
O Vice-governador do Pará, Odair Corrêa, preocupado com o problema da falta do abastecimento de água em alguns bairros de Santarém desde o ano passado, elaborou um projeto junto à presidência da Cosanpa no sentido de conseguir junto ao Ministério das Cidades recursos suplementares na ordem de R$ 33 milhões para que sejam perfurados mais seis poços profundos, troca dos tubos, dentre outros serviços, que vai atender os 48 bairros da cidade, acabando definitivamente até 2010 com o problema. Odair Corrêa e o presidente da Cosanpa Eduardo Ribeiro já entregaram o cronograma dos serviços ao Ministro Márcio Fortes, que deve liberar os recursos brevemente beneficiando Santarém, como fez com o município de Marabá. Odair Corrêa está agendando uma reunião com o Ministro Marcio Fortes e levará em sua companhia o presidente da Cosanpa e o presidente da Câmara Municipal de Santarém.
Energia da Cachoeira do Aruá está próxima e vai beneficiar 10 mil famílias
O Vice-governador do Pará, Odair Corrêa (PDT), se reúne nesta quinta-feira (16), 11H30 com o presidente da Companhia Energética do Ceará (Coelce), Abel Alves Rochinha, em Fortaleza. Odair Corrêa vai entregar uma síntese para Implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica – (PCH) na região Oeste do Pará. Uma autêntica revolução na área de energia elétrica a baixo custo que vai beneficiar cerca de 10.000 famílias. Um trabalho que está sendo elaborado pelo vice-governador, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida para todas as pessoas que ainda não possuem energia e possam desfrutar dos avanços da tecnologia. A proposta já recebeu o aval do Secretário de Estado Dr. André Farias e da Governadora Ana Júlia.
Localização da proposta
O local está situado na Comunidade Cachoeira do Aruã, onde existe uma queda natural e o projeto utilizará cerca de 28% da vazão na época mais seca , mantendo o fluxo natural de água na calha principal do rio, sem interferir na beleza cênica.
Custos
A despesa decorrente da proposta não está prevista na lei orçamentária anual, mas, há alternativas para a proposta, que é a solicitação de abertura de crédito extraordinário, especial ou suplementar para financiamento a longo prazo no valor de R$30.000.000,00 ( trinta milhões de reais), por meio da Companhia Energética do Ceará – COELCE. Valor este, já sinalizado como garantido pela companhia para implementação do projeto.
Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Foto Josué Pinheiro