terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bye

Depois dessa me desligo de hoje e se Deus quiser volto amanhã. 
BOA NOITE SANTARÉM,
BOA NOITE AMAZÔNIA,
BOA NOITE BRASIL.

Nova vergonha nacional...


O salário mínimo poderá chegar no ano que vem a R$ 538,15, de acordo com proposta de Orçamento Federal entregue hoje (31) ao Congresso Nacional pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Atualmente, o valor é de R$ 510. Para reajustá-lo, o governo leva em consideração a inflação mais o Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior à elaboração da proposta. Como em 2009 o PIB apresentou queda de 0,2%, a atualização poderá ser feita apenas com base na inflação.

TSE julgar Jader hoje

Edição online do Diário de Pernambuco
Jader Barbalho (PMDB-PA) e Joaquim Roriz (PSC-DF) estão na pauta da sessão ordinária do pleno, nesta terça (31) para os julgamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois foram enquadrados pela Lei da Ficha Limpa.
Barbalho é candidato ao Senado e foi considerado “ficha suja” por ter renunciado ao mandato de senador para escapar da cassação em 2001. Roriz também se enquadra na mesma situação, mas renunciou ao mandato em julho de 2007.

Opinião de um anônimo: Deve haver algum engano contra os dois. Ficha Limpa, mais quando já!

Programação ofical só na quinta - dia 02


O lançamento da programação oficial do Sairé 2010 será na próxima quinta-feira (2), às 19h, no Terminal Fluvial Turístico, na orla em frente a cidade, pela prefeita Maria do Carmo (foto) e representantes das agremiações dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, além de moradores de Alter do Chão. A Festa do Sairé será realizada no período de 9 a 13 de setembro, em Alter do Chão, sob coordenação da Prefeitura de Santarém, com apoio de comunitários da vila balneária, e patrocínio do governo do Pará, Cerpa e TIM Celulares.
Será realizada nesta 3ª feira (31), uma reunião entre representantes de órgãos e instituições da área de segurança pública que vão trabalhar durante a Festa do Sairé.
O encontro será coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC) e terá início às 9h, no auditório do CIAM (avenida Adriano Pimentel, às proximidades da praça de São Sebastião).
Informações -  Prefeitura de Santarém

TRE inicia treinamento de mesários em todo Pará

Há pouco mais de um mês para eleições gerais, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pará) inicia uma das importantes etapas do processo eleitoral, o treinamento de mesários.

Segundo a Coordenadoria de Desenvolvimento e Educação (Codes), em Belém serão capacitados 12.500 mesários, entre presidente, primeiro-mesário, segundo-mesário e secretário. Oficialmente o treinamento inicia nesta quarta-feira, 1º de setembro. No interior, 51 mil pessoas serão treinadas, via das zonas eleitorais. Em todo estado são 15.635 seções eleitorais.(TRE)

Êta Brasil...

PIOR NÃO FICA?

Ex de Adriano, livre e solta.

A modelo Joana Machado, ex- do craque do Roma, Adriano, anda livre e solta mostrando sua grande forma pelas praias cariocas. E ainda faz posse!!!
Hoje pela manhã ela foi vista, na praia de Ipanema, no Rio.
(foto de biquini azul)


Ponta de Pedras-Santarém(Pa)

Uma pequena ponta da praia de Ponta de Pedras-Santarém/Tapajós/Amazônia/Brasil
VENHA CONHECER SANTARÉM!

Zé, o rejeitado...

Shot008Hoje à tarde, em entrevista em São Paulo, Dilma Rousseff praticamente expurgou José Dirceu de um provável futuro governo.
Ao ser questionada sobre a probabilidade dele ocupar algum cargo na República, caso seja eleita, Dilma respondeu não achar “muito provável”.
A petista tratou de arredar a falada influencia de Dirceu em sua campanha: “Ele é um militante do PT, tem o direito de participar lá no PT”.
O “lá no PT” soou como um desejo, pelo menos ao distinto público, de que o ex-ministro se mantenha a uma distancia mais que regulamentar dela. 
Detalhe: principalmente agora em época fervente da campanha, se vencer, o pensamento de Dilma deve mudar. Quem manda é o patrão!  ( Folha de SP./ Detalhe do blog)

Inimigos da Revolução

Shot007El Comandante Fidel, apeado da presidência, desde 2008, por uma doença, reapareceu firme e forte há dois meses, voltando a roçar a barba pelos escaninhos de Cuba.
Contam-me, por e-mail, amigos que mantenho em Cuba, que El Comandante, aos 84 anos, “ressuscitou” firme e forte e está indo até em aniversario de 15 anos de filhas de veteranos da Guarda Revolucionária.
Recentemente Fidel declarou a um jornal mexicano que sua vida era “um entrar e sair da sala do centro cirúrgico, entubado, recebendo alimentos através de veias e cateteres e com perdas frequentes de conhecimento. Cheguei a estar morto.”.
O povo cubano faz piadas com Fidel, como nós brasileiros fazemos com os nossos políticos.
A piada em voga agora em La Havana é que os cubanos elegeram os médicos que salvaram El Comandante como “inimigos n° 01 da revolução.”

Pagamento de férias em atraso dá direito a remuneração em dobro

Por lei, pagamento deve ser dois dias antes do início das férias.
Pagamento de férias em atraso dá direito a remuneração em dobro
Entendimento é do Tribunal Superior do Trabalho.
Brasil - Sair de férias sem receber o pagamento do benefício dá direito a remuneração em dobro. E não importa se a empresa atrasou um dia ou dois dias. Quem vai sair de férias e não recebeu o pagamento antecipado tem direito a um bônus. Por lei, um terço do salário mais a antecipação do mês seguinte têm que ser pagos dois dias antes do início das férias.

A Justiça mudou a interpretação da lei e agora o benefício vai direto para o trabalhador, de acordo com entendimento dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST).(G1)

Restaurante Popular inaugura com capacidade diária de mil refeições

Após treinamento, equipe que irá trabalhar na manipulação dos alimentos já serve as primeiras refeições
 

Restaurante Popular inaugura com capacidade diária de mil refeiçõesO restaurante possui 17 funcionários Santarém - O restaurante popular de Santarém inaugurou ontem (30) com o cardápio a base feijão, frango, creme de milho, salada de repolho e suco. Com capacidade para 410 pessoas sentadas, a nova modalidade de alimentação é uma opção para muitos que pouco tem para garantir uma boa refeição no dia. “É a única refeição, então a gente procura ter a base em quantidade e qualidade para suprir as necessidades básicas”, afirma a nutricionista do restaurante, Fernanda Silva. Fernanda acompanha todos os dias o cardápio e o preparo dos alimentos.(Tapajós Online)

Utilidade Pública - Concursos

Ministério do Turismo abre concurso público
Informações G1

Vereador faz apelo à prefeitura


 O vereador Mauricio Corrêa (PMDB), na Tribuna fez um apelo à prefeitura de Santarém, através de seus setores competentes, para que tome medidas urgentes, a fim de retirar da vila de Alter do Chão, um grande número de hippes, que estão tomando conta de todos os espaços.  
 Mauricio ressalta que respeita todas as formas de vida, mas garante que Alter do Chão está se tornando um centro consumidor de drogas, em função da presença dos hippes.
 “A presença dos hippes em Alter do Chão é um problema sério que precisa ser enfrentado pela prefeitura, além de ser um desafio, a gestão municipal tem a obrigação de conseguir um local para aquelas pessoas, para que elas possam deixar o centro da vila balneária limpo e desobstruído e as pessoas posam ter o direito de ir e vir com suas famílias e assim, desfrutar das belezas de Alter do Chão”, considerou.
 Shopping   -  O vereador Mauricio Corrêa ainda na Tribuna elogiou a iniciativa da empresária Ana Sueli Queiroz, que inaugurou na última quarta- feira, o Shopping Center Paraíso, “que de inicio está gerando cerca de 300 empregos diretos, fora os indiretos. O vereador Valdir Matias, aparteando Mauricio, pediu mais empenho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, na viabilidade de novos e grandes investimentos para Santarém, com o fim de gerar emprego e renda e melhorar a condição de vida do povo santareno e da região.

Pesquisa tendenciosa


O vereador Valdir Matias Júnior (PV), na Tribuna da sessão de hoje no Poder Legislativo de Santarém(Amazônia/Brasil), referiu-se a uma pesquisa de intenção de votos para presidente da República, do Instituto Datafolha, que ele considera tendenciosa.
 Matias Júnior relatou que no último dia 30/08, estava em casa de uma sua tia formada em letras, com mestrado em lingüística. “Para nossa surpresa o Datafolha ligou para a sua residência, pediu cinco minutos do seu tempo e começou a fazer várias perguntas”, explicou.
 “Na opinião da minha tia, ficou nítida a forma tendenciosa com a qual o Datafolha conduziu a pesquisa de intenção de votos para presidente da República, principalmente quando ela confirmou por várias vezes que votaria na Marina para presidente e o Datafolha a questionou se a Marina tinha condições de montar um ministério na esfera federal, perguntou se alguém na casa era beneficiado com os programas do Governo Federal”, descreveu.
 O vereador Valdir Matias alerta que as pesquisas de intenção de votos em muitos casos pode ser manipulada e tendenciosa. “A  eleição só se decide no dia três de outubro e  a Marina Silva é uma candidata legitima do povo da Amazônia, conhece a nossa realidade, seria importante e natural que nós da Amazônia pudéssemos apoiá-la”, justificou. 

Meio ambiente
 O vereador Valdir Matias Júnior disse também, que a Comissão do Meio Ambiente da Câmara, da qual ele é presidente, está aberta a receber denuncias por escrito sobre poluição e degradação ambiental. “É importante que a sociedade saiba que existe um fórum permanente na Câmara de Santarém, que está apto a receber as denúncias por escrito, se precisar legislar sobre o assunto, vamos fazer isso”, afirmou.

Coisa estranha vem por aí...

  Começou a aparecer coisa estranha...

PESQUISA EM DÚVIDA - Começou a aparecer rumores ingrisilhentos na pesquisa do IBOPE lançada nesta segunda(30) sobre a disputa para o governo do Pará, pelo grupo O Liberal que mostra Simão Jatene PSDB, na frente dez pontos de Ana Júlia Carepa PT que tenta a reeleição. Escreve a Franssinete Florenzano em seu blog que o Ibope informou à Justiça Eleitoral que a pesquisa foi realizada no período de 23 a 28/08, e na edição de O Liberal consta que foi de 24 a 26/08... Puts’grila, tem alguma coisa aí que não está batendo direito... Umm hum! 
 

Alerta geral: O Brasil queima!!!

Fogo, o desbravador do Brasil
Local: Internacional - AC
Fonte: Terra Magazine
/Felipe Milanez
Link: http://terramagazine.terra.com.br

Excesso de queimadas hoje em dia apenas reforça um abuso histórico do uso do fogo como uma ferramenta da agricultura brasileira.  E expõe as contradições do agronegócio, que tenta se mostrar moderno

Há 300 anos, o Brasil ardia em chamas.  Mais intensamente, nos idos dos 1800 o fogo queimava a Mata Atlântica, a despeito de tentativas de regulamentação contra o abuso deste "instrumento" de devastação e da critica de intelectuais.  Hoje, a história se repete, com muitas similaridades.
Nesses séculos, a rudimentar técnica de utilizar o fogo como uma ferramenta de manejo, que suprime a floresta e fertiliza o solo com suas cinzas, segue como a grande parceira da formação do agronegócio.
Parece ontem.  Ler as reflexões de intelectuais sobre a critica à devastação, especialmente ao uso abusivo do fogo, organizada no revelador livro "Um sopro de destruição" (Jorge Zahar Editor), do historiador José Augusto Pádua, pode até ser angustiante ao levar-se em conta que esse ainda é um problema atual.
"Nossas preciosas matas vão desaparecendo, vitimas do fogo e do machado destruidor da ignorância e do egoísmo", declarou José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da independência, em 1823.
Quase três décadas antes, José Vieira Couto dizia, em 1799: "Já é tempo de se atentar nestas preciosas matas, nestas amenas selvas, que o cultivador do Brasil, com o machado em uma mão e o tição em outra, ameaça-as de total incêndio e desolação.  Uma agricultura bárbara, ao mesmo tempo muito mais dispendiosa, tem sido a causa deste geral abrasamento."
O Brasil continua ardendo.  Os meses de maio a setembro são de estiagem na parte central do País e sul da Amazônia.  É o inverno, no hemisfério sul, também chamado de "verão" - em razão da falta de chuvas.  Seca.

