sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Santarém entre as cidades com melhor progresso social da Amazônia

Reportagem da revista Época destaca um estudo inédito feito pelo economista Michael Porter, professor da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente (IMAZON), que compara 43 indicadores sociais e ambientais para definir os municípios com melhor progresso social da Amazônia. A revista de circulação nacional elogia a cidade de Parintins e afirma que “Parintins não está sozinha. Outras cidades da Amazônia mostram desempenho social alto com renda menor. Paragominas e Santarém, no Pará, são bons exemplos”. Entre os entrevistados o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto.
A matéria destaca ainda, que Santarém apresenta índices acima da média da Amazônia em educação superior e abastecimento de água. Na reportagem, o titular da pasta afirma que as obras previstas para o município, como a BR-163 e terminais portuários têm potencial para estimular a economia local, mas considera relevante acompanhar o processo, a fim de evitar alto impacto social para o município.

Meta aumentou Seu Aécio?

Aécio  e sua adversária da vez
Aécio e sua adversária da vez
Pelas contas feitas na campanha de Aécio Neves, o percentual de votos a ser alcançado neste primeiro turno, para levá-lo ao segundo turno, era de 25% antes do surgimento do fenômeno Marina Silva. Agora, passou para 30%.
Lá, a palavra de ordem é crescer dois pontos percentuais por semana nas pesquisas até o final de setembro para tirar a diferença hoje apontada nas pesquisas.

Como combater Marina...

Marina: adversários vão explorar contradições
Marina: adversários vão explorar contradições
A desconstrução de Marina passará por explorar as suas contradições políticas. Se nega a política, por que passou por quatro partidos (PT, PV, Rede e PSB)? Se nega a política, por que quando acabaram as eleições de 2010 não buscou um emprego ao invés de continuar atuando na vida político-partidária? Será este o tom para as próximas semanas.
Na área econômica, o ataque será ainda mais contundente. O PT dirá que dar autonomia ao Banco Central equivalerá a entregar aos banqueiros o comando da economia brasileira. “Não há condições de dar autonomia e manter programas sociais”, afirmou Dilma quando retomou a palavra.
Pelo governo, Aloizio Mercadante manteve-se otimista durante toda a reunião e Ricardo Berzoini nada falou.

Boa Esperança

Boa Esperança em festa: começa nesta sexta-feira (29) o Festival Cultural da comunidade

A comunidade de Boa Esperança, km 43 da Rodovia Santarém-Curuá-Una, está em festa. Inicia nesta sexta-feira (29) o tradicional Festival Cultural, evento que abrange o 15º Festival da Tapioca, o 54º aniversário da comunidade e a 3ª Festa da Integração Gaúcha. O Festival contará com uma vasta programação.

PARÁ: 8 MILHÕES

O Pará tem 8.073.924 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento foi publicado ontem no Diário Oficial da União (DOU), e a data de referência usada é 1º de julho de 2014. Pelas contas do IBGE, o Estado aumentou em 104.270 o número de habitantes em um ano. O aumento populacional manteve o Pará entre os dez Estados mais populosos do Brasil, na nona posição, detentor de 4% de toda a população brasileira, que estima-se ser hoje de 202.768.562 habitantes (crescimento de 0,86% no período, com o acréscimo de 1,7 milhão de pessoas). São Paulo continua sendo o Estado mais populoso, com 44 milhões de habitantes, seguido por Minas Gerais (20,7 milhões), Rio de Janeiro (16,4), Bahia (15,1 milhões), Rio Grande do Sul (11,2 milhões), Paraná (11 milhões), Pernambuco (9,2 milhões) e Ceará (8,8 milhões). O menos populoso é o Estado de Roraima, com 496,9 mil habitantes.

O crescimento proporcional da população do Pará chega a ser quase o dobro do avanço nacional. A expansão de novos residentes no Estado, em um ano, foi de 1,31%, enquanto a de novos brasileiros foi de 0,86%. Segundo os dados do IBGE, esse aumento se deve à migração para as cidades do interior. Tanto que Belém (11ª capital mais populosa), foi a capital da região Norte que teve a menor estimativa de aumento da população (0,49%). Estima-se que a capital paraense tenha 1.432.844 moradores, 6.922 a mais que ao fim de 2013, quando a população estimada era de 1.425.922.

Em compensação, sete dos dez municípios nortistas que mais expandiram a população são do Pará, sendo a maioria da região sudeste do Estado. Nesse rol aparecem Pedra Branca do Amapari (AC), com aumento da estimativa populacional de 4,54%; São Félix do Xingu, com 4,39%; Canaã dos Carajás, com 4,20%; Cujubim (RO), com 4,09%; Santa Rosa do Purus (AC), com 4,08%; Ulianópolis, com 3,97%; Anapu, com 3,88%; Parauapebas, com 3,83%; Tailândia, com 3,70%; e Ipixuna do Pará, com 3,67%.

SÓ ACREDITO VENDO!


Se for aprovado Projeto de Lei nº 6.942/13, do Deputado Ronaldo Caiado, as empresas distribuidoras de energia – entre elas a CELPA – serão obrigadas a pagar multa ao usuário (independente do que a ANEEL exige), por falha no fornecimento de energia elétrica, cuja multa será a média do que o usuário gastaria durante o apagão, tomando por base o consumo registrado nos últimos 12 meses, não sendo devida em casos fortuitos ou força maior. O Projeto surgiu em decorrência das milhares de reclamações junto ao PROCON e ANEEL, muitas delas sem o efeito esperado. O projeto tramita em caráter conclusivo na Comissão de Minas e Energia.

Eu hein!!!!

DESRESPEITO AO CIDADÃO
Há informações de que cada pessoa tem direito a solicitar apenas 4 cartões SUS por dia, obrigando o cidadão a retornar em outra data para fazer o mesmo serviço. O acesso ao cartão SUS deve ser facilitado pela gestão pública de saúde, considerando a portaria 940 do Ministério da Saúde que preconiza que esse sistema deve estar disponível de forma bem fácil e acessível para o usuário, e que as unidades básicas de saúde devem estar se estruturando para esse processo de expedição do cartão SUS. Õ pobre, que não tem condições de pagar uma consulta, tem que enfrentar essas filas para conseguir tirar seu cartão. Isso é um desrespeito da Secretaria de Saúde e da Prefeitura com o cidadão santareno. Como dizia o deputado Justo Veríssimo (saudoso personagem de Chico Anísio):O povo que se exploda!”.

HELENILSON UMA ESRELA APAGADA... MARCELA NELE!!!!!

O neófito na política é muita cara de pau. Na tela ele é humilde e bonzinho. Quem conhece sabe de sua arrogância, ignorância e prepotência. O cara é despreparado. Dizer que no Senado não precisa de quantidade, é iniciar muito mal na política. Qualidade não vota. Quem vota é a quantidade, ruim ou boa, prevalece a quantidade de voto. Pela qualidade ele não provou nada como Vice-governador. Essa qualidade, não fez nada pelo Pará. O Senado está cheio de qualidade, porém, nada faz pelo povo. Ele sozinho não vai fazer nada. É muita demagogia. Marcela Tolentino é nome para o Senado. Pode não chegar, mas é um bom nome para representar o povo. A qualidade do vice Helenilson não vai servir pra nada no Senado, pode servir nos tribunais.

Bocão de Hoje...

