sábado, 30 de abril de 2011

Barco de Recreio naufraga próximo ao encontro das águas

Um barco recreio naufragou, há pouco, nas prox­im­i­dades da co­mu­nidade Terra Nova, próximo ao en­contro das águas. O Corpo de Bombeiros in­formou que sete pes­soas foram salvas e apenas um homem, ainda, não iden­ti­fi­cado con­tinua de­sa­pare­cido. Se­gundo in­for­mações de moradores da co­mu­nidade de Terra Nova, o barco trans­portava cargas, prin­ci­pal­mente, carne bov­ina ­para ser com­er­cial­izada, em Manaus e, al­gumas pes­soas que fi­cariam no porto do Pu­raque­quara.

Santos elimina o São Paulo

Ganso comemora gol


O Santos é o primeiro fi­nal­ista do cam­pe­onato paulista. O equipe de Muricy Ra­malho, acaba de vencer o São Paulo, por 2 a 0, com gols de Elano e Ganso, ambos no se­gundo tempo e aguarda o vencedor de Palmeiras e Corinthians que jogam neste, domingo (01).

Governo prepara alternativas para o Código Florestal

A poucos dias da votação da re­forma do Código Flo­re­stal no plenário da Câ­mara dos Dep­utados, o gov­erno já prepara al­ter­na­tivas para o caso de fra­cassar o acordo em ne­go­ci­ação há aprox­i­mada­mente três meses com o Con­gresso. Me­didas para fa­cil­itar a reg­u­lar­ização am­bi­ental dos pro­pri­etários ru­rais poderão ser ed­i­tadas por meio de de­creto da pres­i­dente Dilma Rousseff, prevê uma das al­ter­na­tivas em es­tudo. Já é con­senso no gov­erno que os pro­du­tores ru­rais
A poucos dias da votação da re­forma do Código Flo­re­stal no plenário da Câ­mara dos Dep­utados, o gov­erno já prepara al­ter­na­tivas para o caso de fra­cassar o acordo em ne­go­ci­ação há aprox­i­mada­mente três meses com o Con­gresso. Me­didas para fa­cil­itar a reg­u­lar­ização am­bi­ental dos pro­pri­etários ru­rais poderão ser ed­i­tadas por meio de de­creto da pres­i­dente Dilma Rousseff, prevê uma das al­ter­na­tivas em es­tudo. Já é con­senso no gov­erno que os pro­du­tores ru­rais - a maioria deles em si­tu­ação ir­reg­ular - não pas­sarão a ser mul­tados por de­s­cumprirem as at­uais re­gras de pro­teção da veg­e­tação na­tiva em suas pro­priedades. A au­tu­ação começaria em 11 de junho, se­gundo de­creto do ex-pres­i­dente Luiz Inácio Lula da Silva.

Urgente de Manaus...

Um barco recreio naufragou, há pouco, nas prox­im­i­dades da co­mu­nidade Terra Nova. Não temos, ainda, maiores in­for­mações. Pelo menos uma pessoa es­taria de­sa­pare­cida e outras con­seguiram nadar até às mar­gens do rio. Aguardem de­talhes.

Coluna do Thompson Mota - Impacto

COMBUSTÍVEIS
Deputado Federal Dudimar Paxiuba (PA) chamou atenção para a escassez de gasolina em diversos postos de combustível do país. O aumento do preço do etanol e a consequente alta da procura pela gasolina resultaram no sumiço do produto em algumas regiões, deixando consumidores na mão. A solução encontrada tem sido a importação, medida já adotada por alguns usineiros. De acordo com projeção da RC Consultores, a situação provocará um déficit de US$ 18 bilhões na balança de derivados de petróleo este ano. O estímulo à compra de veículos e a ausência de política de expansão da produção de combustível foram responsáveis pelo problema, que, segundo especialistas, tende a se agravar. Para o deputado paraense, o governo federal tem grande responsabilidade sobre o assunto e precisa encontrar uma saída para que o consumidor não seja ainda mais prejudicado e o país não sinta os efeitos que a falta de combustível pode provocar.
HIEL GESÃ
A canoagem brasileira está ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial. O Brasil foi o escolhido, pela Federação Internacional de Canoagem, para sediar dois campeonatos mundiais, em 2013 e em 2015. Daqui a dois anos, o Rio de Janeiro vai receber o Mundial Sênior de Canoagem Velocidade, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Na avaliação da Federação Internacional de Canoagem, já era a hora de o Brasil receber um dos eventos mais importantes da modalidade. Em 2015, vai ser a vez de Foz do Iguaçu. A cidade vai ser palco do Mundial Junior de Canoagem Slalom, na represa de Itaipu. Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, sediar essas duas competições vai garantir maior visibilidade para a canoagem no Brasil, o que cria oportunidades para a formação de novos atletas, em regiões sem tradição nesse esporte. A notícia não poderia ser melhor para os santarenos, já que temos um verdadeiro campeão recordista brasileiro, Hiel Gesã, orgulho para todos nós. 
TABAGISMO
O brasileiro está fumando menos, mas ainda é sedentário e se alimenta mal. É o que indica uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde para avaliar as condições de saúde da população. Desde 2006, são coletados dados que identificam as regiões onde há maior risco de doenças como diabetes, hipertensão e câncer. Depois de ouvir por telefone, mais de 54 mil pessoas ao longo do ano passado, o Ministério da Saúde constatou que, em cinco anos, os fumantes passaram 16,2 por cento para 15,1 por cento. Por outro lado, os dados revelam que 48% estão acima do peso e 15% são obesos por causa da má alimentação e do sedentarismo. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, esses hábitos aumentam as mortes por doenças crônicas. Pense nisso!
VÍCIO
No inicio é sempre uma brincadeira, uma atividade saudável e de entretenimento. Mas, com o passar do tempo, pode transformar-se em um vício incontrolável. O transtorno patológico de jogo é uma dependência psicológica, caracterizada por comportamentos compulsivos de hábitos executados inúmeras vezes. O assunto vem ganhando importância crescente, principalmente pela repercussão no horário nobre da TV brasileira. A Rede Globo está abordando a compulsão pelo jogo na novela Insensato Coração, através do personagem de Kleber, vivido pelo ator Cássio Gabus Mendes, que já perdeu a família e o emprego como jornalista devido ao vício. O ato compulsivo de jogar tem comportamentos e reações idênticas ao abuso do álcool e drogas e juntos apresentam resultados negativos para a vida, com conseqüências físicas, psicológicas e sociais graves. Fica aqui o alerta.
ATENÇÃO
Chama-se nistagmo, o tremor ocular involuntário, rítmico, oscilatório e repetitivo que tem a importante missão de chamar a atenção de seus portadores para problemas oftalmológicos e neurológicos. “O nistagmo é um movimento involuntário dos olhos, geralmente de um lado para outro, o que dificulta drasticamente a formação das imagens e leva a uma baixa visual intensa”, explica o oftalmologista Mario Jampaulo, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB). Ele sinaliza que esses movimentos também podem ser verticais ou circulares e surgir isoladamente ou associados a doenças como esclerose múltipla, catarata e labirintite. Estima-se que este tremor ocular afete uma a cada mil pessoas. Em geral, o nistagmo provoca incapacidade de fixar imagens e uma significativa baixa visual, especialmente para a visão à distância. Esta disfunção pode ser congênita ou adquirida.
EMPREENDEDORES
O crescimento da atividade empreendedora no país não é apenas quantitativo, mas principalmente qualitativo. A pesquisa, divulgada pelo Sebrae mostra que para cada negócio aberto por necessidade – motivado, por exemplo, pelo desemprego – pouco mais de dois foram iniciados porque os empresários enxergaram uma oportunidade no mercado. O índice brasileiro é o maior já registrado desde que o país começou a participar da pesquisa, no ano 2000. Em 2002, o empreendedorismo por necessidade superava o por oportunidade – para cada empreendedor por necessidade havia 0,7 por oportunidade. A relação se inverteu em 2003, mas somente em 2010 o Brasil passou a ter mais de dois empreendedores por oportunidade para cada um por necessidade. Em 2009, a relação era de 1,6. Essa evolução mostra a vocação empreendedora do brasileiro, uma vez que a abertura por necessidade é feita como única opção, ou seja, pela falta de melhores alternativas profissionais. O aumento da geração de emprego em 2010 contribuiu para a redução do empreendedorismo por necessidade. Além disso, o empreendedorismo por oportunidade aumenta quando a economia fica estável e quando melhoram os níveis de escolaridade e renda.( leia as "Motinhas" no Impacto)

