sexta-feira, 24 de abril de 2009

THOMPSON MOTA


"O Impacto" - Edição 24. 04 2009

MENSAGEM
É com grande pesar que esta coluna comunica o falecimento de MARIA OTÍLIA TAPAJÓS, mãe do Prefeito Interino de Santarém, José Maria Tapajós, ocorrido no dia 20, na UTI do Hospital Municipal de Santarém. Maria Otília tinha 74 anos e estava internada há um mês, vítima de AVC. Ilustre amigo José Maria Tapajós, aquele que tem esperança sabe que nenhuma tristeza é eterna. Sabe que, após a chuva, virá o sol; que amanhã será outro dia e poderá ser repleto de boas surpresas. Caminhe com esta confiança: a fé unida ao empenho pessoal consegue remover montanhas. A experiência da dor nos faz descobrir nossa fragilidade. E ao mesmo tempo, é uma oportunidade para buscarmos o sentido do sofrimento e renovarmos o sentido da vida. Meu irmão eu já passei por isso, você é um guerreiro, vai superar a falta da sua querida mãe, lembre-se: o caminho dos vencedores é sempre palmilhado com esforço, suor e, muitas vezes com lágrimas.

AVALIAÇÃO
O Colégio Tapajós/ FIT foi selecionado para participar do PISA - Programa Internacional de Avaliação de Alunos - desenvolvido conjuntamente pelos países-membros da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), com a participação de países convidados; entre esses, o Brasil. O Pisa é a 4ª edição do Programa iniciado em 2000 e envolve mais de 65 países. Esta ação é coordenada pela OCDE e INEP/MEC (Instituto Nacional de pesquisas Educacionais) Dentre os objetivos do PISA tem o de colher informações sobre o desempenho e as condições de aprendizagem de alunos de 15 anos, com foco nos discentes do 1º ano; e o de subsidiar as escolas, os sistemas educacionais e o governo na identificação de quais áreas deverão ser implementadas. O PISA irá ocorrer entre 25 e 29 de maio de 2009 e avaliará a competência dos alunos em Português, Matemática e Ciências.

PROJETO NASCER

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), através do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada – CTA/SAE, quer estender às maternidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde – SUS/Santarém, as ações do Projeto Nascer. O projeto foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2003, com o principal objetivo de diminuir os casos de recém-nascidos que adquirem a Aids ou sífilis via transmissão vertical (de mãe para filho), além da redução da morte associada à sífilis congênita e melhoria na qualidade do atendimento ao parto. Em Santarém o projeto é executado somente no Hospital Municipal de Santarém.

PROJETO NASCER II
As medidas preventivas voltadas para a gestante no pré-natal e principalmente durante o trabalho de parto ajudam a reduzir a transmissão do vírus HIV e da sífilis congênita da mãe para o bebê, já que 70% da transmissão do vírus HIV ocorrem durante o trabalho de parto. A história natural da AIDS vem sendo alterada pela terapia antiretroviral que retarda a evolução da infecção até o seu estado final, em que surgem as manifestações definidoras da doença. A transmissão vertical vem sendo reduzida com a instituição do tratamento/quimioprofilaxia. Contato para mais informações: Osmarina Pires – Coordenadora do CTA/SAE – 3523-1041 e 9122-7975.

BABY HOTEL
Um empreendimento inédito acaba de ser lançado em Belém. A jovem e dinâmica empresária Marilene Resende que já é proprietária da escola Colibri, inaugurou o Colibri Baby Hotel para crianças de 0 a 3 anos de idade com funcionamento 24 horas por dia de segunda a segunda. Uma opção oportuna e inteligente para os pais que querem deixar seus filhos com segurança, tratados por uma equipe altamente qualificada. Os casais oriundos de outras cidades que chegam a Belém para resolver problemas, têm no Hotel, uma opção para deixar os filhos enquanto resolvem problemas na capital do Estado. O Colibri Baby Hotel fica localizado na Trav. São Pedro 851, bairro Batista Campos, Belém-Pará. Fones (91) 3241 1975 // 8159 5906 E-mail:
colibrinet@colibrinet.com.br

HOSPITAL REGIONAL
A tecnologia A-15, um novo equipamento de bioquímica e coagulação, foi implantada no laboratório de análise clínicas do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, com o objetivo de trazer mais segurança, agilidade e qualidade em exames laboratoriais, os técnicos do HRBA e outras unidades de Santarém receberam treinamento nos dias 14 e 15 de abril, sob a orientação do Farmacêutico-Bioquímico e Biomédico, Emerson da Costa Andrade. O novo equipamento é conhecido como A-15. Seu lançamento mundial ocorreu há dois anos e traz com aliado a seu excelente desempenho (150 ensaios/hora), facilidade de utilização, interatividade com o usuário e ótima relação custo/benefício. Para o assessor científico da IMUNOTECH, Emerson Andrade, a inovação da tecnologia A-15 vai trazer um ganho significativo na qualidade, confiabilidade, operacionalidade e precisão para o laboratório.
REFLEXÃO

Estar sozinho é ótimo para refletir a respeito da vida e descansar dos problemas do dia a dia. Já a solidão faz tão mal à saúde quanto o cigarro, segundo pesquisa da Universidade de Chicago (nos Estados Unidos), divulgada em fevereiro, podendo levar à depressão, ao estresse e ao aumento da pressão sanguínea e dos riscos de mal de Alzheimer. O mesmo estudo indicou também que, de cada cinco norte-americanos, um sente-se só. “A solidão é uma característica específica do ser humano, que nasce, morre e toma as decisões mais importantes sozinho. Ao mesmo tempo, a vida nos bombardeia com tantas coisas que, quando estamos sozinhos, sentimos um vazio existencial. Essa é a solidão negativa, assim como a exclusão e o isolamento, muitas vezes vivida pela pessoa famosa que a sociedade esquece e que acaba recorrendo ao álcool e às drogas”.
SEM MULTA

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) informa aos proprietários de veículos com placas terminas em 72, 82 e 92, que não receberam o boleto do licenciamento via Correios, que acessem o serviço ofertado pelo site www.detran.pa.gov.br para emitir o documento para quitação em qualquer agência bancária. O Detran também oferece, gratuitamente, acesso ao site no hall de entrada da autarquia, no horário de 8h às 14 horas. Vale destacar que a data de impressão do documento deve ser obedecida. Até nesta sexta-feira, 24, os proprietários podem quitar o tributo livre de multa e sem preocupações com as blitzs dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Em todo Estado, existem 18.929 veículos. Quem tiver interessado em parcelar o valor do IPVA, imposto da Sefa, pode solicitar a comodidade por meio do portal www.sefa.pa.gov.br, observando o prazo de três meses de antecedência à data estabelecida no calendário de licenciamento.
SERESTA
Nesta sexta-feira (24), tem a tradicional Seresta no Fluminense com a dupla mais romântica do Oeste do Pará, Milton & Milena. Imperdível, é casa cheia. Ambiente tranqüilo para as pessoas românticas de alta sensibilidade, essa você não pode ficar de fora. O Fluminense está agora sob a administração da competente Diretora Social, minha amiga Jocilene Fonseca. Atendimento de primeiríssima qualidade. Confira, o encontro está marcado.

MOTINHAS
A Secretaria de Educação, a UEPA, com a interveniência da FADESP celebram convênio objetivando a execução de projeto de capacitação de professores do ensino médio e da educação profissional da rede estadual de educação nos municípios de Belém, Altamira, Santarém e Marabá. XX Deputado Carlos Martins doou a escola Diocesana São Francisco um COMPUTADOR para atender a classe estudantil no projeto político-pedagógico da Rádio Escola naquela unidade educacional de ensino, proporcionando aos alunos e à direção trabalhar todas as áreas consernentes ao projeto, além de estimular sua criatividade e senso de responsabilidade, baseado no principio da Educomunicação. XX Comissão representativa liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Nélio Aguiar (PMN), cobrou do presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Eduardo Ribeiro, investimentos imediatos na ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água de Santarém. A comitiva que esteve em Belém, era formada por outros vereadores, deputados estaduais, representantes da UNECOS, FAMCOS e lideranças comunitárias do bairro da Nova República. XX Santareno Luiz Aurélio Imbiriba, que esteve semana passada em Santarém, chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro e nosso leitor via internet. Obrigado. XX O Vice-governador do Pará, Odair Corrêa, estará segunda-feira (27) em Uruará e terça-feira (28) em Rurópolis. Vai entregar microcréditos para pequenos empreendedores, com recursos do CREDPARÁ. XX Prefeito Interino de Santarém, José Maria Tapajós, sendo elogiado até por vereadores da oposição. Está em alta na Câmara Municipal. XX Salão de Beleza Bella Bia, todo reformado e decorado, continua sendo encontro das mulheres bonitas de nossa cidade. Rua Floriano Peixoto 612, centro, em frente ao Supermercado Sândis. XX O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal, feito dentro do mais alto padrão de higiene. XX Dedé o Rei do Frango, Picanha, Lingüiça e Costela, atende clientes e amigos na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. Entrega em domicílio. Atendimento nota 10 dos três mosqueteiros Diego, Degenaro e Patrick. XX Acompanhe as finais dos campeonatos Paraense, Carioca e Paulista, no BAR DO NILO. Ambiente saudável e papo gostoso, sempre ao lado da cerveja gelada e tira-gosto de qualidade. Barjonas de Miranda próximo a Rui Barbosa. XX A capital federal Brasília (DF), completou 49 anos no último dia 21, feriado de Tiradentes. Com 2 milhões e 500 mil habitantes, o presidente Jucelino Kubitschek deve estar arrependido no túmulo, de construir a cidade que hoje abriga ilustres picaretas e corruptos. XX Comandante Navarro voltou a voar no céu Amazônico, está trabalhando na Empresa de Aviação Piquiatuba. Um dos melhores pilotos da América Latina. XX Vereador Nélio Aguiar está com seu blog na praça. http://nelioaguiar.blogspot.com XX Meu amigo Sebinho, grande craque do futebol no passado está sumido. A galera do Senadinho e Garapeira está sentindo a sua falta. XX Ultimo final de semana de abril, começa maio o mês das flores, vamos comemorar com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e a Morena Quente. Fui.