Bocão Ed. 1004

Veja as notícias quentes do Bocão desta semana

b1CENSURADO
Fiquei sabendo que o site do Jornal o Impacto é bloqueado e censurado nos computadores das Secretarias da Prefeitura de Santarém. Tudo para os servidores não ficarem sabendo das supostas irregularidades internas praticadas pelo Prefeito e alguns secretários. O prefeito Alexandre Von é contra a liberdade de imprensa. Vamos ficar vigiando os acontecimentos e as besteiras que o Prefeito vai fazer com o dinheiro público. Estamos investigando situações que podem atrapalhar a vida política de Alexandre e de alguns assessores.
b2CENTRO DE CONVENÇÕES
Pita Pitú sacudiu sem caldeirão e ficou sabendo que o governador Jatene não construiu o Centro de Convenções porque o prefeito Alexandre Von não cedeu o terreno. De principio, Alexandre pensava propor parte da área do Parque da Cidade para construir. Para Receita Federal não pode, mesmo o terreno sendo da Receita, mas para o Centro de Convenções pode. Alexandre é devagar demais. Perdemos o Centro de Convenções por culpa do prefeito Alexandre, pela sua moleza no cargo que exerce com muita preguiça.
b3PROCESSO DESAPARECIDO
Mãe Pita Pitú, provocada pelo seu marido Dr. Piroga, reiniciou sua sessão de magia negra e mexendo seu caldeirão onde fervia a cabeça de Alexandre Von, uma voz dizia: “Desapareceram vários processo de grandes devedores do fisco municipal”. Pita Pitú falou: “Piroga, vou esquentar mais a água para ver o que está se passando na cabeça do prefeito Alexandre”. Pelas imagens nas águas fervendo do caldeirão, um servidor do alto escalão saiu correndo da sala da SEFIN levando assustado várias pastas e na visão da Pita Pitú, é para fazer algum tipo de acerto, ou legal ou ilegal, não deu para ver direito, pois o servidor estava com um chapéu no momento do desaparecimento, não sei se era para disfarçar o cabelo ou a careca.
PROCESSO DESPARECIDO 2
Nas ondas do caldeirão esse servidor do alto escalão é especialista em falcatrua. Pita Pitú mandou um recado ao Bocão, para comparecer na próxima semana que vai falar com o marido, o Dr. Piroga. Ele deve saber o motivo do sumiço dos processos e os nomes dos devedores. A cabeça do prefeito Alexandre vai pegar fogo de tanta dor com que vem por ai. Antigamente chamavam Alexandre de Menino Lindo. Agora chamam de menino rico. Quero saber essa troca de lindo por rico, pois de beleza ele não tem nada.
b4ESTRELA APAGADA
O neófito na política é muita cara de pau. Na tela ele é humilde e bonzinho. Quem conhece sabe de sua arrogância, ignorância e prepotência. O cara é despreparado. Dizer que no Senado não precisa de quantidade, é iniciar muito mal na política. Qualidade não vota. Quem vota é a quantidade, ruim ou boa, prevalece a quantidade de voto. Pela qualidade ele não provou nada como vice-Governador. Essa qualidade, não fez nada pelo Pará. O Senado está cheio de qualidade, porém, nada faz pelo povo. Ele sozinho não vai fazer nada. É muita demagogia. Marcela Tolentino é nome para o Senado. Pode não chegar, mas é um bom nome para representar o povo. A qualidade do vice Helenilson não vai servir pra nada no Senado, pode servir nos tribunais.
b5TRAIÇÃO
A ex-prefeita Maria do Carmo Martins e seu irmão e ex-secretário Everaldinho Martins devem estar arrependidos de apostarem suas fichas na professora Lucineide Pinheiro, que foi secretária de Educação do governo petista e candidata à Prefeitura de Santarém com apoio dos Martins. A traição veio agora nas eleições deste ano, onde Lucineide Pinhheiro deu uma punhalada nas costas dos irmãos ao apoiar a candidatura do pára-quedista Cláudito Puty para Deputado Federal, menosprezando o médico Carlos Martins, irmão de Maria e Everaldinho que também é candidato a Deputado Federal. Essa traição o eleitor está vendo de perto e vai dar a resposta nas urnas.
b6DOAÇÃO
Um certo candidato a Deputado chegou em uma localidade de um Município da região para fazer campanha e foi recebido pelo presidente da comunidade, que logo lhe fez um pedido: Disse que estavam precisando de telhas para cobrir a sede do Sindicato. De imediato o candidato, em alto e bom tom, falou: “Desculpe, meu amigo, mas nessa eleição não estou dando telha, cimento, areia e tijolo. Estou dando somente ´cano`”. Fiquem alerta!
b7MOTOCICLISTAS IRRESPONSÁVEIS
O crescente número de veículos circulando nas ruas de Santarém, seja na área central ou na periferia, continua gerando polêmica entre motociclistas e motoristas. Quem trafega nas ruas de Santarém observa diariamente um grande número de motocicletas circulando nas mais diferentes direções. Para os motoristas, o grande número de acidentes de trânsito é provocado em função das motocicletas. Os motoristas reclamam que quando o carro para embaixo do sinal de trânsito, principalmente nas avenidas mais movimentadas da cidade, se constatam duas filas formadas pelos motociclistas, uma pela esquerda e outra pela direita da via, o que dificulta a manobra dos automóveis. Outra questão apontada pelos motoristas fica em função de alguns motociclistas que quebram o retrovisor dos carros quando param debaixo do sinal de trânsito. Eles agem à vontade, pois sabem que não são importunados pelos agentes de fiscalização do trânsito. A titular da SMMT deve mandar seus agentes fiscalizarem as ruas e punir esses motociclistas irresponsáveis.
b8DESRESPEITO AO CIDADÃO
As dificuldades enfrentadas pela população para ter acesso ao Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) virou alvo de debate do Conselho Municipal de Santarém. Diariamente, centenas de pessoas com procedimentos médicos agendados, mas que ainda estão com o Cartão SUS desatualizados enfrentam problemas para serem atendidas. Diante da situação, os conselheiros de saúde realizaram uma reunião na quarta-feira, 27, onde discutiram as dificuldades de acesso para a emissão do Cartão SUS. Em Santarém o documento é emitido pela Semsa, pelo Centro de Atendimento Social e em alguns CRAS. Além de moradores da zona urbana, todos os dias filas de espera têm se formado no local por pessoas que vêm das áreas de rios e de comunidades do planalto em busca do cartão que dá direito a qualquer atendimento à saúde pública.
DESRESPEITO AO CIDADÃO II
Há informações de que cada pessoa tem direito a solicitar apenas 4 cartões SUS por dia, obrigando o cidadão a retornar em outra data para fazer o mesmo serviço. O acesso ao cartão SUS deve ser facilitado pela gestão pública de saúde, considerando a portaria 940 do Ministério da Saúde que preconiza que esse sistema deve estar disponível de forma bem fácil e acessível para o usuário, e que as unidades básicas de saúde devem estar se estruturando para esse processo de expedição do cartão SUS. Õ pobre, que não tem condições de pagar uma consulta, tem que enfrentar essas filas para conseguir tirar seu cartão. Isso é um desrespeito da Secretaria de Saúde e da Prefeitura com o cidadão santareno. Como dizia o deputado Justo Veríssimo (saudoso personagem de Chico Anísio): “O povo que se exploda!”.
Por: Emanuel Rocha

Related Posts

EFEITO MARINA

Equipes de ministérios são chamadas a atuar para campanha de Dilma...

