. Pediu que o governo do estado fosse parceiro nos investimentos que permitem o funcionamento do Hospital Municipal, no que Silvia Comaru garantiu que estão sendo investidos cerca de R$ 4 milhões, na construção da nova unidade de urgência e emergência.
Foi o vereador Nélio Aguiar em sua fala, que contextualizou a crise por qual passa o Hospital Regional: “Esperamos muitos anos por esse hospital, ele é uma conquista nossa e o que está acontecendo hoje é um retrocesso”.

Piada de loira

A LOIRA NO ZOOLÓGICO!!!

Ao chegar perto da jaula do Leão, ela viu uma placa:
CUIDADO COM O LEÃO!
Mais à frente, outra jaula, outra placa:
CUIDADO COM O TIGRE!
Mais à frente:
CUIDADO COM O URSO!
Depois chega a uma jaula que está vazia e lê:
CUIDADO: TINTA FRESCA!
Desesperada, a loira corre aos gritos:
- O TINTA FRESCA FUGIU! O TINTA FRESCA FUGIU!!!!

Dunga chama Hulk e mais três novidades para amistosos

( as novidades de Dunga)

Quatro novidades e nenhum jogador que atua no futebol brasileiro. O técnico Dunga divulgou nesta terça-feira a lista de convocados para os últimos amistosos da seleção no ano, contra Inglaterra e Omã em novembro, com surpresas: o meia Carlos Eduardo (Hoffenheim), o atacante Hulk (Porto) e os laterais Fábio Aurélio (Liverpool) e Michel Bastos (Lyon) - foto(Globo Esporte).

Como era esperado, Dunga não chamou os jogadores que estão na reta final do Brasileirão. Para as partidas com Bolívia e Venezuela, pela última rodada das eliminatórias, Sandro (Internacional), Adriano (Flamengo), Miranda (São Paulo), Diego Tardelli (Atlético-MG), Diego Souza (Palmeiras) e Victor (Grêmio) foram convocados.
A partida contra a Inglaterra acontece no dia 14 de novembro, em Doha, no Qatar. Três dias depois, a seleção canarinho encara Omã, na capital do país do Oriente Médio, Muscate. A equipe se apresenta para os dois jogos em 11 de novembro.

Confira a lista de convocados
Goleiros -  Julio César (Inter de Milão), Doni (Roma);
Laterais - Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Fábio Aurélio Liverpool);
Zagueiros -  Luisão (Benfica),Juan (Roma),Naldo (Werder Bremen),Lúcio (Inter de Milão);
Meias - Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg), Ramires (Benfica), Felipe Melo (Juventus), Julio Baptista (Roma), Kaká (Real Madrid), Elano (Galatasaray), Alex (Spartak Moscou),Carlos Eduardo (Hoffenheim), Lucas (Liverpool),
Atacantes -  Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Hulk (Porto),  Robinho (Manchester City).

Charge da semana


Caim...Caim...Caim...Caim. Buáááá!!!
Lei autoriza cortes de repasses ao MST, diz Gilmar Mendes

Por: Mário Coelho

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (26) que a legislação obriga o governo a cortar subsídios para entidades que promovam invasões e ações violêntas. A declaração ocorreu após o ministro participar da abertura do 1º Congresso Nacional de Direito Agrário, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em São Paulo, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
"A lei manda que o governo suste os subsídios para entidades que promovem invasões e violências", disse Mendes, de acordo com a Agência Estado, após a abertura do I Congresso Nacional de Direito Agrário, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em São Paulo, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). "Não se trata de criminalizar o movimento agrário ou movimentos sociais."

Pantera se movimenta para partida dentro de casa


São Raimundo pode se consagrar no próximo domingo (1), na partida de volta contra o Macaé (RJ), pelo Campeonato Brasileiro da Série D. Isso porque a Pantera pode ser a primeira equipe do interior do Estado a ser campeã de uma competição nacional. Para isso, o clube já começa a se mexer para que o estádio Barbalhão se transforme em um verdadeiro alçapão para “engolir” os cariocas. Os ingressos para a partida já começam a serem vendidos na próxima quinta-feira (29).

Para levantar o caneco da Quarta Divisão, basta que o São Raimundo vença por um resultado simples de 1 a 0 ou até mesmo por 2 a 1. Sendo assim, a cidade já começa a viver o clima da decisão. O jogo do final de semana é o assunto mais comentado na Pérola do Tapajós, e no caso da consagração do Pantera, com certeza a cidade dançará o Sairé fora de época.
Os jogadores tinham chegada prevista na madrugada desta terça na cidade santarena. Um grupo de torcedores deveria recepcionar os já chamados de “heróis mocorongos”, que conseguiram fazer do alvinegro a única equipe paraense em estar em atividade desde o início da temporada, disputando o Parazão e a Série D. Por isso, é notório que o São Raimundo vai resgatando não só a moral do futebol estadual, mas também o orgulho de ser paraense.
“Estamos vivendo um novo momento do futebol do Estado. A expectativa para esse título do São Raimundo é grande entre todos que vivem em Santarém, e sabemos que esse será o sentimento de todos que estão no Pará. Os dois gols fora de casa nos credenciam a brigar pela taça da competição, e é por isso que nos estamos fazendo de tudo para não deixar essa oportunidade passar”, disse o diretor Alberto Tolentino, que apesar de não admitir, o clube deve pagar R$50 mil de premiação no caso da conquista do título.
E a diretoria do Pantera não perdeu tempo, e na manhã desta segunda se reuniu para fechar o valor dos ingressos para a decisão de domingo. As arquibancadas descobertas custarão R$15, as arquibancadas cobertas R$25 e as arquibancadas centrais estarão no preço de R$35. Será confeccionada a carga de 15 mil bilhetes, e é esperado um público total de 16 mil pessoas no Barbalhão.
Deu no Bola - Diário do Pará - Foto: Mário Quadros

Hospital Regional - Parte II

A Câmara Municipal de Santarém, será palco, logo mais às 9h30, de mais um round de explicações referentes aos desmandos no Hospital Regional do Baixo Amazonas, desta vez com a presença da Secretária Estadual de Saúde, Sra. Silvia Cumaru. Estarão presentes os três deputados locais: Carlos Martins, Alexandre Von e Antonio Rocha. Além de médicos, enfermeir(a)os, lideranças comunitárias, povo em geral. É a hora dos vereadores entenderam o que realmente está ocorrendo naquela unidade hospitalar com relação a diminuição dos atendimentos, demissões de servidores, etc...

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Desmatadores destroem floresta no interior do Pará


Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pará lidera o número de queimadas na Amazônia. Já são quase nove mil focos registrados este ano. Em muitos casos, fazendeiros e assentados ateiam fogo na mata para aumentar as áreas de pasto e de plantio.
Quando amanhece, as nuvens são de poeira. Pelo interior do Pará, os madeireiros não encontram dificuldades para transportar as toras retiradas da floresta. Não há fiscalização alguma.
Quando passam pelos postos do governo do Pará, os caminhões não são parados. Muitos não têm nem placas. Um motorista disse que tinha documentação da carga, mas o fiscal não apareceu: “Quem vai fiscalizar? Não tem ninguém aí. Vou embora”.
Quem denuncia o desmatamento costuma ser ameaçado de morte. É o que acontece em um conjunto de fazendas conhecidas como "Chumbo Grosso". É uma área de conflito, invadida por famílias que esperam pela reforma agrária.
Madeireiros e fazendeiros tentam expulsar os agricultores para ficar com as terras e a mata. Um lavrador se recusou a sair e quase foi morto por pistoleiros. “Quando chegaram, chegaram atirando e eu me escondi. Eles falavam que iam me matar, iam arrancar a minha cabeça”, relata.
Segundo a associação de moradores, pelo menos 230 famílias vivem na área e o clima de tensão é permanente. Durante a noite, parte da madeira é retirada ilegalmente da fazenda. Os caminhões utilizam uma estrada rural para levar as toras até as serrarias.

Copaíba e andiroba: importantes anti-inflamatórios

O Brasil realiza mais de 600 mil cirurgias plásticas por ano, sendo a maioria para procedimentos estéticos de aumento de mama. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em pesquisa realizada pelo instituto Data Folha, de setembro de 2007 a agosto de 2008. Dentre as reclamações mais comuns, decorrentes do implante de silicone, estão a inflamação acentuada na região da cirurgia, tornando-se fundamental a administração de anti-inflamatórios durante o processo.
Uma pesquisa realizada por alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) avaliou se a administração do óleo da copaíba e da andiroba, conhecidas ervas medicinais muito utilizadas na região amazônica e com propriedades anti-inflamatórias, poderiam ser utilizadas como agentes na diminuição do processo inflamatório causado após o implante de silicone. O resultado do trabalho, referente à iniciação científica PIBIC/CNPq foi apresentado este mês durante o I Seminário de Iniciação Científica da Uepa, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
“Quando acontece a retração do tecido fibroso que envolve o implante, a paciente sente enorme dor, além da deformidade da mama, o que faz com que algumas pacientes necessitem passar por nova cirurgia. Nosso objetivo, durante a pesquisa, era utilizar plantas medicinais da região, viabilizando futuramente inclusive um tratamento de baixo custo”, diz Victor Gonçalves, bolsista participante da pesquisa.
A análise revelou que a copaíba, administrada por via oral, mostrou-se muito mais eficiente na diminuição do processo inflamatório e fibrose, o que deve servir de base para que estudos mais avançados possam ser desenvolvidos na área. O objetivo dos pesquisadores é utilizar a copaíba de forma preventiva, para evitar a ação inflamatória decorrente do implante. O estudo foi realizado no laboratório de Cirurgia Experimental da Uepa, sendo utilizados 35 ratos fêmeas-adultas, divididos em cinco grupos, associados ou não à administração dos óleos.

ÓLEOS
Na Amazônia, o óleo de copaíba é utilizado para fins diversos, que vão desde tratamentos contra caspa e dermatites, até problemas gástricos e bronquites. Além de ser usado como anti-inflamatório, a copaíba também tem propriedades diuréticas, expectorantes, desinfetantes, e estimulantes. É utilizada como combustível para clarear a escuridão da noite, substituindo a função do tradicional óleo diesel nas lamparinas. Na indústria, esse óleo pode ser usado para fabricação de vernizes, perfumes, farmacêuticos e até para revelar fotografias. Já a andiroba costuma ser utilizada para fricção sobre tecidos inflamados, tumores e distensão muscular, além de sua utilização como repelente. Sua cascas e folhas também são utilizadas em chás contra reumatismo, tosse, gripe, pneumonia e até depressão. Recentemente, descobriu-se que as velas feitas com andiroba repelem o mosquito que transmite a dengue. (Diário do Pará)

Falta segurança em Alter do Chão...

O vereador Erasmo Maia, foi enfático ao afirmar que a comunidade de Alter do Chão não se sente segura, com o apoio que as policias Militar e Civil estão dando atualmente aos moradores da vila.
O parlamentar afirmou que o 3º Batalhão de Policia Militar em Alter do Chão não tem carro. Qualquer fato que aconteça e que precise de um carro, a Policia Militar tem que emprestar de alguém, o próprio administrador da vila oferece o seu veículo, no que o vereador considera uma situação complicada, para uma localidade que, principalmente nesta época de verão, tem um trânsito muito grande de pessoas de Santarém e outras regiões do país.
Com relação à manutenção dos policiais militares na vila de Alter do Chão, Erasmo Maia considera ser um caso sério, deixando claro que a comunidade não está suportando manter diariamente a guarnição de quatro policiais. Disse que na busca de solução para o problema, solicitou audiência com o comandante do 3º Batalhão de Policia Militar, ele representando a Câmara, junto com lideranças da localidade, solicitando um carro para o serviço da PM em Alter do Chão e ao mesmo tempo pedindo da prefeitura, para que possa contribuir com a alimentação da guarnição dos policiais.

PEC 300 - Foi tema de sessão na Câmara de Santarém



A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 300), que tramita no Congresso Nacional e se aprovada vai permitir a isonomia salarial dos policiais da Policia Militar e Corpo de Bombeiros de todo o país aos do Distrito Federal e que tem como slogan “Eu acredito”, foi tema da Sessão especial da Câmara de Santarém, na manhã desta segunda-feira, 26, solicitada pelo vereador Reginaldo Campos (PSB), que também é militar.
Compondo a mesa dos trabalhos o comandante do 3º BPM, coronel Mafra; comandante do Corpo de Bombeiros, Major Tavernar; representante do Comando de Policia Regional I, Major Mardock; coordenador do movimento em favor da PEC 300 em Santarém, sargento Clodoaldo; representante da Associação dos Militares do Oeste do Pará, sargento Nascimento; representante dos Cabos e Soldados, Cabo Lavor e representando os policiais militares na reserva o subtenente Nina.
Todos os convidados que fizeram parte da mesa executiva da sessão, tiveram oportunidade de se pronunciar e foram unânimes em solicitar o apoio irrestrito de todos os vereadores.
Estes, por sua vez, automaticamente manifestaram total apoio, não só com suas participações na marcha em favor da PEC 300 que será realizada no dia 31 de outubro, com saída da Praça Tiradentes e Chegada na Praça do Pescador, como também prometeram motivar os deputados federais de seus partidos com representação na Câmara Federal, para que votem em favor da aprovação da PEC 300. Mais que isso, todos os 14 vereadores, assinaram um requerimento de autoria do vereador Reginaldo Campos endereçado ao presidente Luis Inácio Lula da Silva, governadora Ana Júlia Carepa, ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer e ao Ministério da Defesa, solicitando apoio para a aprovação da PEC 300.
Com as galerias tomadas por policiais da Policia Militar e Corpo de Bombeiros, o vereador Reginaldo Campos (PSB), se pronunciou em nome do Poder Legislativo e disse na Tribuna que a Câmara através da sessão especial, manifestava publicamente o apoio à aprovação da PEC 300, que em seu entendimento é instrumento de garantia de melhor segurança pública em todo o país.O vereador destacou a união, não só em Santarém, mas em todo o Brasil dos policiais da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros. Observando também o que ele identifica como “apoio imprescindível”, a participação das esposas dos policiais militares, na luta pela aprovação da PEC 300.

ENERGIA

O Governo Federal quer construir a usina de Belo Monte, porém, a energia que é nossa de Tucurui, é a mais cara do Brasil para os pobres paraenses. E mesmo assim, a Governadora quer que empresários de outros Estados venham investir no Pará. Ela primeiramente deveria incentivar os empresários do Pará e não inventar o ICMS Antecipado, bem como reduzir o preço da energia. Aí sim, o progresso vinha rápido. Mas acredito que tudo isso é para não sair o Estado do Tapajós. ( deu no Bocão)

Fisioterapia é o curso mais concorrido na UEPA.

