terça-feira, 16 de março de 2010

População de Juruti discute concessão florestal na região Mamuru Arapiuns

Agência Pará
Todos os segmentos sociais do município de Juruti, no oeste do Pará, discutem nesta terça-feira (16) a minuta do edital de concessão florestal elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor). O município receberá a primeira de quatro audiências públicas que serão realizadas para discutir o documento. Santarém, Aveiro e Belém também sediarão audiências públicas, nos próximos dias 19, 23 e 26, respectivamente.
Segundo o documento, estarão disponíveis pouco mais de 312,5 mil hectares para a concessão, na região Mamuru Arapiuns, no Baixo Amazonas. A área fica na Gleba Nova Olinda, que engloba Aveiro, Santarém e Juruti. A concessão florestal é um dos principais instrumentos estabelecidos na Lei de Gestão de Florestas Públicas, de nº 11.284/2006, para o acesso aos recursos florestais madeireiros e não madeireiros.
A minuta com o edital de licitação para a concessão florestal pode ser consultada no site www.ideflor.pa.gov.br. A primeira audiência será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Juruti, no dia 16, de 8 às 12h e de 14h às 18h. O prédio está localizado na Avenida Joaquim Gomes do Amaral, nº 18, bairro Bom Pastor.
"As audiências representam a oportunidade para que todos os envolvidos e interessados na questão sejam ouvidos, e também é a validação social do processo que resultará efetivamente nas concessões", destacou Jorge Yared, diretor geral do Ideflor.

Flávia Ribeiro - Ideflor