quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ednardo Fagner Belchior - Cantando Terral


Apesar da manobra do PSOL, Novo Código Florestal pode ser votado ainda hoje no Senado

A votação do novo Código Florestal no Senado, que havia sido confirmada para esta quarta-feira (30/11), ainda está incerta. O motivo é que o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, levantou uma questão de ordem. Segundo o regimento da Casa, um requerimento de urgência só pode ser votado se tiver sido lido em plenário no dia anterior, o que não aconteceu. Desta forma, a decisão sobre o Código pode ficar para a quinta-feira (1/12) ou mesmo para a semana que vem.
Mas, de acordo com o senador Jorge Viana (acima), que relatou o projeto na Comissão de Meio Ambiente, os líderes decidirão a respeito deste dispositivo regimental que impede a aprovação de um requerimento de urgência para uma matéria e votá-la na mesma sessão. “O regimento dá aos líderes o poder de quebra desse interstício”, disse.
Na avaliação de André Nassar, diretor do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone) e coordenador da RedeAgro, é provável que a modificação do código seja aprovada no Senado, mas deve haver novo debate na Câmara, para onde o texto deve voltar para uma última aprovação, antes de ser encaminhado à presidente Dilma Rousseff. “Ficou claro no texto do Senado que será preciso recompor as APPs [Áreas de Preservação Permanentes] de beira de rios, o que não estava explícito no documento que veio da Câmara, e esse deve ser o maior ponto de divergência no caminho de volta para a análise dos deputados”, prevê Nassar.
Segundo ele, ainda há pontos que deveriam ser modificados no texto, até em razão da falta de clareza na redação e das exceções. É o caso de uma emenda ao artigo 61, apresentada pelo senador Luiz Henrique da Silveira, relator nas comissões de Agricultura e Ciência e Tecnologia, a respeito de como tratar as atividades em APPs de beira de rios em imóveis de até quatro módulos fiscais. A proposta é que a soma das áreas de remanescentes e as que devem ser recompostas para formar a APP não pode ultrapassar o porcentual de reserva legal em cada região. “Isso gera uma insegurança jurídica, porque as interpretações têm de ser diferentes caso a caso”, diz.
Ainda de acordo com o diretor do Icone, seria importante reavaliar a questão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que pressupõe a identificação de um imóvel pela planta e pelo memorial descritivo. “Ao que parece, fazer um mapa georreferenciado não tem um custo tão mais elevado que o memorial e é mais sofisticado”, conclui. (Com Globo Rural e Agência Senado)

Senhor, tende piedade de nós!

Senhor, tende piedade de nós!

Pelo Marcos Valério e o Banco Rural
Pela casa de praia do Sérgio Cabral
Pelo dia em que Lula usará o plural

Senhor, tende piedade de nós!

 
 
Pela jogada milionária do Lulinha com a Telemar
Pelo dia em que finalmente Dona Marisa vai falar

Senhor, tende piedade de nós!

Pela "queima de arquivo" do Celso Daniel
Pela compra do dossiê no quarto de hotel
Pelos "hermanos compañeros" Evo, Chaves e Fidel

Senhor, tende piedade de nós!

Pela volta triunfal do "caçador de marajás"
Pelo Duda Mendonça e os paraísos fiscais
Pelo Galvão Bueno que ninguém agüenta mais

Senhor, tende piedade de nós!

 
 
 

Pela família Maluf e suas contas secretas
Pelo dólar na cueca e pela máfia da Loteca
Pela mãe do presidente Lula,"única mulher no mundo que nasceu analfabeta"

Senhor, tende piedade de nós!

Pela invejável "cultura" da Adriane Galisteu. Pelo "picolé de xuxu" (Alkmim) que esquentou e derreteu. Pela infinita bondade do comandante Zé Dirceu

Senhor, tende piedade de nós!


 
Pela eterna desculpa da "herança maldita"
Pelo "chefe" Lula abusar da birita
Pelo  penteado da companheira Benedita

Senhor, tende piedade de nós!
 

Pela refinaria brasileira que hoje é boliviana
Pelo "compañero" Evo Morales que nos deu uma banana

Senhor, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Pelo Ali Babá e sua quadrilha
Pelo Zé Sarney e sua filha

Senhor, tende piedade de nós!




