quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Odair Corrêa Prestigia Posse do Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará em Brasília.


O ministro da Educação, Fernando Haddad, empossou ontem quarta-feira (18), o professor José Seixas Lourenço no cargo de reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O evento contou com várias autoridades do Pará, dentre elas o Vice-governador do Estado Odair Corrêa, além de prefeitos, vereadores e secretários municipais de municípios da região Oeste do Pará.
Criada pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009, a instituição é a primeira federal com sede no interior da Amazônia, em Santarém (PA). “É também a 12ª criada pelo governo atual”, lembrou o ministro. De acordo com ele, a instituição intensifica o movimento de ampliação da oferta de educação superior de qualidade no interior do país.
Para a secretária de educação superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, o projeto de criação da universidade é inovador e importante para o desenvolvimento da região amazônica. “A vocação amazônica foi integrada ao projeto, que incorpora a questão ambiental, das águas e da floresta”, disse.
O reitor empossado também acredita que a instituição desempenhará papel fundamental para o desenvolvimento sustentável de uma região marcada por práticas de extrativismo e por baixos índices sociais. “A universidade vai ajudar a reduzir assimetrias regionais, promover inclusão social e o desenvolvimento sustentável”, declarou, durante a cerimônia de posse.
“A Capes não vai faltar com aporte de recursos para a universidade alcançar a excelência na produção de ciência”, afirmou Haddad, referindo-se à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma autarquia do MEC.
O reitor empossado, José Seixas Lourenço, é bacharel em física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP). O professor tem especialização em ciências espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além de ser mestre e PHD em geofísica pela Universidade da Califórnia.
O Vice-governador Odair Corrêa um dos baluartes pela criação da Faculdade destacou a sua importância para a região, transformando definitivamente o município de Santarém, como uma cidade universitária, oportunizando que milhares de estudantes possam se formar sem enfrentar os problemas e dificuldades de estudar nas capitais Belém e Manaus. Destacou a competência do Reitor Seixas Lourenço, desejando-lhes boa sorte.
Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação.