FAÇA A SUA DOAÇÃO

A sua contribuição pode fazer a diferença! COMO AJUDAR a fortalece nosso trabalho, COLABORE COM O BLOG DO COLARES - pix (93) 99141-2701.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ministério da Educação vai destinar barcos para ribeirinhos


O ministro da Educação, Fernando Haddad(foto), informou que o Ministério da Educação (MEC) vai entregar embarcações para os municípios da região Norte, onde o acesso à escola é feito pelos rios. Haddad, que participa da Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea VI), em Belém, nesta terça-feira (1º), disse que o projeto já está em andamento, a partir de uma solicitação dos governos estaduais da Amazônia.

Os barcos escolares devem ser entregues em 2010. "Vamos fazer uma parceira com a Marinha, e a Marinha, por meio de uma empresa pública ligada ao Ministério da Defesa, é que vai construir os barcos", informou o ministro. Ele não disse quantas embarcações serão construídas, mas adiantou que tudo será feito conforme a demanda dos Estados.
O ministro reconheceu que é necessário reforçar o programa Brasil Alfabetizado para atingir a meta de redução do analfabetismo no país até 2015. Segundo ele, a taxa de analfabetismo vem caindo 0,3% ao ano, de 2003 para cá. Este ano, a expectativa é de que a redução seja de 0,45%. "Considero muito viável isso acontecer, sobretudo depois que o programa foi reformulado", disse.
Hoje, o Brasil Alfabetizado é executado pelas prefeituras e pelos Estados. Embora a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, tenha dito que poucos países no mundo vão alcançar a meta de redução do analfabetismo, o ministro está otimista e acredita que o Brasil será capaz de reduzir a taxa até 2015.

Secom