Fisioterapia é o curso com maior concorrência nos Processos Seletivos 2010 da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Com 1.750 inscritos no Processo Seletivo (Prosel), o curso ficou com uma média de 87,50 candidatos para 20 vagas. Já no Programa Ingresso Seriado (Prise), a maior concorrência também ficou para o curso de fisioterapia com uma média de 10,20 candidatos, sendo 204 inscritos para 20 vagas. Este ano, mais de 67 mil candidatos concorrem as 2.536 vagas distribuídas entre os 19 cursos de graduação da universidade nos cinco campi da capital e nos 15 núcleos do interior, nas áreas de educação, saúde e tecnologia em todo o Pará, sendo assim a universidade estadual mais procurada da região Norte. No Prosel, os cursos de engenharia ambiental e design ficaram com os segundo e terceiro lugares na concorrência, com uma média de 69,30 e 46,10 candidatos por vaga, respectivamente. Já no Prise, o segundo mais concorrido, também ficou para o curso de Engenharia Ambiental, com 8,55 candidatos, e Tecnologia agroindustrial com habilitação em Alimento ficou em terceiro com 8,50 candidatos por vaga.

Com gol de Adriano, Fla vence e esquenta briga pelo título

Rio - O Flamengo entrou de vez na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, mesmo fora do G-4 até então. Neste domingo, o time rubro-negro derrotou o Botafogo por 1 a 0, com um gol de Adriano - fato corriqueiro nos jogos da equipe -, e fechou a rodada a três pontos do líder Palmeiras, na quinta colocação, e a um de ingressar na zona de classificação à Libertadores.


Notícias de hoje...

Jader - Líder em audiência 


A informação saiu no próprio Diário do Pará, que pertence ao grupo RBA de Comunicação, de Jader Barbalho. Uma pesquisa Ibope concluída no fim de setembro revelou que a rádio FM mais ouvida de Belém é a 99 FM, de Jader, com 33% de share, e a AM mais ouvida é a Radio Clube AM, também de Jader, com 51% de share. Não é só: e o jornal mais lido no estado? O Diário do Pará, também de Jader, que há quase três anos desbancou o tradicional O Liberal. A propósito, as duas rádios são líderes há 11 anos.



79% de “ótimo” e “bom”

Pesquisa do Ibope saída do forno no Rio de Janeiro revelou: o governo Lula está nos céus no estado. Tem 79% de “ótimo” e “bom”, segundo os fluminenses. Sergio Cabral ficou com 48% de “ótimo” e “bom”. Na comparação com o percentual de Lula pode parecer que o resultado de Cabral é medíocre. Não é.
A pesquisa foi realizada depois da vitória olímpica do Rio de Janeiro e antes da queda do helicóptero, abatido pelos traficantes.

Reza forte


A cúpula da campanha de Dilma Rousseff está muito atenta às eleições internas do PMDB e seus olhos estão voltados sobretudo para um diretório: o de São Paulo. Os governistas acham que há alguma chance (e torcem muito por ela) de Orestes Quércia sair derrotado no diretório estadual e avaliam que se isso ocorrer a aliança atingirá em cheio o coração da campanha tucana.

Guerra e paz


A CBF ensaiou uma briga com a Globo quando Ricardo Teixeira disse que gostava da ideia de que os jogos do Brasileirão passassem para o horário das 19 horas - o que atrapalharia completamente a grade de programação noturna da Globo. Motivo da estocada: Teixeira se incomodou com ofertas financeiras que Marcelo Campos Pinto, executivo da Globo, fez aos clubes para que eles topassem mudar a fórmula do Brasileirão - a Globo quer o fim do campeonato de pontos corridos. Mas a paz foi selada num almoço na terça-feira entre Globo e CBF. Nada vai mudar. Fica tudo como está.

O preferido do DEM e do PPS


A maioria dos deputados dos dois principais partidos aliados do PSDB quer José Serra como candidato à Presidência da República. A conclusão é de uma pesquisa inédita realizada entre terça e quinta-feira passadas pela consultoria Arko Advice com 61 deputados (49 dos 56 deputados do DEM e doze dos treze parlamentares do PPS). Dos ouvidos, 57% acham que o candidato tem de ser Serra. Os que preferem Aécio Neves somam 32%. Serra é o preferido inclusive quando se olha somente o DEM (55%), apesar da forte campanha do presidente do partido, Rodrigo Maia, em favor de Aécio.

O CANDIDATO NATURAL DO PT AO GOVERNO DE SP É MALUF?

Segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Por: Reinaldo Azevedo

Eu ainda aposto que Ciro Gomes acaba candidato da base aliada ao governo de São Paulo. Afirmo isso desde quando ele descartou peremptoriamente a possibilidade. Tá bom, gente, oK, eu sei que não é nenhuma ousadia apostar no contrário do que diz Ciro Gomes…
Isso dá conta, já escrevi também, da situação miserável em que se encontra o PT de São Paulo. A verdade é que não tem candidato. E, se vocês pensarem bem, tem nome de peso em poucos estados. Para a Presidência, cargo mais importante, Lula teve de inventar uma candidatura. Mas deixo isso para depois. Volto a Ciro.
Pô, se o presidente Lula e parte do PT se mostram dispostos a apoiar um “nome da base” no Estado, mesmo não sendo do PT, eu pergunto: “Por que não Paulo Maluf?” Convenham que seria mais legítimo. Vejam bem:
- Sei que os eleitores de Maluf não veriam com bons olhos a aproximação com o PT em razão de restrições éticas; mas, com o tempo, eles acabariam se acostumando;
- Maluf é adversário dos tucanos;
- Maluf já apoiou antes um nome do PT contra o PSDB - foi na disputa para a Prefeitura que elegeu José Serra, em 2004;
- Se a gente soltar Maluf na avenida Aricanduva, ele consegue chegar em casa. Ciro não conseguiria ainda que tivesse uma residência em São Paulo;
- Maluf tem um temperamento mais dócil; vai que Ciro decida descer do palanque, em Cidade Tiradentes (ele ainda vai saber onde fica), e partir para cima dos manifestantes num daqueles seus rompantes de coronel macho, como já fez na cidade de Carnaubal, no Ceará… Não que meu lado cínico não recomendasse: “Vai lá, Ciro, bate neles!!!”
E o argumento mais forte é este: não há nenhuma incompatibilidade ética entre Maluf e os petistas. Não há nada que Maluf faça de modo um tanto amador e personalista, quase romântico, que os petistas não façam de maneira profissional, metódica e sem deixar rastros.
Há quem diga que Paulo Maluf não se misturaria com tipos como José Dirceu. Bobagem. Seria o que a química chama de “mistura homogênea”.

3 x 2: Macaé bate São Raimundo na Série D


O São Raimundo levou a pior contra o Macaé no jogo disputado na tarde desde domingo (25) no Estádio Raulino de Oliveira. O placar ficou em 3 a 2 para o time do Rio de Janeiro. A partida era a primeira da final da Série D do Brasileirão. O time de Santarém é o único paraense no campeonato.

O São Raimundo abriu o placar aos 20 minutos, com Rafael Oliveira. O Macaé começou a virada aos 32, com um gol de cabeça de André Gomes. Depois a rede do São Raimundo balançou duas outras vezes, Otávio marcou o seu aos 21 min do segundo tempo e Anderson aos 41.
Quando todos pensavam que o placar já estava fechado, uma falta na área do Macaé, aos 50 min, permitiu que Michel marcasse o último do São Raimundo. O jogo de volta acontece no próximo domingo em Santarém, na grande decisão do certame brasileiro - Série D. Uma simples vitória dá o título ao Pantera Santareno.(Diário Online)

DÁ-LHE MENGÃO!