Festribal concorre a prêmio em Portugal

Documentário do Festribal concorre a prêmio em Portugal 
O prefeito municipal de Juruti Henrique Costa, recebeu com satisfação esta semana o comunicado encaminhado pela coordenação do Festival ART &TUR realizado na cidade de Barcelos em Portugal, da inclusão do documentário sobre o Festribal 2009. O documentário sobre o mais importante festival do Estado do Pará vai concorrer à categoria “Patrimônio Cultural”, disputando com filmes de todo o mundo ao “Galo de Ouro”.
A exibição do filme ocorrerá na cidade de Barcelos no dia 24 de setembro de 2010 durante a realização oficial do Festival ASRT & TUR.  Segundo o coordenador do evento, Edison Batata Addor, a inclusão do documentário sobre o Festribal é uma forma de agradecimento ao prefeito Henrique Costa que não tem medido esforços para divulgar esse festival atraindo a imprensa de várias partes do mundo para Juruti, mostrando todo potencial cultural e artístico do povo amazônico através do Festribal.

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Juruti
(93)91226292/(93)91525986
secomjuruti@gmail.com

Amigos da Terra

Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) reconhecida pelo Ministério da Justiça, existe desde 1989 e atua na promoção de interesses difusos, tais como direitos humanos, cidadania e desenvolvimento, a partir da valorização do capital natural. Atua nas políticas públicas, nos mercados, nas comunidades locais e no mundo da informação, por meio de atividades inovadoras, com foco prioritário, mas não exclusivo, na região amazônica.
  Objetivos
  • Implementar projetos e atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do País, com especial foco na região amazônica e na valorização do patrimônio ambiental;
  • Atuar na formulação, acompanhamento e discussão das políticas públicas para tutelar interesses difusos, com especial foco na proteção do meio ambiente;
  • Estimular atividades econômicas sustentáveis dos pontos de vista ambiental e social.
  Missão
  • Proteger o planeta da degradação ambiental e reparar danos impostos ao meio ambiente pela atividade e negligência humanas;
  • Preservar a diversidade ecológica, cultural e étnica;
  • Estimular a participação pública e os processos de decisão democráticos, instrumentos vitais para a proteção do meio ambiente e para a administração responsável dos recursos naturais;
  • Lutar pela justiça social, econômica e política e pela eqüidade no acesso aos recursos e oportunidades;
  • Promover o desenvolvimento sustentável.
                                       Blog do Colares é parceiro na defesa da Amazônia

INPE - 485 km2 de destruição

Segundo o Inpe, foram 485,1 km2 de desmatamentos em julho de 2010. O Estado que mais desmatou foi novamente o Pará, com 237 km2, seguido de Mato Grosso (102 km2) e Rondônia (69 km2). Nos últimos doze meses o Deter identificou um total de 2.295 km2 desmatados. Confira os dados na íntegra.

Informações importantes

Dicas de como evitar ‘spams’

Para navegar na internet com segurança, alguns cuidados são necessários. Diante de ameaças virtuais, como vírus, o internauta precisa estar atento para não colocar em risco o equipamento e até mesmo informações pessoais do usuário.
Um dos problemas mais comuns são os conhecidos ‘spams’, aqueles e-mails não solicitados, normalmente enviados a um grande número de pessoas. Há também os ‘spams zombies’, que contêm códigos maliciosos que podem colocar a segurança do computador em risco. Analistas de sistemas  explicam que normalmente os ‘spams’ vêm como mensagens de prêmios falsos, produtos que nunca foram solicitados, pedidos de atualização de dados ou mensagens pedindo para divulgar o desaparecimento de alguma pessoa.
Analistas afirmam que, nesses casos, o melhor é deletar a mensagem imediatamente, sem abrir. “Geralmente o vírus se instala quando a pessoa clica ou responde a mensagem”, diz.
Outra dica é sempre desconfiar de remetentes desconhecidos e não abrir anexos ou baixar programas vindos nesses e-mails.
Quando o computador é infectado por algum vírus vindo por spam, o usuário fica sujeito a ter suas informações expostas na rede, como fotos pessoais. Outro risco é ter as informações de seu computador monitoradas por outras pessoas. “Podem hackear desde números de conta de banco até senhas de sites de vendas”, afirma o analista. O computador também pode ser usado para enviar spams para outras máquinas.( Revista de Informática)

Derrubado veto da governadora sobre megaempréstimo

Em sessão plenária na Assembleia Legislativa do Pará, os deputados estaduais acabaram de votar conta o veto da governadora Ana Júlia Carepa sobre o megaempréstimo de R$ 366 milhões que o Governo do Estado pretende fazer junto ao BNDES. Dos 33 parlamentares presentes, apenas oito votaram a favor do veto do Executivo e um se absteve.
Havia a expectativa de que este empréstimo fosse aprovado e liberado ainda no primeiro semestre, e foi a votação em maio e junho, mas por ser uma questão polêmica o veto da governadora saiu de pauta várias vezes e em muitas das sessões nem chegou a entrar na pauta do dia, pois requeria a presença do presidente da casa, Domingos Juvenil. Com a chegada do recesso parlamentar de julho, a votação sobre o veto da governadora ficou para o segundo semestre. Assim, entrou na pauta hoje e foi derrubado. Os deputados acreditam que desta forma o dinheiro a ser emprestado tenha uma destinação mais clara, pois o projeto inicial do Executivo não dava nenhuma informação sobre onde a verba seria utilizada.( informações ALEPA)

Flona do Jamanxim


Ainda tem carne suja na mesa

Blog do Greenpeace

Entre queimadas, gado continua a pastar ilegalmente pela Flona do Jamanxim, área protegida no Pará. O problema não é novo, nem é restrito à unidade. Leia mais >

Trenzinho da alegria...

Contam pelos quatro cantos da cidade, que um trem da alegria esteve passeando na capital cearense, para deliciar-se com as belezas naturais e artificiais de Fortaleza. O que está faltando ao time alvinegro é saber o que é profissionalismo, que é muito diferente de turismo. Resultado: mais uma derrota!