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

SESC Santarém será um dos mobilizadores na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

A partir dde hoje, 30 de abril, das 08h às 12h, a Unidade de Santarém do Serviço Social do Comércio (SESC) Pará iniciará as atividades do projeto “SESC Saúde nas Empresas”. A princípio, esta ação será uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e estará inserida na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A Campanha Nacional iniciará mais cedo (dia 25 de abril) e se prolongará até o dia 13 de maio, porém o SESC estará inserido na campanha a partir do dia 30. O atendimento na data estipulada será realizado a partir das 08 horas no Centro de Convivência do Idoso “Conviver”.

Vewm chumbo grosso pela frente...

Consumidor espera aumento da inflação, revela pesquisa da CNI

O aumento da inflação foi percebido pelo consumidor. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) de abril, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira, 29.04, revela que o índice de expectativa de inflação foi o que registrou a pior evolução entre os seis componentes do INEC, recuando 9,4% sobre março (de 111,12 para 100,8 pontos) e 11,6% sobre abril de 2010. “A preocupação dos consumidores com relação à trajetória da inflação está muito acima do usual”, constata a pesquisa da CNI, que aponta ter sido o único componente do INEC inferior à média histórica (-13,8%). O levantamento informa que 70% dos consumidores dizem que a inflação – cujo acumulado anual até março está em 6,3%, bem próximo do teto da meta oficial, de 6,5% - “vai aumentar” e “ vai aumentar muito”.
( fonte - INEC)

Es­tatuto dos povos indi­genas en­gave­tado

Há 15 anos o es­tatuto dos povos indiíenas esta en­gave­tado no Con­gresso Na­cional, sendo que a Con­sti­tu­ição de 1988 avançou no re­con­hec­i­mento e nas garan­tias dos di­reito co­le­tivos, prin­ci­pal­mente nos ar­tigos 231 e 232, Mas ex­iste a ne­ces­si­dade de uma uma lei com­ple­memetar para balizar muitas questões at­uais, como a tutela,o uso dos re­cursos hidricos,acesso aos con­hec­i­mentos tradi­cionais. O que se quer hoje é uma dis­cussão e aprovação do con­junto desses temas no es­tatuto. Ao con­trário do que querem certos dep­utados e se­nadores ,que é re­talhar e es­vaziar o es­tatuto. Na carta en­tregue a pres­i­dente Dilma Roussef, ao pres­si­dente da Câ­mara e do Se­nado,  so­lici­tamos o apoio para cri­ação de uma comissão espe­cial pra tratar da tem­atica. Pela parte dos indí­genas, já foram feitos sem­inários re­gionais,14 no total,onde temas con­sid­er­ados até mesmo polêmicos e com­plexos foram ajus­tados, dentre eles o uso de re­cursos min­erais nas tarras indi­gena que ficou com a seguinte en­cam­in­hamento: um de­ter­mi­nado povo de um ter­ritório pode de­cidir de forma in­de­pen­dente, com apoio de en­ti­dades de asses­so­ra­mento téc­nico do gov­erno, pro­mover esta esta ativi­dade, ou outras, como o tur­ismo, o manejo de pesca e de madeira. Se uma co­mu­nidade não aceitar esta ativi­dade min­eral, ela tem poder de veto.((fonte: FUNAI)

PT anistia Delúbio por 60 votos a 15 e duas abstenções

Delúbio Soares
Pivô do escân­dalo do men­salão, Delúbio Soares foi rein­te­grado ontem ao PT por maioria es­ma­gadora de votos dos in­te­grantes do di­retório na­cional do par­tido. Ele obteve 60 votos a favor da anistia, 15 con­trários e duas ab­stenções. Delúbio foi ex­pulso em 2005, quando a di­reção petista acabou diz­imada no maior escân­dalo do gov­erno de Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, Delúbio foi acu­sado de recolher R$ 55 mil­hões em "re­cursos não con­tabi­lizados" e dis­tribuí-los para políticos e asses­sores. De­fend­eram o re­torno de Delúbio ao PT o ex-pres­i­dente do par­tido Ri­cardo Ber­zoini (SP), o ex-dep­utado Virgílio Guimarães (MG) e Bruno Maranhão, diri­gente do Movi­mento de Lib­er­tação dos Tra­bal­hadores Sem-Terra (MLST) e líder do quebra-quebra ocor­rido na Câ­mara dos Dep­utados, em 2006. Contra a rein­te­gração foram escal­ados Valter Pomar, Carlos Al­berto Árabe e Re­nato Simões, todos in­te­grantes das tendên­cias mais à es­querda. Ber­zoini e Maranhão, que votaram a favor da ex­pulsão há cinco anos e meio, dis­seram que Delúbio "já pagou um preço muito alto".

Do blog. Gente finíssima  . Merecedor de todos os aplausos petistas. ( rsrrsr!!!)