O Flamengo depende de si mesmo para entrar no G-4 na 32ª do Brasileirão. Basta vencer o Barueri, na próxima quarta-feira, que ele estará automaticamente entre os quatro primeiros colocados da competição. Isso porque São Paulo e Internacional, que têm 52 pontos, se enfrentarão no Morumbi, e qualquer resultado é satisfatório. Caso o confronto termine empatado, o Rubro-Negro pula para a vice-liderança, mas terá que torcer por um tropeço do Atlético-MG diante do Fluminense, na quinta-feira, para se manter na posição. Se o Galo vencer o Flu, o Fla fica em terceiro na classificação com 54 pontos.

domingo, 25 de outubro de 2009

Botafogo e Flamengo fazem nova 'decisão'. Desta vez no Engenhão


Nos últimos anos, Botafogo e Flamengo se acostumaram a protagonizar jogos decisivos. Em 2007, 2008 e 2009, as equipes decidiram o Campeonato Carioca, proporcionaram aos torcedores duelos emocionantes, e a rivalidade ganhou uma proporção ainda maior - com vantagem para o Rubro-Negro, que neste período conquistou o seu quinto tricampeonato estadual. E o clássico deste domingo, às 18h30m, no Engenhão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, também ganhou contornos de decisão.
LEIS DA ATRAÇÃO (COISAS QUE SE ATRAEM SEM ESFORÇO NENHUM):


Olhos e bunda
Pobre e funk
Mulher e vitrines
Homem e cerveja
"Chifre e dupla sertaneja"
Carro de bêbado e poste
Tampa de caneta e orelha
Moeda e carteira de pobre
Tornozelo e pedal de bicicleta
Leite fervendo e fogão limpinho
Político e dinheiro público
Dedinho do pé e ponta de móveis
Camisa branca e molho de tomate
Tampa de creme dental e ralo de pia
Café preto e toalha branca na mesa
Dezembro na Globo e Roberto Carlos
Sextas-feiras e cervejaaaaaaaaaaaaaaaaa
Chuva e carro trancado com a chave dentro
Dor de barriga e final de rolo de papel higiênico
Bebedeira e mulher

Luciano Huck grava na selva de Santarém do Pará

Luciano Huck está se revelando um `twitteiro´ de primeira. Nem no meio da selva, ele consegue ficar longe de seu miniblog!
O amado de Angélica, que foi gravar uma matéria para o Caldeirão do Huck (Globo) no Pará, fez questão de deixar os internautas a par de tudo que estava acontecendo:
"Em Santarém, primeira vez no Pará. Hoje, vou visitar os projetos da ONG Saúde e Alegria. Amanhã, gravo para o Caldeirão. Calor"! Fazendo uma transmissão mais do que simultânea, Luciano não poupou os detalhes e fez questão de ressaltar sua admiração pela beleza dos lugares pelos quais passou, em seu twitter.
"Sigo em Alter do Chão, no Pará. Ontem, fui a várias comunidades à beira do Tapajós. É um canto da Amazônia, lindo! Selva + areia branca", escreveu Luciano.
Surpreso, o apresentador ressaltou o fato de o sinal da internet funcionar em um lugar tão afastado.
"Aonde chegamos! Twittando de Belterra, interior do Pará, no meio da Amazônia. Inacreditável! Vivo bombando na Floresta".

Aline Moraes faz ensaio sensual para grife


Com um corpo desejado por milhares de mulheres, a atriz Alinne Moraes, a top Luciana em Viver a Vida, participou nessa semana de uma sessão de fotos para a campanha de inverno 2010 da grife de lingeries Un.1.
Linda e revelando um shape perfeito, nos seus 53 kg e 1,74 m de altura, ela posou para as lentes de Gui Paganini em um estúdio de São Paulo. Em recente entrevista, Alinne afirmou que é magra por natureza, mas que consegue manter a boa forma por meio de aulas diárias de balé. (Terra)

O leão está vivo - São Francisco 13 x 1 Amparo. É verdade!



Foi um trem bala! Foi um terremoto! Não simplesmente foi o São Francisco ( O LEÃO ESTÁ VIVO!) que impiedosamente goleou a equipe do Amparo por 13 x 1, na aberrtura da primeira rodada do 2º turno do certame santarenmo de futebol, o Leão que já conquistou o 1º turno. Foi um massacre do Leão, que marcou o primeiro através de Rodrigão. Logo em seguida pênalti para o Amparo o que empatou o jogo. Parecia uma partida equilibrada, mas foi aí que o São Francisco começou a goleada. Neguinho marcou o segundo. Petrolino o terceiro. Rodrigão o quarto gol, o quinto, o sexto e o sétimo do leão. Com tantos gols a artilharia do campeonato ficou com o Leão Azul. Daí pra frente até o décimo terceiro, só deu São Francisco no jogo. A goleada mostrou que o time, campeão do 1º turno, realmente mereceu a taça de campeão, que foi entregue pelo secretário de governo, Inácio Correa ao capitão do time azulino. ( foto do Portal Tapajós)

TORNEIO DE PESCA EM SANTARÉM - INSCRIÇÕES ABERTAS‏

A temporada de pesca ao Pacú no Rio Tapajós em Santarém/Pa., já começou. Os interessados em participar da temporada de pesca, favor confirmar seus dados encaminhando inscrição com todos seus dados pessoais, ao e-mail abaixo. Após a inscrição via e-mail, receberão um boleto do Bradesco, a fim de que a inscrição seja formalizada.Os 05 melhores pescadores receberão prêmios como abaixo:
1º Lugar: Uma lancha de 12 pés em aluminio, com motor Marinner 150
2º Lugar: Uma Pick Up, FORD Explorer mecanica
3º Lugar: Uma Passagem ida x Volta ao mar cáspio com inscrição ao torneio de pesca internacional, hospedagem e refeições totalmente pagas
4º Lugar: Uma passagem ida x volta ao Pantanal no Mato Grosso com tudo pago, incluindo a inscrição para participar do torneio de pesca nacional
5º Lugar: Dois conjuntos completos para pesca com varas, anzois, iscas,molinetes, puças, redes, etc...

INTERESSADOS EM PARTICIPAR DA TEMPORADA DE PESCA, FAVOR ENVIAR INSCRIÇÃOAO MEU EMAIL ABAIXO
Jorge CavalléroE-mail:jorge.cavallero@gmail.com
E-mail:jcavallero@oi.com.br
E-mail:cavallero.jorge@hotmail.com
Celular:(92) 9225-5965 / (92) 8225-3033

Macaé tenta melar transmissão do jogo

Segundo informações da capital do estado a TV Cultura está praticamente  impedida de transmitir o primeiro jogo da decisão da Série "D" entre Macaé(Rio) x São Raimundo(Pará) direto da Cidade de Volta Redonda. Dirigentes do Clube Macaé não autorizaram o direito de imagem para que a TV Cultura pudesse transmitir o jogo São Raimundo e Macaé por falta de acordo entre as partes. Em Santarém a partida estava sendo anunciada pela TV Ponta Negra a partir das 16 hs. Vamos aguardar pra ver o que acontece.

Convenção do PMDB

Neste exato momento no Plenário da Cãmara Municipal de Santarém tem início a Convenção do PMDB, para eleger seu novo quadro diretor. O panorama indica que o deputado Antonio Rocha será aclamado pra mais um mandato a frente do Diretório do Partido em nossa região.
Na ordem do dia:
Eleição por voto direto e secreto, dos membros titulares e suplentes do Diretório Municipal, da Comissão de Ética e Disciplina, suplentes à convenção estadual. Após a realização da convenção, o novo diretório se reunirá às 18h00 sob a presidência do membro efetivo presente, mais idoso, para eleger a Comissão Executiva Municipal, conselho fiscal e respectivos suplentes.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

De Lula-lá a Pilatos


Lula prova na entrevista que não entende o papel da imprensa numa sociedade democrática, quando afirma: "Não acho que o papel da imprensa é fiscalizar. O papel é informar." Ora, claro que a imprensa tem que fiscalizar. O Lula diz que quem tem que fiscalizar são os tribunais de contas, a corregedoria, "um monte de coisas". Ora, a imprensa tem que fiscalizar inclusive esses órgãos fiscalizadores! Lula é um bom presidente, mas tem uma visão muito autoritária e atrasada da imprensa. (Da redação)

Lição de vida...