Coordenação da candidata à reeleição orienta secretários a defender governo

A presidente Dilma Rousseff, na condição de candidata à reeleição, visita Belo Monte
A presidente Dilma Rousseff, na condição de candidata à reeleição, visita Belo Monte
No momento em que a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, disparou nas pesquisas de intenção de voto, a coordenação da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião, na noite de terça-feira, com os secretários-executivos e secretários nacionais dos ministérios para pedir empenho na disputa por um segundo mandato. Segundo participantes, o tom do encontro foi o de que quem está dentro da máquina administrativa tem mais condições de fazer o enfrentamento político, por ter mais argumentos. A orientação, de acordo com pessoas presentes, foi manter o debate propositivo, defender o governo, ocupar espaço e rebater críticas.
ESTRATÉGIA É NÃO BATER
A reunião foi conduzida por Cezar Alvarez, que faz a articulação da campanha com estados e municípios, e por Alessandro Teixeira, coordenador de programa de governo. Entre os presentes, de acordo com participantes da reunião, estavam o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland; o subchefe de articulação da Casa Civil, Luís Antônio Padilha; e o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Gabas. O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República) participou de parte do encontro.
Há uma preocupação na coordenação da campanha, na cúpula do PT e no Palácio do Planalto de evitar um clima de derrotismo com o crescimento vertiginoso de Marina Silva. A aposta é na desconstrução da imagem da ex-senadora a partir de agora.
— Nada de pânico com pesquisas neste momento. Temos que esperar a evolução do quadro. Ainda faltam 40 dias para a eleição — disse um auxiliar da presidente.
Apesar de apostar na desconstrução da imagem de Marina, a equipe de Dilma resiste em atacar a ex-senadora e, pelo menos por enquanto, pretende insistir em uma campanha propositiva, focando nas realizações do governo:
— Não é eficaz bater. Vamos fazer discussão de conteúdo, sem bater — disse uma pessoa próxima a Dilma.
Assessores de Dilma foram surpreendidos com o resultado da pesquisa Ibope divulgada anteontem. O entorno da presidente não esperava que Marina estivesse tão colada na petista no primeiro turno, e abrindo vantagem no segundo turno. Também chamou a atenção o fato de a candidata do PSB ter tirado votos de Dilma. A expectativa da campanha à reeleição era que a ex-senadora crescesse em cima do candidato do PSDB, Aécio Neves, e conquistasse parte do eleitorado que pretendia votar em branco, anular ou que estava indeciso.
Segundo o Ibope, Dilma caiu quatro pontos percentuais — mesmo patamar que o tucano. A expectativa da campanha petista era que Marina e Aécio ficassem embolados em segundo lugar, disputando quem iria para o segundo turno. Seria a “antropofagia de anões” prevista ainda na pré-campanha pelo marqueteiro João Santana, que trabalha para Dilma.
Como presidente do PMDB, o vice-presidente Michel Temer disse a interlocutores e à presidente que é preciso “dar corpo à campanha” nesta reta final, com o envolvimento direto dos partidos nas mobilizações de rua. Temer alertou que é preciso dar mais intensidade à campanha em termos de eventos públicos.
Fonte: O Globo

ITAITUBA 12 DE ANALFABETOS...

Vergonha: Pesquisa aponta Itaituba com 12% de analfabetos

O município de Itaituba só fica à frente de Rurópolis, aonde o índice de analfabetismo é de 16,2%

Prefeita Eliene Nunes, que é professora, mostra o descaso com a educação do Município, como mostra o gráfico
Prefeita Eliene Nunes, que é professora, mostra o descaso com a educação do Município, como mostra o gráfico
Numa cidade aonde a atual prefeita Eliene Nunes é professora e foi Secretária de Educação por dois mandatos na gestão do ex-prefeito Roselito Soares, a notícia soa como um contrasenso.
Um relatório exibido pelo Ministério de Planejamento no decorrer de uma oficina para debater as perspectivas do futuro do Tapajós mostrou um cenário nada animador com números que preocupam. Os números mostram que 12,5% da população do município Itaituba, no Oeste do Pará, é analfabeta, quando também este mesmo índice, 12,5%, é registrado no município de Aveiro.
O município de Itaituba só fica à frente de Rurópolis, aonde o índice de analfabetismo é de 16,2%; e no Trairão o índice chega a 17,8%. O pior índice de analfabetismo é de Jacareacanga, com 25,9% e o Município com o menor índice é Novo Progresso, com 8,1%. Em termos de pobreza o município de Aveiro é o que apresentou a maior taxa de extrema pobreza, com 50,1%. Seguido de Jacareacanga que tem um índice de 37,4%. Itaituba tem 14,2%; Rurópolis, 25,3%; Trairão, 22,1% e Novo Progresso, 25,1%.
O relatório ainda revela um dado que demonstra que os municípios da região pouco tem avançado no seu desenvolvimento, já que Aveiro, Jacareacanga e Itaituba, são os que mais recebem o beneficio do Programa Bolsa Família. Novo Progresso, além de ser considerado a nova fronteira agrícola, também carrega a triste marca de ser o mais violento da região com elevadas taxas de mortalidade por homicídio, ao contrário de Aveiro e Ruropólis que são considerados na pesquisa como os municípios mais tranqüilos para se viver, com os menores índices de violência.

Leia no Impacto

DEU NO IMPACTO

VIDEO ÍNTIMO: BRINCAR COM FOGO É ISSO QUE ACONTECE!

Vídeo íntimo de universitária vira caso de polícia em Santarém

Informações de populares dão conta de que a acadêmica teria enviado o vídeo íntimo para seu ex-namorado

Delegada Andrezza Alves está investigando o caso e orienta mulheres para procurar Delegacia
Delegada Andrezza Alves está investigando o caso e orienta mulheres para procurar Delegacia
O caso de um vídeo íntimo de uma estudante universitária de Santarém postada por seu ex-namorado em celulares e redes sociais virou alvo de investigação na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM). Após ter a imagem disseminada em celulares e na internet, a acadêmica de uma universidade particular de Santarém procurou a DEAM para denunciar o caso.
Informações de populares dão conta de que a acadêmica teria enviado o vídeo íntimo para seu ex-namorado, o qual teria postado a imagem em redes sociais. Chateada com a situação, ela promete ingressar com uma ação judicial de reparação moral, na Comarca de Santarém. A Universitária afirma que não vai deixar de freqüentar a faculdade e nem de fazer suas atividades normais diariamente, por conta de ter tido a privacidade exposta de forma covarde na internet.
O noticiário tem divulgado com muita intensidade nos últimos meses a questão de divulgação de vídeos com intimidades sexuais na internet. No ano passado, duas adolescentes se suicidaram por conta de divulgação de vídeos dessa natureza por seus ex-parceiros.
“Uma vez que é divulgada uma imagem de cunho íntimo de qualquer mulher criança ou adolescente é importante que imediatamente essa vítima ou o representante legal procure a Delegacia, para fazer a denúncia, para que a Polícia possa investigar o caso, com intuito de dar uma resposta na forma da lei para o indivíduo que praticou a divulgação”, orienta a titular da DEAM, delegada Andrezza Alves.
De acordo com a Delegada, quando o indivíduo divulga a imagem íntima da outra pessoa na internet ou em telefones celulares, ele está cometendo o crime de difamação contra ela e, por isso pode ser enquadrado na Lei Maria da Penha, se tiver alguma relação afetiva. “Se o indivíduo não tiver relação afetiva não é enquadrado na Lei Maria da Penha, mas vai responder judicialmente pelo crime de difamação”, avisa a Delegada.
ABALO PSICOLÓGICO: Segundo a delegada Andrezza Alves, as mulheres que são vítimas desse tipo de violência ficam extremamente abaladas psicologicamente. Hoje em dias com a internet, segundo ela, a divulgação é muito rápida e dificilmente a vítima consegue tirar o material da mídia.
“Ou seja, é praticamente impossível de tirar a imagem. Uma vez que é publicado o material na internet, rapidamente se espalha e nunca mais a pessoa consegue tirar. A vítima vai passar o resto da vida marcada por aquela situação. Os suicídios e automutilações que as mulheres acabam provocando são em razão do abalo psicológico que é grande na vida delas”, afirma a autoridade policial.
OCORRÊNCIAS: Em Santarém, a delegada Andrezza Alves revela que já foram registrados vários casos envolvendo mulheres adultas e adolescentes relacionados a fotos e vídeos pornográficos. “Em uma relação de confiança com o namorado ou o marido, em um determinado momento a mulher acaba produzindo as imagens e encaminhando para seus parceiros. Posteriormente por rompimento da relação, seja por vingança ou raiva, ele acaba divulgando essas imagens e causando esse dano gravíssimo na vida dessa mulher”, ressalta Dra. Andrezza Alves.
Ela orienta que as mulheres evitem fazer a produção desse tipo de material, para encaminhar para o namorado, marido ou colega. “As relações humanas são extremamente frágeis. A única forma que uma mulher tem para não passar por uma situação dessa, é não produzir esse tipo de imagem”, recomenda a titular da DEAM.
PROJETO DE LEI: Um projeto de lei já foi apresentado no Congresso para tipificar como crime a conduta de divulgar vídeos com terceiros. As notícias e os comentários a respeito sempre destacam a questão como um problema da juventude, inerente ao devassamento de intimidade que a nova geração experimenta de forma singular por conta da presença da internet em nosso cotidiano.
O que ninguém comenta, e que os fatos gritam, é que tal fenômeno, na maioria dos casos, caracteriza-se como uma nova forma de violência contra a mulher. Por maiores que tenham sido os avanços no sentido de um trato igualitário entre os gêneros, não é segredo a ninguém que a sexualidade feminina ainda sofre formas especificas de repressão, para além da repressão sexual geral.
A mulher exposta em uma cena sexual ou de nudismo sofre rejeição social e afetiva maior do que o homem pego na mesma situação. Não à toa, o que mais se vê no tema são casos de ex-namorados ou parceiros usando da divulgação da intimidade, em vulneração a confiança que lhe foi emprestada, para se “vingar” de alguma rejeição oposta pela parceira.
Há algumas décadas o “macho” se vingava da rejeição sofrida com violência física. Hoje, tem a alternativa de reagir com violência simbólica, que opõe intenso sofrimento emocional à vitima ao expor cenas e imagens de sua intimidade ao público. O machismo e o preconceito ocorrem na situação em dupla mão. Na conduta psicopática daquele que divulga as cenas intimas de sua ex-parceira e na sociedade que assiste e pune com maior rejeição a sexualidade feminina exposta do que a masculina quando colocada na mesma situação.
Mecanismos jurídicos de proteção à mulher ofendida são sempre bem vindos. Punição a seus algozes também: além de punir o erro, inibe novas práticas semelhantes por outros.
Por: Manoel Cardoso

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Por dentro dos fatos ( Site do Jornal "O Impacto"

Vivo ganha da Celpa em reclamações... Eu hein!

Tá no Impacto

Aguardem...

marina silva
Não estranhem.
Não fiquem abismados.
Se o Zé Carlos Lima do PV aparecer por esses dias circulando com Marina Silva pelo Pará.
Ou se ela aparecer em seu programa pedindo votos para ele.
O relacionamento entre os dois é muito bem. Muito melhor que o dela com Jatene, cujo PSB está em sua coligação, fechada entre Simão e Eduardo Campos.
Mas não com Marina.
Aguardem….


Helder: indo e vindo!

Helder em Concórdia

10614175_724811597588025_7554261327624886269_n
E como os dias estão se aproximando das eleições os candidatos não param. Helder esteve ontem também em Concórdia do Pará, afinal o próximo governante deve sim, por obrigação conhecer o Pará e saber  as necessidades de cada município e acompanhar o trabalho que já foi feito em cada um deles.