IR :24 milhões de declarações processadas

A  Re­ceita Fed­eral in­formou no início da madru­gada deste sábado que 24.370.072 con­tribuintes declararam o Im­posto de Renda Pessoa Física para o ano-base 2010. O prazo reg­ular para a declaração ter­minou às 23h59 desta sexta. Quem não tiver feito a declaração está su­jeito a multa de 1% sobre o im­posto de­vido, ou R$ 165,74 (o que for maior), a 20% sobre o im­posto de­vido. Se não declarar o IR por dois anos seguidos, o con­tribuinte passa a correr o risco de ter o CPF cance­lado.

Igreja, Comunicação e Missão

Com o tema: Igreja, Comunicação e Missão, inicia neste sábado, 30/04, a 11ª Semana da Comunicação. O evento é promovido pela Diocese de Santarém, através da Pastoral da Comunicação. A abertura oficial será com uma celebração Eucarística, na igreja do Sagrado Coração de Jesus – comunidade Urumanduba (região do Mararu), às 19h30. As comunidades também irão realizar celebrações, oficinas, debates, gincanas, reflexões, encontros, jornadas para marcar o evento.

Padilha em Santarém

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, desembarca neste spábado, às 16:30 horas, no aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém. Às 17 horas, Alexandre Padilha seguirá de barco até a comunidade de Saracura, para uma visita ao Barco do Programa Saúde da Família Fluvial (Barco Hospital Abaré), ocasião em que participará do ato simbólico da Vacinação nas Comunidades Ribeirinhas. O ministro Padilha concederá entrevista à imprensa na referida comunidade.
Por: Jerffeson Miranda

Do Blog: Padilha adoooora! Não sei porquê?

Hospital Regional promove Semana da Saúde

O Hospital Regional do Baixo Amazonas e Pró-Saúde, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, desenvolverão no período de 02 a 06 de maio a Semana da Saúde do Hospital Regional com o tema: “HRBA de bem com a VIDA!".

Mega-Sena de hoje

A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (30), o prêmio acumulado de R$ 7 milhões para quem acertar as dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.279 acontece às 20h (horário de Brasília).

Civil em ação...

Uma Operação realizada ontem, sexta feira, para combater contravenções penais, conforme determinação da Diretoria de Polícia do Interior, que abrangeu 5 bairros da cidade de Santarém, foram presas e autuadas diversas pessoas por estarem mantendo em seus estabelecimentos comerciais máquinas de jogos de azar conhecidas por “caça níqueis”.

Fifa oficializa e considera Fla como hexacampeão

CBF atualiza lista de campeões brasileiros, considerando Fla e Sport como vencedores em 87. E inclui ganhadores da Taça Brasil e da Taça de Prata

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Dois meses e meio depois da CBF decidir reconhecer o Flamengo como campeão brasileiro de 1987, juntamente com o Sport, a Fifa alterou o perfil do Rubro-Negro carioca em seu site oficial. Na lista dos principais títulos do clube, a entidade que controla o futebol mundial relaciona agora seis títulos nacionais (1980, 82, 83, 87, 92 e 2009).

Tabela Confederação Brasileira de futebol (Foto: Reprodução)Lista de campeões brasileiros tem o Fla campeão em 87 junto com o Sport (Foto: Reprodução)
A CBF também alterou a lista de campeões brasileiros em seu site oficial, colocando dois vencedores em 87 (Flamengo e Sport) e dois vice-campeões (Internacional e Guarani).
Na área dos campeões brasileiros da Série A, a CBF também incluiu os ganhadores da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata).
Confira a lista dos campeões brasileiros no site da CBF

Defesa Civil ajudará populaçãodo Nordeste Paraense


Casa Civil-Zenaldo Coutinho
Gov. Simão jatene

Devido às fortes chuvas que têm castigado o  nordeste paraense, o governador Simão Jatene determinou que a Defesa Civil do Estado atue na região, prestando apoio às famílias atingidas.
A decisão foi anunciada na tarde desta quinta-feira (28), durante reunião com o chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho.
Com mais de 50 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, São Miguel do Guamá se encontra em estado de emergência por causa das chuvas.

Fonte: Guamá Notícias/Esmael Teixeira

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Burocracia impede obras na Reserva Tapajós/Arapiuns

O vereador Erasmo Maia (DEM), na última sessão da semana da Câmara Municipal,  mostrou as dificuldades que o governo em todas as esferas tem de executar obras na reserva Tapajós/Arapins, em função da burocracia que falta der concluída para a viabilidade plena da reserva.
Erasmo constata que a burocracia se dá principalmente com relação a documentação das áreas que estão dentro da reserva, por se tratar de uma área pública (reserva), “onde o IBAMA e o Instituto Chico Mendes, tem a responsabilidade de cuidar da área, mas que ainda não está consolidada a sua administração, primeiro por se tratar de uma resolução, que é gestada dentro de um comitê, responsável pela administração”, constata.
Com isso, diz Erasmo Maia o governo tem dificuldade de executar as obras necessárias na reserva. “Cita como exemplo o centro do artesão, para ser construído na comunidade do Mangal e esbarra na autorização e concessão da área, para a construção do empreendimento, é preciso uma ação política para que essa questão seja resolvida”, observa.
Erasmo ressalta que há outras obras sendo impedidas pela burocracia de serem construídas na reserva Tapajós/Arapiuns como a construção de escolas, centros de saúde, barracões comunitários, etc. “Não podemos privar a comunidade de receber melhorias, em função da burocracia”, define.

Não sai do Pará

Alexandre Padilha não será candidato à prefeito de São Paulo pelo PT. Para evitar especulações, não transferirá o seu domicílio eleitoral do Pará para São Paulo.

Crimes de grande repercussão favorecem novas leis

Os nomes das vítimas de crimes brutais que chocaram o país, e ainda permanecem na memória dos brasileiros, podem ser os apelidos de algumas das leis discutidas no Congresso nos últimos anos. Os parlamentares se apressaram em tirar da gaveta projetos que se já existissem poderiam ter dificultado a ação dos criminosos. Foram movimentos repentinos, incentivados pela comoção da sociedade e pela pressão por respostas às tragédias.
Quando há um caso de comoção, as resistências acabam. É uma hora que governo, oposição e a sociedade falam a mesma língua e querem as mesmas coisas. Daí, as propostas viram lei rapidamente.

Plano de saneamento básico

No final deste mês, o Ministério das Cidades vai começar uma série de audiências públicas por todo o país para discutir o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), que prevê metas a serem alcançadas pelo país até 2030. A expectativa é que o documento seja finalizado em junho e o decreto seja assinado pela Presidência da República até julho.