Para que possamos ter muita paciência
Para que o povo perca a inocência
E proteste contra essa indecência

Senhor, dai-nos a paz!
 
 -- Geralda Magela Teixeira Delmaschio

Cantores da região fazem show pela criação do Tapajós

O show “Canta Tapajós” será realizado na casa de show Bolero, nesta quinta-feira, em Belém

Os maiores expoentes da música popular do oeste do Pará voltam a se apresentar pela terceira vez, este ano, agora em Belém. O espetáculo “Canta Tapajós” acontecerá no palco da casa de shows Bolero, nesta quinta-feira, 1º de dezembro de 2011, a partir das 21h, com ingressos a R$ 10,00.
O 1º show Canta Tapajós, idealizado pela Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas), aconteceu no dia 7 de setembro passado, em Santarém, em homenagem ao Dia da Independência. O segundo show foi em Manaus, no dia 21 de outubro, para um público de milhares paraenses da região oeste do Pará, radicados na capital Manauara.
O show em Belém é uma oportunidade para se conhecer a música da região oeste do Pará, com a presença de cantores e compositores como João Otaviano, Maria Lídia, Beto Paixão, Nato Aguiar, Nelson Vinencci,  entre outros.
Contatos para aquisição de ingressos, com Telma Amazonas: (91) 8113 7263.
Temor – O cantor e compositor João Otaviano de Matos, em contato com a reportagem do RG 15/O Impacto, informou que é muita grande a expectativa para a realização desse show, haja vista que acontece em Belém e temem uma represália dos simpatizantes contrários à divisão do Pará, mas realizarão o show. Tudo pelo desenvolvimento da região Oeste, que sempre ficou no esquecimento dos que moram em Belém.
Fonte: RG 15/O Impacto e Assessoria de Imprensa

Comércio pára a partir das 14hs

O Sindicato Lojistas e a Associação Comercial e Empresarial de Santarém, em reunião que terminou agora pouco, acabam de decidir o fechamento do comércio local, hoje, quarta feira, apartir das 14hs, para que todos os funcionários do comérico local possam unir forças na caminhada  em favor do Plebiscito em favor do Estado do Tapajós e Carajás.
Informações de Bena Santana

Bispo Bom Esmeraldo deixa Diocese de Santarém

Dom Esmeraldo de Farias deixa a Diocese de Santarém para assumir a Arquidiocese de Porto Velho (RO)

A notícia que publicamos em primeira mão e que pegou a família católica santarena de surpresa e em pleno período da festa da padroeira dos católicos santarenos, Nossa Senhora da Conceição. O Bispo Dom Esmeraldo Barreto de Farias anunciou no início da manhã desta quarta-feira sua saída da Diocese de Santarém para assumir a Arquidiocese de Porto Velho, Rondônia.
Dom Esmeraldo Barreto de Farias veio da Diocese de Paulo Afonso (BA), para a Diocese de Santarém, onde realizou um excelente trabalho e conseguiu levar de volta o povo católico para as igrejas.
HistóricoDom Esmeraldo Barreto de Farias nasceu na cidade de Santo Antônio de Jesus (BA), no dia 04 de Julho de 1949. Foi ordenado sacerdote em 9 de Janeiro de 1977, na Diocese de Amargosa. Em 2000, o papa João Paulo II o nomeou Bispo titular da Diocese de Paulo Afonso, na Bahia. Em 28 de Fevereiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou Bispo titular da Diocese de Santarém, deixando a Diocese de Paulo Afonso com sede vacante até 12 de março do ano seguinte, quando foi nomeado o bispo Dom Guido Zendron.
Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB[1].
Dom Esmeraldo Barreto de Farias é o 7º Bispo da Diocese de Santarém, tendo sucedido o bispo Dom Lino Vombömmel, que renunciou por razões de saúde. O 5º Bispo de Santarém foi Dom Tiago Miguel Ryan, que sucedeu Dom João Floriano Loewenau, que sucedeu Dom Anselmo Pietrulla, que sucedeu Dom Amando Agostino Bahlmann, que sucedeu Dom Frederico Benício de Sousa Costa, nosso primeiro Bispo.

