quarta-feira, 29 de julho de 2009

HRBA - Notá à Imprensa


Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas‏
De: ASCOM HRBA (ascom.hrba@gmail.com)


O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, localizado em Santarém, atende através do Sistema Único de Saúde – SUS casos de alta e média complexidades, incluindo o Setor de Oncolologia. Em 05 de agosto de 2008, foi inaugurado o Serviço de Terapia Antineoplásica (Quimioterapia), que tem capacidade de atender simultaneamente 12 pacientes ambulatoriais em curta permanência, mais dois leitos para média permanência e ainda dois leitos de emergência.
De janeiro a junho deste ano, o serviço de quimioterapia realizou mais de mil sessões e 1.600 consultas com médico oncologista clínico, cirurgião oncológico, ginecologista, mastologista e consultas oncológicas de enfermagem. Diversas cirurgias oncológicas já foram realizadas neste período como: cirurgias torácicas, ortopédicas, vasculares, plásticas reparadoras, paracentese, drenagem de tórax, mielograma e cirurgias oncológicas gerais.
Já o serviço de Radioterapia passou pelas fases de montagem e instalação dos equipamentos do Acelerador Linear, conclusão das obras de infraestrutura do piso das salas e comissionamento dos equipamentos (processo de segurança dos sistemas e componentes para que estejam devidamente projetados, instalados, testados, operados e medidos todos os parâmetros físicos específicos do equipamento para que possa ser usado no tratamento de pacientes).
Na aquisição do Acelerador Linear feito pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer – INCA, a fabricante SIEMENS ficou responsável pela entrega dos seguintes equipamentos que ainda não foram repassados ao Hospital: Dosimetria, Radioproteção e Controle de Qualidade. Todos esses equipamentos são obrigatórios para o devido funcionamento do setor de radioterapia seguindo as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, bem como o Programa de Controle de Qualidade em Radioterapia – PQRT/INCA também exige tais materiais em sua inspeção. O setor jurídico do INCA está tomando as medidas legais para que a fabricante entregue o mais breve possível os equipamentos restantes. De posse dos referidos equipamentos, as próximas etapas para o funcionamento da Radioterapia do HRBA serão a inspeção e a autorização da CNEN e posteriormente PQRT/INCA.
O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará está trabalhando incessantemente para concluir todas as etapas de implantação do Serviço de Radioterapia para disponibilizar mais este serviço a população.