FIT realiza V Jornada Acadêmica de Comunicação Social

Por: Martha Costa

Os acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade Propaganda das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) realizam em Santarém, no período de 4 a 6 de maio, a quinta edição da Jornada Acadêmica de Comunicação Social, que este ano debaterá o tema: Mídias Sociais como utilizá-las com eficácia e contará com a presença de três palestrantes especialistas no assunto.
Na primeira noite (4), a programação iniciará às 19 horas no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e contará com a ministração do publicitário Vitor Guerra que além de ser professor do MBA em estratégias de comunicação da Universidade Veiga de Almeida também é sócio diretor de desenvolvimento da Ideia S/A.

Plano para erradicar pobreza extrema incluirá 1,5 milhão de famílias

O Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema, que será lançado pelo governo federal em maio, tem três grandes eixos de atuação: a universalização do acesso aos programas de transferência de renda, a ampliação e a qualificação dos serviços públicos e a chamada inclusão produtiva, para capacitação de mão de obra.
De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o plano contemplará 1,5 milhão de famílias que ainda não têm acesso ao Bolsa Família e vivem em condição de pobreza extrema. “Vamos fortalecer os programas de transferência de renda. Nosso grande objetivo é a universalização do Bolsa Família”, disse ela. Atualmente, 13 milhões de famílias recebem o benefício.(ABr)

Prefeito acusado de abandonar município de Belterra

Uma triste sina para os moradores do Belo município do Oeste do Pará

Uma triste sina para os moradores do Belo município do Oeste do Pará. Parece que os seis anos que o governo do PT, via Geraldo Pastana, administra o município de Belterra não foram suficientes para recuperar: ruas, ramais e estradas do Município. Mesmo recebendo do governo do Estado maquinários de última geração para realizar um perfeito trabalho de terraplenagem em toda região belterrense, o governo cujo slogan “MAIS PROSPERIDADE PARA BELTERRA” não consegue realizar na prática o que promete na poética e falsa teoria: a promessa feita pelo governo de fazer da Bela Terra uma referência ainda não foi inteiramente cumprida. E tem gente que jura que nunca  vai ser realizada.Tais declarações são do vereador Ulisses Medeiros(foto) do PMDB.

Lula não participará das festas do Dia do Trabalho

O ex-pres­i­dente Luiz Inácio Lula da Silva de­cidiu não par­tic­ipar este ano das comem­o­rações do Dia do Tra­balho or­ga­ni­zadas pelas cen­trais sindi­cais em São Paulo. Con­victo de que sua pre­sença pode ofuscar a pres­i­dente Dilma Rousseff, Lula nem con­siderou sua ida ao evento da Cen­tral Única dos Tra­bal­hadores (CUT) no Vale do An­hangabaú, centro da cap­ital paulista. Dilma deve par­tic­ipar do 1.º de Maio da Força Sindical na Avenida Mar­quês de São Vi­cente, zona oeste.(fonte-CUT)

Alternativas para evitar o desmatamento em terras quilombolas no Pará

O Pará é líder em desmatamento no país. Nesse Estado há mais de 420 comunidades quilombolas que, diante da falta de políticas públicas para propiciar o desenvolvimento sustentável, enfrentam o dilema representado pela exploração da madeira. Em busca de alternativas e de melhoria no controle e gestão de suas florestas dezenas de lideranças comunitárias se reuniram em Belém nessa semana. A oficina de debates “Terras quilombolas e exploração madeireira”, encerrada nesta quinta-feira na capital paraense, foi promovida pela Malungu - Coordenação das Associações as Comunidades Remanescentes de Quilombos - e pela Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP).

SUS passa a oferecer novos tratamentos odontológicos

O Ministério da Saúde incluiu implantes e aparelhos ortodônticos no Programa Brasil Sorridente. Oferta depende da organização dos estados e municípios
Os brasileiros passam a ter duas novas opções de tratamento odontológico, oferecidos pelo Programa Brasil Sorridente: ortodontia e implante dentário. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a inclusão dos procedimentos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, realizada em Brasília, nesta semana. A oferta dependerá da organização das secretarias estaduais e municipais de Saúde, que ficam responsáveis pela oferta dos serviços e expansão da iniciativa na região.

UFPA adquire a mais nova tecnologia mundial de sequenciamento de DNA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) acabou de adquirir, por meio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a mais nova tecnologia mundial de sequenciamento de DNA, o Ion Torrent: uma máquina do tamanho de uma impressora, associada a um chip de 1 x 1 cm, que pode completar a leitura genética de um genoma em até duas horas. O equipamento foi criado pela empresa americana Life Technologies, lançado esta semana no Brasil, ao custo de US$ 142 mil e com capacidade de ler até cem milhões de nucleotíodes, que são as bases genéticas constituintes do genoma de um ser vivo.

Chuva leva pista e BR-010 fica interditada em São Miguel do Guamá

Chuva leva pista e BR-010 fica interditada em São Miguel do Guamá

As fortes chuvas que tem caído no Estado fizeram mais um estrago. Desta vez o prejuízo foi na rodovia BR-010, que teve as duas pistas interditadas, na madrugada desta quinta-feira (28). O asfalto cedeu e nenhum veículo está trafegando na área. A interdição é no trecho da pista que fica a 8 km de São Miguel do Guamá, nordeste paraense.

Segundo informou a Central de Atendimento da Polícia Rodoviária Federal, as duas pistas foram arrastadas pelas chuvas e uma imensa cratera se formou no local. O Denit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) , já foi acionado e enviou técnicos para iniciar a obra de reparo da pista, mas a data da finalização das obras ainda não foi informada.

Guamá Notícias:

Fotos de São Miguel do Guamá


Fonte: http://guamanoticias.blogspot.com/

Elis Regina - Como Nossos Pais

Com aval de Lula, Rui Falcão será o presidente do PT

Divulgação
O deputado estadual Rui Falcão (SP) será o novo presidente nacional do PT. Assumirá no lugar de José Eduardo Dutra, às voltas com problemas de saúde.
A renúncia de Dutra e a eleição de Falcão ocorrerão nesta sexta-feira (29), em reunião do diretório do partido, em Brasília. O acordo que apressou a sucessão interna do PT foi fechado na noite passada. O nome de Falcão emergiu de uma lista tríplice.
Além dele, constavam da relação o senador Humberto Costa (PE) e o ex-ministro Luiz Dulci. A tróica foi submetida a Lula.  O ex-presidente disse que não gostaria de abrir mão de Dulci. Ex-secretário-geral da Presidência, ele é, hoje, assessor de Lula.
De resto, Lula disse que apoiaria tanto Falcão quanto Humberto Costa. Preferia o segundo, mas esquivou-se de vetar o primeiro. Os dois reúnem condições de comandar o PT, disse.