Negócios & Carreira

Como tirar seu diploma pela internet
Um em cada sete novos alunos de graduação no país faz seu curso à distância. Eles são mais baratos, e o MEC está aumentando a cobrança de qualidade. Confira um guia para você estudar em casa.

PMS trabalhando

Borges Leal já está recebendo asfalto novo

Iniciou nesta segunda-feira (30/08), o efetivo recapeamento da Avenida Borges Leal pela empresa Santarém Engenharia (SANENG), contratada pela prefeitura, através da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), para executar a obra. O primeiro trecho que está recebendo asfalto está localizado entre a Avenida Santarém-Cuiabá e a Travessa Frei Ambrósio. A empresa continua, paralelo ao recapemento, executando os trabalhos de construção de canaletas, calçadas, meio-fio e recuperação de bordos na Borges Leal, entre a Travessa Frei Ambrósio e a Avenida Magalhães Barata.(pms/colares)

Portadores de necessidades especiais participarão de curso para inclusão ao mercado de trabalho

Portadores de deficiência física e de baixa visão de Santarém serão atendidos a partir de amanhã (31/08), com um curso de capacitação promovido pelo governo Federal, através do ministério do Turismo. O curso terá a carga horária de 220 h/a e será ministrado pela Associação de Valorização de Pessoas Especiais - AVAP, entidade que atua há 28 anos no Brasil.
A aula inaugural da capacitação será amanhã (31/08), às 9h, na escola estadual Maria Uchoa. 22 portadores de necessidades especiais serão beneficiados com a iniciativa e terão à sua disposição durante o curso, transporte escolar e material didático. A capacitação será desenvolvida em 6 módulos, de 2ª a 6ª feira, no horário de 9h às 12h30. O encerramento e entrega de certificados no dia 13 de novembro deste ano.
No Pará, somente os pólos de Santarém e Belém foram atendidos com o curso, por fazerem parte dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil.(pms)

Por: Nelson Vinencci

Estórias e histórias da Amazônia

Nelson Vinencci é cantor e compositor da Amazônia e escreve no Blog do Espalha Brasa -  Email – nelsonvinencci@hotmail.com
CURUMIM DA AMAZÔNIA – Parte I
Era noite de setembro na Amazônia, luar claro sobre a canoa remada contra a correnteza do rio Trombetas, verão no Pará, terra de mata céu e água, meu tio Brás apertava uma pinga entre eu e meu primo Joca e o remo afincando n’água na direção da margem do rio, êta tempo de cardume e batição de peixe nos lagos de Oriximiná.
No Aimim de terra firme, pasto forte, macaxeira amanteigada, café ralo na chocolateira e conversa de caboclo feito assombração, pavulage de namorador, as caboclas puras como as águas límpidas do rio da minha molecagem, só me espiavam...
Tudo verde no fervilhar das paragens amazônicas, carro de mão, enxada, terçado amolado na pedra e nós felizes sem saber o que era esse negócio de talão de luz pra pagar... Rs!
Altas horas, um vento assobinhador por entre as folhagens do cutitiribazeiro, subia eu no pé de fruta-pão e apanhava as frutinhas pra minha tia Neca cozinhar de manhã, meu tio as quatro da manhã, saltava da rede rente a cumeeira da casa e chegava de pé no chão de barro da simples choupana cheia de sonhos e de vida.
Amazônia é suor de lavar o peito, meu tio no rumo da roça eu e Joca na ilharga da casa arrumávamos as tralhas para a pescaria primeira, o sol já varava pelo girau da tia Neca que colocava no fogo duas toras de pau d’arco, lenha de aguentar fogo. 
Armava a canoa, Joca na pilotagem e eu no remo de proa no rumo do rio Amazonas: “vamos buscar uns tucunaré”, dizia meu primo e a peia cantava nas águas barrentas ligeiras do rio mar.

Fala Espalha...

Caravana PDT e PT percorre o Pará

O Candidato a deputado estadual Bruno Pará PDT, vem percorrendo todo o estado em companhia dos candidatos do PT, ao senado Paulo Rocha, e a deputado federal Carlos Martins.
Na caravana estão também o presidente regional do PDT, Osmando Figueiredo e o chefe da Casa Civil Everaldo Martins. Na mais recente visita em Novo Progresso e Uruará, Bruno Pará reuniu com líderes rurais, agricultores e políticos.
Na pauta de reunião os programas de incentivo a agricultura local, construção do aeroporto e principalmente a questão educacional que tem sido sua meta de trabalho.
Paulo Rocha e Carlos Martins juntamente com Bruno Pará assumiram compromissos e ouviram reivindicações, discutiram metas e possibilidades de melhoria para o povo da região da Transamazônica.
A caravana continua sua caminhada por todos os cantos do Pará conhecendo de perto os problemas enfrentados pelo povo e discutindo novas possibilidades de desenvolvimento e de realização de projetos que beneficiaram a população.  
 

Eleições 2010

Ibope aponta vitória de Jatene no 1º turno
O ex-governador tucano Simão Jatene lidera a pesquisa de intenção de voto do Ibope para o governo do Pará, com dez pontos de vantagem sobre a atual governadora petista Ana Júlia Carepa. Ele venceria a eleição no primeiro turno se a votação fosse realizada hoje, por 51% a 38%, na soma dos votos válidos.
De acordo com o Ibope, na pesquisa estimulada Jatene tem 43% das intenções de voto, enquanto Ana Júlia aparece com 33%. Na espontânea, o placar é 29% para o tucano e 18% para a candidata do PT. O candidato do PMDB, Domingos Juvenil, tem 6%, enquanto Fernando Carneiro (PSOL) e Cléber Rabelo (PSTU) estão cada um com 2%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo no Pará. A coligação “Acelera Pará”, que apoia Ana Júlia, havia obtido na sexta-feira (27) liminar concedida pelo juiz auxiliar de propaganda do TRE, Osmane dos Santos, para que a pesquisa não fosse divulgada.

Confira a agenda dos candidatos ao governo para esta 3ª feira


jateneSimão Jatene - Coligação “Juntos com o Povo” (PSDB, PPS, PMN, PRP, PSDC e PRTB)
No início da manhã o candidato grava programas de TV para o Horário Eleitoral. Às 12h, participa de uma reunião na Associação Comercial de Ananindeua. À tarde reúne com a coordenação de campanha.

juvenilDomingos Juvenil (PMDB)
Pela manhã o candidato cumpre agenda como presidente da Assembleia Legislativa. À tarde grava programas para o horário eleitoral. À noite reúne com assessores de marketing.



jateneAna Júlia Carepa - “Coligação Acelera Pará” (PT, PTB, PR, PP, PSC, PHS, PTN, PT do B e PTC, por PDT, PSB, PC do B, PRB e PV)
A candidata reúne a partir das 7h com trabalhadores da empresa Belém Metal, na avenida Tavares Bastos. Às 19h participa de plenária do setor de pesca, com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, no Palácio dos Bares, na avenida Alcindo Cacela.

fernando
Fernando Carneiro (PSOL)



O candidato participa pela manhã de caminhada no bairro Curió/Utinga, em Belém. A concentração acontece a partir das 9h  na avenida João Paulo II, esquina com rua Maria Aldir Dias. Às 15h, Carneiro grava entrevista para um programa de TV. À noite, participa de reuniões internas com lideranças políticas, em Belém.

rabelo
Cleber Rabelo (PSTU)

O candidato visita mais um canteiro de obras ao meio dia e às 18h se reúne com o comitê de campanha no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém.

( com assessorias)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Nossa cobiçada Amazônia

Este artigo mostra como o ambientalismo mundial vê a Amazônia e a cobiça de seu território com vistas a impedir a utilização de suas riquezas pelo Brasil (e pelos outros países que possuem parcelas da floresta) e, de tabela, fazer desacreditar o conceito de soberania nacional, com o rompimento dos limites territoriais dos países (dos países como um todo no mundo) sob o pretexto de que a Floresta Amazônica é um local que interessa à toda a Humanidade (de fato, sim), e que os países que a possuem não têm competência suficiente para preservá-la e, desse modo, criando um governo mundial que usará como pretexto para a sua implantação a administração dos recursos fundamentais para a Humanidade, ou seja: apropriar-se desses recursos e dominar o planeta.

ONGs ambientalistas proliferam no Brasil

explosão do número de ONGs – ou entidades do chamado Terceiro Setor – é um fenômeno mundial que vem se acentuando de forma mais visível a partir da década de 1990. Segundo Lester Salamon, da Universidade Johns Hopkins, (EUA), as ONGs já movimentam globalmente o equivalente a US$ 1,9 trilhão por ano (R$ 3,1 trilhões), valor maior o PIB do Brasil (US$ 1,3 trilhão) e, se fosse um país independente, o Terceiro Setor teria sido a oitava maior economia do planeta no ano passado.

Pastor é preso por racismo

Pastor é preso por racismo a funcionária de aeroporto no Pará

Pastor é preso por racismo a funcionária de aeroporto no Pará

Pará - A tranquilidade da manhã de domingo, no Aeroporto Internacional de Belém, foi quebrada por um fato que teve como pano de fundo a questão do racismo. Durante o check-in de um voo para Brasília, o pastor evangélico Petrônio Alves da Silva, que se considera negro, foi acusado de praticar o crime de injúria racial contra uma funcionária da empresa TAM. Ele foi detido após ter chamado a agente de aeroporto Brena Ribeiro de “neguinha folgada”.
O pastor Petrônio foi preso em flagrante por agentes da Polícia Federal e encaminhado para a delegacia da Polícia Civil do aeroporto. Ele foi autuado e pode pegar até três anos de prisão em caso de condenação.
Brena Ribeiro relatou que, por volta das 5h de ontem, estava atendendo os passageiros que faziam o check-in para viajarem para Brasília, quando, de acordo com Brena, solicitou ao pastor Petrônio um documento de identificação e este entregou um documento sem validade. A situação teria contrariado o pastor, que se sentiu ofendido.(Diário on-line)

 Cadeia nele...

Milan perto de oficializar acerto com Robinho

Resta apenas a liberação por parte do Manchester City-ING
O Milan-ITA está muito perto de oficializar a contratação do atacante Robinho para a sequência da temporada. Sem ser aproveitado pelo Manchester City-ING, o jogador já estaria com tudo acertado e resta apenas a liberação do clube inglês.
Segundo a emissora de TV italiana Sky Itália, Milan e Robinho acertaram todos os detalhes e o tempo de empréstimo seria de um ano. No entanto, as conversas entre as diretorias dos dois clubes precisam ser agilizadas, pois a data limite de transferências é nesta terça-feira.
Desde que se destacou novamente com a camisa do Santos no primeiro semestre, Robinho despertou a atenção de muitos clubes do futebol europeu e chegou a ser oferecido para o Fenerbahçe-TUR, mas não aceitou a proposta turca. O Barcelona-ESP também demonstrou interesse na sua contratação.

Paraense Jobson sofre lesão no Botafogo

Com um estiramento na parte posterior da coxa esquerda, o jogador desfalca o Fogão
Sai pra lá, zica! Parece que os jogadores paraenses precisam de um pouco das águas de cheiro do Ver-o-Peso para terem mais sorte nos seus times. Depois da contusão do meio-campo Paulo Henrique Ganso, do Santos, que deixará o craque longe dos gramados por seis meses, agora é o atacante Jobson que sofre com uma lesão que o afastará do Botafogo por cerca de duas semanas.
Jobson está com um leve estiramento na parte posterior da coxa esquerda, e ficará de fora do jogo contra o Grêmio Prudente, no Prudentão, às 19h30 desta quarta-feira (1º), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Segundo os resultados dos exames feitos pelo departamento médico do Botafogo, o craque só deve voltar a atuar na partida contra o São Paulo, pela 21ª rodada do Brasileirão, no Engenhão, Rio de Janeiro.
Eleições 2010: Dilma já prepara nova reforma da Previdência
De forma reservada, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, comandada por Nelson Barbosa, trabalha em uma nova proposta de reforma da Previdência, a ser apresentada ao Congresso pela candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, caso ela seja eleita.
Barbosa é o principal interlocutor de Dilma na área econômica, e cotado para assumir o Ministério da Fazenda em caso de vitória petista.
Para apressar o processo de aprovação e reduzir o custo político, as mudanças na Previdência só valeriam para os novos trabalhadores, tanto os da iniciativa privada (INSS) como os do setor público.
A última tarefa de Lula
Certo da vitória de sua candidata, Dilma Rousseff, no próximo dia 3 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dedica àquela que considera uma de suas últimas tarefas antes de passar a faixa presidencial: organizar a base política do futuro governo e evitar que Dilma se veja obrigada a atender todos os pedidos do poderoso PMDB — que deve sair das urnas com a maior bancada na Câmara e no Senado. Àqueles aliados que Lula considera eleitos, ele tem discutido a ideia de formar um bloco parlamentar para aglutinar partidos que sempre foram ligados ao PT, caso do PSB, do PCdoB, por exemplo. O projeto de Lula é deixar todos em pé de igualdade para a formação da equipe de Dilma Rousseff, caso ela venha mesmo a ser eleita como prevêem todas as pesquisas eleitorais.

