sábado, 7 de março de 2009

O imponente TEATRO AMAZONAS

Manaus, no auge do ciclo da borracha, foi uma das mais ricas cidades do mundo. No início do século XIX, seus moradores queriam receber condignamente as companhias de espetáculos estrangeiras que aportavam por lá e, com isso em mente, escolheram o projeto arquitetônico do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa. Da Europa vieram arquitetos, construtores, marceneiros, escultores, enfim, todo o pessoal encarregado da obra que, como é de se imaginar, levou anos até ter sido dada por encerrada e o teatro poder ser inaugurado.
O Teatro Amazonas é o principal cartão postal da cidade de Manaus e está localizado em frente à Praça São Sebastião, bem no coração da cidade. Pintado de rosa e com uma imensa cúpula coberta por 36 mil telhas de vidro importadas da Europa, em cores que homenageiam a bandeira do Brasil, que pode ser vista ao longe. A estrutura é toda em ferro fundido e seu palco mede 15 m de profundidade por 30m de largura.
Em seu interior, vemos três andares de camarotes e mais a platéia, podendo receber 701 pessoas. Do teto pende um lustre em bronze com cristais importados de Veneza que, através de um mecanismo sofisticado desce até o chão para sua manutenção. O pano de boca, de autoria do pintor Crispim do Amaral, descreve o encontro das águas entre os rios Negro e Solimões. Para evitar ser danificada, essa obra de arte sobe inteira para o teto, sem ser enrolada ou franzida.
O interior barroco é luxuoso, mas o que de mais importante ele apresenta é o histórico de sua vida como casa de espetáculos. Pelo seu palco já passaram grandes artistas e companhias líricas de renome. Foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896. 100 anos e algumas importantes reformas depois, esse belo exemplo da arquitetura “art nouveau” comemorou, em 27 de fevereiro de 1996, seu centenário com o tenor José Carreras dando início às comemorações.
Manaus, AM
Fontes: http://officialsite.com/