Depois de trocar de comando por pressão do governo, a Vale anunciou sua entrada na construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu.
Na prática, a decisão da mineradora, agora uma empresa de feições paraestatais, significa o salvamento de Belo Monte, jóia da coroa do PAC.
A Vale vai ingressar no consórcio Gaia Energia. Comprará os 9% pertencentes ao frigorifico Bertin, que desistira do negócio por dificuldades financeiras.
A mineradora ressarcirá ao frigorífico o dinheiro já borrifado na obra. Coisa de R$ 5 milhões. E injetará R$ 780 milhões no consórcio.
Com isso, regulariza-se o borderô do empreendimento, que tem participação cavalar do BNDES (75%).
Ao anunciar a novidade, José Carlos Martins, diretor-executivo de comercialização e estratégia da Vale, disse que não houve interferência do governo. Então, tá!

Conselho de ‘Ética’: presidente assinou atos secretos

  Geraldo Magela/Ag.Senado
João Alberto (PMDB-MA), novo presidente do Conselho de (a)Ética, é signatário de uma penca de atos secretos editados no Senado.
Assinou-os entre 2003 e 2007. Nessa época, integrava a Mesa que dirige o Senado, ora como primeiro suplnete ora como segundo-secretário.
Deve-se a revelação ao repórter Leandro Colon. Ele conta que os atos ocultos que carregam o jamegão do “Senhor Ética” serviram para:
Criar cargos, aumentar salários e conceder benefícios a servidores e senadores.
O escândalo dos atos secretos, como se sabe, foi às manchetes em 2009. Sacudiu a tripresidência de José Sarney, agora tetra.
Nessa época, o nome de João Alberto foi ignorado porque não estava no Senado. Era vice-governador de Roseana Sarney, no Maranhão.
Afora a recuperação de suas digitais nos famigerados atos, o senador vai à vitrine como provedor de empregos para pessoas ligadas a Sarney.
Unha e cutícula com o presidente do Senado, ele pendurou na folha de seu gabinete, custeada pela Viúva, pelo menos cinco personagens com algum tipo de vínculo com Sarney.
A cada notícia nova, comprova-se a inutilidade do Conselho de Ética. Falta matéria-prima às fornalhas do órgão. Não há culpados no Senado. Sob a cuia emborcada de Niemeyer só há cúmplices.

Governo endurece regras para utilização de cheques

O Conselho Monetário Nacional aprovou ontem (28), uma regra mais rígida para a concessão de cheques, por parte das instituições financeiras, para seus correntistas, e também aumentou os instrumentos de controle sobre esta forma de pagamento. O objetivo da medida, de acordo com a autoridade monetária, é aumentar a segurança, a transparência e a credibilidade dos cheques. Segundo o Banco Central, os cheques são utilizados, principalmente, a clientes com renda mais baixa.

Um auxiliar manda chuva...

Informações que nos chegam dão conta de que o auxiliar técnico( grandes merda),  fechou o treino do São Raimundo para a imprensa local, por ser amiga do treinador Valter Lima do Castanhal. É brincadeira! Fechar treino do São Raimundo, como se ninguém por aqui não soubesse como o Pantera joga. Até porque, o clube nunca apresentou novidade nenhuma que possa surpreender o adversário.
Ó auxiliar, vai te catar mala. Por menos que isso o "tal" de Sebastião Rocha... dançou! Deixa de frescura, o time ainda não ganhou nada e já começam com banca. Jardel, Tolentino, Cavalcante, Rosinaldo, quem é esse auxiliar mesmo? Pena que temos alguns membros da imprensa santarena comprometida até o talo com a direção do Pantera. ( Opinião de um azulino que torce contra o  São Raimundo)

VALE EM BELO MONTE. E AGORA JOSÉ?

A entrada da Vale no consórcio construtor de Belo Monte, que acabou de ser confirmada, aconteceu por interferência política do governo na direção da empresa. Simples assim.
Devido as incertezas de retorno financeiro da obra, o setor privado estava reticente em participar do empreendimento. Surgiu a necessidade de "salvar" o consórcio construtor, montado pelo próprio governo federal, e que depende inteiramente de nossa "bufunfa".
A Vale, como se sabe, é maior empresa "neoestatal" do país. É empresa privada, mas controlada por interesses estatais (?!). Presta-se adequadamente a realizar este tipo de operação. Assim, ela foi empurrada para o negócio.
Só isso explica a aparente mudança em sua estratégia de se concentrar na produção e exportação de minério de ferro, para agora investir em energia.
Vocês se lembram que ano passado a Vale vendeu para a Noruega os seus ativos aqui ao lado em Barcarena, a Alunorte e a Albras, justamente porque a área de produção de alumínio demanda grande consumo de energia.

Como é que agora se mete numa aventura hidrelétrica?

MDS vai instalar Cozinhas Comunitárias para quilombolas de cinco estados

Regiões de maior concentração de comunidades remanescentes de quilombos receberão do Governo Federal total de R$ 2,7 milhões
Com o objetivo de melhorar a segurança alimentar e nutricional de comunidades quilombolas, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai implantar seis projetos pilotos de Cozinhas Comunitárias em cinco estados. O investimento é R$ 2,7 milhões. Os estados a abrigar os equipamentos públicos são os que apresentam as maiores concentrações de comunidades remanescentes de quilombos, de acordo com o Programa Brasil Quilombola: Bahia, Maranhão, Minas Gerais (dois municípios), Pará e Pernambuco.

Libertadores - Gols de ontem quinta, 28

Casamento Real

Príncipe William e 'plebeia' Kate se casam (G1)


Blog. Vamos aguardar e ver quanto tempo vai durar...

Pesquisa sobre políticas docentes é realizada em Santarém

Nos dias 26 e 27 de abril, esteve em Santarém a pesquisadora do Ministério da Educação (MEC), Ana Clédina Rodrigues, para o levantamento e análise das políticas voltadas aos professores do país, a fim de subsidiar ações integradas na área.
O trabalho é realizado pela Unesco , em parceria com o Mec, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), e tem como tema “Políticas docentes no Brasil”. A educação em Santarém foi escolhida para um estudo mais detalhado pelas políticas pedagógicas executadas.