Era uma vez um pardal cansado da vida....
Um dia, resolveu sair voando pelo mundo em busca de aventura.
Voou até chegar numa região extremamente fria e foi ficando gelado até não poder mais voar e caiu na neve. Uma vaca, vendo o pobre pardal naquela situação, resolveu ajudá-lo e cagou em cima dele.
Ao sentir-se aquecido e confortável, o pardal começou a cantar.
Um gato ouviu o seu canto e foi até lá, retirou-o da merda e o comeu....

MORAL DA HISTÓRIA:
1)Nem sempre aquele que caga em cima de você é seu inimigo;
2) Nem sempre quem tira você da merda é seu amigo;
3) Desde que você se sinta quente e confortável, mesmo que esteja na merda, conserve seu bico fechado, pois, passarinho que esta na merda não canta!!!

CNBB rebate Lula e diz que Cristo não fez aliança com fariseus


O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, afirmou na quinta-feira (22) que Jesus Cristo não fez aliança com fariseus. A declaração é uma resposta direta ao presidente Lula.
O petista afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que “se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas participasse de votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão”.
O religioso classificou fariseus como "pessoas que parecem uma coisa por fora, mas por dentro são outra".
Ao saber do conteúdo da entrevista de Lula ao periódico paulistano, dom Dimas foi irônico: "Nossa, a coisa está tão ruim assim?" As declarações de secretário-geral da CNBB ocorreram durante uma entrevista após o lançamento de uma campanha para estimular os católicos a fazer o teste de HIV e de sífilis.
A oposição também criticou a metáfora de Lula. “Ele realmente expôs a maneira como ele realmente trabalha em política. A única comparação que não é compatível é ele querer representar a figura de Cristo, ao contrário”, afirmou o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), à Agência Brasil.

Há motivos para comemorar o céu claro na Amazônia?


Entre os meses de agosto e setembro é temporada de queimadas na Amazônia. A fumaça dos incêndios causados pelos produtores para “limpar” o terreno para áreas de cultivo e de pastagem cobre os céus da região. De acordo com a pesquisa do cientista Omar Torres, da Universidade Hampton, nos Estados Unidos, as queimadas caíram drasticamente na Amazônia de 2007 para 2008, como mostram as imagens acima. Será que isso é uma boa notícia?
Torres e sua equipe usaram imagens do satélite Aura, da agência espacial americana, Nasa, para fazer as análises. Eles mediram a quantidade de material particulado no ar, resultado das queimadas. Ao sobrepor esses dados ao o que estava acontecendo na região em cada época, é possível perceber que o clima e o preço da soja ainda influenciam bastante no tamanho da área desvatada.
Em 2005, quando houve a maior concentração de material particulado no ar, a Amazônia enfrentou a pior seca em décadas, o que tornou a floresta altamente inflamável. A diminuição dos incêndios em 2006 seria uma consequência da queimada recorde em 2005 (não sobrou muito para queimar). Em 2007, com a alta do preço da soja e da carne no mercado internacional, as queimadas atingiram um novo pico (Leia a matéria de ÉPOCA). À queda do ano passado, os especialistas atribuem a diminuição do preço do commodities no mercado internacional e o aumento da fiscalização na região. Resta saber qual deste dois motivos terá uma influência maior nos próximos anos.
(Marcela Buscato - Blog Época)

Carlos Martins vai à Brasília participar de audiência com o INCRA


No início desta semana o deputado estadual Carlos Martins (PT) esteve em Brasília, ao lado dos deputados federais Paulo Rocha (PT) e Zé Geraldo (PT), e representantes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Oeste do Pará, Maria Rosa Almeida da FETAGRI – BAM, Pedro dos Santos da FETAGRI – Transamazônica e Xingu, e representantes de 99 assentamentos, onde participou de uma reunião com a diretoria do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com o presidente do Instituto, Rolf Hackbart, e Raimundo Lima, diretor de programas. Estiveram presentes ainda, representantes do ICMBio e FUNAI
No encontro, foram realizadas negociações baseadas na pauta de reivindicações expressas no Manifesto pela Reforma Agrária. Os segmentos representados reivindicam a resolução das questões que impedem a liberação de alguns assentamentos no Estado do Pará, e melhorias na infraestrutura.

PMDB E DEM PRA GOVERNO DO PARÁ?


Segundo informações de fonte segura na capital do Estado ao Blog, praticamente confirma a união que está sendo costurada há tempos,para o pleito ao governo do Estado, ano que vem.

Nosso informante nos repassou que Jader lhe confirmou que será mesmo candidato a governador, desfazendo a aliança com o PT para o próximo pleito. O manda chuva do PMDB no Estado também salientou que está tudo certo para que o seu companheiro de chapa saia dos DEMOCRATAS, sendo o nome do deputado federal Vic Pires Franco dado como certo. Na próxima semana, em Brasília, serão detalhados os últimos acertos dessa cartada política. Que sem dúvida será um tiro certeiro nos petistas. Será? Vamos aguardar pra conferir essa orquestração de Jader Barbalho.

Projeto Curauá está em expansão na cidade de Belterra

Na manhã da última terça-feira (20) o prefeito de Belterra, Geraldo Pastana, reuniu com o diretor da Pematec Triangel, Alberico Pasquetto, o coordenador da Emater daquele município, Elton Ferreira, e Cristovam Sena da Emater Santarém, para discutir ações que promovam a expansão da cultura do Curauá nas comunidades de Belterra.
O Curauá foi implantado há dois anos na Comunidade de Chibé no quilômetro 92 da BR-163 e teve grande aceitação entre os produtores. Com um financiamento (DRS) do Banco do Brasil, 14 famílias iniciaram o Projeto e este ano já começaram a fornecer fibras à Pematec, sendo entregues a partir de julho mais de cinco toneladas, movimentando mais de 20 mil reais na comunidade.
Com o presente sucesso do Curauá em Chibé, outras comunidades circunvizinhas procuraram a Prefeitura de Belterra para participar do Projeto. Desta forma, surgiu a necessidade de ser realizado um Dia de Campo no próximo dia 07 de novembro na Comunidade de Chibé que envolverá principalmente as comunidades de São Jorge e Nazaré. O objetivo desta ação é criar um pólo de plantação de Curauá em Belterra, centralizando os projetos nestas três comunidades.
O prefeito Geraldo Pastana garantiu apoio ao evento, bem como anunciou melhorias em infraestrutura no ramal de acesso destas comunidades. Os técnicos da Emater serão responsáveis pelas exposições técnicas aos produtores. O Banco do Brasil será convidado para acompanhar os projetos de financiamentos e oferecer as linhas de créditos mais adequadas. E a Pematec estará presente para garantir a compra da produção de fibras feita pelas novas famílias de Belterra.

Assessoria de Comunicação
Pematec Triangel do Brasil
Unidade Santarém - Pará

Imperador apresenta a nova imperatriz

Sorte no jogo, mais ainda no amor. Adriano avisa às interessadas: está namorando. O Imperador assumiu há três semanas o relacionamento com a estudante gaúcha Cassia Menega, de 22 anos.