 Por: Repórter Bena Santana

JN NO AR munda a rotina de Santarém

Com a presença do JN NO AR ( Rede GLOBO), em Santarém, nesta quarta feira, 30, tudo está sendo resolvido maravilhosamente. Por incrível que possa parecer, até o Pronto Socorro Municipal está com atendimento de primeiro mundo. Segundo um repórter que cobre diariamente aquela Unidade de Saúde, tem dois médico pra cada paciente(Égua?), estão servindo suco, cafezinho, bolacha, etc(Só vendo?). Enfermeiros estão pegando doentes na entrada da unidade(É mole?). Dizem às más línguas que até que não está doente eles estão consultando(Mas olha já!).
JN NO AR, FIQUE POR AQUI UM ANO... (rsrrsssrrss!!!!!)

Santarém recebe seminário sobre programa de proteção a ameaçados


Da Redação
Agência Pará de Notícias

A Região do Baixo Amazonas recebe, na terça-feira, 29, o sexto seminário do Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte. O município de Santarém sedia o evento, que será realizado das 8h às 18h, no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Organizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), junto ao Centro de Defesa da Criança e Adolescente (Cedeca-Emaús), o evento conta com a participação de representantes dos municípios de Alenquer, Almerim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Alta.
O seminário aborda causas da letalidade de menores de idade. Além disso, a responsabilidade do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes no Enfrentamento à Letalidade é discutida junto ao Conselho Estadual dos Direitos de Criança e Adolescentes (Cedeca). Na ocasião, os organizadores apresentam dados da segurança pública para que a rede de atendimento possa discutir questões norteadoras para solucionar o problema.

Pagamento do 13º injeta R$ 281 milhões na economia paraense


Alessandra Serrão/Ag. Pará
A coordenadora de Análise Conjuntural do Idesp, Silvia Nunes, diz que o montante a ser liberado pelo Estado representa valor expressivo no cenário nacional

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 29/11/2011 às 20:18

O pagamento do 13º salário para os mais de 100 mil servidores públicos do Estado injetará na economia paraense R$ 281 milhões. Somados os pagamentos dos salários de novembro e dezembro e do salário extra, o montante pode chegar a R$ 1 bilhão, o que representa 1,38% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado em 2011, segundo estudos do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp).

Sespa promove ação de combate e prevenção da Aids no Estado


Da Redação
Agência Pará de Notícias

Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos e as formas de contaminação da Aids, a Coordenação Estadual de DST/ Aids da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promove, dias 1° e 4 de dezembro, uma série de ações em vários pontos de Belém. O intuito da campanha é chamar a atenção da sociedade para lembrar o Dia Mundial de Combate à Aids, que se comemora nesta quinta-feira (1º).
A mobilização acontece em todo país e tem o incentivo do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Municípios (ABM) e Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/ Aids (Unaids), que esperam mobilizar os 5.565 municípios na campanha do laço vermelho 2011. Destinada ao público jovem, a campanha visa estimular a procura pelo teste de HIV, além das medidas de prevenção, como o uso do preservativo.

Comissão de procuradores do trabalho visita Belo Monte

Se o total de aço utilizado na construção de Belo Monte fosse transformado em barras de seis metros e emendadas umas às outras, seria possível dar 5 voltas na terra pela linha do Equador. A grandiosidade da obra só é proporcional à quantidade de demandas que incita, dentre as quais destacam-se as trabalhistas. Com capacidade máxima para alojar 22.200 pessoas no pico dos serviços para a instalação da usina, para cuidar de Belo Monte foi designada pelo Ministério Público do Trabalho da 8ª Região uma comissão de procuradores que acompanhará de perto a evolução dos trabalhos na região do Xingu.

Juízes federais e trabalhistas param hoje,30/11.

“Nossa mobilização tem o objetivo de chamar a atenção não apenas dos Três Poderes do Estado, mas de toda a sociedade brasileira para esta realidade. Buscamos um Judiciário independente, que preste uma Justiça rápida e acessível e que, no âmbito criminal, não admita a impunidade e a corrupção em nosso país”. A declaração é de Gabriel Wedy, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Na quarta-feira (30/11), a magistratura federal fará uma paralisação nacional.

