sábado, 30 de janeiro de 2010

Volto na segunda...

Praia de Pindobal(Belterra)
Praia de Maria José
Praia Ponta Grande( Arapiuns)
Praia de Icuxi (Arapiuns)

O espaço vai descansar, bom final de semana a todos...
(Ruim que em Santarém não tem pra onde ir. rsrsrsrsrs!!!)

Confusão à vista

Folha de São Paulo
Marta Suplicy tem dito aos mais próximos que hoje quer mesmo é ser candidata ao governo de São Paulo. Se, entretanto, Lula bater na mesa e jogar Ciro Gomes na disputa, ela sai do páreo.
Neste caso, ela iria ”botar o pé na porta” e tentar o Senado junto com Aloizio Mercadante, que busca a reeleição.
Como ninguém supõe que o PT tenha bala para eleger dois senadores em outubro, uma das duas estrelas do partido em São Paulo, dançará. Mercadante não aceitará a decisão de Marta sem tentar torpedeá-la

Redação: Marta... relaxa e goza!

Em qual Lula acreditar?

Qualquer conversa de político, mesmo privada, não deve ser comprada pelo seu valor de face. Na semana passada, Lula deu um exemplo disso. Numa conversa com um importante político paulista, na segunda-feira, disse que faria de tudo para convencer o petista Fernando Pimentel a desistir de disputar o governo de Minas Gerais para abrir caminho para o peemedebista Hélio Costa. Dois dias depois, o mesmo Lula, agora numa conversa com um dos mais eminentes congressistas do Nordeste, afirmou com todas as letras que Costa seria a melhor alternativa peemedebista para ser vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff.

Joel reencontra ‘parceiro’ Romário no duelo entre Bota e América

Joel Santana sempre foi o técnico da confiança de Romário. Ambos trabalharam juntos em Vasco, Flamengo e Fluminense, mas neste sábado estarão em lados opostos. Enquanto o treinador comanda o Botafogo pela primeira vez à beira do gramado desde o seu retorno, o Baixinho estará num dos camarotes do Engenhão observando Bebeto e os jogadores do América, clube do qual é dirigente. A partida, válida pela quinta rodada da Taça Guanabara.

Ainda de certa forma abalado pela derrota por 6 a 0 sobre o Vasco, o Botafogo retorna ao Engenhão, local do vexame, para continuar sua recuperação. Após vencer por 2 a 1 o Tigres, na última rodada, o Alvinegro, que soma nove pontos, precisa da vitória para retornar ao segundo lugar do Grupo B e passar o Madureira, que leva vantagem no saldo de gols. Já a equipe do tetracampeão Bebeto ainda sonha com a classificação para a semifinal. O América é o quarto colocado e está a cinco pontos do adversário deste sábado.

Deu no Sport TV

Ramon e Rodrigo Alvim são apresentados e dizem que vão brigar por espaço no time

Globo Esporte
O Flamengo apresentou na manhã desta sexta-feira mais dois reforços para a temporada 2010: o meia Ramon, de 21 anos, que estava no CSKA, da Rússia, e o lateral-esquerdo Rodrigo Alvim, de 26 anos, que era jogador do Wolfsburg. O vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz, lembrou que Rubro-Negro precisará de um elenco forte neste ano, já que luta pelo título da Libertadores e pelo tetracampeonato carioca.

- São dois jogadores que o Flamengo entende que vão reforçar bem o elenco. As competições que iremos enfrentar este ano são duras e, acima de tudo, importantes - disse o dirigente.
Quem sou

(Colares-janeiro 2010)
Descrever-me, não sei,
Não sei quem fui, nem quem sou,
Tão pouco quem serei.
Descrever-me é...

É como querer escalar um monte com pernas cansadas,
É como moldar escrúpulos,
É querer tornar inéditas, cenas reprisadas,
É crê nas repetidas palavras dos corruptos.
...

A que vai chegar... ( J.Colares)

Sofia


Sofia! Que vai chegar?
Que eu sempre fique a procurar?
Que eu sempre tenha que lembrar de encontrar?
Bom, saiba que isso...
Isso sempre farei. Você está pra chegar!
Nossa amizade, Sofia, é tão grande que sempre estarei a sua procura.
Por que quando penso tê-la encontrado, desaparece como mera ilusão?
Ora! Por que seu caminho é tão dificil?
Hora penso que a encontrei, hora tenho certeza de que não; e continuo a buscar.
Sofia! Não se preocupe, a de chegar o tempo em que todos irão procurá-la.E amá-la!
Minha missão foi cumprida, minha busca por ti também
Que todos entendam quando falar sobre ti,
Te aguardo como ninguém!
(Colares- janeiro/2010)

Frases de efeitos - Ah!Ah!Ah!

‘O amor é como capim: você planta e ele cresce. Aí vem uma vaca e acaba com tudo.’

‘Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês.’

‘O homem é o único animal que consegue estabelecer uma relação amigável com as vítimas que ele pretende comer.’

‘Nunca fiz amigos bebendo leite.’

‘A verdadeira bravura está em chegar em casa bêbado, de madrugada, todo cheio de batom, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão e ainda ter peito pra perguntar : vai varrer ou vai voar?’

‘Casamento é igual piscina gelada, depois que o primeiro tonto entra, fica falando para os outros: - Pula que a água tá boa.’

‘Um cigarro encurta a vida em 2 minutos… Uma garrafa de álcool encurta a vida em 4 minutos… Um dia de trabalho encurta a vida em 8 horas.’

‘Se caminhar fosse bom para a saúde o carteiro seria imortal.’

‘Galileu, quando afirmou que o mundo girava ele simplesmente afirmou o que nós bêbados já sabiamos.’

‘Errar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico.’

‘Sexo é como truco, Se você não tem um bom parceiro, é melhor que tenha uma boa mão…’

‘Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.’

‘Marido é igual a menstruação: Quando chega, incomoda; quando atrasa, preocupa.’

‘Errar é humano, persistir no erro é americano, acertar no alvo é muçulmano.’

‘Não te cases por dinheiro, podes conseguir um empréstimo bem mais barato.’

‘Se tamanho fosse documento o elefante era dono do circo.’

‘Mulher feia é que nem pantufa… dentro de casa é até gostoso, mas pra sair na rua dá uma vergonha…’

Governo apoia projetos de infraestrutura no território da BR-163

Da Redação

Agência Pará

A Gerência de Arranjos Produtivos Locais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) atua junto aos territórios rurais com projetos de infraestrutura, para apoiar as ações desenvolvidas nesses territórios, em alinhamento com a política de desenvolvimento sustentável do Governo do Pará. A iniciativa utiliza recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), liberados via Caixa Econômica Federal para o programa Territórios da Cidadania.
Os projetos concebidos para os territórios rurais pela assessoria técnica da Gerência de Arranjos Produtivos Locais da Sedect, em parceria com as comunidades desses territórios, são cadastrados no Sistema de Gestão de Convênios e Contrato de Repasses (Siconv), para que consigam captar recursos financeiros para a implementação. A gerência ajuda a elaborar, analisar, reformular e cadastrar esses projetos.
Entre os projetos apoiados está a criação de uma agroindústria de beneficiamento de mandioca e seus subprodutos, na comunidade Apacê, no município de Aveiro, na área da rodovia BR-163. Esse projeto vai beneficiar 300 produtores familiares de forma direta e indireta e tem como função principal transformar a produção de farinha para subsistência em uma fonte de renda mais completa.
Outro projeto é a aquisição de equipamentos para implantação de uma micro usina de processamento de leite para a produção de queijo mussarela, pela Associação de Produtores Rurais do Vale do Jamanxin, que vai beneficiar mais de 3,5 mil produtores familiares de forma direta e indireta.
O aproveitamento do soro e resfriamento do leite nas propriedades rurais da Cooperativa Agro-leiteira Transamazônica (Coopetra), no Km 318 da rodovia Rurópolis-Pará, é outro projeto apoiado pela Gerência de Arranjos Produtivos Locais da Sedect. A iniciativa vai beneficiar 402 famílias no local. Os projetos relacionados à pecuária leiteira serão de fundamental importância para o fortalecimento da bacia leiteira do território da BR-163.
Sedect

ÁGUIA DE MARABÁ X SÃO RAIMUNDO - hoje em Marabá às 19hs

Só a vitória interessa aos dois!
A cidade de Marabá, na região sul do Pará, viverá hoje uma noite de estreias. Depois de duas partidas em Belém, o Águia, finalmente, vai poder se exibir diante de sua torcida, a partir das 19 horas, diante do São Raimundo, de Santarém. O confronto marca a reabertura oficial do estádio Zinho Oliveira, que teve sua capacidade de público ampliada de 2.500 para 5.000 torcedores. O alçapão do Azulão foi liberado pelo Ministério Público, que aprovou sem restrições as obras feitas no local, que ganhou novos lances de arquibancadas. A equipe da casa entra em campo com sistema tático diferente ao adotado pelo técnico João Galvão nas partidas contra o Ananindeua e Santa Rosa.

Galvão decidiu abrir mão do 3-5-2, que vinha utilizando desde que assumiu o comando do time, para adotar o tradicional 4-4-2. Com isso, o treinador também mexe na formação do time. O atacante Garrinchinha formará dupla de ataque com Jales, enquanto o zagueiro Darlan perdeu a condição de titular. No mais, a formação será a mesma. O meia Rodrigo (ex-Campinense/PB) e o atacante Wando (ex-Paraná/PR) ainda não poderão estrear com a camisa azulina, já que ainda carecem de regularização. Os atletas já estão em Marabá e deverão acompanhar a partida das arquibancadas.