Uma bela imagem...

Fernanda do Caldeirão do Hulk. Precisa falar mais alguma coisa?

Horas extras: Em “recesso”, Congresso desembolsa R$ 3,5 milhões

Correio Braziliense

O Congresso ganhou, há 50 dias, carta branca para as férias eleitorais e os parlamentares foram para seus estados pedir votos. Apesar de as Casas permanecerem vazias, Câmara e Senado pagaram juntas, de julho a 23 de agosto, mais de R$ 3,5 milhões em horas extras para servidores. De acordo com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), o Legislativo teve despesa de R$ 3.586.668 com serviços extraordinários.
A Câmara gastou um pouco mais em horas extras no recesso branco. Foram R$ 2 milhões contra R$ 1,5 milhão do Senado. Apesar de as Casas não conseguirem acabar com o penduricalho nos vencimentos dos servidores, as reformas administrativas reduziram em grande parte o pagamento pelos chamados serviços extraordinários. É importante notar que não se trata de gastos fixos, impossíveis de serem interrompidos sem prejuízo à máquna funcional.

Triste realidade

Mortalidade infantil pode se manter na Amazônia

Se não houver uma atitude radical e urgente, parte das regiões amazônica e do semiárido nordestino
- as duas com maior precariedade do país - não alcançarão as metas da Organização das Nações Unidas (ONU), estipuladas para diversas áreas, a fim de que os países pobres e em desenvolvimento instituam programas de erradicação da miséria, mortalidade infantil, alcance a universalização da mortalidade infantil, analfabetismo, educação básica, entre outros males até o ano 2015. Esta opinião é da representante no Brasil do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Marie Pierre Poirier. Ela esteve em Belém, dia 19, acompanhando o representante da Unicef para América Latina e Caribe, onde conheceram de perto alguns projetos desenvolvidos por empresas locais e pela Universidade da Amazônia (Unama) para a infância e juventude.( deu no Amazônia)

Diretor-geral do DNIT inspeciona obras da BR-163

O diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, está percorrendo a BR-163 entre os municípios de Lucas do Rio Verde em Mato Grosso até Santarém no Pará, para inspecionar as obras de manutenção, restauração e pavimentação, que estão em andamento na rodovia.
A comitiva é integrada pelos superintendentes do DNIT em Mato Grosso, Rui Egual, e do Pará, Mauro Ernesto Lima, do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, General Ítalo Fortes Avena, além de engenheiros das empresas responsáveis pela execução das obras.
Ao todo serão 1.431 quilômetros de estrada (431km no trecho de Mato Grosso e 1000km no Pará), que o diretor-geral pretende percorrer em 3 dias. “A expectativa é completar a viagem em Santarém no dia 30 pela tarde, tendo inspecionado cada trecho de obra”, diz Pagot.

TJE mostra cobranças de impostos ilegais da Celpa

Na manhã desta segunda-feira (30) o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, por meio da 1ª Câmara Cível, negou o recurso da Celpa (Centrais Elétrica do Pará), que pretendia reverter a decisão, de 1º Grau, da suspensão de cobrança de impostos (PIS/Confins) na fatura de energia elétrica, que foi considerada ilegal pelo Tribunal.
A denúncia foi feita pelo Colégio Ideal, que notou a cobrança ilegal e entrou com o pedido no TJE para a suspensão da mesma.
Em sua defesa, a Celpa alegou que as contribuições que estavam sendo recolhidas do usuário eram valores que integram os custos de geração e fornecimento de energia elétrica, em acordo com as regras definidas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e que, portanto, havia fundamentos legais para tal cobrança.
No entanto, tais alegações não foram acolhidas pelo desembargador relator do recurso, Leonam Gondim da Cruz Júnior, sendo sua decisão acompanhada pela Câmara. (Diário Online)

Valdir Matias Jr., contesta afirmações


Vereador Valdir Matias Jr.
O vereador Valdir Matias Júnior (PV),  contestou na Cãmara de Santarém as afirmações do presidente do Jeep Clube, Rodson Nogueira, publicadas na última edição do Jornal O Impacto, com relação ao uso das praias do município.
 “É uma entrevista infeliz, lamentável e até hilária, ele dizer que as famílias que residem nas praias, não moram nessas comunidades, enquanto o Partido Verde defende que nas praias não é local para trafegar carros, ele está defendendo em teses pessoais e ideologicamente inconstitucionais, é uma entrevista incorreta e que reforça ainda mais a nossa vontade de lutar pelas belas praias do rio Tapajós, essas praias de água doce que nos foi dada como dádivas divinas, que a gente precisa respeitá-las e fazer com que nossos filhos e netos tenham condições de usufruí-las”, afirmou 
Matias Júnior destaca que esse trabalho do seu partido, de proteção as praias, principalmente com relação à invasão de carros, vem sendo feito em parceria com o Ministério Público. Garante que foi enviado ao Ministério, um relatório identificando todos os acessos às praias, com apoio de todos os órgãos ligados aos setores competentes, entre eles a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tendo o partido se comprometido a fazer essa ação e disponibilizando o relatório na Internet.  
 O vereador disse esperar, que a partir de agora o Ministério Público possa notificar os proprietários de carros e alertá-los de que não pode liberar o trânsito de carros nas praias, através de seus acessos.