Adriano apresenta a nova imperatriz: a gaúcha Cassia Menega, de 22 anos - Atacante do Flamengo revela que a estudante o fez encontrar o caminho certo, e 'assumir algo mais sério' no futuro já está nos planos do camisa 10
Sorte no jogo, mais ainda no amor. Adriano avisa às interessadas: está namorando. O Imperador assumiu há três semanas o relacionamento com a estudante gaúcha Cassia Menega, de 22 anos.
Os dois se conheceram em Porto Alegre após a partida do Flamengo contra o Internacional. Natural de Cachoeirinha, Cássia faz faculdade de administração, e a família é dona de uma loja de acessório para carros no Rio Grande do Sul.
Em agosto, o jogador revelou que estava à procura de uma mulher para "sossegar". Pelas palavras dele, encontrou.
- A Cassia me passsa muita tranquilidade, me deixa em paz para jogar e está ajeitando a minha vida. Espero que nosso relacionamento tenha um belo futuro para que possamos assumir algo ainda mais sério - disse Adriano ao GLOBOESPORTE

Embaixadores da União Européia visitam Santarém

Na madrugada desta quinta-feira (22/10), chegará a Santarém uma comitiva integrada por embaixadores da Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Polônia, Eslováquia, Reino Unido e União Européia, países que compõem a União Européia. A delegação que chegou hoje ao Pará com objetivo de conhecer a realidade socioeconômica e o setor produtivo do estado, participará amanhã em Alter do Chão e na comunidade de Urucureá de uma programação que está sendo organizada pela prefeitura, através das secretarias de Governo (SEMG) e Educação (SEMED).
A recepção à comitiva será feita às 10h na Escola da Floresta pela prefeita de Santarém, Maria do Carmo e pelo representante do governo do Estado, Jorge Yared, diretor-presidente do IDEFLOR. Às 10h15, os embaixadores concederão entrevista coletiva à imprensa local e depois seguirão de barco, para Urucureá, na região de rios do município, para conhecer o modo de vida e os processos produtivos desenvolvidos pela comunidade. Às 16h, a comitiva retorna a Alter do Chão e depois segue para o aeroporto, com destino a Belém.
(Ascon _PMS)

COLUNA DO THOMPSON MOTA

( A melhor coluna social/politica/lazer e entretenimento do Estado do Pará)

CAMPANHAS
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) está à frente de duas importantes campanhas a serem realizadas nesse final de semana em Santarém: Uma, de educação no trânsito, e outra, de combate à raiva animal. A primeira (Educação no Trânsito: pela saúde, pela vida), ocorrerá nesta sexta-feira, 23 de outubro na Av. Fernando Guilhon, em frente à escola municipal Ubaldo Corrêa, de 8h as 11h, e consistirá em uma blitz educativa visando a redução de acidentes. A segunda campanha será no sábado, 24 de outubro, e terá como foco a vacinação anti-rábica de cães e gatos, no horário 08h às 17h, nos postos de vacinação espalhados pelo município, com o objetivo de combater a raiva animal.

DETRAN
O Pará é o terceiro Estado a implementar o uso das impressões digitais na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O projeto Dstran-Digital está em vigor desde o dia 20 deste mês e promete ser uma forte estratégia para evitar fraudes do documento. Até o inicio da semana mais de 1,5 mil usuários já se submeteram ao novo sistema, que abrange também a renovação e mudança de categoria da CNH. Segundo o diretor de Unidades Regionalizadas do Detran, Carlos Valente, o processo de identificação por Biometria, com o emprego das digitais vai impedir o uso de dados pessoais falsos ou roubados ao longo do processo de emissão, incluindo as etapas do exame médico, psicotécnico, teórico e teste de transito. No momento do cadastramento são capturadas a imagem da pessoa, a assinatura digital e as digitais dos dois polegares e dos dedos indicadores. Para cada exame que for feito, a identificação será pelas digitais, explicou o diretor. O sistema de Biometria é usado pelo FBI (Federal Bureau of Investigation), dos Estados Unidos, possuindo a margem de acerto em cerca de 99,9%, garantiu Carlos Valente. Além do Pará, usufruem desta tecnologia apenas os Estados do Paraná e Rio de Janeiro.
CONVITE
VIII Encontro Nacional dos Dirigentes de Graduação das IES Particulares – Rede DGP, uma realização conjunta Funadesp e Faculdades Alves Faria-ALFA, cujo Tema Geral é: Qualidade da Graduação em Tempos de Mudança. O evento acontece dias 29 e 30 de outubro de 2009, na Cidade de Goiânia, Estado do Goiás. Professor Hélvio Moreira Arruda, Diretor Geral das Faculdades Integradas do Tapajós – FIT é membro do Comitê de Articulação da Rede DGP.
TV CHINESA
Ainda em missão diplomática na cidade de Chengdu, no sudoeste da China, capital da província de Sichuan, o vice-governador do Estado do Para, Odair Corrêa, foi convidado para uma entrevista, no inicio da semana, pela SCTV (Sichuan Television), emissora da cidade que tem cerca de 4,6 milhões de habitantes. O convite da SCTV ocorreu apos a repercussão do discurso de Odair Corrêa durante a abertura da 10ª. Feira Internacional de Economia e Negócios do Oeste da China, com a assinatura do acordo de ampla cooperação bilateral em todas as áreas de atividades econômicas, sociais e culturais, entre o Estado do Pará e a Província de Sichuan.
NOTA DE PESAR- Manifesto meu pesar pelo falecimento, na última segunda-feira (19), do jornalista Antonio Carlos da Silva Gouvêa Jr., cinegrafista da TV Liberal, empresa onde atuava há 32 anos. Nascido em 1958, Gouvêa Jr., como era chamado pelos colegas de trabalho, era casado com a jornalista Leni Sampaio, funcionária da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). Ele deixa um casal de filhos. No último final de semana, ele foi internado em hospital particular, quando teve um diagnóstico de pancreatite em estado avançado. Na manhã da segunda-feira (19), sofreu uma parada cardíaca. Trabalhamos juntos durante 14 anos, estendo minhas condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho.
BAILE - Nesta sexta-feira (23.10) tem o Super Baile da Saudade no Fluminense. Uma noite especial de total romantismo com Milton & Milena. Imperdível, é casa cheia. Ambiente tranqüilo para as pessoas de alta sensibilidade, essa você não pode ficar de fora. O Fluminense está agora sob nova e dinâmica administração. Atendimento de primeiríssima qualidade. Confira, o encontro está marcado.
EDUCAÇÃO - Levantamento realizado a partir de informações do Ministério da Educação (MEC) mostra que os professores da rede básica de educação de 16 estados recebem salário inferior à média nacional, de R$ 1.527 mensais. O professor de Pernambuco é o profissional que recebe a pior remuneração: R$ 982. Os professores do Distrito Federal são os mais bem remunerados – R$ 3.360, mais que o dobro da média brasileira. O Brasil tem 1,7 milhões de professores na rede básica de ensino. Pobres mestres brasileiros, com exceção de Brasília, é claro.
MOTINHAS
Aniversaria nesta sexta-feira (23), o universitário do curso de Administração na FIT, Sávio Symon Corrêa. Recebe abraços de parabéns de familiares e uma legião de amigos. XX A governadora Ana Júlia Carepa sancionou as Leis Nº 7.314/2009, que declaram como Patrimônio Cultural e Artístico do Estado a Cerâmica Tapajônica de Santarém e a Lei Nº 7.316/2009, que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial as Cuias Pintadas de Santarém. Ambas foram iniciativas do Deputado Estadual Carlos Martins (PT). XX Pesquisa encomendada pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) mostra que mais da metade dos parlamentares entrevistados são contrários qualquer mudança na legislação do aborto. De acordo com o levantamento, 57% dos congressistas ouvidos manifestaram-se contra a qualquer tentativa de mudança na lei para permitir a interrupção da gravidez. XX Grande Advogado Eduardo Fonseca é um dos mais requisitados na área criminalista em nossa região. (93) 9654 2013 XX Lideranças estudantis da União Nacional do Estudante (UNE), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), União Paraense de Estudantes (UPES) e União Acadêmica Paraense (UAP) manifestaram preocupação com o projeto aprovado na semana passada pela Assembléia Legislativa, que limitou em 10% o número de vagas aos estudantes no transporte intermunicipal. XX A comissão vai pedir que a governadora Ana Júlia Carepa vete o artigo do projeto que limita a meia passagem porque vai de encontro aos interesses dos estudantes, que estão se sentindo prejudicados com a proposta aprovada. “Esse percentual é totalmente inviável, por isso queremos que a governadora vete o projeto”, disse a estudante Nelma Neves, da Upes. XX O nosso São Raimundo joga neste domingo contra o time do Macaé no Rio de Janeiro, uma grande oportunidade para os atletas mostrarem seus potenciais no sentido de conseguirem projeção no cenário esportivo nacional. Avante Pantera. XX Após extensa missão diplomática na cidade de Chengdu, no sudoeste da China, capital da Província de Sichuan, o vice-governador, Odair Corrêa, estará representado o Estado do Pará, no Forum Brasil-França, nos dias 29 e30 deoutubro de 2009. XX Para diminuir a possibilidade de fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) estuda aplicar duas versões de prova aos mais de 4 milhões de estudantes que participarão do exame nos dias 5 e 6 de dezembro. De acordo com o plano em discussão, uma parcela dos candidatos responderia a um modelo do teste, enquanto a segunda versão de conteúdos seria aplicada ao outro grupo de estudantes. XX O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal com Clementino de Assis, fone 3522 7201, feito dentro do mais alto padrão de qualidade e higiene. XX Dedé o Rei do Frango, Picanha, Lingüiça e Costela, atende clientes e amigos na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. Atendimento nota 10 dos três mosqueteiros Diego, Digenaro e Patrick. Aos sábados tem a suculenta Maniçoba Especial, uma delícia. XX Dirceu, o maior distribuidor de bebidas da região Oeste. São Sebastião próximo a Barjonas. Fone (093) 91225965 XX A governadora Ana Júlia Carepa vai bancar as passagens da equipe do São Raimundo para enfrentar o Macaé no Rio de Janeiro neste domingo. O impressionante é que alguns santarenos estão sendo contrários à iniciativa. O Pantera precisa mais do que nunca do apoio de todos. XX Lucena e Arroyo convidam a galera de Belém pára FESTA DA REDE, momento que reunirá amigos e parceiros da REDE CIDADANIA SOLIDÁRIA, no dia 25/10/09 a partir das 10h na FAMA-Faculdade da Amazônia. Os ingressos possuem um valor simbólico de R$ 5,00 e dão direito a um prato com feijoada, e um refrigerante. A arrecadação será revertida aos projetos da REDE. XX Agora vem uma boa notícia, mais um final de semana, vamos comemorar “O retorno II” do amigo Luis Carlos Barra (Infraero) com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e a gostosa Morena Quente. Fui

