quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Escola pública pode dar cursinho

BRASÍLIA
Por: THIAGO VILARINS

Foi aprovado ontem parecer favorável do senador Efraim Morais (DEM-PB) ao projeto do senador Flexa Ribeiro (PSDB) que define a oferta, pelas escolas públicas, de cursos pré-vestibulares gratuitos para os alunos de ensino médio. Segundo o autor, o Brasil registra uma distância significativa entre o número de alunos que concluem o ensino médio e os que ingressam nas universidades públicas ou privadas. O PLS 70/ 2009 foi aprovado em caráter terminativo e segue para apreciação da Câmara dos Deputados.
Segundo Flexa Ribeiro, isto ocorre porque vários desses estudantes não conseguem arcar com os custos dos cursinhos. A ideia, explicou, é que o governo crie mais um ano, após o término do ensino médio, para que os alunos possam fazer uma revisão gratuita das matérias ministradas no ensino regular. 'Esta é uma maneira de permitir que todos tenham acesso a todas as oportunidades de ensino', disse o autor, garantindo que não existiu, de sua parte, nenhuma intenção de concorrência com os cursinhos pré-vestibulares privados.
Segundo a proposta, a oferta de cursos gratuitos vale desde que seja atendida a demanda do ensino médio regular e na modalidade de educação de jovens e adultos, no âmbito do município em que estiverem localizados os estabelecimentos. Caberá à secretaria de Educação de cada Estado levantar a relação de demanda e disponibilidade de vagas para os cursos de pré-vestibular