sexta-feira, 31 de julho de 2009

Destaque da semana... ( Jornal O Impacto)

João Otaviano
Faleceu na segunda-feira, o patriarca da Família Matos, João Otaviano de Matos Filho, figura muito querida em Santarém. Seu Otaviano, como era conhecido, foi farmacêutico, ex-vice-Prefeito de Santarém e ex-presidente do São Francisco Futebol Clube, morreu aos 93 anos, de pneumonia. A Igreja de São Raimundo Nonato, no bairro da Aldeia, ficou completamente lotada na missa de despedida, ocorrida na terça-feira, de onde seu corpo foi levado para o cemitério Nossa Senhora dos Mártires. Paz à sua alma.

Tartarugas
A Operação Bajara, do Ibama, apreendeu 13 tartarugas gigantes da Amazônia e um tracajá caçados no rio Tapajós. Os animais, alguns mortos, pesavam de um e meio a três quilos e eram caçados por espinhel (instrumento de caça que usam anzóis ligados a linhas sustentadas em longos barbantes de polímero) no entorno do Tabuleiro de Monte Cristo, no município de Aveiro, Oeste do Pará. Para quem não sabe, o Tabuleiro de Monte Cristo é o maior do País e onde ocorre a maior produção de filhotes de quelônios. Os infratores foram autuados pelo Ibama.

Telefones mudos
Os telefones fixos dos moradores do bairro do Maracanã, há mais de um mês estão “mudos”. Ninguém sabe o motivo, ninguém vê quem são os responsáveis pela paralisação dos telefones. O que se sabe, é que os comerciantes são os mais prejudicados. Pior, é que a companhia operadora dos telefones, sequer dá um “OI” ou pelo menos uma satisfação aos usuários. Novidade, é que mesmo com a paralisação dos aparelhos telefônicos, os clientes da Telemar continuam recebendo suas contas. Será que não tem quem escute? Com a palavra, e em caráter urgente, a Telemar.

Vandalismo
Por essa ninguém esperava. Como se não bastasse a ação de vandalismo que quebra praças e depreda prédios públicos, agora os “marginais” atacam roubando retrovisores de motocicletas. Foi o que aconteceu na madrugada de sábado, quando os marginais travestidos de vândalos “limparam” os retrovisores que estavam estacionados em frente a uma conhecida danceteria da cidade.

FGTS
Famílias do Oeste do Pará atingidas pela enchente deste ano serão contempladas com saques do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) que desde a última segunda-feira, 27/07, está disponibilizado nas agências da Caixa Econômica Federal no município de Santarém. A estimativa da Caixa Econômica é que cerca de 8.400 mil famílias de trabalhadores dos municípios de Santarém, Oriximiná, Monte Alegre, Juruti e Óbidos que tiveram perdas em decorrência da enchente deste ano sejam agraciadas com saques de até R$ 4.650, do FGTS. De acordo com o gerente da Agência Muiraquitã da CEF, Rubson Santana, inicialmente serão atendidos os moradores das prefeituras que se apresentaram para o processo de pagamento, como Santarém, que informou a quantidade de residências que foram atingidas no Município, cerca de 4.170 mil casas. Ele explica que a iniciativa é uma ação do Governo Federal em parceria com as prefeituras municipais dos municípios atingidos pela enchente deste ano, onde em Santarém estão sendo montadas bases para a realização dos atendimentos.

Terminal Fluvial
O juiz Gabriel Veloso suspendeu a paralisação das obras de construção do Terminal de Cargas e Passageiros de Santarém, que estavam interrompidas desde o final de abril, por decisão da Justiça. As obras estão sendo realizadas com recursos do PAC, no bairro da Prainha. Dr. Gabriel, porém, determinou que a Prefeitura apresente em juízo o Eia-Rima da obra, no prazo de 3 meses. Caso contrário, o Juiz estipulou multa de R$ 5 mil/dia, a ser revertida em favor do Fundo Nacional de Meio Ambiente.

RETOQUES
* Empreendedores santarenos foram beneficiados na quarta-feira, 29, com a liberação de microcrédito pelo Banco do Povo, agente financiador idealizado no Município através de uma parceria entre a Prefeitura e o Banpará. * Secretários Inácio Corrêa (Governo), Alba Valéria (Infraestrutura) e Sandro Lopes (Transporte) fizeram vistoria na Avenida Tapajós, na 4ª feira, e constataram que as laterais da Avenida, em alguns trechos, ainda estão muito encharcadas, impossibilitando o estacionamento de veículos. Dessa forma, não será permitido o estacionamento na Tapajós entre as travessas Padre João e Senador Lemos. * Somente o trecho entre as Travessas Felisbelo e 02 de Junho (em frente à Capitania dos Portos) é que está interditado. * Prefeita Maria do Carmo assinou ontem à tarde, em seu gabinete, Ordens de Serviço para duplicação de mais um trecho da Fernando Guilhon e recapeamento da Avenida Magalhães Barata.