Pantera só viaja amanhã para o 1º jogo da decisão da série D


O São Raimundo terá que transpor mais um obstáculo na busca pelo título do Campeonato Brasileiro da Série D. A viagem que estava marcada para a manhã de hoje sofreu mudança, e agora a delegação viajará rumo à cidade do Rio de Janeiro somente às 7h15 de amanhã. O time enfrenta o Macaé (RJ) domingo (25), a partir das 17h, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O técnico Lúcio Santarém está na “bronca” com a alteração.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), foi quem doou as passagens para que a delegação do São Raimundo se dirigisse até a Cidade Maravilhosa. Mas só foi conseguido voo para este sábado, o que fez o treinador mudar o planejamento para o embate frente os cariocas.
“Já estamos atrás na preparação contra o Macaé, e essa mudança nos atrapalhou. A princípio, ainda faríamos uma movimentação com os jogadores no sábado. Agora não vamos poder fazer isso, em razão de que a viagem é desgastante e os jogadores estarão cansados”, disse o comandante.
A delegação chegará a Belém por volta das 8h30 de amanhã e ficará por três horas no aeroporto até o horário do voo. Mas Santarém não prevê uma Pantera fraca para enfrentar o adversário. “Já passamos por muitas dificuldades, e essa será só mais uma. O time que quer ser campeão não pode ficar escolhendo as coisas, apesar de que sairemos em desvantagem. Vamos focados nesse jogo, e os atletas já estão conscientes dos diversos problemas que ainda vamos enfrentar”, afirmou.
Os problemas aos quais o treinador se refere tem a ver com o desconhecimento do Macaé. São poucas as informações do time de Toninho Andrade. “Só vi um vídeo deles dando um depoimento e nada mais. O Beto (volante), que é carioca, nos repassou algumas informações de jogadores com quem já jogou, como o goleiro Lugão, que é experiente. Mas estamos preparados. O que é ruim para nós, também é ruim para eles”, disse Santarém. (Diário do Pará - foto arquivo do Blog)

Flamengo pode entrar no G4 se vencer Fogão

Com o Flamengo colado ao G4, grupo que se classifica para a Taça Libertadores, o técnico Andrade afirmou que a equipe rubro-negra tem que se concentrar no difícil clássico contra o Botafogo, no domingo, pois será um jogo mais complicado do que foi o duelo contra o líder Palmeiras, pois trata-se de um clássico regional.
Na rodada passada, o Flamengo derrotou o Palmeiras por 2 a 0, no Parque Antárctica, e passou a somar 48 pontos – um a menos que o Internacional e São Paulo, terceiro e quarto colocados, respectivamente.
“Uma vitória contra o Botafogo pode nos colocar definitivamente no G4, já que a gente vem batalhando há algum tempo por isso. Nós não estamos ainda, falta um ponto”, falou o treinador.
“O Botafogo é um grande time. Atravessa um momento ruim, mas é uma grande equipe e é um clássico. A gente tem que ter toda atenção, estar focado nesse jogo porque é mais difícil do que foi contra o Palmeiras.” (SP/Folhapress)

Empresário confirma permanência de Adriano no Fla



O embalo de quarta-feira à noite de Adriano foi secar o Palmeiras, que perdeu por 2 a 0 para o Santo André. Com a derrota do líder do Brasileiro, o craque agora quer embalar contra o Botafogo. O atacante, que disse estar com raiva por ter ficado a última partida sem fazer gol, afirmou que uma vitória no clássico de domingo permitirá que o Flamengo pense alto, no título.
Mas a torcida já pode começar a comemorar antes mesmo do jogo decisivo. Gilmar Rinaldi, empresário do jogador, se antecipou e garantiu que ele não sairá na janela de transferências, em janeiro. "Ele tem propostas de fora, mas fica, não sairá nessa oportunidade", afirmou Gilmar Rinaldi, ciente que, caso Adriano seja convocado para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, será ainda mais valorizado.

Congresso

Quase às vias de fato
(Assistir na Sky - eis um resumo)

Passava das 22h30 de ontem quando os deputados Ronaldo Caiado e Sarney Filho quase trocaram as palavras pelos punhos no plenário da Câmara. Em meio a uma acalorada discussão sobre o adiamento ou não da votação da Política Nacional de Mudanças Climáticas e Sarney Filho protestou rispidamente ao microfone afirmando que os líderes partidários estavam descumprindo o acordo ao tentar transferir a votação para a próxima semana - o que acabou acontecendo. Caiado irritou-se e rebateu no mesmo tom contra Sarney. Assim que o líder Democrata largou o microfone a discussão se estendeu frente a frente e deputados intervieram para evitar que chegassem ao pugilismo. O que não é de se estranhar, em se tratando de Congresso Nacional. Ou tô errado!.

