sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Coluna Impacto


Envergonhado
Meu amigo, jornalista Anderson Pantoja, em contato com a coluna, informou que na sessão solene de encerramento legislativo da Câmara de Jacareacanga, o vereador Gerson Manhuary Munduruku, do PT, em pronunciamento na tribuna, disse que se sentia envergonhado com os fatos que estavam acontecendo na Prefeitura de Jacareacanga, e pensava em renunciar ao cargo de Vereador, pois sentia-se traído pela atual administração, já que ajudou a colocar Raulien Queiroz na Prefeitura. Gersinho, como é conhecido, finalizou dizendo, que irá pedir na primeira sessão de 2010, uma CPI para investigar os desmandos na Prefeitura de Jacareacanga.
Só em 2010
Caiu por terra quem esperava que o projeto pelo plebiscito do Estado do Tapajós fosse aprovado ainda este ano na Câmara Federal. Os projetos de plebiscito dos estados de Carajás e Tapajós foram retirados de pauta na última quarta-feira, na Câmara dos Deputados. Dois deputados do PSDB paulista, Antonio Carlos Panunzio e Arnaldo Madeira, manifestaram-se contra a urgência da matéria. Agora, para que os projetos voltem a ser apreciados, só no próximo ano.
Clima tenso
Moradores estão em alerta nas margens do rio Gurupá, no município de Prainha, para impedir passagem de balsas com madeira retirada da Reserva Extrativista Renascer. O MPF enviou recomendação à SEMA para que suspenda imediatamente “todas as autorizações para exploração florestal, licenças ambientais ou qualquer outro tipo de autorização ambiental expedidas em favor de proprietários ou detentores de empreendimentos ou quaisquer atividades no interior e entorno da Reserva Extrativista Renascer”. A área foi decretada como Reserva em junho deste ano, mas a retirada de madeira da área seguiu sem incômodos até cerca de 15 dias atrás, quando os moradores resolveram fazer uma vigília nas margens do rio Gurupá para impedir a passagem de balsas com toras. Segundo eles, existem balsas rio adentro carregadas de madeira, mas paradas com temor de passar pelo bloqueio.
Código de Postura
Os vendedores ambulantes da orla, em frente ao Mercadão 2000, desafiam o Código de Postura. No local, está se tornando impossível o tráfego de pedestres. Vendedores de melancias, peixes e carregadores de peixes, fazem a “festa” na orla. Quando será que o Código de Postura da cidade vai ser respeitado nesta cidade? Eis a questão.
Santa Clara
Essa é para registrar mesmo, pois honra a educação santarena. Alunos do Colégio Santa Clara conquistaram o 1º lugar na Olimpíada de História realizada pela Unicamp, em São Paulo. Mais de 1000 estudantes e professores de história de 23 estados brasileiros participaram no último final de semana da rodada final da primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil. A competição que foi organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, teve início em 21 de setembro e foi dividida em seis fases, sendo cinco online e uma presencial. No último domingo foi realizada a cerimônia de premiação. Os estudantes vencedores chegaram na segunda-feira, 14, em Santarém e participaram de uma homenagem preparada pela escola em comemoração a vitória do grupo.
Chimarrão
Segundo uma fonte da coluna, um funcionário do INCRA, de nome Gerson Boiter (DAS-2), de origem gaúcha, recebe todas as benesses do órgão, que já gastou com ele cerca de R$ 60 mil entre diárias e passagens aéreas. Só que na sede do INCRA ninguém sabe qual a função do referido funcionário, pois até hoje não entregou nenhum relatório sobre seu desempenho. Segundo o informante, comenta-se que Gerson está em Santarém somente para fazer chimarrão para a gauchada que predomina na Superintendência. Tudo isso acontece com o consentimento de Luciano Brunet.