Ronaldo vai comandar Comitê da Copa/2014

ronaldofenomeno
Ronaldo (Fenômeno) está prestes a anunciar que vai comandar o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. O ex-jogador teria aceitado convite feito pelo presidente Ricardo Teixeira, que sugeriu ao ex-atacante mudança de comando no Comitê, na última semana. Ronaldo estava em dúvidas, mas decidiu encarar mais esse desafio em sua carreira, a exemplo do que fez Michel Platini no Mundial de 1998, na França, e Franz Beckembauer na Copa de 2006, na Alemanha.  Ele consultou sua família e amigos durante a semana, antes de dar um 'sim' para Teixeira, com quem sempre teve boas relações, desde os tempos de jogador. A CBF e o próprio Ronaldo ainda não se manifestaram a respeito.O ex-jogador está no Rio para a feira Soccerex e deverá oficializar suas novas responsabilidades no evento. A decisão também tem o aval da Fifa, que gostaria de ver o presidente Ricardo Teixeira afastado do cargo.

Alter do Chão é destaque em matéria de “O Globo”

Falta de infra-estrutura também é relatada na matéria, que destaca a “Ilha do Amor”

Ilha do Amor
O município de Santarém continua a ser foco de matérias jornalísticas nacionais. Dessa vez a manchete é do Jornal impresso e on line, O Globo, veiculada nesta segunda-feira, 28, que destaca – “A apaixonante Ilha do Amor, no Caribe amazônico”-, manchete que seduz o leitor a conhecer detalhes dessa peculiaridade natural existente no Brasil. A reportagem é da jornalista Fernanda Krakovic, que especifica a cultura, a culinária, um pouco da economia das famílias tradicionais. No entanto, a informação aponta dificuldades, como a infraestrutura do balneário. E nesse detalhe afirma que Alter do Chão, no litoral do Pará, já foi considerada uma das melhores praias do Brasil. Empecilho para qualquer visitante ter dor de cabeça e evitar a frase: “Nem deveria ter saído de casa”.
O texto primeiramente enaltece a vila balneária de Alter do Chão, das conquistas pela beleza no exterior.  “O local é sucesso inclusive em publicações internacionais — já tendo sido citado pelo “The Guardian”, entre as melhores praias do Brasil. O Rio Tapajós é de um azul cristalino, a água é morna e a areia, branca. E sem mosquitos a incomodar, devido à acidez da água, resta aos visitantes relaxar em suas praias, passear de barco e, para quem quiser, explorar a Floresta Nacional do Tapajós, fazendo uma trilha, tomando banho de igarapé e conhecendo a realidade de uma comunidade ribeirinha”.
Alter do Chão à noite
Krakovic impressiona ainda mais o leitor, ao relatar a dimensão do Rio Tapajós e das praias. Diante da imensidão do Tapajós, às vezes é difícil acreditar que estamos num rio. Em alguns trechos, ele chega a ter impressionantes 18 quilômetros de largura. Em Alter, a praia que faz mais sucesso é a Ilha do Amor, localizada bem em frente à vila e seu cartão-postal. A travessia é feita em barquinhos a remo, leva cerca de cinco minutos e custa R$ 3. No mês de novembro as águas baixam ainda mais e é possível chegar lá a pé”.
O texto da jornalista continua a lançar mais convites às mediações de Alter do Chão, a conhecer a Flona Tapajós. “Partindo de Alter do Chão, também vale a pena conhecer a Floresta Nacional do Tapajós (Flona Tapajós), a uma hora e meia de voadeira (lancha veloz). O passeio inclui caminhada de três horas pela floresta, parando para apreciar árvores como Breu Branco, utilizada no preparo de remédios para sinusite, seringueiras e uma enorme sumaúma.
Um dos pontos de partida para a trilha é a comunidade de Jamaraquá, formada por 24 famílias que vivem da extração da borracha e do turismo. Mas, antes de fazer esse passeio, certifique-se de que o guia contratado tem autorização do Instituto Chico Mendes (ICMBio) para entrar na reserva florestal. O preço médio fica em torno de R$ 150 por pessoa para um grupo de três”.
Infelizmente a reportagem informa que conhecer esse cenário paradisíaco tem os contras, o primeiro embate está na infraestrutura do lugar. Eventos como Sairé, considerado a maior manifestação folclórica do Oeste do Pará, perdem visitantes por insuficiência em suportar maior aglomeração de pessoas. “Por isso, quem quiser programar sua viagem para o mês de setembro deve fazê-lo com bastante antecedência, já que a oferta de quartos em pousadas e hotéis é limitada para o volume de visitantes que a localidade atrai nesse período”. Dificuldade já detectada nesse final do ano, os hotéis e pousadas, já estão com os pacotes de fechados.
Praia de Alter do Chão (FOTO RONALDO FERREIRA)
O segundo aviso da jornalista de O GLOBO, é quanto o visitante trazer dinheiro em espécie, porque  nenhum lugar aceita cartão e há somente um caixa eletrônico da Caixa Econômica, no mercadinho, e uma agência dos Correios que funciona como banco postal do Bradesco. Quem sabe, com o Estado do Tapajós, em 2012, concretizado nas urnas no próximo mês, a jornalista Fernanda Krakovic, possa escrever mais melhorias no turismo e em outros setores do município de Santarém.
Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

