Os Centros de Educação Profissional (CEPs), construídos e equipados pela Vale, têm contribuído na formação e qualificação de jovens e adultos nas regiões Norte e Nordeste do país. No Pará, onde existem três centros, em 2008 foram capacitadas mais de oito mil pessoas. Até o final deste ano, apenas no município de Parauapebas (PA), serão cerca de 400 técnicos capacitados em eletromecânica, segurança no trabalho e mineração. Em São Luís, os primeiros três meses de atividades foram concluídos com cerca de 250 alunos matriculados.
A partir de uma parceria entre a Vale e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), as unidades oferecem cursos técnicos de qualificação profissional, de aprendizagem e de aperfeiçoamento nas áreas de construção civil, metalmecânica, eletroeletrônica, segurança, informática, logística, entre outras.
Instalados em Parauapebas, Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte, os Centros de Educação Profissional do Pará disponibilizam cerca de 30 cursos. Novas capacitações estão previstas para serem implantadas em Parauapebas e Canaã dos Carajás, ainda este ano, com os cursos técnicos em eletroeletrônica e eletromecânica, respectivamente. O estudante Willame Sousa, já contabiliza os ganhos adquiridos com o curso de Mecânico de Manutenção Industrial, realizado em Parauapebas. 'Além de aumentar meus conhecimentos, me sinto mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho e conseguir um bom emprego', declara ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário