sexta-feira, 19 de março de 2010

Plebiscito por Estado do Tapajós vai à votação

Um acordo de lideranças possibilitou a inclusão do projeto de plebiscito do Estado do Tapajós na pauta de prioridades do plenário da Câmara dos Deputados. O coordenador do Movimento pelo Plebiscito e Criação do Novo Estado, Edivaldo Bernardo, explica que por conta do acordo firmado entre o presidente Michel Temer e os líderes de todos os partidos, o projeto deve ser votado entre terça ou quarta-feira da próxima semana.
Desde o final do mês passado uma comitiva formada por prefeitos, vereadores, empresários e lideranças dos 25 municípios que devem compor o novo Estado está em Brasília fazendo contato com os deputados federais de todo o Brasil, no sentido de solicitar apoio para a aprovação do projeto. O objetivo da comissão é sensibilizar os parlamentares sobre a necessidade da criação do Estado do Tapajós, bem como fazer frente ao movimento contrário à divisão territorial do Pará.
Entre os deputados paraenses que se declararam contra a criação do novo Estado, aparecem o petista Zé Geraldo e o tucano Zenaldo Coutinho. Pelas contas do movimento, existem outros deputados paraenses contrários à ideia, mas há parlamentares de outros Estados da Amazônia, como é o caso do senador Mozarildo Cavalcante (PTB), de Roraima, que apoiam o projeto.
No Pará existem pelo menos duas regiões que reivindicam sua emancipação política, o sul, onde pode ser criado o Estado de Carajás, e o oeste, onde há luta pela criação do Tapajós.