Cultura

O mensalão nas telas - com a ajuda do BNDES

O governo, quem diria, vai financiar um filme que trata do Mensalão - logo, ele que sempre negou a existência do escândalo.
Ontem, o BNDES divulgou uma seleção de projetos que o banco incentivará. Um total de 14 milhões de reais para 25 filmes. Entre os contemplados, Nunca Antes na História deste País, de José Padilha, o mesmo diretor de Tropa de Elite. Padilha vai receber 1 milhão de reais do BNDES para contar uma história que se passa em Brasília, durante os anos do Mensalão.
Te cuida, Luciano Coutinho. Vai ter petista colérico com a decisão do banco que, afinal, é surpreendente e deve ser celebrada

EVERALDO MARTINS: “PRÓ-SAÚDE DESRESPEITOU VEREADORES”

Por: Manoel Cardoso


O titular da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), Everaldo Martins Filho, disse na manhã da última terça-feira, 20, em entrevista exclusiva à nossa reportagem, que a Prefeitura já iniciou a operação Tapa-Buraco deste ano e, que nos próximos dias a Seminf vai recuperar os pontos críticos de ruas que não são asfaltadas. O Secretário declarou, ainda, que lideres do PT iniciaram uma conversa com a proposta de escolher um nome para concorrer às eleições do recém-criado município de Mojui dos Campos. Outros temas foram abordados junto ao secretário Everaldo Martins, como o pleno funcionamento do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), além da chamada dos servidores que passaram no último concurso da Prefeitura. Acompanhe os principais detalhes:

Jornal O Impacto: Secretário, por que até o momento a Prefeitura não deu prioridade para a recuperação das ruas de Santarém?
EVERALDO MARTINS: Já estamos fazendo a operação Tapa-Buraco e, ainda nesses dias a doutora Alba Valéria vai começar a recuperar os pontos críticos de terraplenagem de ruas que não são asfaltadas. O recapeamento de ruas já começou pela Avenida Magalhães Barata e, se Deus quiser, ainda temos que organizar as coisas, porque é para ser feito no mínimo a Mendonça Furtado, a Borges Leal e a Turiano Meira, ainda neste ano.

Jornal O Impacto: Quanto ao PDT, o partido vai continuar a aliança com o PT nas eleições do ano que vem?
EVERALDO MARTINS: Esperamos que sim. Mas queremos ter certeza e, estamos trabalhando para manter essa aliança e melhorarmos. Já conversamos com o presidente daquele partido, que foi reeleito e temos certeza que vamos continuar, porque é uma união que foi fortalecedora para o PT e PDT.

Jornal O Impacto: Em relação às eleições de Mojui dos Campos, o PT vai lançar candidato próprio?
EVERALDO MARTINS: Nesse momento iniciamos a conversa com o presidente municipal do PT, o Juca Pimentel e o João Batista que é nosso companheiro dentro do Estado. Eles estiveram lá com os companheiros e companheiras de Mojui, para ver se teremos um nome para apresentar.

Jornal O Impacto: Por que até o momento o HRBA não entrou em plena atividade para atender a região Oeste do Pará?
EVERALDO MARTINS: O Hospital Regional chegou a funcionar em quase toda a sua plenitude. Por exemplo, a Oncologia e a Cirurgia Cardíaca já estão quase todas funcionando. Já tem o exame de cateterismo, mas ainda não tem a cirurgia em si da Oncologia. Já tem uma parte cirúrgica, mas ainda não tem às vezes a Radioterapia e a Quimioterapia completa. Esse é o principal diferencial dele. Além disso, ele já está fazendo com alta complexidade neurocirurgia, ortopedia, cirurgia geral e outras internações, onde tem uma UTI diferenciada para adulto, infantil e neonatal. Infelizmente não concordamos é que foram cortados serviços de atendimento ambulatorial. Nem as especialidades médicas e os exames com as terapêuticas complementares, como a fisioterapia foram cortados. Isso nós não concordamos e, estamos dialogando com o HRBA e, com a Sespa, para que retornem esse serviço, ou pelo menos abram um diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde, para avisar o que não será possível fazer. Tem uma demanda programada e espontânea do Hospital Regional, que felizmente qualificou muito o atendimento de saúde, para a população de Santarém e, toda a região do Baixo Amazonas. Nós acreditamos que vamos continuar nosso diálogo, mas ao mesmo tempo propusemos para o Conselho Municipal de Saúde e, estamos propondo para a Secretaria de Saúde do Estado do Pará, a municipalização do Hospital Regional.

Jornal O Impacto: A direção da Pró-Saúde tanto de Santarém quanto de São Paulo já deu uma explicação convincente em relação a demissão em massa de funcionários do HRBA?
EVERALDO MARTINS: Eles não têm que dar essa explicação para a Prefeitura. Mas devem dar explicações para o Governo do Estado, à Secretaria Estadual de Saúde e para a população. Achamos um desrespeito de não terem atendido os vereadores e a população sobre essa questão. Não concordamos com as medidas e, queremos dialogar sobre elas, sobre o ponto de permanecermos contrários à medida.

Jornal O Impacto: A Prefeitura Municipal já tomou alguma solução relacionada ao aterro de Perema?
EVERALDO MARTINS: Com certeza, já estivemos lá na segunda-feira com a secretaria de infraestrutura, os técnicos da Prefeitura e da empresa responsável, o Dr. João Santos, os secretários de governo, para que a gente possa adequar imediatamente e, tomar as medidas que são necessárias para manter o aterro, com a segurança ambiental que ele tem sido utilizado. Quando o ex-prefeito Lira Maia decidiu colocar o aterro naquele lugar, ele tinha especificações técnicas, que as orientavam para isso. Estamos tentando atualizar essas especificações técnicas para manter, inclusive contratamos estudos para a Prefeitura e a empresa com consultoria especializada para que se tenham condições. O aterro resistiu a esse inverno que passou que foi muito rigoroso. Ele resistiu como aterro sanitário para melhorar a infraestrutura dele, para que possa ser de longo prazo. Com esse aterro poderemos fazer uma parceria público-privada, onde para a empresa vai servir para a produção de biogás e a comercialização de crédito de carbono, que a legislação ambiental internacional permite e, para a Prefeitura vai significar uma economia de até R$ 150 mil por mês, que a gente pode, por exemplo, utilizar, para organizar os catadores numa cooperativa de coleta seletiva.

Jornal O Impacto: E os concursados, quando serão chamados?
EVERALDO MARTINS: A Prefeitura está cumprindo a programação que já tem desde antes do concurso. Houve um determinado momento de reclamação de um sindicato que foi para a Justiça e perdeu. A Justiça não obrigou a Prefeitura a fazer o concurso, mas como temos responsabilidade, fizemos. Agora essa mesma responsabilidade se faz precisa para chamar as pessoas de acordo com a programação financeira que garanta seus salários e os direitos trabalhistas, como a Prefeitura tem cumprido atualmente. Somos uma das poucas prefeituras do Brasil que já pagou 40% do 13º salário e, em junho deste ano a Prefeitura já pagou um terço das férias dos funcionários. A nossa política salarial queremos manter antes e depois do concurso.

Jornal O Impacto: E os temporários serão demitidos a partir de janeiro?
EVERALDO MARTINS: A programação que a Prefeitura está fazendo infelizmente incluiu a chamada de novos servidores. Ela tem que incluir infelizmente o fim do contrato dos temporários.