sexta-feira, 4 de junho de 2010

Deu no " O IMPACTO" - nas bancas

Por: Emanuel Rocha
CORREIOS
Foi inaugurada uma agência dos Correios em Alter do Chão, porém, não serviu pra nada. Os usuários têm que ir todos os dias até a agência para receber cartas sem nenhum aviso prévio. Com isso, quem tem compromisso com boleto está pagando com juros e multas, devido esse tipo de procedimento. A vila é pequena e mesmo assim, a agência não possui funcionários, são os usuários que servem de carteiros. Sacanagem com o usuário que paga para trabalhar.
 
PSDB
Em reunião a portas fechada, PSDB e PPS fecharam um acordo para disputar o governo do Estado. Jatene e Helenilson devem ser os candidatos, com apoio de Almir, e grande possibilidade de ganhar eleição.
 
CERTIFICADO DIGITAL
O governo cria a nota eletrônica e demais obrigações, porém, as despesas ficam por conta dos empresários. O mais engraçado desse governo é que o empresário produz provas contra ele mesmo, já que o sistema do Fisco é voltado para punir, pois não existe o direito à ampla defesa. O governo quer arrecadar mais e usa o empresário para trabalhar e contra a operacionalidade dos movimentos internos das empresas.
 
CERTIFICADO DIGITAL II
Além de comprar os equipamentos, os empresários pagam para implantar e para manter em perfeito estado de conservação. É muita sacanagem contra o empresário que não possui nenhum incentivo para produzir.
 
APOSENTADOS
O governo não tem dinheiro para custear o aumento para os aposentados, mas tem para financiar a panela da Bolívia, Cuba, Venezuela e Paraguai e agora 300 milhões para a Grécia, isso é chamado de megalomania de autopromoção.
 
TUCANOS
Comentam que Almir e Jatene não se bicam. Tudo fofoca! Estão em alta plumagem, e nesta campanha vão ficar juntos no palanque para enfrentar Ana Júlia e Jader.
 
PULMÃO
De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde GM n° 707, de 7 de dezembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, 31 de maio, foi instituído com a finalidade de “evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao País e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”. Também é celebrado nesta data o Dia Mundial Sem Tabaco.
 
PULMÃO II
O câncer de pulmão, que corretamente deve ser chamado de Carcinoma Brônquico, é o tumor maligno que, junto com o câncer de estômago, mais freqüentemente compromete os órgãos viscerais do corpo humano, constituindo-se na doença maligna de mais elevada taxa de mortalidade. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que para o ano de 2010 tenha-se 17.800 novos casos de câncer de pulmão em homens e 9.830 em mulheres. Sendo que 80% a 90% destes novos casos tenham sua incidência causada pelo hábito de fumar.
 
PULMÃO III
No início deste século o câncer de pulmão era uma doença rara, mas, após a primeira grande guerra mundial, a incidência aumentou muito entre os indivíduos do sexo masculino, coincidindo com o progressivo consumo do fumo em todo o mundo. Este mesmo fato ocorreu com as mulheres após a segunda grande guerra mundial, pois foi nesta época que elas iniciaram-se no uso do fumo. Este tipo de doença costuma ocorrer nos fumantes de longo tempo, na sua grande maioria com mais de 40 anos de idade, sendo o pico de incidência em torno dos 60 anos. Atinge mais os homens que as mulheres, mas, nos nossos dias, as mulheres vêm aumentando sua triste contribuição nestas estatísticas, pois elas passaram a fumar mais e em maior número (vício que antigamente era privilégio dos homens).
 
PULMÃO IV
Os principais fatores deste grande aumento da incidência de câncer de pulmão vêm sendo atribuído a diversas causas, mas, sem qualquer dúvida, o maior responsável é o vício de fumar. Apesar disso, outros fatores também contribuem para o surgimento desta doença, mesmo que em menor escala. Podemos citar a poluição atmosférica, as exposições profissionais a substâncias cancerígenas e fatores hereditários. No entanto, sabemos que o indivíduo deve apresentar uma predisposição genética para desenvolver o câncer.
 