O São Raimundo, que busca a sua reabilitação, após duas derrotas seguidas frente ao Santa Rosa e Independente, também promoverá a estreia do técnico Flávio Barros. O treinador, contratado para substituir Lúcio Santarém, que entregou o cargo, foi apresentado, ontem, aos jogadores alvinegros no hotel Paraíso, em Belém. O novo comandante ministrou um treino pela manhã, no Centro Esportivo da Juventude (Ceju) e, no começo da tarde, a delegação viajou com destino a Marabá. Sem muito tempo para conhecer os jogadores, Barros procurou colher o máximo de informações do grupo de atletas com o auxiliar técnico Laurito Sarmento, o Carpegiani.
A equipe santarena tem apenas um desfalque para o jogo. O atacante Hallace, expulso no jogo contra o Independente, cumprirá suspensão. A tendência é que Déo Curuçá volte a compor o ataque da equipe ao lado de Branco. O time, porém, só será anunciado pelo novo treinador no local da partida. O atacante Max Jari, contratado no São José/RS, mesmo acompanhando a delegação até a cidade do sul paraense, ainda não fará a sua estreia. O atleta ainda deve aprimorar o condicionamento físico e será legalizado pelo clube para a disputa da competição estadual.
Ficha do jogo
Águia - Alan, Victor Ferraz, Edkléber, Charles e Aldivan; Daniel, Analdo, Soares e Thiago Marabá; Garrinchinha e Jales.
Técnico: João Galvão
São Raimundo -Labilá, Leandrinho, Filho, Marabá e João Pedro; Beto, Marcelo Pitbull, Michell e Thiago Neiva; Branco e Del Curuçá.
Técnico: Flávio Barros
Local: Zinho de Oliveira (Marabá)
Horário: 19 horas
Ingressos: R$ 10 e R$ 15
Árbitro: Fernando José de Castro Rodrigues
Assistentes: Heronildo Sebastião Freitas da Silva e Manoel Cardoso Santos
Regra-três: José Lima de Carvalho

Edição da semana VEJA (n° 2150 - 3 de fevereiro de 2010)

Suor, sufoco e susto


Ao tentar conciliar a agenda presidencial com a pré-campanha de Dilma Rousseff, Lula sucumbe ao stress e é internado às pressas com uma crise de hipertensão – mal que acomete 30 milhões de brasileiros
*** A internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, no Real Hospital Português de Beneficência, no Recife, é reveladora de como é fácil superestimar nossos limites físicos e emocionais e subestimar os sinais de alerta emitidos pelo organismo. Menos de vinte dias depois de terminadas as férias de verão, a crise de hipertensão experimentada por Lula está associada ao stress. O ritmo alucinante empreendido pelo presidente logo que voltou das férias contraria o que a maioria dos médicos recomenda nesses casos. O mais correto é começar a embalar um pouco na última semana de férias e ir com calma na retomada do expediente. Calma e Lula não costumam andar juntos. O presidente reentrou na arena administrativa e eleitoral como quem embarca em um automóvel a 100 quilômetros por hora. A cabeça comandou, mas o corpo não obedeceu e reagiu emitindo sinais bioquímicos característicos. A cadeia de reações do organismo nesses casos já é um clássico da medicina. Em resposta ao stress, o organismo acelera a produção de certas substâncias que aumentam o batimento cardíaco, a pressão arterial, a taxa de açúcar no sangue e deprimem o sistema imunológico. A pessoa sente-se cansada, fica mais irritável e parece estar com uma gripe encruada, daquelas que não pioram, mas também não vão embora. "Ele está claramente tenso, cansado. É visível a mudança em seu humor neste início de ano", diz um ministro próximo de Lula. O único que parecia não notar os sinais (evidentes) do desgaste era o próprio presidente.

Governador em Exercício Odair Corrêa (PDT) Entrega Microcréditos Neste Sábado (30) em Senador José Porfírio.

O Vice-governador do Pará Odair Corrêa estará neste sábado (30) no município de Senador José Porfírio e será recebido pelo prefeito Cleto Alves da Silva (PMDB), vice Ademir Souza (PMDB), presidente da Câmara Municipal vereador Agnaldo Duarte (PT), além de outras autoridades e lideranças comunitárias. O governador entregará 46 cartas de créditos para velhos e novos empreendedores no montante de R$ 101.815,40 (Cento e um mil, oitocentos e quinze reais e Quarenta centavos) para que se estabeleçam 46 novos postos de trabalho, beneficiando 460 pessoas, nas atividades de Estiva, Alimentos, Bijuterias, Bar, Confecções, Oficinas de Motos e Bicicletas, Artesanato, Cosméticos, Criação de Galinhas, além da produção de Farinha. O evento acontece no auditório da Semec às 10H30. O Programa de Microcrédito Solidário (CREDPARÁ) é gerido e desenvolvido pela Vice-governadoria do Estado em convênio com as prefeituras municipais, tendo como seu agente financeiro o Banco do Estado do Pará. (BANPARÁ). Com relação ao CREDPARÁ, Odair Corrêa, disse antes da sua viagem, que o Programa já está sendo executado em 75 municípios e brevemente estará nos 144 do Estado, incluindo Mojuí dos Campos que será emancipado em Abril deste ano, aumentando a auto estima e a qualidade de vida daqueles que fazem parte da base política social do nosso Estado. Odair Corrêa lamentou profundamente o acidente aéreo ocorrido recentemente no Município de Senador José Porfírio e prestou sua solidariedade aos familiares do empresário Luiz Rebelo Neto e piloto Carlos Navarro, que faleceram no local do acidente. Concluiu.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Thompson Mota DRMT 844 SINJOR-PA 677 - Foto Josué Pinheiro

Sacanagem da Natureza


Sem comentários...
Enviado por KuKa

PT completa 30 anos em meio a desavenças no Pará

Foto: Divulgação / Diário

Puty teria motivado a crise que envolve tendências do partido O PT do Pará vai comemorar os 30 anos no próximo domingo em meio a festas e uma crise interna entre as tendências “Democracia Socialista” (DS) - da governadora Ana Júlia Carepa - e “PT Pra Valer” que tem entre as lideranças o secretário de Estado de Transporte Valdir Ganzer e a deputada estadual Bernadete ten Caten, além do deputado federal Zé Geraldo e do líder do governo na Assembleia Legislativa do Pará, Airton Faleiro.
No centro do imbróglio está o possível avanço do chefe da Casa Civil, secretário Cláudio Puty, sobre a seara eleitoral de Bernadete, que tem base em Marabá. A estratégia de Puty teria sido, segundo fontes do “PT Pra Valer”, de cooptar o atual superintendente do Incra em Marabá, Raimundo Oliveira, até então aliado da deputada, para ser candidato à Assembleia Legislativa, o que poderia ameaçar a reeleição de Bernadete, já que os dois disputariam votos junto ao mesmo eleitorado.
A crise envolve também a nomeação do próximo superintendente do Incra em Marabá. Oliveira deixará o cargo para se dedicar à campanha.
Indagado sobre a briga, Zé Geraldo confirmou as informações divulgadas ontem na coluna Repórter Diário. “Na divisão de espaços, a superintendência do Inca de Marabá pertence a uma força interna”, explicou Geraldo, que coordena o “PT Pra Valer” no Pará. Ele lembrou que Bernadete é ex-superintende do Instituto em Marabá e foi responsável pela indicação do atual titular do cargo. “Nos últimos dias de dezembro, começamos a ouvir informações sobre a intenção do Raimundo de disputar a vaga na AL”, contou, confirmando que “naturalmente” um novo nome em disputa geraria uma concorrência com a deputada. A gota d’água foi uma reunião realizada no último dia 22 entre a governadora, o superintende do Incra, 17 prefeitos da região e o chefe da Casa Civil. Bernadete e Geraldo, com grande atuação na região, não teriam sido nem informados.
Irritada, a deputada enviou carta à direção nacional da DS e ao PT do Pará. A carta não foi divulgada, mas uma fonte confirmou que nela, ten Caten, ameaça bater chapa com Ana Júlia Carepa na convenção petista quando será referendada a candidatura da governadora à reeleição. “A Bernadete foi a deputada mais votada da região e não foi chamada (para a reunião). As informações que chegaram a ela é de que foi fechado o apoio para a candidatura do Raimundo”, contou Geraldo. Segundo ele, a reação de Bernadete é uma tentativa de separar a política do Incra na região do processo eleitoral. “Houve uma reação interna sobre a forma como o governo está agindo com relação ao mandato da deputada”.
O caso foi levado ao ministro da reforma Agrária, Guilherme Cassel, que é uma das lideranças nacionais da DS e terá grande peso na escolha do novo superintendente do Incra. Zé Geraldo conversou também com o presidente do Instituto, Rolf Hachbart. Apesar de não esconder o desconforto, o deputado, que também conversou com a governadora Ana Júlia e com Puty, disse acreditar numa solução para o impasse até a próxima segunda-feira. Ele admitiu, contudo, que a esta altura é difícil chegar a um nome de consenso.
Ocupado com os preparativos para a festa de 30 anos do PT, o presidente da legenda no Estado, João Batista tentou minimizar a crise interna. “Isso (a disputa) faz parte da vida do PT”. Batista demonstrou, contudo, apoio a Bernadete e, sem citar Puty, afirmou que sempre que surge uma nova liderança é natural haver disputa por espaços, mas recomendou que esses novos nomes avancem sobre a seara dos adversários e não sobre as bases de lideranças petistas já consolidadas ou mesmo sobre o eleitorado dos aliados. “O PT é um partido onde é proibido proibir e ninguém manda em ninguém, mas quando uma liderança entra numa base mais consolidada gera conflito. O ideal é que avancem para os terrenos dos adversários e não em direção a nossas lideranças já consolidadas”.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Tabatinga realiza festa de São Sebastião

A tradicional festa de São Sebastião, na Vila de Tabatinga, realizada no dia 20 de janeiro, novamente reuniu muitas pessoas que animaram a região e contribuíram para a geração de renda de muitas famílias, inclusive a presença do prefeito Henrique Costa e sua comitiva.
O prefeito foi recepcionado com muitos fogos e uma imensa faixa de agradecimento a ele e ao vice-prefeito Marquinho pelo apoio a festa de São Sebastião, que conseguiu leiloar, com ótimos lances, tudo que foi doado pelos empresários, pecuaristas de Juruti e de outros municípios da região oeste.
Este ano teve um diferencial. Quem foi a Vila percebeu que a pavimentação já é realidade, o que possibilitou melhor tráfego de veículos e de pessoas. E ainda pôde conhecer o projeto da Tabatinga do futuro que a Prefeitura Popular pretende construir, que a tornará uma das regiões mais bonitas de Juruti.
Para isso também, segundo o prefeito Henrique Costa, é preciso que a própria população acredite e seja parceira da Prefeitura Popular, especialmente se é para o bem de todos.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Juruti
(93)91226292
(93)91525986
secomjuruti@gmail.com

Pela cidade

Câmara

A sessão de abertura do novo período legislativo da Câmara de Santarém, antes prevista para 15 de fevereiro, foi antecipada para 10 do mesmo mês. Tudo porque, a data anterior coincide com a chamada segunda-feira gorda de carnaval. A informação é do presidente da Casa de Leis, José Maria Tapajós, que convida a todos para o evento. Na volta dos trabalhos, a surpresa poderá ser a presença do suplente Chiquinho da UMES, ocupando a cadeira de Jailson do Mojuí, caso este renuncie ao mandato de Vereador ou seja eleito Prefeito de Mojuí dos Campos.
Praça do Parque
Foi entregue ontem à noite, pela prefeita Maria do Carmo, mais um espaço público para o lazer e o entretenimento em Santarém. A Praça do Parque foi construída pela Prefeitura na área do Parque Municipal, e deve beneficiar diretamente moradores dos bairros Santa Clara, Aparecida, Jardim Santarém e Aeroporto Velho. O mais novo instrumento público contempla bancos, 02 quiosques para a venda de iguarias regionais e uma fonte luminosa e dançante (uma homenagem aos rios Tapajós e Amazonas).
Dengue
Foi confirmado o primeiro caso de dengue em Santarém em 2010. O resultado de um exame feito em uma criança de 03 anos, moradora do bairro Santo André, foi divulgado no último dia 27, pelo coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde, Jorge Eymar. A criança foi medicada e passa bem. Esse primeiro caso de dengue já preocupa as autoridades de saúde, devido aos riscos de proliferação da doença. A Divisa diz que a situação está sob controle.

VEREADOR REGINALDO: SECRETÁRIO DESOBEDECEU ACORDO DO PARTIDO

Um acordo celebrado entre a prefeitura municipal de Santarém e que deveria ser respeitado pelos integrantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB), surge como argumento verdadeiro para a exoneração do Secretário de Turismo e Integração Regional, Arnoudo Andrade. Com objetivo de esclarecer o que realmente existe de concreto e definido neste acordo político, que resultou na saída do Secretário, nossa reportagem procurou o vereador Reginaldo Campos (foto), líder do PSB na Câmara Municipal de Santarém, e membro efetivo da Igreja da Paz na região, que explicou que o partido firmou um compromisso com a prefeita Maria do Carmo na eleição de 2008, onde ficou esclarecido que as lideranças que fossem bem sucedidas nas urnas, teriam prioridades nas indicações e sobre quem ocuparia estes cargos na administração municipal.
“O acordo feito com a Prefeita não era nenhuma novidade dentro do partido”, disse o vereador Reginaldo Campos. “Muito menos para o secretário Arnoudo, nem qualquer outro membro do partido”, justificou. Reginaldo Campos mais uma vez faz lembrar que os cargos na administração municipal eram ofertados a facções que alcançassem números significativos em votos. “Uma vez que foi colocado este fato para o Secretário dentro de uma reunião do partido, e por unanimidade, o Diretório Regional decidiu pela substituição dele, mesmo reconhecendo que ele tem sido e foi um Secretário exemplar, mas temos que reconhecer também que ninguém é insubstituível e que o PSB tem um quadro com integrantes competentíssimos até para fazer um trabalho bem melhor do que está sendo executado”, analisou Reginaldo Campos.
Para demonstrar que o partido não apresenta seqüelas internas, Reginaldo Campos divulgou o nome de quem vai substituir o secretário Arnoudo Andrade (foto). “Nós apresentamos o nome do professor Arildo Nogueira, para o governo municipal”, constatou o Vereador, ressaltando que “a proposta do novo nome está sendo analisada, e no tempo devido, cabe à Prefeitura atender ao pedido que o partido deliberou. A decisão do partido é pela substituição do Secretário”, afirmou.
Perguntado sobre a revolta de Arnoudo Andrade, mesmo sabendo do acordo feito entre o partido e a administração municipal, fato que valeu declarações nada amistosas na imprensa contra o Vereador, Reginaldo Campos foi incisivo: “Eu não posso responder por ele, (Arnoudo), o certo é que o partido deliberou pela sua substituição, por ter compromissos anteriormente assumidos”, finalizou.
Arnoudo Andrade foi procurado por nossa reportagem,, mas não foi encontrado para falar sobre o assunto.

CARLOS MARTINS DECLARA APOIO AO PLEBISCITO DO ESTADO DO TAPAJÓS

Por: Carlos Cruz ( O Impacto)

“Eu considero muito importante este evento, porque a realização do Plebiscito para criação do Estado do Tapajós é um instrumento fundamental para o desenvolvimento de nossa região”. Com estas palavras, o deputado estadual Carlos Martins (foto), emitiu sua opinião sobre a reunião que serviu de base concreta para alicerçar o Movimento de Criação do Estado do Tapajós, tão almejado pelos habitantes da região Oeste do Pará.
O Deputado petista, por ter nascido na região, é um dos mais credenciados a participar dessa luta sobre a criação do novo Estado.
Na reunião que aconteceu na terça-feira, dia 26, na sede da Associação Comercial de Santarém, Carlos Martins ressaltou que a reunião foi proveitosa, uma vez que foi pautada sobre a mobilização que vai acontecer no dia 23 de fevereiro na Capital Federal, onde por certo será votado o Projeto de Lei sobre a realização do plebiscito, que sem dúvida, é considerado pelo Deputado “uma proposta fundamental para o desenvolvimento de nossa região”. Carlos Martins declarou-se favorável, comprometendo-se a participar de todas as reuniões onde a pauta principal seja a criação do Estado do Tapajós.
O Deputado confirmou sua presença em Brasília, para engrossar o grupo de participantes Pró-Emancipação. “Vamos participar do Movimento em Brasília, no sentido de fazer uma mobilização para que o Projeto de Lei possa entrar em pauta, a partir de um regime de urgência”, falou o parlamentar, justificando que essa é uma forma de chamar a atenção dos demais parlamentares na Câmara Federal e colocar em votação o projeto.
“Esperamos que toda a região e até as lideranças do Estado possam se movimentar no sentido de realizar o plebiscito e ouvir a opinião da população. Acredito que é fundamental que seja feita essa consulta popular, para que a opinião pública possa se manifestar sobre esta proposta de redivisão territorial de nosso Estado, que será bastante benéfica para nossa região”, afirmou Carlos Martins.
Mojuí - Sobre o recém criado município de Mojuí dos Campos, o parlamentar ressaltou que “com objetivo de contribuir para a descentralização política e administrativa do Estado, a criação de mais um Município, a exemplo de Mojuí dos Campos, com certeza vai ajudar a desenvolver a região Oeste do Pará”. O Deputado complementou seu raciocínio, com uma visão mais além: “Esta é mais uma oportunidade para que as lideranças políticas na região possam se manifestar, buscando alternativas econômicas, trazendo recursos e investimentos, com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, através de programas de desenvolvimento regional, das políticas públicas. Estamos nos empenhando pelo sucesso da eleição em Mojuí dos Campos, quando a população vai ter oportunidade de eleger uma pessoa que tenha compromisso com o progresso de Mojuí dos Campos”, finalizou o deputado petista Carlos Martins.

Columa THOMPSON MOTA


CARNAVAL 2010

O Centro de Testagem Anônima – CTA, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, realizará mais um ano, a Campanha de prevenção as DST/AIDS no período do carnaval, através do Bloco da Camisinha, que desfilará nos dias 12 (sexta) e 16 (terça) de fevereiro, na Orla Fluvial de Santarém e Alter-do-Chão, respectivamente. O Bloco da Camisinha tem como objetivo sensibilizar a população Santarena e turistas para a importância do uso do preservativo para evitar doenças sexualmente transmissíveis, tendo como foco, a AIDS. Este ano o Ministério da Saúde direcionou a temática para a prevenção à Aids no grupo de Meninas de 13 a 19 anos, devido ao crescente índice de casos nessa faixa etária, nos últimos anos.
CARNAVAL 2010 II
A SEMSA este ano, nos dois dias, em que o Bloco da Camisinha vai estar desfilando, estará com servidores realizando distribuição de 6.000 folderes informativos sobre as DST’S/AIDS e Hepatites Vírais. Os profissionais do CTA estarão com uma central de distribuição de preservativos na Praça do Pescador, em frente ao Terminal Fluvial Turístico, para tanto serão disponibilizados 20.000 (vinte mil) camisinhas. Para os foliões que pretendem participar do bloco da Camisinha, deverão procurar a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, a partir de segunda-feira, para fazer a troca de três itens de alimentos não perecívieis por um abadá. Maiores informações: Osmarina Pires – Coordenadora do CTA/SAE – Santarém 9122-7975.
GUERREIRA
A presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, lamentou a decisão da direção partidária de interromper as negociações para apoiar a candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva. Ex-Senadora e hoje Vereadora em Maceió, Heloísa disse que continua a torcer pela eleição de Marina e que está à disposição da candidata para contribuir na elaboração do programa de governo. “Quero deixar claro que todo respeito, admiração e amizade que tenho por Marina estão preservados. Ela é competente, honesta, sensível e absolutamente preparada. Torço muito para que seja eleita”, disse Heloísa. “Onde Marina entender que eu posso ajudar, com minha experiência, na construção do programa, vou contribuir, especialmente em segurança pública, saúde e educação”, ofereceu a ex-Senadora.
LICENÇA MATERNIDADE
A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) disse que vai pedir que o governo realize uma campanha, pelo rádio e pela televisão, para informar às trabalhadoras que desde a última segunda-feira (25) elas podem reivindicar dois meses adicionais de licença-maternidade, além dos quatro a que já têm direito. A Receita Federal publicou Instrução Normativa detalhando como as empresas devem agir para que o benefício seja concedido. A senadora é a autora do projeto, transformado em lei (lei 11.770/08), que possibilita os dois meses adicionais de licença-maternidade. Para que as trabalhadoras tenham acesso aos seis meses completos de licença-maternidade a empresa deve aderir, pela Internet, ao programa “Empresa Cidadã”, da Receita Federal. O valor gasto pela companhia neste pagamento adicional poderá ser descontado do imposto de renda devido. A adesão da empresa não é obrigatória. Os primeiros quatro meses de licença-maternidade são pagos pelo empregador, que é reembolsado pela Previdência Social. Só terão direito ao benefício trabalhadoras de empresas que fazem opção pela declaração de imposto de renda pelo lucro real, o que exclui empresas que pagam pelo chamado lucro presumido ou optantes do Simples federal.
MOJUÍ DOS CAMPOS
Vice-governador do Pará Odair Corrêa, chefe de gabinete Solano Lisboa e deputado estadual Luiz Cunha foram recebidos com festa na convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que aconteceu no domingo (24) na Escola Fernando Guilhon em Mojuí dos Campos onde homologaram as candidaturas do candidato a Prefeito Gelson Alves, Vice-prefeito Hélio Zeppenfeld e 14 candidatos a vereadores que concorrerão ao pleito que acontece dia 28 de março. Odair Corrêa iniciou seu pronunciamento enaltecendo as candidaturas de Gelson Alves, Hélio Zeppenfeld e os 14 candidatos a vereadores. Relatou algumas ações que conseguiu para a região Oeste – Liberação de mais 33 milhões junto ao Ministério das Cidades para a conclusão do sistema de abastecimento de água em Santarém – A liberação de 60 milhões junto a Infraero para a construção do novo Aeroporto de Santarém Wilson Fonseca – Criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), dentre outras.
MOJUÍ DOS CAMPOS II
Odair Corrêa enumerou ações que viabilizará em breve no novo município de Mojuí dos Campos, como a liberação de créditos através do Credpará, Implantação do Projeto Pró-jovem, Instalação de telefonia celular a exemplo de Belterra, dentre outras. Parabenizou o candidato Gelson Alves por colocar em seu plano de governo a implantação de um Distrito Industrial, que vai gerar emprego e renda para a população. Argumentou que o governo Ana Júlia dará total apoio e assistência ao novo município do Estado, proporcionando melhores condições e qualidade de vida para a população. Finalizou conclamando as lideranças comunitárias e rurais, militância do PDT e a população, muito empenho para eleger Gelson Alves, o primeiro Prefeito de Mojuí dos Campos.
SOLIDARIEDADE
O terremoto que ocorreu no Haiti e destruiu a vida de milhares de pessoas mobilizou o mundo inteiro. Muitos militares brasileiros estão sendo recrutados para socorrer os atingidos pelo terremoto. Uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), de Santarém, oeste paraense, foi destacada para servir as vítimas no Haiti. Ao todo, nove enfermeiros serão deslocados para o país, por meio de um esquema de rodízio. A data da viagem ainda não foi definida. A equipe aguarda a decisão do Ministério da Saúde. Parabenizo ilustre Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Rocha, pela brilhante iniciativa.
LUTO
Comandante Carlos Navarro, o piloto do avião que morreu de forma trágica em acidente no município de Senador José Porfírio, um dos mais experientes do País e com cerca de 50 mil horas de vôo, teria tentado fazer dois pousos de emergência, mas não obteve sucesso. Sem controle, o Bandeirantes se chocou contra árvores da região. Perdi um grande amigo, tio dos meus dois filhos menores, comandante Navarro nasceu em Oriximiná. A experiência da dor nos faz descobrir nossa fragilidade. E, ao mesmo tempo, é uma oportunidade para buscarmos o sentido do sofrimento e renovarmos o sentido da vida. Descanse em paz meu amigo.
MOTINHAS

De 02 a 06 de fevereiro haverá uma grande manifestação de policiais e bombeiros militares (além de seus familiares) de todo o Brasil, para que a PEC 300 seja votada pela Câmara dos Deputados, em regime de urgência, em dois turnos. O Pará terá representantes em Brasília. Uma caravana com três ônibus está sendo organizada, saindo de Belém. XX O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN) assina convênio com a Justiça Federal - Seção Judiciária do Estado do Pará. O convênio tem por objeto a disponibilização à Justiça Federal - Seção Pará, do acesso ao Banco de Dados do DETRAN/PA, no que tange as informações de veículos e respectivos proprietários cadastrados no sistema RENAVAM. A vigência do convênio se estende até janeiro de 2011. XX A Secretaria Adjunta de Ensino (SAEN), por meio da Portaria 02/2010, autoriza a implantação do Sistema Modular de Ensino, a partir do ano letivo de 2010, nas dependências da EMEF Vitória Régia, situada no Km 105, Zona Rural, município de Medicilândia. XX Dois novos juízes substitutos já estão atuando em Santarém, neste início de ano, para suprir a carência de magistrados em algumas varas, por conta de férias e licenças de titulares. São eles: Vinícius de Amorim Pedrassoli e Rômulo Nogueira de Brito, este último já tendo atuado em Santarém durante 2008 e parte de 2009, tendo vindo agora de Itaituba. XX Mais de cinco quilômetros de percurso carregando uma bolsa com até dez quilos, sob sol ou chuva. Esta é a rotina diária dos carteiros em todo o Brasil. Em homenagem à categoria foi comemorado na última terça-feira (25) o Dia do Carteiro. A data é uma referência ao dia 25 de janeiro de 1663, quando foi criado o Correio-Mor no Brasil. Parabéns. XX O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal com Clementino de Assis, fone 3522 7201, feito dentro do mais alto padrão de qualidade e higiene. XX Dirceu o maior distribuidor de bebidas da região. São Sebastião próximo a Barjonas. Fone 9122 5965. XX Auto Elétrica Rocha, do amigo Julio. Equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados. Avenida São Sebastião próximo a Barjonas. Fones (93) 3523 4059 / 9121 4727. XX Restaurante Céu e Mar, do casal Carlos e Dira. Pratos Regionais e La Carte. Fornece Marmitex para empresas. Aceita Cartão Visa. Avenida Rui Barbosa 379, próximo Praça São Sebastião. Fones 8122 9093 / 8804 8030. XX Parabéns com saúde e felicidade ao meu assessor André Corrêa da Gama, pelo aniversário que acontece nesta sexta-feira (29). Vamos comemorar com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e a exuberante Morena Quente. Fui

Deputado Estadual Wagner Montes Recebe Vice-governador do Pará Odair Corrêa no Rio de Janeiro.

O vice-governador do Pará Odair Corrêa (PDT) e chefe de gabinete Solano Lisboa visitaram recentemente as instalações da TV Record no Rio de Janeiro, quando na oportunidade acompanharam o programa Balanço Geral ao vivo, líder de audiência, apresentado pelo polêmico deputado estadual Wagner Montes que também pertence ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Segundo as últimas pesquisas eleitorais, Wagner Montes desponta como um dos favoritos ao Governo do Rio de Janeiro nas eleições de outubro próximo. Em seguida, Odair Corrêa, foi apresentado ao novo presidente da Record Carlos Geraldo Oliveira, que assumiu no inicio deste ano, após comandar a Record em Brasília por seis meses e a Record News desde 2008. O apresentador e deputado Wagner Montes, relatou que conheceu a cidade de Belém quando trabalhava no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e ficou encantado com o carinho e hospitalidade do povo paraense, além da sua excelente culinária, não esquece do tacacá, pato no tucupi, maniçoba, dentre outros pratos. O deputado afirmou que voltara à Belém para apoiar a candidatura do vice-governador Odair Corrêa a Câmara Federal.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria.
Thompson Mota DRMT 844 Sinjor-Pa 677 – Fotos Fernando Lobo

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O colapso ambiental e a miséria do Haiti estão interligados?

O Haiti é um reflexo de “quase” todas as mazelas humanas. Ainda quando era Hispaniola e não tinha fronteiras políticas com a República Dominicana a sua população indígena foi dizimada de 500 para 11 mil índios. E depois, retomada pelas vias tortas da escravidão de africanos. Em menos de trezentos anos o país foi explorado como colônia européia, sofreu na mão de ditadores sanguinários, foi ocupado por tropas americanas e sacudido por catástrofes naturais, como o terremoto que destruiu o país na terça-feira (12). Mas existe uma explicação para grande parte dos problemas sociais do país que é pouca debatida: a destruição ambiental. É nesse ponto que a história do Haiti, separa-se da de seu vizinho, a República Dominicana.

O Haiti é o país do Caribe que mais devastou sua floresta, e não por coincidência é o mais pobre das Américas. A cana-de-açúcar plantada pelos colonizadores franceses foi o primeiro elemento de destruição No século XVIII, o açúcar produzido lá, era responsável por mais da metade da riqueza da corte francesa. Com a revolução promovida pelos escravos, o Haiti conquistou a liberdade, mas o preço foi alto. Cerca de 20 bilhões de dólares, grande parte destes pagos com mais devastação. Em 1950, restavam apenas 40% das árvores do país.
A República Dominicana parecia seguir o mesmo caminho. Até que, as árvores foram poupadas por um fator inesperado: o ditador o Rafael Trugillo, que decidiu restringir a exploração madeireira na ilha. A salvação das florestas foi firmada pelo sucessor de Trugillo, Joaquim Balaguer, um homem que amava as árvores mais do que as pessoas. Ele criou reservas florestais e promoveu uma guinada ambiental na República Dominicana. Uma ação que fez do país um modelos de exploração sustentável de madeira.

Enquanto isso, no Haiti…

Uma ditadura tão cruel quanto a de Balaguer tomou uma decisão diferente. François Duvallier, o “Papa-Doc”, além de aterrorizar a população com sua polícia formada por torturadores e seqüestradores, decidiu em um surto de paranóia cortar todas as florestas do país. A ideia era impedir que rebeldes oposicionistas usassem as matas como esconderijo. Duvallier também permitiu que os latifundiários que o apoiavam derrubassem as matas de forma desordenada para o plantio de mais cana. O saldo foi a devastação de 95% das florestas naturais do Haiti. Hoje, restam apenas 3% de áreas verdes no país, grande parte destas são matas exóticas, como as florestas de pinheiros. A falta de árvores esgotou os solos, atrapalhou a agricultura de subsistência e sufocou os rios do Haiti. Cerca de 80% dos mananciais estão comprometidos pelo assoreamento.
Sem florestas, sem terras férteis e sem água, os hatianos acabaram encurralados por falta de alternativas. O êxodo rural inchou as cidades e criou favelas gigantescas como as de Cité Soleil e Bel Air. Locais marcados pela cena de crianças tomando banho em esgoto puro, uma conseqüência direta do desastre ambiental da região. Parcas tentativas de reflorestamento tentam ajudar os haitianos a recuperar suas matas. Um projeto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro tenta criar viveiros de mudas, para produzir 200 mil árvores nativas e exóticas. O objetivo é reflorestar ao menos as encostas, os topos de morros e as nascentes. O projeto é dividido pelo governo Brasileiro e a Espanha, e custa um milhão de reais. Um pequeno passo muito importante para os haitianos recuperarem seus recursos naturais, e qualidade de vida.
Uma história semelhante ocorre em alguns pontos do Brasil, como o Vale do Jequitinhonha e o semi-árido Nordestino. Regiões onde a devastação ambiental foi seguida por uma onda de miséria e desigualdade social. Hoje, alguns projetos de reflorestamento buscam recuperar as matas devastadas dessas região. Como diria a música de Gilberto Gil: “O Haiti é aqui…”

Blog do Planeta - O meio ambiente que você faz

Pantera tem novo comandante

O técnico Flávio Barros que tem passagens pelo Treze-PB, Gama-DF e CSA e Alagoas, é o novo treinador do São Raimundo, depois de duas derrotas consecutivas o ex-treinador Lucio Santarém entregou o cargo.

Na noite de quarta-feira a diretoria em Belém, anunciou Flavio Barros, que estava na equipe do Cristal de Macapá. Treinador pra quê? Se o time é fraco e desorganizado.

Prefeitura entrega amanhã a Praça do Parque


Será entregue nesta quinta-feira, 28 de janeiro, pela prefeitura, mais um espaço público para o lazer e o entretenimento em Santarém. A Praça do Parque foi construída pela secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) na área do Parque Municipal, e deve beneficiar diretamente moradores dos bairros Santa Clara, Aparecida, Jardim Santarém e Aeroporto Velho.
A Praça do Parque começou a ser construída no ano passado com recursos próprios da prefeitura municipal. O investimento foi orçado em R$ 195 mil. O mais novo instrumento público contempla bancos, 02 quiosques para a venda de iguarias regionais e uma fonte luminosa e dançante. “Essa fonte luminosa foi pensada pela prefeita Maria do Carmo. Ela representa uma homenagem aos rios Tapajós e Amazonas. A praça passará a integrar o complexo do Parque da Cidade que aos poucos vem se tornando um local para a realização de diversas atividades, sendo uma alternativa principalmente para o lazer e a prática da caminhada”, explicou Alba Valéria, secretária de Infraestrutura.
A prefeita Maria do Carmo informou que novas construções serão realizadas na área pela administração municipal. “Alem do Parque da Cidade, propriamente dito, já havíamos entregue à população no final do ano passado, um parquinho para as crianças. No decorrer de nosso mandato, faremos novos investimentos no local, inclusive, já estamos adquirindo equipamentos de ginástica que muito em breve serão instalados na Praça do Parque”, afirmou.
A solenidade de entrega está marcada para iniciar às 19 horas.
Ascom-PMS

Deu no Espalha

A invasão da área de preservação ambiental na Rodovia Fernando Guilhon acabou sobrando para o Lago do Juá. Localizado próximo ao aeroporto, paralelo a rodovia, os invasores estão degradando a flora e a fauna do lago sem dó, sem piedade.

Derrubadas, troncos despejados no lago, além da erosão que devido o desmatamento da margem, na intenção de demarcaram os terrenos e limparem a área para construir, todo o lixo está indo parar na beira do lago.
O que antes era natureza, calmaria e beleza natural, hoje é ameaça e perseguição. A prefeitura tenta expulsar os invasores, mais há resistência e o caso ainda está muito longe de ser resolvido. Só nos resta pedir socorro urgente para que salvem o santuário do Juá.
Alguém faça alguma coisa, por favor!

Postado por ZEZO FERREIRA

Convite para a sessão de abertura do período legislativo de 2010‏

A Câmara Municipal de Santarém vem lhe convidar para e sessão de abertura do período legislativo de 2010.

A sessão será realizada no dia 10 de Fevereiro de 2010 em horário regimental no plenário da Câmara. A antecipação da sessão de abertura ocorrera devido à data oficial 15 de Fevereiro cair na segunda gorda de Carnaval, logo a mesma seria transferia para o dia 22 de Fevereiro.
A presidência da casa com respaldo jurídico e apoiado por todos os parlamentares antecipam para a data do dia 10 de Fevereiro a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Santarém.
Você esta sendo convidado a se fazer presente nesta sessão.

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Câmara de Santarém

HRBA: Novo Diretor Geral fala de seus projetos em coletiva


Em entrevista coletiva dada a imprensa santarena o novo diretor do Hospital Regional, entre outros assuntos salientou que: A previsão é que o HRBA atinja o seu pleno funcionamento, com todos os seus serviços de alta complexidade ofertados a população santarena e municípios do Baixo Amazonas, já no início do segundo semestre.

O novo Diretor falou sobre importância da Acreditação Hospitalar: “Quando um hospital é Acreditado, significa que os seus serviços estão dentro de normas e padrões adequados à qualidade, segurança e humanização da assistência”, explicou Hebert.
Também destacou um ponto forte que marcará a sua gestão: “ Outro fator importantíssimo é a Humanização. É impossível pensarmos em qualidade e segurança da assistência médico-hospitalar sem termos uma equipe treinada e comprometida com um atendimento Humanizado. Já possuímos o nosso Grupo de Humanização que realiza diversas atividades, e em 2010 seu trabalho será ampliado e fortalecido”, completou Hebert.
Os representantes da imprensa santarena perguntaram sobre as paralisações parciais do Corpo Clínico, a maioria ocorrida no último semestre do ano passado. Hebert Moreschi comunicou que a SESPA está trabalhando fortemente para a regularização dos repasses ao Hospital, informando a Pró-Saúde que a partir de fevereiro esta situação estará normalizada. Isso ocorrendo, não existirão motivos para novas paralisações.
A parceria com a Prefeitura de Santarém foi destacada como de fundamental importância. Segundo Moreschi, em visita realizada a Prefeita Maria do Carmo e a Câmara de Vereadores, o Hospital Regional se colocou à disposição para o estreitamento na relação com as autoridades e gestores municipais. “O fortalecimento da parceria com a 9ª. Regional da SESPA e Central de Regulação Municipal é de vital importância para que possamos agilizar o acesso da comunidade aos serviços do Hospital Regional”, completou Hebert. O novo de Diretor também informou que a 9ª. Regional da SESPA e a Central de Regulação estão disponibilizando profissionais para que o processo de agendamento de cirurgias, internações, consultas e exames seja melhorado e agilizado.
Hebert encerrou o encontro com os jornalistas fazendo uma visita ao Setor de Oncologia do HRBA. Na Radioterapia foi mostrada a estrutura já instalada e que está de acordo com as normas regulamentadoras. “Com a ativação destes serviços de Alta Complexidade, o Hospital Regional atingirá seu pleno funcionamento, aumentando ainda mais a sua abrangência na região e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de toda a população do Oeste do Pará. Mas, para que o HRBA atinja seus objetivos e melhore a cada dia, o comprometimento de toda nossa equipe, gestores públicos, profissionais médicos e toda a comunidade é fundamental. E contamos com isso!”, finaliza Hebert Moreschi.

ASCOM/HRBA

Odair Corrêa (PDT) Entrega Microcréditos em 4 Municípios

Governador em Exercício Odair Corrêa (PDT) Entrega Microcréditos em 4 Municípios e Energia Elétrica para 600 Famílias em São Félix do Xingu.



Governador em Exercício Odair Corrêa (PDT), esteve na manhã desta quarta-feira (27) no município de Portel (Marajó) onde foi recebido pelo prefeito Pedro Barbosa (PMDB), vice Antonio Silva (PT) e presidente da Câmara Municipal vereador Washington Barbosa, quando na oportunidade liberou recursos do CREDPARÁ na ordem de R$ 69.770,00 para 46 famílias, beneficiando 224 pessoas. Na quinta-feira (28) estará no município de Xinguara (Araguaia) onde nas presenças do prefeito José Passos (PT), vice Albertinho Nogueira (PSB) e presidente da Câmara Municipal vereador Valdir Silva (PT) estará entregando Microcréditos no valor de R$ 116.314,00 para 54 famílias, beneficiando 270 pessoas. Sexta-feira (29) o governador Odair Corrêa estará em Novo Progresso (Tapajós) com a prefeita Madalena Hoffmann (PSDB), vice Ricardo Faccim (PSDB) e presidente da Câmara Municipal vereador Amilton Alves (PSDB), entregando Microcréditos no valor de R$ 429.313,96 para 134 famílias, beneficiando 670 pessoas em seguida viaja para o município de Jacareacanga (Tapajós) onde será recebido pelo prefeito Raulien Queiroz (PT), vice Roberto Crixi (PT) e presidente da Câmara Municipal vereador Raimundo Santiago (PT) onde vai liberar Microcréditos no valor de R$ 166.202,50 beneficiando 320 pessoas. O Programa de Microcrédito Solidário (CREDPARÁ) é gerido e desenvolvido pela Vice-governadoria do Estado em convênio com as prefeituras municipais, tendo como seu agente financeiro o Banco do Estado do Pará. (BANPARÁ). O governador em exercício Odair Corrêa, discorreu antes de viajar para os municípios de Portel, Xinguara, Novo Progresso e Jacareacanga, sobre as ações de governo que atendem ações sociais, principalmente aquelas voltadas para os menos favorecidos. É por esse motivo que estamos no comando do Estado, no sentido de fazer a inversão de prioridades nas políticas públicas e atender, apesar das dificuldades econômicas, as demandas da população paraense. Com relação ao CREDPARÁ, disse que o Programa já está sendo executado em 75 municípios e brevemente estará nos 144 do Estado, incluindo Mojuí dos Campos, aumentando a auto estima e a qualidade de vida daqueles que fazem parte da base política social do nosso Estado. Finalizou.

LUZ PARA TODOS

Governador Odair Corrêa estará neste sábado (30) no município de São Félix do Xingu onde entrega eletrificação no Setor Jardim Novo, através do Projeto “Luz Para Todos” do Governo Federal beneficiando 600 famílias. O grandioso evento contará com as presenças do prefeito Antonio Silva (PTB), vice Rosana Pereira (PMDB), presidente da Câmara Municipal vereador Sercino Cristo (PMDB), além de secretários, autoridades e população do município. Odair Corrêa antes da sua viagem enalteceu os governos do presidente Lula e da governadora Ana Júlia Carepa que estão se empenhando em proporcionar bem estar e melhor qualidade de vida para a população paraense. Nunca é tarde demais para buscar novos caminhos a fim de viver de modo mais útil e aproveitável. Nunca é tarde demais para recomeçar com confiança, fé e amor, para transformar sonhos em realidade. No sábado (30), 600 famílias estarão sendo beneficiadas por ações do nosso governo, fico feliz em estar lá proporcionando a felicidade de milhares de pessoas, levando o conforto das grandes cidades, através da energia elétrica. Doravante a população daquela comunidade poderá oferecer água gelada e acompanhar o progresso através da televisão, rádio e Internet. Vamos continuar buscando novos objetivos que construam a felicidade. Disse o governador antes de embarcar para São Félix do Xingú.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria.
Thompson Mota DRMT 844 Sinjor-Pa 677 – Foto Josué Pinheiro

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Notícias pelo Brasil - Revista Veja

Arruda em baixa
Não bastasse toda a crise do panetonegate, José Roberto Arruda sofreu hoje mais uma derrota. O Tribunal de Contas do Distrito Federal determinou a suspensão do leilão de lotes para a Cidade do Servidor, que vinha sendo alardeada como uma importante realização do governo Arruda. A decisão foi tomada a pedido do Ministério Público, que se colocou contra o direcionamento da licitação exclusivamente para servidores públicos.

Economia
Bovespa retrocede quatro meses
A Bovespa continua sua temporada de baixa. Pelo quinto pregão consecutivo, caiu. Desta vez, fechou em baixa de 0,69%, batendo 65 069 pontos. Uma queda de respeito, de 7%: na quarta-feira passada, a bolsa fechou com 69 909 pontos. O Ibovespa está hoje num patamar semelhante ao que alcançou no início de novembro.

Eleições 2010
Retirada de Ciro, só em março
Ciro Gomes desembarcou ontem em Recife para conversar com o governador Eduardo Campos sobre sua candidatura à presidência. Juntos, concluíram que não houve qualquer alteração no quadro eleitoral que imponha a imediata retirada de sua candidatura. É isso que Campos comunicará hoje a Lula.
Campos e Ciro continuam defendendo que a decisão sobre a retirada ou não da candidatura deve ser tomada apenas em março, após uma avaliação minuciosa de pesquisas. Os dois acreditam que só elas poderão convencer Lula de que ter dois candidatos da base aliada facilita a eleição de Dilma Rousseff.
A principal pesquisa que deve balizar a decisão do PSB - e ser levada a essa reunião de março - está sendo feita neste momento e deve ficar pronta já na próxima semana.

