sexta-feira, 6 de março de 2009

O boto-rosa é flagrado passeando no EUA


Um primo americano do boto cor-de-rosa da Amazônia foi fotografado essa semana na Lousiana, no EUA. O animal foi descoberto há um ano por moradores da região, mas ninguém havia conseguido fotografá-lo. Depois de muitos dias de observaçã o biólogo marinho Erik Rue conseguiu finalmente fazer uma imagem do raro golfinho. “O animal parece saudável, a não ser por sua coloração diferente. Ele não é completamente rosa, e tem algumas manchas acinzentadas nas costas”, disse Rue em uma entrevista ao jornal britânico The Guardian. Apesar de ser muito parecido com o boto-rosa da Amazônia, especialistas afirmam que não se trata da mesma espécie. O animal americano é fruto de uma mutação genética que causou albinismo na coloração dos botos tradicionais da região do Golfo do México.
Apesar de não ser uma nova espécie, o filhote de boto-rosa americano já está atraíndo visitantes aos Lagos da Lousiana. Entidades ambientais alertam para as pessoas não se aproximarem do animal, e apenas o observarem de longe.
A imagem de grupos de botos na região do Golfo do México também é uma boa notícia para a conservação da região. Esse trecho do oceano é considerado um dos pontos mais degradados do mundo. Os botos são grandes indicadores de biodiversidade e a presença dessa espécie é sempre um sinal de que a natureza ainda está conseguindo manter o seu equilíbrio, apesar de toda a poluição.