Grupo de Trabalho Fortalece Discussões sobre Manejo do Açaí

"Produtores rurais já construíram viveiro com aproximadamente 3 mil mudas”

O Grupo de Trabalho (GT) Manejo do Açaí dos Conselhos Consultivos das Florestas Nacionais de Trairão e Itaituba I e II, que reúnem desde abril deste ano, tem avançado nas discussões para implementar o manejo do açaí em comunidades situadas no Distrito Florestal Sustentável da BR-163 (DFS BR-163). As ações são promovidas pela Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável do Serviço Florestal Brasileiro (UR DFS BR-163 SFB) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em aprceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Projeto BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação.

Neste ano, o GT realizou o Diagnóstico Participativo sobre o Uso do Açaí e um Plano de Ação Participativo para priorizar as demandas das comunidades. No período de 21 a 25 deste mês foi realizada a primeira demanda apontada no Plano de Ação, um curso sobre produção de mudas e construção de viveiros, realizado no Distrito Bela Vista do Caracol, no município do Trairão (PA). Representantes de comunidades do entorno das Flonas de Itaituba I, II e Trairão participaram da capacitação. O curso contou com aulas teóricas no auditório da Cooperativa Mista Agroextrativista do Caracol (Coopamcol) e atividade prática desenvolvida em área cedida por uma palmiteira da localidade. Ao final, os participantes construíram um viveiro com aproximadamente 3 mil mudas prontas para plantio em campo, previsto para o próximo período chuvoso, novembro de 2012.

Desde agosto deste ano a Coopamcol está se mobilizando para acessar benefícios do Programa Pará Rural. No período, ocorreu a apresentação do programa aos comunitários da área de influência das Flonas de Itaituba I, II e Trairão. Os cooperados conheceram e levantaram questionamentos quanto à proposta do financiamento.

O Pará Rural é um programa do Governo do Estado do Pará que visa o aumento da renda e melhoria das condições de vida das comunidades rurais mais pobres através de duas frentes: financiamento de processos locais produtivos e gestão fundiária e ambiental. O benefício investe em projetos da agricultura familiar de associações em todo Estado.

A Coopancol apresentou um projeto ao Programa com mais de 100 produtores que devem receber recursos para produção de galinha, macaxeira e carneiro. Os cooperados definiram que o recurso também será destinado à recuperação de áreas degradadas com a construção e manutenção de viveiros florestais, principalmente para produção de mudas de açaí e outras essências florestais. A finalidade do projeto é produzir polpa de açaí para melhorar a renda das famílias de agricultores.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Nossa realidade...

Exiba Santarém.jpg na apresentação de slides
Foto expressa a realidade de Santarém. 

Vereadores de Santarém repudiam declarações de Simão Jatene

Vereadores Emir e Nélio Aguiar/Ivete Bastos

Nélio Aguiar, Emir Aguiar e Ivete Bastos mostram indignação e revolta com decisão do governador Jatene