Veja as notícias quentes do Bocão desta semana/Impacto


Jornal " O Impacto" Já nas bancas
FISCALIZAÇÃO
A Secretaria da Fazenda do Estado quer recuperar o rombo do governo de Ana Júlia e da Assembléia fiscalizando os empresários. Os grandes roubam e os empresários pagam o rombo. È muita sacanagem! O Governo deveria recuperar esse desvio de dinheiro público seqüestrando os bens desses ladrões e não sacrificar os empresários no momento difícil de nossa economia.
FISCALIZAÇÃO II
Os empresários sofrem nas mãos dos governos Federal e Estadual. Dilma programou fiscalização e orçamento de multa. O governo Federal quer arrecadar 100 bilhões em multa e o Estado o que cair no caixa. É um absurdo sacrificar os empresários para cobrir dinheiro roubado do contribuinte. E quem paga esse roubo são os empresários que estão em situação difícil com a falta de investimento do governo, sacrificando as vendas.
RACHA
Com tanta fofoca rolando por aí, é inevitável um racha entre Helenilson, Lira Maia e Alexandre Von. A dupla Lira e Alexandre não está preocupada com Helenilson. Segundo fontes, Helenilson levou uma prensa do governador Jatene. O PPS até agora, colocou apenas uma pessoa para representar o partido em cargo público. Isso demonstra que o partido está em baixa e alguns filiados não estão olhando com bons olhos o desprestigio de Helenilson junto ao governador Jatene, que leva ele no papo, dando alguns serviços como cala boca, para dizer que está prestigiado. Na política é assim mesmo; eles agradam com serviços internos, para prejudicar no externo e ficar longe do povo.
RACHA II
Segundo comentários, corre solto na classe dos autênticos cearenses, que estão revoltados, que Helenilson não agradeceu de público os votos em Jatene, que foi causa dele. Prometem dar o troco, não o apoiando mais para outros cargos. Estão se sentindo abandonados.
FRANGALHOS
Alguns membros do PSDB estão se sentindo em frangalhos, já não têm mais disposição para enfrentar a máquina trituradora do DEM, com exceção apenas de uns poucos abnegados. Para a coluna não será a menor surpresa, se o que ainda resta do PSDB de Santarém em breve cair no colo PSD. E tem que fazer isso mesmo, já que aqueles que ajudaram na campanha de Jatene ficaram foram e os que estavam previstos nos cargos, foram esquecidos.
REVOADA
O PPS que vem passando por uma fase de baixo astral no governo Jatene, começa a sofrer sérias conseqüências provocadas pelo DEM e PSDB. O advogado Allan, que foi demitido da penitenciária, filiado ao PPS, promete sair do partido e abrir o bico, já que o motivo que o vice-Governador alegou, não convenceu.
ECT NO FOCO
A má qualidade dos serviços prestados pelos Correios passou a ser o foco das atenções do Ministério das Comunicações. Há os que dizem inclusive que até parece haver uma caveira de burro enterrada na ECT, onde nada dá certo. Sai diretores, entra nova diretoria, e os Correios continuam com a luz vermelha acesa. Para a coluna não será nenhuma surpresa uma seqüência de demissões. Quem viver verá.
SURDEZ
Lojistas e funcionários que trabalham no centro da cidade não sabem mais a quem reclamar do barulho ensurdecedor das motossons que infernizam ruas e avenidas centrais e até os bairros com seus indesejáveis anúncios comerciais. Além de ser um sistema arcaico e bem próprio de currutelas, destaca-se a atuação pífia do órgão fiscalizador responsável por essa baderna
SÉRIO
Lendo os comentários enviados ao G15/OIMPACTO, da semana passada, encontrei um comentário de que O Bocão estava muito sério. Você tem razão. Faltou uma pitada de irreverência, sem perder a seriedade. Imagine ter que fechar a edição com dois dias de antecedência, por causa do feriado prolongado de 21 de abril e Semana Santa juntos? Foi bom saber que mesmo havendo alguma restrição ao conteúdo, não perdemos a seriedade.
SÉRIO II
Vamos, então, a uma informação que apesar de não ser comum vazou na imprensa. Um jornal de notícias populares de São José do Rio Preto deu a seguinte manchete: “Mulher passa veneno na vagina para matar marido com sexo oral”. Você está curioso pra saber o resultado, né? A vítima não morreu, mas foi se queixar ao delegado sobre o episódio. O delegado pergunta ao queixoso: “Como é que você sabe que a sua mulher fez isso mesmo?”. E ele responde incontinente: “É que depois do ato, cariam todos os cabelos do meu bigode”.
DESCULPA
Uma fonte me garantiu que ouviu uma conversa por telefone do secretário de planejamento Everaldo Martins, pedindo desculpas, coisa que eles não costuma fazer, a uma jornalista sobre uma resposta indelicada e pouco convincente feita por ela, durante uma entrevista ao vivo. A jornalista fez uma observação de que o lixão que já foi aterro da Perema teve agravamento nos últimos seis anos, colocação que Everaldo não gostou, mesmo com as imagens dizendo tudo. O super Secretário bem que deveria pedir desculpas ao público, pelo descaso do destino adequado dos resíduos sólidos, que já virou calamidade pública.
BACULEJO
Já vi, pelo menos duas vezes, dois policiais em uma moto particular, fazendo o que na gíria policial, chamamos de “baculejo”, na bolsa, por coincidência de dois jovens e em horários diferentes. Nas duas situações os meliantes eram motociclistas. O que estranhei que não se tratava de blitz, pois os policiais não estavam em carro oficial. O local preferido deles é na Avenida Rui Barbosa, próximo a Silvino Pinto.  Passou até pela cabeça, pegar uma moto, e passar por lá, para saber o que eles tanto procuram. Os dois policiais são militares e se estão fazendo serviço de inteligência, esta é uma forma, não tão inteligente, convenhamos.
BACULEJO II
Se eles continuarem a fazer o baculejo, vou acabar descobrindo o nome deles e divulgarei aqui. Se a Polícia está fazendo as abordagens diferentes, é bom que isso seja esclarecido. Pelo fato de os policiais estarem fortemente armados, é necessário evitar os excessos, para não provocar constrangimentos a quem for abordado. Pode ser que pessoas de bem estejam sendo vítimas das abordagens, da mesma forma como se abordam contumazes criminosos.
OPOSIÇÃO OU SITUAÇÃO?
O impacto foi o único veículo de comunicação que divulgou uma reunião secreta, não tão secreta assim, da prefeita Maria do Carmo com os partidos da base aliada do seu governo, para garantir o apoio das siglas partidárias que compõem a coalisão. Ela na ocasião pegou um não, mas como precisa do apoio para continuar o seu governo, engoliu esse sapo. A informação não foi desmentida por nenhuma das partes.
OPOSIÇÃO OU SITUAÇÃO?II
Agora os fortes indícios da informação começam a aparecer, com a divulgação de nomes de prefeituráveis de partidos da base aliada. Dá pra concluir duas coisas: ou eles estão querendo valorizar seus passes, ou vão mesmo fazer uma grande debandada. Isso lembra, quando os ratos estão abandonando o navio que está afundando. Uma coisa é certa, eles vão esperar a tendência do eleitorado, mas não vão poder ficar em cima do muro. Se todas as candidaturas prosperarem, Santarém vai ter o maior número de candidatos a Prefeito da sua história, diferente da eleição passada.
OPOSIÇÃO OU SITUAÇÃO?III
Como os partidos da base aliada ainda não sabem ou lhes é conveniente, o quadro instável, a oposição, verdadeiramente, torce para que a tendência do racha se confirme. Só assim, os resultados vão relevar o seu favoritismo. Mas não adianta cantar com a vitória. Ainda tem muita água pra rolar debaixo da ponte. É bom que a oposição não subestime o raciocínio do grupo, tido até agora como situação.
EXPANSÃO HOTELEIRA
O segmento hoteleiro de Santarém está preocupado com a chegada de novos grupos, que ou já estão investindo, ou ainda vão investir no setor. Hotéis de pequeno porte, principalmente, são os mais temerosos e, poderão não sobreviver com a nova concorrência. Apesar de que, mesmo pequenos, eles podem apresentar algum diferencial na qualidade dos serviços, com preços compatíveis com a lei de mercado.
EXPANSÃO HOTELEIRA II
Mas a lei da oferta e da procura, que regula qualquer mercado, é quem vai regular as ofertas de vagas, principalmente, pela distância entre Santarém e Manaus, notadamente durante os jogos da Copa 2014, naquela capital. Os hóspedes aguardam a regulação do mercado, pois a livre iniciativa acaba achando um nincho para pequenos e grandes empreendimentos. Para isso, esperamos que prevaleça a máxima de: mais cabras mais cabritos.
Por: Emanuel Rocha/Impacto

