
O Teatro Amazonas é o principal cartão postal da cidade de Manaus e está localizado em frente à Praça São Sebastião, bem no coração da cidade. Pintado de rosa e com uma imensa cúpula coberta por 36 mil telhas de vidro importadas da Europa, em cores que homenageiam a bandeira do Brasil, que pode ser vista ao longe. A estrutura é toda em ferro fundido e seu palco mede 15 m de profundidade por 30m de largura.
Em seu interior, vemos três andares de camarotes e mais a platéia, podendo receber 701 pessoas. Do teto pende um lustre em bronze com cristais importados de Veneza que, através de um mecanismo sofisticado desce até o chão para sua manutenção. O pano de boca, de autoria do pintor Crispim do Amaral, descreve o encontro das águas entre os rios Negro e Solimões. Para evitar ser danificada, essa obra de arte sobe inteira para o teto, sem ser enrolada ou franzida.
O interior barroco é luxuoso, mas o que de mais importante ele apresenta é o histórico de sua vida como casa de espetáculos. Pelo seu palco já passaram grandes artistas e companhias líricas de renome. Foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896. 100 anos e algumas importantes reformas depois, esse belo exemplo da arquitetura “art nouveau” comemorou, em 27 de fevereiro de 1996, seu centenário com o tenor José Carreras dando início às comemorações.
Manaus, AM
Fontes: http://officialsite.com/