As declarações feitas pelo governador Simão Jatene a um jornal da capital, onde ele afirma que está trabalhando pela não divisão do Pará, fez com que os vereadores de Santarém, em pronunciamentos na tribuna da Câmara, na manhã desta segunda-feira, se mostrassem revoltados e indignados.
O vereador Nélio Aguiar (PMN) disse estar frustrado e decepcionado com o governador do Pará, Simão Jatene, que está fazendo campanha em favor do não, no plebiscito de 11 de dezembro, quando a população do Pará vai dizer se quer ou não a criação dos estados do Tapajós e Carajás. Nélio observa que no início da campanha, o governador Jatene disse que ia ficar neutro, assumiria uma posição de estadista, que deixaria o povo decidir e respeitaria a decisão da população.
“Mas recentemente o governador Jatene vem publicamente se manifestar contra o Estado do Tapajós, e dizer que está fazendo campanha a favor do não. Para mim faltou coerência do Governador, ele não manteve o compromisso em ficar neutro e agora sendo tendencioso para o não”, disse Nélio Aguiar. Ao mesmo tempo isso vem desmascarar a pesquisa do “Datafolha”, que tem o Jornal Folha de São Paulo por trás disso, onde eles que são radicalmente contra a criação de novos estados dentro do Brasil, porque são eles é que perdem com a vinda de mais recursos para a Amazônia e menos para o Estado do São Paulo “e publicam pesquisas com números não confiáveis”.
Nélio Aguiar pergunta à população de Santarém e região: “Se o não estivesse tão bem na pesquisa, por que o governador Simão Jatene iria falhar com o seu compromisso e entrar na campanha do não”? “Se a pesquisa fosse verdadeira, não precisaria ter o governador Simão Jatene como cabo eleitoral do não. Se ele está entrando na campanha é porque é o sim que vem crescendo e vai ganhar e o governador quer evitar a criação do Estado do Tapajós. Mas eu acredito que ele não vai conseguir, o pensamento do povo é pela mudança, o Pará como está não dá para continuar”, informou Nélio Aguiar.
Emir pede que Vice saia do anonimato – O vereador Emir Aguiar, O líder do PR, disse estar preocupado com a declaração do governador do Pará, Simão Jatene, de que vai trabalhar em favor do não no plebiscito de 11 de dezembro. Emir pediu ao vice-governador Helenilson Pontes que se exponha em favor do voto sim no plebiscito. “Se o Governador pode, por que o Helenilson não pode”?, desafia o Vereador do PR. “A Posição do Governador faz ir por água abaixo aquela desculpa de que é por conta do juramento feito, no momento da posse”, descreve Emir Aguiar. “Continuamos trabalhando a proposta do Sim Tapajós 77, que é um projeto secular, acho que se não for dessa vez, complica muito a nossa situação”, definiu o líder do PR na Câmara Municipal de Santarém.
Região está abandonada pelo Estado – A vereadora Ivete Bastos (PT), criticou a falta de ação do governo do Estado na região. Ela começou pela saúde. “Ninguém fala nada, tá todo um silêncio, mas no Hospital Regional, principalmente, que é administração do governo do Estado, constata-se um verdadeiro descaso no atendimento a saúde. Pessoas que têm cirurgias marcadas há quatro, cinco, seis meses, não é dada uma resposta. Tem gente morrendo na fila de espera, não tem uma solução para isso”, denunciou Ivete Bastos. “Todas as políticas de responsabilidade do governo do Estado estão um verdadeiro abandono, seja na agricultura, nas estradas e na educação. São várias as atribuições do governo Estadual em verdadeiro descaso”, criticou a Vereadora do PT. “A angústia maior é saber do posicionamento agora oficial, do Governador ser contra a criação do estado do Tapajós. Estamos lutando em favor do novo Estado, porque temos necessidade, estamos abandonados pelo governo Estadual”, desabafou Ivete Bastos.
Pesquisa mentirosa – O vereador Gerlande Corrêa Castro (PSD), na Tribuna, afirmou que a pesquisa do Datafolha que aponta favorabilidade ao não no plebiscito de 11 de dezembro é mentirosa, irresponsável e egoísta. “Essa pesquisa desvaloriza a população do estado do Pará, de Belém, do Oeste, como se o povo não tivesse consciência. Não existe uma lógica se ter hoje uma porcentagem tão alta em favor do não, se a população do Pará já percebeu que o importante hoje é dividir o Estado, para o crescimento de todos. A população só tem a ganhar. Eu não acredito nessa pesquisa ridícula, mentirosa, por isso o meu repúdio a essa pesquisa”, afirmou Gerlande Castro.
Fonte: RG 15/O Impacto

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto amplia fiscalização de mototaxistas clandestinos


O vereador Emir Aguiar (PR), na Tribuna da sessão de hoje, 28 da Câmara Municipal de Santarém, disse acreditar que até o final deste período legislativo, que vai encerrar em 15 de dezembro o Projeto de Lei que amplia a fiscalização de mototaxistas clandestinos,  que tramita na Câmara, seja discutido, votado e aprovado.
Emir esclarece que o Sindicato dos Mototatistas apresentou propostas que precisam ser discutidas nas comissões competentes. “É importante que a gente possa agilizar essas discussões, para que na próxima quarta-feira, possamos encaminhar a Mesa, o parecer das comissões de Constituição e Justiça e de Transporte, para que possamos discutir e votar, esse projeto de organização do regime de mototaxi, no município de Santarém”. Enfatiza. 
“A preocupação dos mototaxistas, taxistas e empresários dos transportes coletivos é a questão da fiscalização, esse é um ponto comum para que se possa coibir a ação dos mototaxistas clandestinos”. Descreve.  
Preocupação 
Emir Aguiar disse estar preocupado com a declaração do governador do Pará, Simão Jatene, de que vai trabalhar em favor do não no plebiscito de 11 de dezembro. Emir pediu ao vice governador Elenilson Pontes, que se exponha em favor do voto sim no plebiscito. “Se o governador pode, por que ele não pode”? Desafia. “A Posição do governador faz ir por água abaixo aquela desculpa de que é por conta do juramento feito, no momento da posse”. Descreve.
“Continuamos trabalhando a proposta do Sim Tapajós 77, que é um projeto secular, acho que se não for dessa vez, complica muito a nossa situação”. Define.

Frustração e decepção com o governador Jatene


O vereador Nélio Aguiar (PMN), na Tribuna afirmou estar frustrado e decepcionado com o governador do Pará, Simão Jatene que declarou a um jornal da Capital que está fazendo campanha em favor do não, no plebiscito de 11 de dezembro, quando a população do Pará vai dizer se quer ou não a criação dos estados do Tapajós e Carajás.
Nélio observa que no inicio da campanha, o governador Jatene disse que ia ficar neutro, assumiria uma posição de estadista, que deixaria o povo decidir e respeitaria a decisão da população.
“Mas recentemente o governador Jatene, vem publicamente se manifestar contra o Estado do Tapajós, e dizer que está fazendo campanha a favor do não, para mim faltou coerência do governador, ele não manteve o compromisso em ficar neutro e agora sendo tendencioso para o não”. Desabafa.
Ao mesmo tempo isso vem desmascarar a pesquisa feita pelo “Data Falha”, que através de pesquisa, onde tem o Jornal Folha de São Paulo, por trás disso, eles que são radicalmente contra a criação de novos estados dentro do Brasil, porque são eles é que perdem com a vinda de mais recurso para a Amazônia e menos para o Estado do São Paulo “e publicam pesquisas com números não confiáveis”. Protesta.
Nélio Aguiar pergunta a população de Santarém e região: “Se o não tivesse tão bem na pesquisa, por que o governador Simão Jatene iria falhar com o seu compromisso e entrar na campanha do não”? Questiona.
“Se a pesquisa fosse verdadeira, não precisaria ter o governador Simão Jatene, como cabo eleitoral do não, se ele está entrando na campanha é porque é o sim que vem crescendo, que vai ganhar e o governador quer evitar que a gente ganhe a criação do Estado do Tapajós, mas eu acredito que ele não vai conseguir, o pensamento do povo é pela mudança, o Pará como está não dá para continuar”. Aponta Nélio Aguiar.

Bairro Interventoria faz reivindicações


O vereador Valdir Matias Júnior (PV), na Tribuna informou das reivindicações que vem sendo feitas pelas lideranças do bairro Interventoria. 
Valdir disse que durante todo o verão foi aguardada a execução de melhorias nas ruas do bairro. “Elas ainda não foram possíveis e a gente cobra mais uma vez da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que essas ruas sejam melhoradas, principalmente a Portugal, Augusto Meira, a conclusão da Humaitá, até a Frei Vivente, que já está sendo feita no bairro Diamantino, são ruas importantes para o bairro e que a gente cobra em nome dos moradores”. Conclui.