Praia da Vera Paz está abandonada

Secretário de Planejamento diz que esta reunindo com a empresa responsável para viabilizar a obra

A obra de construção do Parque da Vera Paz tem preocupado os moradores do bairro laguinho, é que a construção deveria ter sido concluída em julho do ano passado, mas até agora tudo que se vê é uma obra parada que está servindo de abrigo para bêbados e usuários de drogas.
A previsão era que fossem construídos um centro de informação turística, uma quadra poli-esportiva, um trapiche, lanchonetes, banheiros, além de passarelas e trilhas de acesso aos espaços, mas por enquanto pouca coisa foi feita da obra inacabada.( Impacto)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Eu heim!

No Senado, temos três senadores representando o Pará. Um é "do açaí", o outro é "da tapioca" (dizem...). Mas a (ainda) senadora Marinor, apesar de muito simpática e doce, não é açúcar!

STF decide

O STF decidiu ontem à noite,27, no julgamento conjunto dos MS 30260 e 30272, que em caso de vacância ou licença de parlamentar eleito por uma coligação, a vaga pertence à coligação, e não ao partido. Deverá ser seguida a ordem dos suplentes diplomados, conforme os votos recebidos, respeitando-se o princípio da soberania popular.

Faz algum tempo que o "Supremo" não tomava uma decisão tão correta e sensata, em matéria política.

Racismo em Monteiro Lobato

Com profundo pesar recebemos a notícia de que Monteiro Lobato, o mais importante escritor de Literatura Infantil do país, deixou escrito que era a favor do Ku Klux Klan. A jornalista Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, informou que Lobato deixou cartas inéditas, dentre as quais se destaca a de 1938, na qual ele manifestou-se adepto à violenta organização racista americana. O autor do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, na carta de 1938, disse que “um dia se fará justiça ao Ku Klux Klan; tivéssemos uma defesa dessa ordem, que mantém o negro no seu lugar, e estaríamos livres da peste da imprensa carioca - mulatinho fazendo o jogo do galego, e sempre demolidor porque a mestiçagem do negro destrói a capacidade construtiva".

Gols da Rodada - COPA DO BRASIL

Horizonte-CE 0 x 3 Flamengo, melhores momentos pelas oitavas de final da...

Já viu um gol-contra de Goleiro? Frango-relâmpago abre caminho para a cl...

São Paulo 1 x 0 Goiás, melhores momentos pelas oitavas da Copa do Brasil...

LIBERTADORES

Santos 1 x 0 América-MEX, melhores momentos pelas oitavas de final da Ta...

Once Caldas-COL 1 x 2 Cruzeiro, Gols pelas oitavas de final da Taça Libe...

Um beijão...

Um abraço para meu filho Vinícus Colares, direto de Recife/Pa tá me acessando neste momento.

Começa a preocupar...

A Avenida Tapajós poderá ser interditada, pois o nível do rio Tapajós sobe em média 8 cm por dia.

O rio Tapajós está com o nível mais alto que a avenida. Na frente da cidade a água já transbordou sobre as canaletas. Em alguns trechos já ultrapassou as calçadas.
Em frente a delegacia fluvial de Santarém está avançando sobre o asfalto. A situação deixa a Defesa civil em alerta. Algumas medidas já foram aprovadas para diminuir os transtornos causados pelas fortes chuvas. ( Impacto On line)

Vaga para suplente é da coligação

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 10 votos a 1, que um deputado federal que se licencia deve ser substituído por um suplente de sua coligação e não de seu partido.

O resultado modifica entendimento do próprio tribunal, do final do ano passado, que poderia provocar uma verdadeira dança de cadeiras na Câmara.

Os ministros do Supremo entenderam que, em caso de substituição, deve ser considerado o fato que os deputados são eleitos com base nos votos de toda a coligação e não só de sua sigla.

Comissão incompleta...Pra não dizer ao contrário

Tema : Logomarca comemorativa aos 350 anos de fundação de SantarémIndicada pela ilustre gestora municipal a comissãoque irá avaliar e julgar o(a) vencedor(a) da logomarca comemorativa aos 350 anos da cidade, constituída por sete pessoas: Fernando Luis Gouveia (coordenador da UEPA/Stm); Eduardo Dourado (publicitário), Salustiano Farias (design gráfico), Roberto Vinholte (representante do governo), Márcio Dezincourt (artista), Ary Rabelo (arquiteto) e Terezinha Amorim (historiadora), que avaliarão os trabalhos a partir dos seguintes critérios: design (princípios técnicos, estéticos e conceituais), criatividade (inovação conceitual e técnica), originalidade (desvinculação de outras logomarcas existentes), comunicação (transmissão da ideia e universalidade) e relação com o tema definido. Pelos critérios apresentados para indicação do vencedor; tem gente no meio que não merecia estar e tem gente de fora que merecia entrar. ( Os negritos estão aptos).