Sabrina e Lula

Além de Lula& família, quem irá ao camarote de Sérgio Cabral no Sambódromo é Sabrina Sato. Não irá trabalhando pelo Pânico na TV!, mas acompanhando o namorado, o deputado Fábio Faria.

Eleições 2010
Temer esvazia
O processo de esvaziamento da indicação de Michel Temer para a vice, que começou ainda em dezembro e se intensificou nos últimos dias, passa também pelas mudanças ocorridas no PT. Ricardo Berzoini e Cândido Vaccarezza eram dois dos principais defensores do seu nome e foram também responsáveis pela construção da sólida aliança PT-PMDB que deu governabilidade ao segundo governo Lula. Os dois, no entanto, estão perdendo poder.
Berzoini está prestes a entregar a presidência do PT para José Eduardo Dutra, que está longe de ser um defensor de Temer, e Vaccarezza será substituído no início de fevereiro na liderança do partido na Câmara.
Outros dois nomes que ajudaram a construir a aliança parlamentar foram o ministro Tarso Genro e o governador Jaques Wagner. Agora, ambos estão prestes a enfrentar candidatos peemedebistas nas disputas pelo governo do Rio Grande do Sul e da Bahia, respectivamente.

Três meses de silêncio
A cúpula do DEM não quer marola do diretório brasiliense da sigla, responsável pela crise do panetonegate. Para o presidente do DEM, Rodrigo Maia, a hora é de deixar a poeira baixar e só começar a pensar em eleição, se houver condições, em abril. Ainda é preciso tempo para avaliar o tamanho do estrago na imagem da legenda.

Internacional - Lula no Haiti
Lula vai ao Haiti em fevereiro. A viagem já estava programada antes do terremoto, mas ele tem dito quer mantê-la.

Gabeira e Maia
Fernando Gabeira e Rodrigo Maia se reuniram domingo no Rio de Janeiro. O assunto, mais que óbvio, era a candidatura do deputado verde ao governo. O verde é mais candidato ao governo que nunca.

Para Lula, Marina tucanou
Lula está insatisfeito com o papel que Marina Silva vem desempenhando nesta campanha. Em conversa recente com auxiliares, Lula disse lamentar que Marina tenha se tornado uma linha auxiliar do PSDB.

Sobe para 3 os mortos no acidente aéreo




Fotos exclusivas dos destroços do avião da empresa Piquiatuba que caiu na tarde da última segunda feira 25, até agora são três mortos vitimas do trágico acidente ocorrido na cidade de Senador José Porfírio. O empresário proprietário da Reicon, o piloto da aeronave e outro acidentado que não resistiu os ferimentos no hospital e faleceu na madrugada desta quarta feira. dia 27.


Blog da: karinapinto.blogspot.com /Espalha Brasa

Lúcio demitido no Pantera - agora pouco!

O treinador Lúcio Santarém, não aguentou a pressão das duas derrotas do São Raimundo no Parazão/2010 e acaba de ser demitido pela direção do clube santareno, que se encontra em Belém realizando os seus jogos, em virtude do Barbalhão, ainda não ser liberado pela comissão de vistoria. Lúcio Santarém, que pegou o bonde na reta final do Brasileirão Série D e foi campeão, vem deixando muito a desejar com respeito a formação do elenco alvinegro, dai, achando por bem, resumir a questão, demitindo o treinador.

Provas do concurso da Sespa serão realizadas no próximo domingo

Agência Pará

As provas do concurso público destinado ao cadastro de reserva da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) serão realizadas neste domingo (31), nas cidades de Belém, Altamira, Breves, Castanhal, Marabá, Santarém, Tucuruí e Conceição do Araguaia. Estão inscritos 14.374 candidatos.
As provas objetivas terão a duração de quatro horas e serão realizadas de 8h30 às 12h30 (horário de Belém) para todos os cargos. O concurso oferece vagas para os níveis fundamental, médio e superior e está sendo realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), com anuência da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A carga horária de todos os cargos é 30h semanais, e 5% das vagas são reservadas a portadores de deficiência. Entre os cargos ofertados estão Administrador, Agente Administrativo, Agente de Portaria, Arquiteto, Assistente Social, Biólogo, Economista, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Técnico em Radiologia e Terapeuta Ocupacional.
Os cargos mais concorridos são Agente Administrativo (Belém -1228 candidatos inscritos); Agente de Portaria (Tucuruí - 1.307 candidatos); Agente Administrativo (Tucuruí - 820 candidatos) e Agente de Portaria (Belém - 618 candidatos).
Mais informações sobre o horário das provas, orientação para os candidatos e a demanda dos cargos do concurso C-153/Sespa podem ser obtidas no site www.fadesp.org.br.
Ascom/Sead

Gado "preso" será doado a comunidades quilombolas de Santarém

Agência Pará
Dez comunidades quilombolas das regiões de planalto e várzea do município de Santarém, no oeste do Pará, receberão nesta quarta-feira (27) a doação de gado bovino, numa ação coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Projeto de Inclusão Socioprodutiva e Segurança Alimentar. Os animais foram doados após uma articulação entre o governo do Estado e o governo federal, via Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Serão beneficiadas 1.019 famílias, totalizando 4.304 moradores das comunidades de Murumurutuba, Bom Jardim, Nova Vista, Pérola do Maicá, Saracura, São José, Tiningu, Arapemâ, São Raimundo e Murumuru.
O objetivo é oferecer às famílias mais uma alternativa de geração de renda e, consequentemente, contribuir para a redução da insegurança alimentar. Os animais são oriundos de criações mantidas dentro da Reserva Nacional de Jamanxim, município de Novo Progresso, e foram apreendidos pelo Ministério do Meio Ambiente.
A ação conta com a parceria das Secretarias de Estado de Agricultura (Sagri) e de Integração Regional (Seir), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Prefeitura Municipal, Segurança Nacional/Força Nacional, Ibama, Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério do Meio Ambiente.

Ascom/Sedes

Defensorias e Ministérios Públicos firmam parcerias na área da Saúde

Da Redação - Agência Pará
A Defensoria Pública do Pará realizou uma reunião, na tarde da última segunda-feira (25), no gabinete do defensor público geral, com o objetivo de acertar os preparativos para a realização do seminário e do dia "D" da saúde na capital e no interior do estado.
Durante a reunião ficou determinado que o seminário acontecerá nos próximos dias 4 e 5 de março, tendo como público alvo os defensores públicos estaduais e federais, os promotores de justiça e os procuradores da República.
A Defensoria Pública do Estado do Pará ficará responsável pelo local do evento, que deverá receber um público estimado de duzentas pessoas.
Definiu-se ainda que no seminário será realizado um painel, onde os palestrantes falarão inicialmente sobre a Portaria 2046, do Ministério da Saúde. Logo após, os explanadores abordarão temas específicos, tais como a atenção básica com ênfase à saúde da mulher e da criança (pré-natal); os roteiros de inspeção e os questionários (auditoria da saúde básica); atenção básica com ênfase no programa "saúde da família" e sobre o controle social (Conselhos Municipais de Saúde) e TFD (Tratamento Fora do Domicílio).
Segundo a defensora Ana Marina Couto, "com a parceria da Defensoria Pública do Estado e da União e dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, o Estado do Pará presenciará um evento muito importante na área da saúde".
Participaram do encontro o Defensor Público Geral, Antônio Roberto Cardoso; a procuradora da República e procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Ana Karízia; as promotoras de Justiça, Suely Regina Cruz e Maria das Graças Corrêa Cunha; o defensor público da União, Anginaldo Oliveira Vieira e os defensores públicos Arthur Corrêa da Silva Neto e Ana Marina Valente do Couto.

Gilla Aguiar - Defensoria Pública do Estado

Treinador já balança

Como já era de se esperar, mais uma vez o treinador Lúcio Santarém colocou o cargo a disposição da diretoria alvinegra, após amargar mais um resultado negativo do São Raimundo no Parazão 2010.

Essa atitude do treinador não é novidade, sempre que os resultados não acontecem ele constumeiramente faz isso, sai logo, antes que a bomba exploda. Foi assim no próprio Pantera em anos anteriores e no São Francisco. Até o momento, Lúcio estaria "prestigiado". Mas, em futebol, quando o treinador é "prestigiado" e sinal que vai "dançar". Assumir uma equipe FORMADA em reta final, para receber os louros da conquista é fácil, quero ver FORMAR uma equipe. Ai meu amigo é só pra quem sabe... e são poucos que possuem essa capacidade.
Jogo contra o Águia de sábado é decisivo para o Pantera e para o treinador. Quem viver, verá!

Prefeitura divulga programação oficial do carnaval 2010

A secretaria municipal de Cultura (SMC), responsável pela organização da festa de carnaval em Santarém, definiu a programação oficial do Carnaval 2010 que será realizada na Orla da cidade e na Vila de Alter do Chão, no mês de fevereiro. Antecedendo aos dias oficiais do carnaval, a prefeitura e as entidades que representam as agremiações carnavalescas de Santarém têm promovido ainda em janeiro, as Batalhas de Confetes em alguns bairros, como Aldeia e Nova República.
Para o próximo mês, mais atividades serão desenvolvidas. Na orla, a programação de carnaval será realizada durante três dias (12, 13 e 16/02) em parceria com a Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas (ASAC) e com a Liga Independente dos Blocos de Empolgação de Santarém (LIBES). Em Alter do Chão, a exemplo dos últimos quatro anos, o governo municipal ficará responsável pela estrutura da festa, como banda e trio elétrico nos dias 14 e 15 de fevereiro.
A programação na cidade e em Alter do Chão ficou assim definida:
12/02/2010 (Sexta-Feira)
LIBES – Liga Independente dos Blocos de Empolgação de Santarém.
Local: Orla da Cidade
Hora: 21h00
Blocos: Garotos da Coroa, Alô Dada, Sorriso Aberto, A Fogueteira, Cheiro do Periquito, Fissura e Vermelho e Preto.
Dia 13/02/2010 (Sábado)
Local: Orla da Cidade
Hora: 19h00
Blocos: Bloco do Programa de Esporte e Lazer da Cidade - PELC (Assessoria de Esporte e Lazer/SEMC) e Bloco da Camisinha (SEMSA).
Hora: 21h00
ASAC (Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas)
Blocos de Enredo: Caciques da Prainha, Unidos de Aparecida, Império do Tapajós e Bloco da Pulga.
Blocos de Empolgação: To na Onda, Mocidade da Turiano Meira, Cruz de Malta, O Linguarudo, Zueira e Olha eu AQUI.
Dia 16/02/2010 (Terça-Feira)
Local: Orla da Cidade
Hora: 21h00
Blocos apontados posteriormente pela ASAC e LIBES.
Programação de Alter do Chão – A programação será realizada nos dias 14/02 (Domingo) e 15/02 (Segunda-Feira), na orla da Vila Balneária.
Exposição – No período de 06 a 18 de fevereiro, a secretaria municipal de Cultura realizará no Terminal Fluvial Turístico - TFT, em frente à praça do Pescador, a exposição “História do Carnaval Santareno”. Na exposição, que será aberta ao público das 17h às 21h, serão mostradas peças confeccionadas por artistas locais que foram atrações nos desfiles carnavalescos do passado.
 Ascom/SMC

Prefeita de Santarém visita área de risco no bairro da Matinha

Ontem,26,  pela manhã, representantes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros, acompanharam a prefeita de Santarém, Maria do Carmo em uma visita técnica à Serra da Matinha, popularmente conhecida como Serra Piroca, no bairro da Matinha. Os secretários municipais Inácio Correa (Governo), Valéria Lima (Infraestrutura), Luiz Alberto (Segurança Cidadã) e Beto Frazão (Habitação), e servidores da secretaria de Meio Ambiente (SEMA), também acompanharam o grupo. A visita foi marcada após a prefeita ter recebido há cerca de três semanas, um relatório da Defesa Civil Municipal que identificou riscos de desmoronamento da Serra da Matinha. “Viemos aqui para ver se o perigo é iminente ou se é uma situação que ainda podemos planejar, optando pela retirada das pessoas ou das pedras. Detectamos túneis por baixo da serra e nesse caso, o risco passa a ser não somente de nove famílias, mas de todos os que moram às proximidades dessa área. O problema deixa de ser apenas da Defesa Civil, mas de órgãos ambientais também”, disse a prefeita.
Para o Major Tavernard, comandante do Corpo de Bombeiros em Santarém, o local precisa ser interditado. “Nós percebemos que tem caminhões que continuam entrando e fazendo retirada de areia dessa área. Isso não pode mais acontecer. Faz-se necessária uma intervenção imediata por parte dos órgãos fiscalizadores”, afirmou.
Aldomiro Soares, presidente da associação de moradores da Matinha, disse que a preocupação é grande. “Já nem dormimos pensando no perigo que corremos. O problema é que alguns moradores resistem e não querem sair daqui por que moram há mais de 20 anos nesse local. Eu estou satisfeito com a visita da prefeita, mas sei que nós também precisamos ajudar, mas infelizmente, nem todos pensam desse jeito”, esclareceu.
Ascom-PMS

Temporal estraga confronto

PANTERA SANTARENO PERDE MAIS UMA


Independente marca 1 a 0 no São Raimundo, agora lanterna, em duelo interrompido durante 45 minutos pela chuva
O Independente recuperou-se da derrota na primeira rodada do Campeonato Paraense e, ontem à tarde, venceu o São Raimundo por 1 a 0. O meio-campista Euler marcou o último gol do jogo, aos 7 do primeiro tempo, em uma cobrança de falta. Oito minutos depois, o futebol acabou no Baenão já que, após uma breve trégua, a forte chuva que castiga a capital paraense voltou a dar as caras, alagando o gramado por completo. Na próxima rodada, o Pantera encara o Águia em Marabá, no sábado. O Galo também joga fora de casa, no Parque do Bacurau, contra o Cametá.
Com a chuva, o futebol ficou impossível de ser praticado no Baenão. O primeiro tempo acabou com o campo alagado, mais se parecendo com uma piscina. O árbitro Joel Silva Santos esperou 45 minutos para recomeçar o segundo tempo, em que o São Raimundo foi melhor do que o Independente. No entanto, o estrago no gramado já estava feito.
Após a partida, que terminou quase uma hora depois do previsto, uns comemoraram, outros lamentaram. 'Ficou muito difícil jogar por causa da chuva', explicou o lateral esquerdo Iranilson, do Independente. 'Felizmente, tivemos a sorte de fazer o gol antes da chuva e o campo ficar encharcado', completou.
'Infelizmente, não deu para a gente', lamentou Marcelo Pitbull, volante do São Raimundo. 'Choveu demais e ficou complicado para atuar. Agora é ir a Marabá e tentar a recuperação.'
O time santareno vem sofrendo do mesmo mal que aflige Paysandu e Águia. Os três times, junto com o Clube do Remo, já estavam classificados para a fase principal do campeonato estadual, e começaram a treinar bem depois dos concorrentes. Hoje, arcam com esse ônus. O Leão Azul, que não participou de nenhuma competição oficial depois do Parazão do ano passado, começou a treinar em julho de 2009 e fisicamente está bem acima dos concorrentes.
São Raimundo -Labilá, Leandrinho (Evair), Filho, Marabá e João Pedro; Beto, Marcelo Pitbull, Michell e Thiago Neiva (Del Curuçá); Branco (Sató) e Hallace.
Técnico: Lúcio Santarém
Independente -Kanu, Lima, Roberto, Guará e Iranilson; Euler, Júlio César, Diego Silva e Adelson; Ró e Da Costa (Albertinho) (Silva).
Técnico: Samuel Cândido
Local: Baenão (Belém-PA)
Árbitro: Joel Silva Santos
Renda: R$ 2.130,00
Público: 230 pagantes
Gol: Euller, aos 7 do 1º tempo
Cartões amarelos: Roberto (Independente); Leandrinho e Labilá (São Raimundo)
Expulsões: Adelson e Euler (Independente); Hallace (São Raimundo)

Famílias de Santarém receberão doação de bovinos

Dez comunidades quilombolas das regiões de planalto e várzea do município de Santarém (Murumurutuba, Bom Jardim, Nova Vista, Pérola do Maicá, Saracura, São José, Tiningú, Arapemâ, São Raimundo e Murumuru), receberão nesta quarta-feira (27), a doação de rebanho bovino numa ação que está sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), através do Projeto de Inclusão Sócioprodutiva e Segurança Alimentar. Os animais foram doados depois de uma articulação entre o Governo do Estado e o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O objetivo é oportunizar as famílias mais uma alternativa de geração de renda e, conseqüentemente, contribuir para diminuir a insegurança alimentar. Serão beneficiadas 1.019 famílias, em um total de 4.304 pessoas. Os animais são oriundos de criações que estavam localizadas dentro da Reserva Nacional de Jamanxim, em Novo Progresso, e foram apreendidas pelo Ministério do Meio Ambiente.
A ação conta com a parceria da Secretaria de Estado de Agricultura (SAGRES), Secretaria de Estado de Integração Regional (SEIR), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), Instituto Paraense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Prefeitura Municipal, Segurança Nacional/Força Nacional, IBAMA, Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Ministério do Meio Ambiente.
(Ascom/Sedes)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pantera busca reabilitação


Reabilitação é a palavra de ordem para São Raimundo e Independente, que se enfrentam hoje, a partir das 15h30, no Baenão. A partida seria disputada, inicialmente, em Santarém e depois em Tucuruí. Ocorre que os estádios Colosso do Tapajós e Navegantão foram vetados pelo Ministério Público, o que obrigou a Federação Paraense de Futebol (FPF) a transferir o confronto para Belém. Será a segunda apresentação das equipes na capital. Ambas buscam a recuperação na Taça Cidade de Belém (1º turno) do Parazão, na qual estrearam com derrotas. O Galo caiu frente ao Paysandu (2 a 1) e o Pantera foi surpreendido pelo Santa Rosa (1 a 0) na primeira rodada da competição.

A derrota do São Raimundo talvez tenha sido a principal surpresa da abertura do campeonato. Campeão da Série D do Brasileiro e vice estadual em 2009, o Pantera era apontado como franco favorito. Contudo, o time deixou a desejar e o resultado acabou sendo justo pelo maior volume de jogo do adversário. Já o Independente teve tudo para largar com três pontos no campeonato. O Galo, como é chamado, vencia o Papão por 1 a 0 até os 44 min, quando permitiu a virada do adversário em apenas dois minutos.
Insatisfeito com o comportamento do time na estreia, o técnico alvinegro Lúcio Santarém decidiu mexer na formação de sua equipe. Ele promove a estreia do volante Beto, no lugar de Maurício Oliveira e coloca Hallace de cara no posto de Déo Curuçá. 'Quando entrou no jogo passado, o Hallace deu mais movimentação ao ataque', justifica. Outra mudança é o deslocamento do apoiador João Pedro para a ala direita, na vaga de Júnior, que, segundo o técnico, 'não foi bem' contra o Santa Rosa, com Thiago Neiva, vindo do Bahia compondo a dupla de meias com Michell.
O fato de jogar duas vezes seguidas fora de Santarém não agrada a Lúcio. 'Contra o Santa Rosa, com toda a certeza o resultado teria sido outro, caso a partida tivesse ocorrido lá (em Santarém)'. A viagem que tivemos de fazer em cima da hora nos atrapalhou muito. Há sempre um desgaste muito grande', observa o treinador.
O Independente ficou de deixar Turucuí ontem às 13 horas. Pela manhã o técnico Samuel Cândido comendou um treinamento leve, quando confirmou a equipe para a partida. A novidade maior da equipe é o aproveitamento do meia Marçal, que entra de cara, depois de ter sido lançado no decorrer do confronto com o Paysandu. O Galo esperava enfrentar o adversário em Tucuruí. 'A gente imaginava que o time jogaria no Navegantão. Infelizmente o estádio não foi liberado e vamos ter de enfrentar mais essa viagem', lamentou Cândido.
Independente-Kanu; Lima, Roberto, Guará e Iranilson; Euller, Júlio César, Diego Silva e Adelson; Ró e Da Costa.
Técnico: Samuel Cândido.
São Raimundo-Labilá; Leandrinho, Filho, Marabá e João Pedro; Beto, Marcelo Pitbul, Michell e Tiago Neiva; Branco e Hallace.
Técnico: Lúcio Santarém
Árbitro: Joel Silva Santos / Local: Baenão/ Horário: 15h30 horas

Empate com gosto de derrota na Curuzu

O Paysando sofreu o seu primeiro tropeço no Parazão de 2010. Em partida válida pela segunda rodada do primeiro turno, a equipe bicolor não passou de um empate em 1 a 1 com o Santa Rosa na noite desta segunda-feira no estádio da Curuzu.
Depois de uma estreia sofrida diante do Independente na vitória por 2 a 1, conquistada somente nos minutos finais da partida, o time alviceleste voltou a repetir um futebol abaixo do esperado e se complicou diante da boa equipe do Santa Rosa que estreou na competição desbancando o São Raimundo por 1 a 0.
O Paysandu abriu o placar por intermédio do volante Sandro que converteu uma penalidade máxima aos 23 minutos do primeiro tempo e, aos 38 minutos ainda da primeira etapa, o atacante Jeferson marcou um belo gol e empatou o jogo para o Santa Rosa.Placar final: Santa Rosa 1 x 1 Paysandu.
O resultado manteve as duas equipes na mesma posição na tabela de classificação. O Paysandu segue na segunda posição com 4 pontos e apresenta um saldo positivo de uma bola e com três gols a favor. Já o Santa Rosa ocupa a quarta colocação com também 4 pontos,apresenta um saldo positivo de uma bola mas perde no critério seguinte para o Paysandu e apresenta apenas dois gols marcados.
-A renda divulgada foi de R$ 50.995,00 para um público total de 4.165 torcedores, sendo 3.165 pagantes e 1.000 credenciados.
- Próximos Jogos:
Pela terceira rodada, o Paysandu enfrentará o Ananindeua no próximo sábado (30) às 16h na Curuzu, enquanto que o Santa Rosa jogará contra o Remo no domingo (31) às 16h no Baenão.