Vereador Gerlande: " lamenta situação constrangedora na saúde"


 
O vereador Gerlande Corrêa Castro (PP),  na sessão de hoje, 30 do Poder Legislativo Municipal, relatou que no último final de semana viveu uma situação constrangedora para sepultar uma pessoa do bairro do Mapiri.
Gerland detalha que o cidadão morreu por volta do meio dia da última sexta-feira, 27 de agosto, “e até oito horas da noite não se sabia qual era o órgão responsável de fazer o levantamento da causa morte, se era o Instituto Médico Legal, ou o Hospital Municipal. 
O vereador analise que o cidadão quando em vida, trabalha, luta por dias melhores para si, para sua família e logicamente para a sociedade e ao morrer, a família que deveria ser confortada, “passa por uma situação como essa de constrangimento, com a pericia jogando para o Hospital Municipal e este jogando para a perícia”, indignou-se.
 “Nesse vai e vem a funerária não queria mexer no corpo, sem saber antes a causa morte, lamentamos e ficamos tristes por termos constatado uma situação dessa, agente que vive em comunidade, temos que testemunhar fatos lamentáveis como esse, hoje eu não tinha como não colocar na Tribuna, essa situação que passamos no bairro do Mapiri”, constatou.

Vereador contesta o uso de carros alugados para a PM


Com base em matéria publicada pelo Jornal Tribuna do Tapajós, edição de 28 de agosto a três de setembro, com o título: “Veículos da PM são investigados pelo MPE”, o vereador Henderson Pinto (DEM), na Tribuna do Legislativo, assegurou que não é possível admitir três anos e meio de abandono do Governo do estado pelo Oeste do Pará e até mesmo de abandono total à própria Policia Militar, deixando os quartéis sem combustíveis para abastecer os veículos já existentes”, garantiu. 
“Agora a governadora vem às vésperas de eleição e entrega para uso em Santarém, 20 viaturas alugadas, isso é uma aberração! Segundo Henderson o contrato para a os carros da PM, em todo o Pará é milionário no valor de R$ 20 milhões, por dois anos e em média o aluguel de um carro está saindo por R$ 62,00 diários aos cofres públicos”, garantiu.

Carlos pede "Luz para todos" no interior


Aniversário do presidente  
 O vereador Carlos Jaime Líder doPT, na Cãmara de Santarém, usando a Tribuna da Casa registrou o aniversário do presidente da Câmara José Maria Tapajós, ocorrido no último 28 de agosto de 2010. Segundo Jaime o destaque se deu principalmente pela importância de Tapajós, no contexto da Casa de Leis.

“Ele está em seu 6º mandato de vereador e a sua experiência tem contribuído para que o Poder Legislativo seja sempre respeitado, fazendo esse canal de comunicação com a população, é alguém que tem uma postura respeitada e que tem sido muito parceiro dos seus pares e do povo”, garantiu Carlos Jaime.
 Luz para todos  
O vereador Carlos Jaime pediu também que o Programa Luz para todos, do governo Federal, se torne mais abrangente e alcance comunidades do interior, principalmente as de região de várzea, que se ressentem da falta de energia elétrica. Jaime entende ser o programa de relevância, mas falta ainda o cumprimento do seu real objetivo pleno, que é luz para todos. 

O parlamentar lembrou a presença da candidata do PT, Ana Júlia Carepa, que passou por Santarém no último final de semana e promoveu carreata, saindo do Aeroporto em direção ao bairro Nova República, onde ela e demais candidatos a cargos eletivos fizeram seus pronunciamentos. 

OBRAS DE RECAPEAMENTO ESTÃO SENDO AGILIZADAS


Vereador Emir Aguiar-Líder do Governo
O líder do Governo vereador Emir Aguiar (PR), na Tribuna da Câmara Municipal de Santarém, na sessão de hoje, 30, destacou que as frentes de serviço que estão executando as obras de recapeamento na Turiano Meira, Borges Leal, Magalhães Barata e Rui Barbosa, avançam no ritmo de trabalho.  
Aguiar disse que na Travessa Turiano Meira, está sendo colocado o meio-fio no trecho entre as Avenidas Muiraquitã e Haroldo Veloso, que já está desgastado em função do tempo. Na Avenida Borges Leal, as equipes da empresa SANENG fazem a regularização dos bordos da pista com 2 centímetrosasfalto. Na Avenida Magalhães Barata, está sendo construída uma canaleta, no trecho entre as Avenidas Irurá e Paulo Maranhão, para melhor passagem das águas pluviais, visando evitar infiltração no novo asfalto. Já na Avenida Rui Barbosa, equipes da SEMINF continuam fazendo o recapeamento da via. A previsão é que até o final do próximo mês, a Rui Barbosa esteja com asfalto novo em toda a sua extensão, ou seja, até a Avenida Cuiabá.

Receita enquadra e CBF paga multa de R$ 3 milhões

Por: Fábio Góis

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pagou multa de R$ 3 milhões à Receita Federal por ter sonegado imposto de renda referente a gastos não descritos como compensáveis. Além da multa, o valor inclui juros e impostos devidos, e resulta da acusação de que a entidade abatia no pagamento do IR despesas com juízes, advogados e jornalistas. A dívida se arrastava desde 2002 e, no ano passado, a CBF pagou a multa para que a questão não viesse a público e não fosse inscrita na Dívida Ativa da União.

O auto de infração da Receita demonstra que a CBF custeou viagens e hospedagem para integrantes do Judiciário, profissionais de imprensa, familiares de dirigentes “e outros não envolvidos nas atividades da CBF”. No caso dos advogados, a CBF pagava valores mais elevados aos firmados em contratos com escritórios de advocacia, sem que comprovação de serviços prestados, abatendo montantes maiores na IR.

Deu no Espalha

QUE VERGONHA!!!
Integrantes da Igreja Universal e de outras igrejas procuraram gráficas em Belém para encomendar banners e folhetos contra o Círio de Nazaré. Nenhuma das gráficas contratadas aceitou o serviço. As igrejas reunidas teriam decidido instalar uma gráfica própria para a encomenda. A denúncia foi feita pelo frei Juraci, pároco da capela de Santo Antônio de Lisboa, em Belém.

Opinião do blog: Palhaçada tem limite. Uma tradição secular cristã, agora deu de incomodar essas igrejas, caçadoras de níqueis na busca da salvação de seus fiéis ou infiéis seguidores. Aleluia irmãos! 
Caros Pastores, cuidem da vida de vocês e de seus rebanos, deixem a milenar igreja Católica Apostólica Romana em paz, vocês são um pingo d´água no oceno frente a magnitude do catolicismo. Resumindo: Vão se catar!!!

Prefeita anuncia na quinta-feira programação do Sairé 2010

Na próxima quinta-feira, no Terminal Fluvial Turístico (TFT), a prefeita Maria do Carmo faz a divulgação oficial da programação oficial do Sairé 2010.

Classificação Série "C"


Classificação do Grupo A

Clube PG JG VI EM DE GP GC SG
1 Paysandu-PA 11 6 3 2 1 13 6 7
2 Fortaleza-CE 10 6 2 4 0 7 5 2
3 Águia-PA 8 5 2 2 1 7 4 3
4 São Raimundo-PA 3 6 0 3 3 8 12 -4
5 Rio Branco-AC 3 5 0 3 2 6 14 -8

Fumar maconha reduz a dor crônica

O experimento, envolvendo 23 participantes, também melhorou o sono e reduziu a ansiedade entre os que fumaram a droga.
Em artigo publicado na revista científica Canadian Medical Association Journal, os cientistas disseram que são necessários mais estudos, em larga escala e com a utilização de inaladores.
Comentando o trabalho, especialistas britânicos disseram que a melhoria na dor foi relativamente pequena, mas acrescentaram que o trabalho pode ter implicações importantes.
Entre 1 e 2% da população sofrem de dor neuropática crônica - dor resultante de problemas de sinalização entre os nervos -, porém há poucos tratamentos disponívels.
Segundo relatos de alguns pacientes que sofrem dessa condição, fumar maconha melhora seus sintomas.
Isso levou pesquisadores a investigar se a ingestão de canabinóides - as substâncias químicas presentes na erva cannabis - em forma de pílula poderia produzir o mesmo efeito.
Informações médico Tony Dickenson, do University College of London
Detalhe - Muita calma nessa hora pessoal, ainda estão estudando os verdadeiros efeitos da erva . Aguardem aguardar o resultado final.

Silas é o novo técnico do Fla

Zico e Silas conversaram no hotel em Campinas
Zico e Silas conversaram no hotel em Campinas
O novo técnico do Flamengo concedeu sua primeira entrevista após acertar com o Rubro-Negro. Silas está em Campinas, vai assistir à partida contra o Guarani e conversou com a equipe do site oficial momentos antes de ir para o Estádio Brinco de Ouro da Princesa. O treinador demonstrou otimismo e confiança de que o time tem condições de arrancar no segundo turno do Campeonato Brasileiro.
Famoso pelo estilo de jogo ofensivo que costuma implantar em suas equipes, Silas garante que vai investir nas tradições do clube e promete à Nação Rubro-Negra muito trabalho para buscar os resultados. O novo técnico já viaja para o Rio e se apresenta na segunda-feira (30.08), na Gávea. Ele pode comandar o time no duelo com o Cruzeiro, quarta-feira (01.09), em Minas Gerais.(Site do Fla)

Alimentação

Dieta rica em alimentos roxos ajuda a prevenir o câncer Açaí (Getty Images)


Açaí fruto roxo Alimentar-se bem é uma arma poderosa no combate às doenças, principalmente o câncer. Ainda mais se o cardápio for rico em alimentos de cor roxa, que apresentam antocianinas - substância capaz de brecar a multiplicação de células doentes. A descoberta é de cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
As antocianinas estão presentes nos frutos vermelho-arroxeados, como açaí, amora, cereja, framboesa, morango e ameixa. Vegetais ricos em ácido fólico, como o brócolis e o tomate, além de produtos lácteos desnatados, que são ricos em cálcio, são também uma maneira de diminuir o risco de câncer de cólon. As fibras contidas nesses vegetais colaboram para evitar a doença, livrando o intestino do contato com as toxinas e de seu efeito agressivo.
Para uma dieta equilibrada destinada a evitar o câncer, os estudiosos aconselham não exagerar na gordura e nas comidas feitas com farinha refinada. Essas substâncias podem desacelerar o trânsito intestinal e ainda expor a mucosa a agentes danosos.
(Com Agência Estado)

Restaurante Popular

Com franco no cardápio, o Restaurante Popular começa, daqui a pouco suas atividades para atender a população de baixa renda.
Com uma excelente Localização nos altos do Mercadão 2000, de frente para o majestoso Rio Tapajós, com um espaço ótimo para receber os cidadãos, ventilação completa e com um preço de R$ 2, por prato, abrem-se as portas e serve refeição a quem interessar possa.

Acelera Pará...

A caravana da Coligação Acelera Pará encabeçada pela governadora Ana Júlia Carepa PT que tenta sua reeleição, no último final de semana de agosto esteve em Santarém, depois seguiu para o município de Belterra. Muita movimentação e apoio popular, nas duas cidades o povo prestigiou as carretas e caminhadas. Uma participação bonita e democrática da população das duas cidades irmãs que recebeu de braços abertos os candidatos que se apresentavam em busca de conquistar votos. Na seqüência o Acelera Pará seguiu para Óbidos e Itaituba. O vereador Bruno Pará, candidato a deputado estadual pelo PDT, participou da festa, Bruno está de camiseta verde com listras brancas da esquerda para a direita na foto.

1ª pesquisa Ibope para governo do Pará

Shot008
Os números revelam a recandidata Ana Júlia 10 pontos percentuais abaixo do primeiro colocado, Simão Jatene.
O tucano tem exatamente a soma dos percentuais dos demais candidatos o que o coloca com probabilidade, embora remota, de vitória em primeiro turno.
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é de Ana Júlia e a menor é de Fernando Carneiro:
Shot007Segundo o Ibope, a governadora Ana Júlia registra sua maior rejeição em Belém: 47%.
A margem de erro da pesquisa, realizada de 24 a 26 de agosto, é de 3 pontos percentuais.
O Grupo Liberal não publicou a pesquisa para o Senado.

29 de agosto de 2010

Pesquisa Ibope para governo do Pará é liberada

defer
“O juiz Osmane dos Santos autorizou a divulgação da pesquisa do Ibope para governo e Senado no Pará. O Instituto apresentou os documentos que faltavam e, com isso, teria resolvido os questionamentos feitos pela “Frente Popular Acelera Pará”.
O corte acima é do “Blog da Repórter”: a jornalista Rita Soares esteve sempre antenada no assunto e deu todas as notícias em primeira mão.
A qualquer momento, portanto, os números serão revelados. 

Fonte: blog do Parcifal Pontes