Mário Couto diz que donas de casa já sentem a inflação

O senador Mário Couto (PSDB-PA) disse nesta quarta-feira (27), no plenário do Senado, que a dona de casa já está sentindo na pele a chegada da inflação e que o governo Dilma Rousseff mente ao tentar convencer a população de que tudo está tranquilo, não há inflação, o preço da gasolina está controlado e os aeroportos vão ficar prontos a tempo da Copa do Mundo de 2014.- "Mentira! O governo está mentindo. Dilma, querida Dilma, acho que a administração passou longe de ti. Acho que o teu poder de gestão está muito distante, que não consegue dar um passo à frente. Mas, está muito cedo para falar da Dilma. Mas são quatro meses em que este país está completamente parado. É preciso que os senadores alertem a nação. A inflação dói no bolso, a gasolina dói no bolso, a falta de saúde dói, a falta de segurança dói, perturba, maltrata, mata neste país e nada acontece" - alertou.
(Mocorongo/Ércio)

Governador Jatene diz que nova superintendente do Detran é técnica muito competente

A escolha de Maria do Céu Alencar (foto), nova dirigente do Detran, partiu do próprio governador, que leva para o órgão uma técnica de sua confiança.
Na gestão anterior de Simão Jatene (2002 a 2006), Maria do Céu foi administradora do Centro Integrado de Governo (CIG) e diretora administrativa da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). "Ela (Maria do Céu) é uma técnica muito competente e fez um excelente trabalho à frente da Secretaria de Planejamento.(Ag/PA)

Frase do dia...

"Espero que as coisas sejam apuradas. Espero que os culpados sejam punidos e que isso não termine contribuindo para que a sociedade mais uma vez tenha elementos para dizer que todo mundo é igual. Não é todo mundo igual. É importante que se tenha isso muito claro". (Governador Simão Jatene, sobre o caso Alepa)

Ibama já apreendeu 5 mil cabeças de gado na Amazônia

Em um mês, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 5,4 mil cabeças de gado e embargou 19 mil hectares de áreas de desmatamento ilegal na Amazônia.
Os números são da Operação Disparada, deflagrada no fim de março para combater a pecuária ilegal na região, um dos principais vetores do desmatamento da floresta.
A operação atua em cinco frentes nos estados do Pará, Amazonas e de Mato Grosso. Além da apreensão de gado, tratores e equipamentos e do embargo de fazendas, o Ibama aplicou R$ 83 milhões em multas por crimes ambientais, de acordo com o coordenador-geral de Fiscalização do Ibama, Bruno Barbosa.(Fonte-Ibama)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Até tu Serra?

Está longe de acabar (e bem) a crise interna no PSDB. Já se especula que José Serra também pode deixar o ninho tucano, assim que for conveniente, para se juntar ao PSD de Gilberto Kassab. Tudo vai depender do desfecho da antiga briga intestina contra o grupo de Geraldo Alckmin. A orientação imediata dos serristas é implodir com Alckmin, para que ele não tenha condições de liderar a sucessão municipal de 2012.

Fusão nacional do PSDB com o DEM

Vice-líder do DEM na Câ­mara Fed­eral, o dep­utado fed­eral Paud­erney Avelino rechaçou a fusão entre o PSDB e o seu par­tido. A idéia foi lançada pelo ex-pres­i­dente Fer­nando Hen­rique Car­doso, du­rante evento da Fun­dação FHC nesta terça-feira (26), ontem. De Brasília, pelo tele­fone, Paud­erney Avelino disse que o DEM tem iden­ti­dade própria e não vai se fundir com o PSDB. Lem­brou que os tu­canos são seus ali­ados, mas, deixou claro que cada um deve seguir o seu cam­inho porque co PSDB e o DEM tem sua iden­ti­dade própria. Paud­erney Avelino, ad­mitiu que o par­tido sofreu um ataque grande de parte do PSD, como outros par­tidos. Mas, destacou que o DEM é, ainda, o quarto maior par­tido do país, com uim total de 38 dep­utados fed­erais.

Depois de 10 anos Juninho volta ao Vasco

Jun­inho Per­nam­bu­cano está, ofi­cial­mente, de volta ao Vasco da Gama. O meia de 36 anos assinou con­trato e tirou foto com a camisa 8. O pres­i­dente Roberto Di­na­mite esteve no Qatar re­sol­vendo os úl­timos de­talhes do ac­erto, que foi sacra­men­tado no ontem (26). O jo­gador disse que abriu mão do alto salário que re­cebia no Al-Gharafa em nome do de­sejo de encerrar a car­reira em São Januário. Ele volta ao Vasco dez anos de­pois da de­s­pe­dida, em 2001, ano em que con­quistou o tí­tulo Brasileiro de 2000 - por conta da queda de uma grade no se­gundo jogo da de­cisão com o São Cae­tano, o jogo do tí­tulo foi dis­putado em janeiro da tem­po­rada seguinte, no Mara­canã.

Real e Barça abrem o futebol desta quarta (TV)

O futebol nesta quarta-feira (27), começa daqui a pouco, de forma espe­cial, com o clás­sico Real Madrid e Barcelona, no estádio San­tiago Bern­abeu, dis­putando uma vaga nas fi­nais da Liga dos Cam­peões, em Madrid. De um lado, Pep Guardi­ola  (Barça) e Messi, Xavi e Ini­esta; do outro José Mour­inho (Real), Cris­tiano Ronaldo, Ozil, Di Maria e Kaká. A par­tida começa às 15h45 (Santarém), com trans­missão de TV. À noite, ter­emos  Copa do Brasil com Fla­mengo, Vasco, São Paulo e Ceará de­cidindo vagas para as quartas de final e Lib­er­ta­dores da América, com o Santos en­frentando o América do México, na Vila Belmiro, às 20h50 e o Cruzeiro jo­gando contra o Once Caldas, Colômbia.

Emir quer a reativação do conselho


Depois da sessão Tribuna Livre realizada no último 26/04/2011, o vereador Emir Aguiar (PR), que foi o autor do pedido da sessão, está requerendo a gora à reativação do Conselho Municipal do Movimento Rural Sustentável.
Paralelo a isso Emir Aguiar quer que seja feito o acompanhamento do plano do movimento rural sustentável do município. “Para se saber em que pé está e como dar encaminhamentos, por ser de suma importância, onde a lei que instituiu o conselho dá como competência o exercício da vigilância sobre a execução desse plano”, constata. 
 O parlamentar disse que se faz necessário inserir na lei que criou o conselho, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e a busca do fortalecimento da cadeia produtiva, através dos órgãos federais, estaduais e municipais e entidades ligadas à agricultura familiar.
Outro ponto importante destacado por Emir Aguiar é o acompanhamento junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB), do plano de ação para recuperação urgente dos ramais, localizados no planalto santareno.