FAÇA A SUA DOAÇÃO

A sua contribuição pode fazer a diferença! COMO AJUDAR a fortalece nosso trabalho, COLABORE COM O BLOG DO COLARES - pix (93) 99141-2701.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Em tribuna livre deputado esclarece sobre projeto de plebiscito


A sessão ordinária desta segunda-feira, 14, foi transformada no seu grande expediente em Tribuna Livre, para que o deputado federal Lira Maia (DEM), pudesse esclarecer a respeito de como está o processo de plebiscito para a criação do Estado do Tapajós, a nível de Câmara Federal.
Em pronunciamento, Maia informou que há nove anos o projeto de plebiscito para a criação do Estado do Tapajós, foi aprovado no Senado e agora tramita na Câmara dos deputados, já tendo tramitado nas comissões. Maia esclareceu que ao apresentar um requerimento de urgência à Mesa Executiva da Câmara, pedindo que o Projeto do Tapajós vá para a pauta, conjuntamente com o de Carajás, que foi aprovado na semana passado no Senado, considera que houve um avanço no processo. Segundo ele, tanto o líder do Democrata, quanto o líder do PDT, e outros, já fizeram acordo que qualquer matéria de pedido de urgência com relação ao tema só será votada se juntos estiverem os projetos de plebiscito para a criação dos estados do Tapajós e Carajás.
O deputado Lira Maia disse que conversou por telefone com a prefeita Maria do Carmo, secretário municipal de planejamento Everaldo Martins Filho, presidente do Legislativo santareno José Maria Tapajós e deputado Federal Paulo Rocha e por interferência deste, foram ao Ministro Padilha quando segundo ele, mostrou a todos essas lideranças políticas, de que no caso do Estado do Tapajós, “nós não podemos de forma alguma puxar para dois lados, pedi que a prefeita nos ajude, pois precisamos estar unidos nessa matéria”.

Iniciativa louvável
Os vereadores Reginaldo Campos (PSB), Henderson Pinto (DEM) e Nélio Aguiar (PMN), louvaram a iniciativa do deputado Lira Maia. Na condição de presidente em exercício do Legislativo santareno, Nélio Aguiar enfatizou a união que segundo ele. está ocorrendo dos deputados do Oeste paraense, com os parlamentares do Sul do Pará e destacou o empenho não só de Lira Maia, mas também do deputado Jader Barbalho, nas articulações junto ao presidente da Câmara Michel Temer. Nélio disse estar mais crente ainda pelo encontro entre Lira Maia, com o secretário de planejamento do município Everaldo Martins e o ministro Padilha. “Essa é a verdadeira política, que deixa a gente otimista de que a votação do projeto de plebiscito para a criação do Estado do Tapajós, vai acontecer”.
Nélio Aguiar informou que já autorizou o vereador Reginaldo Campos seguir à Brasília, para acompanhar as sessões da próxima terça e quarta-feira e assegurou que se não for apreciado o mérito da matéria ainda essa semana e se ficar para fevereiro espera poder contar com as prefeituras e câmaras da região, para irem em massa a Brasilia, em apoio a luta pela criação do Estado do Tapajós


Ascon-CMS