A importância das Redes Sociais

10647173_813528868668331_2438072093009847749_n
Entre uma carreata e outra, uma seleção de conteúdo sobre o que já foi feito no Pará e outra. Jatene, vem utilizando suas redes sociais para divulgar suas frases nos discursos. Aproximando assim os internautas  das suas manifestações publicas no Pará.

Treinamento para Mesário

Treinamento online para mesários começa no dia 1º de setembro

Os mesários das Eleições 2014 estão em treinamento por todo o país. Para reforçar o aprendizado, com vídeo-aulas que podem ser assistidas quantas vezes forem necessárias, o TSE lançou o Mesário na Internet. O curso online começa a partir do dia 1º de setembro e estará disponível até o dia 4 de outubro, véspera das eleições, mas para isso o mesário deve se inscrever no link:http://www.tse.jus.br/eleitor/mesario/mesarios-na-internet.
As aulas serão disponibilizadas pelo site http://educacao.tse.jus.br/login/index.php, que poderá ser acessada somente pelos inscritos.

Pesquisas para todos os gostos...

Agora abriu a porteira: Alvo, Ibope e Doxa registraram trabalhos de pesquisas no TRE-PA.
Aguarda-se ainda o resultado da pesquisa da Sensus, que encerra seus trabalhos hoje; parafraseando Olavo Bilac e a camarada Adelina Braglia tem gente que pode perder o "sensus" ao ouvir o resultado desta pesquisa...
O Ibope é financiado pela TV Liberal.
A Alvo declara que utiliza recursos próprios.
A Doxa realiza o trabalho contratada pela WW Imobiliária Construtora Ltda. Se alguém souber que empresa é essa e qual o seu interesse nestas informações estratégicas, estou curioso. 
Enfim, o dinheiro e o CNPJ é deles e eles usam no que bem entender

ATÉ TU BRUTUS!!!

"TU QUOQUE, FILIA MEA?!" O GRANDE SUSTO DE UM (AINDA) SENADOR

A tradução do título da postagem é mais ou menos assim, "até tu, minha filha".
Menção as famosas últimas palavras de Júlio César ao ser esfaqueado na entrada do Senado Romano pelo seu amigo e filho adotivo Marcus Brutus, segundo a cultura popular.
Mas só se surpreende com o "outdoor" quem desconhece que os arranjos políticos nos "interiores" provocam estes acertos. A candidata provavelmente nem sabe disso, assim espero.
Mas a hora da onça beber água já chegou. 
E o Dr. Helenilson agradece a preferência, voto é voto, venha de onde vier...
A propósito, antes que digam que isto é montagem, mais uma "fofoca" de blogueiro, etc., etc., eu entrego a localização da placa, data e hora da foto: estrada de Colares, hoje, por volta de meio-dia.

OBS.: Dá para ver claramente que foi coberta na placa o nome do (ainda) senador Mário Couto (Filho...). Mas os "cabos eleitorais" da ilustre deputada, que fizeram isto, serão desautorizados pela "chefia"???

Deputado Nélio Aguiar

Deputado pede instalação de CPI para investigar Belo Monte

Nélio Aguiar quer investigar denúncias de não cumprimento das condicionantes pela Norte Energia

Deputado Nélio Aguiar
Deputado Nélio Aguiar quer investigar Belo Monte
O deputado estadual Nélio Aguiar (DEM) defendeu junto ao presidente da Assembleia legislativa do Estado do Pará, deputado Márcio Miranda (DEM),a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias do não cumprimento das condicionantes pela Norte Energia na construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Oeste do Pará.
“O município de Altamira já sofre com os impactos da construção da Hidrelétrica, um caos social causado pela migração de mais de 60 mil pessoas para a região, aumento da violência, prostituição, tráfico de drogas, bairros sem água encanada, mortes no trânsito, hospitais e escolas incapazes de atender o aumento da demanda e etc. Existe um descompasso entre o andamento da obra e o atendimento das condicionantes para mitigar os impactos sociais. “As condicionantes sociais precisam ser implementadas rapidamente, pois é inaceitável que num projeto bilionário, o povo é que tenha que pagar o preço com seu sofrimento,” afirma deputado Nélio Aguiar.
NÉLIO COBRA PRESENÇA DO GOVERNO DO ESTADO NO OESTE DO PARÁ‏: O deputado Nélio Aguiar utilizou a tribuna da Alepa para cobrar a presença do Governo do Estado, Simão Jatene, na região Oeste. “O Governador deveria, junto com o seu secretariado, despachar mais próximo da população do Pará, que se ressente da ausência do governo, principalmente o Oeste do Estado, que inclusive foi às urnas maciçamente votar a favor da criação do estado do Tapajós”, disse Nélio Aguiar.
Nélio Aguiar com o presidente da Celpa, Raimundo Nonato Castro
Nélio Aguiar com o presidente da Celpa, Raimundo Nonato Castro
DEPUTADO RECLAMA DA FALTA DE ENERGIA AO PRESIDENTE DA CELPA: Nélio Aguiar cobrou do presidente da Rede Celpa, Raimundo Nonato Castro, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), providências para as constantes falta de energia nos municípios do Oeste do Pará. “As interrupções tem causado um enorme transtorno e grandes prejuízos para a população e precisa de solução urgente. Além disso, também cobrei mais investimentos da Celpa na região para garantir maior qualidade no fornecimento de energia elétrica e evitar as oscilações e apagões constantes”, pontuou Nélio.
LUZ PARA TODOS: Durante a reunião com dirigentes da Celpa, Nélio Aguiar cobrou, também, a retomada das obras do Programa Luz para Todos nos municípios da Região Oeste do Pará. Essa já é a 3ª vez que o parlamentar reforça a necessidade da retomada do programa. Diversas comunidades da região Oeste do Pará serão contempladas no Contrato de Obras aprovadas pelo conselho gestor estadual, na reunião do dia 19 de dezembro do ano passado, dentro dos moldes do Programa Luz para Todos.
Fonte: RG 15/O Impacto e Kátia Aguiar

Briga em nome da fé...

EDIR MACEDO ACUSA VALDEMIRO SANTIAGO DE JOGAR ÔNIBUS EM SEU TEMPLO.

Valdemiro Santiago se emocionou e chorou muito na última segunda feira, em seu programa televisivo.

Seu ex-afeto, Edir Macedo,  acusou Valdemiro de jogar um ônibus contra o seu Templo de Salomão.
Edir Macedo acusou Valdemiro Santiago de participação e de planejar o incidente onde um coletivo destruiu parte da grade do templo, e por pouco não invadiu a área interna do templo.
Valdemiro Santiago disse que não esperava essa reação e muito menos ser acusado de inveja.
“Ele está morrendo de inveja porque eu tenho o maior templo do mundo, e até o INRI Cristo está vindo morar aqui e ele não tem nada!” Diz Edir Macedo.
Valdemiro Santiago, não quis comentar nada e nem se vai envolver a justiça. Aguarde e verás, um templo muito maior que esse seu, e com muito mais ouro!
Finaliza Valdemiro Santiago.
Fonte: Jornal A Folia de São Paulo

Doenças raras...

MÉDICOS INVESTIGAM MENINO COM MÃOS "GIGANTES" QUE PESAM 16 KG – MULHER CARREGAVA TUMOR DE 60 KG

Médicos na Índia investigam o caso de um menino de 8 anos que tem mãos gigantes –cada uma tem 33 cm e pesa 8 kg– para poder tratar a condição classificada como "extremamente rara".

Dada o tamanho desproporcional das mãos, o garoto indiano tem dificuldade para realizar tarefas que seriam simples para outras crianças, como amarrar os tênis e até mesmo escrever. "Acho difícil pôr minhas roupas, abotoar minha camisa e vestir minhas calças", disse o menino, segundo o "Mirror".

"Eu não vou à escola porque o professor diz que as outras crianças têm medo das minhas mãos. Alguns até me batem e me perseguem", lamenta.

A mãe do garoto, identificada pelo "Mirror" apenas como Haleema, 27, disse saber, desde o nascimento da criança, de que havia algum problema com as mãos dele. "As mãos dele eram grandes e os dedos longos. Os pulsos eram pequenos no começo, mas começaram a crescer também."

Os pais da criança, que ganham apenas 15 libras (R$ 56) por mês, estão procurando a ajuda de hospitais locais para tratá-lo.

Krishan Chugh, chefe de pediatria do Instituto de Pesquisa do Memorial Fortis, em Gurgaon (próximo a Nova Déli), analisou fotos do menino e acredita que ele sofre de linfangioma (má formação da rede vascular linfática) ou de hamartoma (má formação semelhante a um tumor benigno). Ambas as doenças são tratáveis.

Médicos alertam que apenas depois de um teste genético será possível um diagnóstico. Fora o problema nas mãos, a saúde do menino é normal. Se o crescimento exagerado das mãos continuar, no entanto, isso poderia sobrecarregar o seu sistema vascular. (Com Mirror)

 CONHEÇA UMA SÉRIE DE DOENÇAS RARAS QUE AINDA INTRIGAM A MEDICINA

Tumor de 60 quilos é retirado de mulher no México


 VEJA MAIS DOENÇAS RARAS: ACESSE:
http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2013/04/05/conheca-uma-serie-de-doencas-raras-que-ainda-intrigam-a-medicina.htm#fotoNav=180

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ORLANDO PEREIRA: UM CIDADÃO ATUANTE EM PROL DA CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS




RELATO DE ORLANDO PEREIRA SOBRE A MILITÂNCIA DO ESTADO DO TAPAJÓS

Iniciei a minha luta pelo Estado do Tapajós em 1989, ainda no Comitê Pro- criação do Estado do Tapajós de forma bastante modesta. Esta luta foi intensificada após a criação da Frente Popular pelo Estado do Tapajós (1993) com a proposta da emenda popular número 12.777/93, ideia esta que o COMITÊ havia rejeitado com medo de não conseguir o número mínimo (15.000) de assinaturas e ainda ser tripudiado pelos adversários da emancipação do Novo Estado. Conseguimos 23 mil assinaturas em pouco mais de 15 dias úteis.

Nós popularizamos o movimento, pois os membros da nova entidade de luta, da FRENTE POPULAR eram representantes de sindicatos e associações comunitárias e de bairros, ou seja, pessoas sem recursos financeiros, mas com muita força de luta. Ou seja, perdemos recursos financeiros, mas ganhamos corpo na luta.

Sentimos as dificuldades da falta do dinheiro ao viajarmos, principalmente para Brasília, onde as despesas eram muitas e altas. Para superar as dificuldades ficávamos em pensões a preços populares e a maioria das vezes jantávamos pastel com caldo de cana. Algumas vezes trabalhei como garçom para poder manter a militância.

Em março de 1.999, o Sem. Mozarildo Cavalcanti-PTB-RR, entrou com o projeto de Consulta Plebiscitária sobre a criação do Estado do Tapajós sob o número PL 19/99, que foi aprovado na gestão da FRENTE POPULAR, em agosto de 2.000 na Comissão de Redação Constituição e Justiça- CCJ (13 a 1) e em dezembro do mesmo ano no plenário do Senado por 75x0. Uma votação expressiva e bastante convincente. Chegou à Câmara Federal ainda em dezembro e recebeu o número PDC 731/2.000.

O plebiscito foi realizado em 2.011. Foi o terceiro realizado em toda história do Brasil. Fomos traído pelo Supremo Tribunal Federal que considerou que ... “a população diretamente interessada”... (texto da CF art. 18 & 3º) fosse a de todo o Pará. Cometemos outro grande erro ao sairmos juntos com o Carajás. No entanto, na nossa região obtivemos 96% de aprovação, ou seja, o povo da nossa região quer o Estado do Tapajós.

Durante muitos anos fizemos uma militância paupérrima muito próxima da mendicância. Foi quando obtivemos o apoio da Câmara Municipal, através do vereador Emir Aguiar, depois Beth Lima e José Maria Tapajós. Mas, a grande revelação foi a adesão do vereador Reginaldo Campos que conseguiu o apoio da Prefeitura, vestiu a camisa e arregaçou as mangas, ou seja, foi para o campo de batalha, procurou aprender acompanhando os militantes mais experientes nas palestras e em viagens, principalmente à Brasília.Passamos a ter mais apoio logístico, propiciando uma melhor militância, melhores acomodações, refeições, etc., etc..Portanto não é exagero afirmar que a militância do Tapajós se divide em dois tempos:

- Antes e depois do REGINALDO.

Orlando Pereira, militante histórico pela criação do Estado do Tapajós

--
        Cláudia Furukawa
    Assessora Parlamentar

UM NOME DE RESPEITO E COMPETÊNCIA: REGINALDO CAMPOS

Vereador Reginaldo Campos n°. 40.777, uma força no cenário estadual para a nossa região. Legislador santareno ficha limpa, dai merece o apoio dos santarenos. Vote - REGINALDO CAMPOS PARA DEPUTADO ESTADUAL.

CONCILIAÇÃO

Santarém promove conciliação de 1 a 5 de setembro

Cerca de 700 audiências deverão ser realizadas durante a ação “Movimento Concilia Santarém”, que ocorre de 1 a 5 de setembro. Sete magistrados e 40 servidores estarão atuando no período com o objetivo de promover acordos em demandas da área do consumidor e família.

Segundo o juiz e diretor do fórum, Cosme Ferreira Neto, a conciliação traz vantagens para todas as partes envolvidas, entre elas dar uma solução mais rápida para o processo.

Os processos selecionados para a ação são oriundos das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª 5ª e 8ª Varas Cíveis, dos Juizados Cível (FIT) e do Consumidor (UFOPA). Fonte: Site do TJPA.

SOLUÇÃO LULA!

O comando da campanha de Dilma Rousseff não tem condições de determinar qual será o teto das intenções de voto para Marina Silva, em franca ascensão. Os mais desesperados já acham que ela poderá terminar o primeiro turno à frente da presidente, afirmação que, há poucas semanas, se alguém fizesse, poderia ser internado. E acreditam que apenas investidas de Dilma contra a ex-senadora serão insuficiente: a ordem seria a entrada em cena de Lula, o que também é complicado. Ela foi ministra de seu governo, têm uma história parecida com a dele e até quando ele pediu que ficasse mais um tempo no Ministério do Meio Ambiente, ela concedeu.

VAI SOBRAR ESPAÇO!

Ex-jogador de futebol alemão planeja a criação de "seleção gay"

AFP PHOTO/KARL-HEINZ SCHINDLER 
O alemão Marcus Urban (foto acima), um dos primeiros jogadores profissionais da história a ter assumido publicamente sua homossexualidade, pretende montar uma seleção de profissionais gays e simpatizantes para organizar uma partida contra um clube da Bundesliga. "Existem jogadores homossexuais na Bundesliga, o problema é que estão como medo, e com razão", disse o ex-atleta, que atuou no Campeonato da Alemanha Oriental na década de 1980.
"Há anos, pensamos que jogadores prefeririam revelar (a homossexualidade) dentro de um grupo, que seria mais fácil agir em conjunto. Não havia oportunidades e ninguém se animava a criá-las. Então pensamos: vamos fazer isso, criar uma oportunidade", explicou.

EFEITO EDUARDO!

Ibope: Marina encosta em Dilma e venceria 2º turno

Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves
Pesquisa Ibope divulgada na tarde desta terça-feira aponta o crescimento da candidatura de Marina Silva, do PSB, que aparece com 29% das intenções de voto, cinco pontos porcentuais a menos do que a presidente-candidata Dilma Rousseff, que lidera a disputa com 34%. O tucano Aécio Neves marca 19%.

Segundo o levantamento, contratado pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, Pastor Everaldo, do PSC, e Luciana Genro, do PSOL, têm 1% das intenções de voto cada. Os demais concorrentes somam 1%. A sondagem aponta que o 7% do eleitorado pretende votar em branco ou nulo, e 8% estão indecisos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.