Redação: Eu choro!

Coletiva no HRBA

Coletiva de apresentação do novo Diretor Geral do Hospital Regional


A Assessoria de Comunicação do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna tem a honra de convidar este respeitado veículo de comunicação a coletiva de apresentação do novo Diretor Geral do HRBA, Sr. Hebert Moreschi.
Local: Biblioteca do Hospital Regional (1° andar)
Dia: 27 de janeiro de 2010
Horários:
Ø 8h15m será servido o café da manhã;
Ø 8h30m iniciará a coletiva de imprensa.
Pedimos o cumprimento dos horários para não atrapalhar os compromissos profissionais dos outros colegas de imprensa.

Atenciosamente,

Amarildo Sena
Assessor de Comunicação
PRÓ-SAÚDE – A.B.A.S.H. - Santarém-PA
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna

Vice-Governador do Pará Odair Corrêa (PDT) Visita o Morro Dona Marta e Encontra com o Senador Marcelo Crivella.


Vice-governador do Pará Odair Corrêa (PDT) esteve no Rio para tratar de assuntos referentes ao governo do estado do Pará e aproveitou para fazer contatos políticos. O Vice-governador esteve no Morro Dona Marta, bairro de Botafogo, prestigiando o senador Marcelo Crivella, na entrega da casa do projeto Cimento Social, que foi destaque na imprensa este ano. "Esse projeto é muito bom e vou verificar o que fazer para levar para a periferia de Belém", disse Corrêa para o Senador Crivella. Odair Corrêa (PDT), visitou também as instalações da maior empresa de móveis escolares do Brasil, que fica no município de Araruama e conversou demoradamente com o empresário Eduardo Maia diretor da empresa e suplente de deputado federal. O vice-governador do Pará e seu chefe de gabinete, Solano Lisboa visitaram a melhor escola de vigilantes do Rio de Janeiro, a Oportunidade SEG. Odair Corrêa ficou impressionado com a estrutura da escola e disse que vai propor uma parceria para trazer a tecnologia da escola para o Pará O vice-governador do Pará, Odair Corrêa (PDT), visitou o Pastor Marcos Pereira e aproveitou para conhecer as instalações da Assembléia de Deus dos Últimos Dias, em Éden, São João do Meriti, onde conheceu pessoalmente o cantor Waguinho que será candidato a senador com o apoio da Igreja. Ficou combinado que o Pastor Marcos, cantor Waguinho e o apresentador de televisão e deputado estadual e candidato ao governo do Rio de Janeiro Wagner Montes participarão da campanha de Odair Corrêa à Câmara Federal nas próximas eleições. Odair Corrêa disse que estes contatos são fundamentais para divulgar o Pará em outros estados da federação.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Thompson Mota DRMT 844 Sinjor-Pa 677 – Fotos Fernando Lobo.

Joel Santana assume o comando do Botafogo

Plantão O Globo
Publicada em 26/01/2010

RIO - O técnico Joel Santana, que estava desempregado desde que deixou a seleção da África do Sul, acertou com o clube, durante reunião que terminou no final da noite desta segunda-feira, e já treina o time na tarde de hoje. Joel foi campeão carioca pelo Botafogo nos anos 90.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Google quer envolver usuários com cuidados médicos


O Google Health pretende permitir que os usuários "se envolvam mais com seus cuidados médicos", disse Roni Zeiger, gerente do produto Google Health. "A medicina continua sendo muito complicada. Os médicos têm pouco tempo para dar atenção aos pacientes nas salas de exame, e cada um de nós, como pacientes, fica com mais responsabilidade ao precisar se cuidar."
O Google tem sido o grande líder em e-health simplesmente porque as buscas sobre assuntos relacionados à saúde sempre foram populares. Quando as pessoas estão doentes - ou acham que estão -, uma das primeiras coisas que elas fazem é buscar informação online.
Leia a reportagem completa no blog do HRBA: blogdohrba.blogspot.com

ASCOM
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - Dr. Waldemar Penna
Pró-Saúde
Santarém - Pará
(93) 2101-6200

Análise do comentarista


Por: Cléo Neves/Jornalista Esportivo da Rádio Rural

Itens brilhantemente analisados pelo Jornalista Esportivo
 1.O elenco não inspira confiança para a competição. Logo, é necessário contratações de jogadores que venham em condições de jogar e não de fazer ou passar por testes.

2.O posicionamento tático da equipe precisa ser trabalhado:
2.1. Jogadas de bola parada: o setor defensivo precisa ter a habilidade de marcar os adversários e também estar atento à linha da bola.
2.2. O posicionamento dos zagueiros: falta entrosamento e também falta à contratação de mais um zagueiro e um ala esquerdo.
2.3. A equipe coletivamente precisa de uma identidade tática. Em outras palavras, os jogadores se posicionam muito distantes uns dos outros. Esse posicionamento facilita a marcação, o desarme e proporciona os contra-ataques.
2.4. No meio de campo falta um camisa 10 responsável pela criatividade da equipe.
2.5. O ataque ficou prejudicado pela falta de um atacante com mais vigor físico.
3.Para cada competição exige-se um perfil de atleta. O time do São Raimundo tem muitos jogadores baixos.
Em face disto, é necessário um trabalho tático para que as jogadas sejam efetivadas por baixo para o aproveitamento da velocidade desses atletas.
A análise das estratégias utilizadas pelo técnico Lúcio Santarém que faço, tem como pano de fundo as questões elencadas acima. Logo, no segundo tempo ao deslocar o João Pedro para a lateral e lançar o Tiago Neiva tornou a equipe bem mais ofensiva. No entanto, a falta de competência nas finalizações também contribuiu para a derrota.

Redação: Uma análise de quem realmente conhece...Todos os fatores acima colocados pelo comentarista Cléo Neves foram as verdades ocorridas, observadas e faltadas no jogo.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2010

PREFETIURA DE SANTARÉM - CONCURSO PÚBLICO N.° 001/2008


A Prefeita Municipal de Santarém torna pública a CONVOCAÇÃO dos candidatos aprovados e classificados no Concurso Público nº. 001/2008 para provimento de vagas em cargos efetivos, nos seguintes níveis e cargos:
I - Nível Fundamental Incompleto: Pólo Cidade: Cargos Nºs.: 001 – Aux. Op. de Construção/Carpinteiro; 008 – Aux. Op. de Construção/Pedreiro; 011 – Aux. Op. de Equip. e Veículos/Ajudante de Máquinas; 015 – Aux. Op. de Equip. e Veículos/Lavador de Carro; 016 – Aux. Op. de Equip. e Veículos/Lubrificador; 017 – Aux. Op. de Equip. e Veículos/Mecânico de Maquinas Leves e Pesadas; 021 – Aux. Op. de Equip. de Veículos/Técnico em Terraplenagem; 023 – Aux. Op. de Conservação/Servente; 027 – Aux. Op. de Serviços Gerais/Gari.
II – Nível Fundamental Completo: Pólo Cidade: Cargos Nºs.: 045 – Ag. Op. de Equip. e Veículos/Mecânico de Máquinas Leves e Pesadas. 047 – Ag. Op. de Equip. e Veículos/Motorista de Veículos Pesados.
III – Nível Médio Técnico: Pólo Cidade: Cargos Nºs.: 057 – Técnico Esp. em Desenho/Cadista; 059 – Técnico em THD; 068 – Técnico em Enfermagem.
IV - Técnico de Nível Superior: Pólo Cidade: Cargos Nºs.: 078 – Administrador; 079 – Advogado; 082 – Arquiteto; 085 - Bibliotecário; 087 - Bioquímico; 098 - Engenheiro Civil; 101 – Fonoaudiólogo.
V – Nível Superior de Formação Específica: Pólo Cidade: Cargos Nºs. 113 - Gestão em Organização de Saúde; 117 – Gestão em Publicidade e Mídia.
VI - Grupo do Magistério.
a) Nível Médio/Modalidade Magistério: Cargo Nº. 118 - Professor de Educação Infantil, para os pólos: Cidade; Planalto - Eixo Forte e Rios: Arapiuns, Arapixuna, Lago Grande e Tapajós.
b) Nível Superior: Cargo Nº. 119 – Professor de 1ª a 4ª Série para os pólos: Cidade; Planalto - Eixo Forte e Rios: Arapiuns, Arapixuna, Lago Grande e Tapajós. Cargos Nºs: 120 – Professor de Português; 121 – Professor de Inglês, 122 – Professor de Ciências, 123 – Professor de História, 124 – Professor de Ensino da Arte, 125 – Professor de Matemática, 126 – Professor de Geografia, 127 – Professor de Ensino Religioso, 128 – Professor de Educação Física e 129 – Professor de Informática, para os pólos: Cidade; Planalto - Eixo Forte e Rios: Arapiuns, Arapixuna, Lago Grande e Tapajós, relacionados na listagem anexa, para apresentarem a documentação exigida para o cargo a que foram aprovados/classificados nos exatos termos do item 15 do Edital 001/2008, no período de 26 a 29 do corrente mês e ano, observado o que consta dos itens 2 e 4 do mencionado Edital quanto a comprovação das condições estabelecidas para investidura em cada um dos cargos elencados acima. O local de apresentação será o Auditório da Casa de Cultura, localizada na Avenida Borges Leal, nº 1558, no horário das 08:00 às 18:00 horas. O s documentos apresentados serão analisados no período de 1 a 5 de fevereiro/10. O resultado com os nomes dos que cumpriram as exigências quanto a documentação nos termos do Edital 001/2008 será divulgada no dia 8 de fevereiro/10. Todas as Informações inerentes a esta fase do concurso estão disponíveis aos interessados no quadro de avisos da Prefeitura e endereços eletrônicos: http://www.santarem.pa.gov.br e http://www.cetapnet.com.br.

Santarém-PA, 25 de janeiro de 2010.

Maria do Carmo Martins Lima
Prefeita Municipal de Santarém


PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SEMAD
Av. Dr. Anysio Chaves, N 853 - Aeroporto Velho - Cep 68.030-290 - Santarém – Fone - 0xx93-2101-5100