segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ximangos comemoram 128 anos da cidade de Alenquer


O município de Alenquer é privilegiado por dádivas divínas. No ponto de vista de desenvolvimento sustentável, possui pontos e atrativos turísticos que encantam seus visitantes. Aliás, poucas cidades brasileiras, possuem imensuráveis e indescritíveis belezas naturais
A Princesa do Surubiu, como carinhosamente é chamada, detém exuberantes cachoeiras, como por exemplo, a do “Vale do Paraíso”, com infra-estruturada para receber turistas e diversos segmentos sociais. Outra beleza, obra da natureza, é a “Cidade dos Deuses”, com formações rochosas, lapidadas e esculpidas com formações que desafiam a imaginação dos visitantes e dá própria gravidade.
No acervo de obras barrocas e arquitetônicas, destacam-se como patrimônio histórico cultural, o Mercado Municipal localizado na Av. Benedito Monteiro, infelizmente tomado pelas águas. A Prefeitura Municipal, localizada à Praça Eloy Simões, a Escola Fulgência Simões, localizada na Rua Rosomiro; o Cruzeiro construído na serra da lonjura e a belíssima e conservada Igreja Matriz de Santo Antonio. Em suma ,Alenquer é uma cidade de encantos, sonhos e um passado de glória.
Com o intuito de comemorar o centésimo, vigésimo oitavo ano de elevação a categoria de cidade, a secretária de cultura Elaine Farias, disse à nossa redação que mesmo com as intempéries, o poder público não mediu esforços para manter as principais tradições alusivas, tais como: alvorada festiva, queima de fogos de artifício e apresentações de atividades artísticas e culturais.
Na parte litúrgica, mais uma vez ficou sob a coordenação da Secretaria de Educação que estendeu o convite para participarem da Missa os poderes: Executivos, Legislativo, Judiciário, Polícia Civil, Polícia Militar, servidores públicos e o povo em geral. Parabéns à cidade de Alenquer e seus filhos insaciáveis de progresso e desenvolvimento.