PULMÃO V
Atualmente existe um consenso entre os médicos especialistas em doenças pulmonares de que o câncer de pulmão tornar-se-á uma epidemia em curto espaço de tempo, principalmente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Este motivo fez com que o serviço de saúde pública americana iniciasse uma campanha rigorosa de combate ao tabagismo e classificasse o cigarro como droga. A grande dificuldade encontrada no diagnóstico e conseqüentemente no tratamento do câncer de pulmão está, principalmente, no desconhecimento desta doença, apesar de ser ela a mais freqüente e a que mais mata na espécie humana. Isso prova que ainda não lhe é dado o real valor, pois quando o câncer de pulmão é diagnosticado precocemente aumentamos as chances de realizarmos tratamento adequado e em muitas situações com grande chance de cura.
 
PULMÃO VI
O câncer de pulmão pode manifestar-se de muitas formas, mas não devemos esperar que surja algum sintoma para procurarmos ajuda médica especializada, principalmente se fizermos parte do grupo de risco para esta doença (fumantes). Todo indivíduo que for fumante, após os 40 anos de idade deve procurar o médico para realizar “revisão” de saúde mesmo estando assintomático, pois boa parte dos tumores enquanto estão crescendo, podem não apresentar sinal ou sintoma e quando se manifestam, muitas vezes estão em estágios avançados, o que impede seu tratamento de forma que possibilite cura.
 
PULMÃO VII
Apesar de ser o câncer de pulmão uma doença que, inicialmente parece ser incurável, não devemos nos esquecer que, hoje, a medicina encontra-se numa fase muito avançada e desta forma podemos chegar a um tratamento adequado objetivando a sua cura. Isto porque, como nos grandes centros nacionais de medicina, nossa região tem todas as condições técnicas e profissionais médicos capacitados a oferecer todos os tratamentos adequados objetivando uma qualidade de vida melhor para as pessoas com esta doença.

CASA
A Secretaria Municipal de Habitação, ainda encontra dificuldades para avaliar e aprovar projetos de loteamentos. A recém lei que ampliou os limites do território urbano de Santarém criou a expectativa para o loteamento em lugares até então considerados interioranos, mesmo com a chegada de serviços essenciais como energia, comunicação e abastecimento de água. É o caso de terras situadas ao longo da Santarém-Cuiabá, a poucos minutos do centro, que prometem qualidade de vida pra quem quer morar em locais a priori mais tranqüilos, sem abrir mão de algumas comodidades. Essa limitação da SMH, não de estende ao Programa do Governo Federal, “Minha casa minha vida” Pelo menos, já está definida a construção de 2.600 unidades habitacionais, na margem esquerda da Rodovia Fernando Guilhon, para minimizar o déficit habitacional de Santarém.
 
OBRAS
As obras de duplicação da Fernando Guilhon possuem um recurso de trânsito, que salvo maior juízo, vai gerar um efeito inverso ao da finalidade. Quem chega à cidade, depara- se de maneira abrupta com uma espécie de “meia lua” na pista, que já tem sido alvo de acidentes, mesmo ante de ter sido entregue à população. Pelo menos o educador de trânsito Clauriberto Levi, que é autoridade no assunto, não conhece esse tipo de sinalização. A Secretária de Infra-estrutura deve ter uma explicação. Uma fonte confiável deste colunista, assegura, que por conta dessa “meia lua”, o convênio, teve que ser repactuado. Durma com um barulho desses.
 
TRANSPARÊNCIA
A Lei Complementar 131/09, vai deixar prefeitos de 272 cidades brasileiras de cabelo em pé. A partir de hoje eles serão obrigados a divulgar via internet, prestação de contas pormenorizadas de receita e despesas em tempo real. Só no Pará 11 municípios incluindo Santarém, terão que cumprir a chamada Lei da Transparência. Essa é uma ferramenta que deve ser muito bem usada por cidadãos que tiveram que trabalhar desde o primeiro dia do ano, até o dia 25 passado, só para pagar impostos. Mesmo com força de lei, a democracia vai avançando. Felizmente eu não sou o único a pensar positivo, e um dia ver esse Brasil, com nível de consciência elevado, não apenas dos políticos, mas de cidadãos comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário