quarta-feira, 8 de abril de 2009

Vereadores na tribuna - síntese da sessão-08.04.09

Sessão Legislativa da Câmara de Santarém

Reginaldo Campos (PSB) – Agradeceu a titular da Siminf pelos serviços que estão sendo realizados no Bairro do Jutaí. Relatou a audiência com o prefeito José Maria Tapajós com lideranças do bairro do Diamantino, onde foi solicitada atenção do Poder Público com relação as questões de Infra-estrutura, investimento no Posto de Saúde que atende cerca de 10 mil pessoas no bairro. Segundo o vereador, o Poder Executivo vai priorizar o Congresso da Paz, projeto cultural que existe há 5 anos, que lamentavelmente, ainda recebe críticas da crônica esportiva por ser realizado no Estádio Barbalhão, por não ter espaço na cidade para realizar grande eventos. Lembrou que após o Congresso, a igreja da Paz se preocupa em fazer a manutenção do estádio, além de comprar lâmpadas, contribui com quem trabalha naquela praça de esportes. Enfatizou que a Igreja dá apoio às comunidades ribeirinhas levando ações de saúde, muitas esquecidas pelos governos.

Emir Aguiar (PR) – Parabenizou a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semab), que desde o ano de 2008 em parceria com a S4ecretaria de Pesca e Aqüicultura vem realizando o Projeto Tanque na Rede, vendendo peixes à baixo custo para a população na época da semana santa. Serão comercializados cerca de 15 toneladas de Tambaqui e Tabatinga ao preço de R$ 5,00 o quilo. Serão colocados vários postos na cidade, Tablado, Nova República, Santarenzinho, Prainha, dentre outros. O vereador solicitou junto ao órgão competente a colocação de Hidrantes no Belocentro, em caso de emergência, auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiros.
Nélio Aguiar (PMN) – Comentou sobre a reportagem exibida hoje no Bom Dia Santarém (TV Tapajós) sobre a denuncia que caminhões particulares estão jogando lixo nos ramais das Rodovias Fernando Guilhon e Everaldo Martins. Segundo o vereador, em Santarém contamos com os serviços contratados da empresa Clean para fazer a coleta de lixo e coloca-los em locais adequados. Lembrou que a Câmara fiscaliza e acompanha as providencias que são tomadas pelo Poder Executivo. Falou sobre a Sessão Especial que acontecerá em 05.05.2009, para debater o problema do abastecimento de Água em Santarém.
Valdir Matias Jr. (PV) – Relatou sobre a entrevista do Engenheiro Florestal Podalyro Neto no Programa Bom Dia Santarém da TV Tapajós. Disse que a problemática do lixo é ambiental em Santarém, deveria estar ligada a Secretaria de Meio Ambiente, ressaltou que quando a coleta é mal feita se torna ambiental, citando como exemplo o lixo que é jogado nas proximidades do Aeroporto, onde os urubus são ameaças para a navegação aérea. No Maracanã existem coletores de lixo transbordando, com lixo ao redor. Enfatizou que a coleta de lixo em Santarém melhorou, no entanto a população tem que colaborar colocando o lixo no dia e hora certa, para ser recolhido. Disse o vereador.
Henderson Pinto (DEM) – Voltou a falar da sua preocupação com relação às enchentes dos rios Amazonas e Tapajós e cobrou da Defesa Civil visita na região do Aritapera, onde moradores precisam de madeira para fazer pontes e que vai ao encontro do Comandante da Capitania dos Portos solicitar o auxílio de uma lancha. Relatou que existe desde o ano passado uma comissão denominada Grupo de Amigos formado por moradores do bairro da Nova República, que está trabalhando no sentido de colocar vigilância para proteção da área em volta onde está localizado o poço de abastecimento de Água. Hoje teremos uma reunião na Sala das Comissões, com os vereadores, devem estar presentes, Ministério Público Estadual, Seminf, CDU e Secretaria de Meio Ambiente, para que sejam tomadas algumas providencias urgentes nos bairros São Francisco, Floresta e Nova República, disse o vereador.
Carlos Jaime (PT) – Relatou que participou juntamente com o Vereador Gerlande Castro das ações do Projeto Gente que cuida de Gente, no bairro do Mapirí, onde através do Barco Abaré, prestou vários serviços na área de saúde para moradores com doenças ocasionadas pelas enchentes. Em reunião com o Prefeito José Maria Tapajós, solicitou que sejam atendidos alguns requerimentos de sua autoria, como, iluminação pública para os bairros Jutaí e São José Operário e a recuperação da ponte que liga os dois bairros que está quase intrafegável, concluiu.
Marcela Tolentino (PDT) – Iniciou seu pronunciamento falando sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Lembrou que as mulheres estão se preocupando mais com a saúde e as autoridades estaduais e municipais estão investindo no setor. Chamou a atenção dos homens com relação ao exame de Próstata, uma medida simples, que por preconceito muitos deixam de fazer por se tratar do toque retal, exame indolor de grande eficácia. Participou de uma palestra sobre os mais diversos tipos de câncer, mama, útero, pulmão, boca, dentre outros. Disse que o melhor caminho contra o câncer é a prevenção. Ressaltou a iniciativa do Prefeito em trazer de volta à escola pessoas que pararam de estudar sem concluir o ensino fundamental. 700 jovens estão matriculados no Projovem Urbano que a Prefeitura está desenvolvendo através da Semed, em convênio com o Governo Federal. Junto com a formação os alunos irão receber uma ajuda de R$ 100,00 por mês, concluiu a vereadora.