segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Tribuna da Câmara de Santarém


Vereador Valdir Matias Júnior (PV), Usando a tribuna  do Poder Legislativo Municipal o líder do PV, salientou que, paralelo as atividades do parlamento, “vamos ter a campanha política, com a eleição marcada para três de outubro e esperamos estar divulgando os nomes dos nossos candidatos do Partido Verde, à presidência da República a senadora Marina Silva, estamos apoiando a governadora Ana Júlia na sua reeleição para o governo do estado, a deputado federal é o José Carlos e a estadual Gabriel Guerreiro e a professora Suely por Mojui dos Campos; ao senado é o Savanos, vamos debater com a população as propostas dos candidatos para que ela possa escolher de forma livre e democrática”.  Matias Júnior se solidarizou também com seus colegas de parlamento que são candidatos e desejou êxito a todos. Ratificou sua disposição em continuar neste 2º semestre, suas metas e lutas em defesa da população. Desejando boa sorte a todos que vão concorrer o pleito que se aproxima.

Vereador Nélio Aguiar (PMN), revelou que para a sua surpresa e felicidade a convenção de seu partido PMN foi favorável, por ter aprovado o seu nome para concorrer a deputado estadual e ainda ter feito aliança com mais quatro partidos, “o que nos dá uma viabilidade eleitoral, de disputarmos realmente uma vaga na Assembléia Legislativa, com uma estratégia do PMN, de lançar o Nélio Aguiar, como único nome na região Oeste do Pará, uma decisão partidária que fortalece o PMN na região e que a gente agradece ao partido, por ter ouvido as bases desta regional.”  

Vereador Bruno Pará (PDT) garantiu que colocou seu nome a disposição de seu partido, que segundo ele, foi bem aceito. Colocou-se a disposição da juventude, e de toda a sociedade santarena e regional, “para que possamos estar lutando por melhorias e mais investimentos”. Pediu que a população vote em candidatos da região, que possam ter o compromisso com a criação do Estado do Tapajós. Pediu que a campanha seja igual para todos. Disse confiar plenamente no trabalho da delegada da Policia Federal Graça Malheiros e pediu que, como órgão fiscalizador faça fiscalização no gabinete dos candidatos, “inclusive no meu também e assim possamos ter uma campanha igual para todos sem favorecer nem “A” e nem “B”. 

Vereadora Marcela Tolentino (PDT), fez ver que em outro momento já havia sido convidada por seu partido para concorrer a deputada estadual, “mas preferi primeiro ser vereadora para aprender muito sobre o papel fundamental do parlamento, que é de legislar e fiscalizar o executivo, além de requerer tudo aquilo que é de fato em favor da coletividade”. Observou que a partir de agora sente-se preparada para representar Santarém e o Oeste do Pará e contribuir no desenvolvimento do nosso estado. Disse ter certeza que homens e mulheres que a elegeram por dois mandatos vereadora, vão continuar apoiando-a. 

Vereador José Maria Tapajós – Presidente da Câmara (PMDB) Usou a tribuna para falar sobre o início da campanha, comparando a um grande jogo. Falou de sua tristeza pela não consolidação da candidatura de seu colega de bancada na Casa vereador Maurício Corrêa. Manifestou publicamente seu apoio, a todos os colegas de parlamento que são candidatos Marcela Tolentino, Bruno Pará, Nélio Aguiar e Reginaldo Campos. Observando que partidariamente vai trabalhar na campanha “do companheiro Ozório, natural de Altamira, município da região Oeste do Pará, que tem formação acadêmica, com conhecimentos técnicos e jurídicos para interpretar e formatar grandes projetos em favor do povo de Santarém, do Oeste do Pará e representará uma renovação na Assembléia Legislativa e assim teremos um grande deputado”, argumentou Tapajós. Defendeu a candidata a deputada federal Elcione Barbalho, que vem para a reeleição; para o governo do estado Domingos Juvenil e Senado, o deputado Jader Barbalho, para presidente a ex-ministra Dilma Russefet, que tem como vice na coligação com o PMDB Michel Temer. Disse o vereador,  que de acordo com as lideranças dos partidos as sessões ordinárias do Poder Legislativo serão alteradas, até o final de setembro, devido o pleito de outubro de 2010. Ficando somente as segundas e terças feiras, com horários mais prolongados se assim se fizer necessário.

Vereador Mauricio Corrêa (PMDB)- Primeiramente agradeceu a manifestação de solidariedade de todos os pares da Casa pelo fato de seu nome não ter sido aprovado pelo diretório estadual para concorrer em outubro a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado.  O líder do PMDB, na casa de leis, condenou veemente a posição da presidência do diretório municipal de seu partido, que não lhe permitiu ser candidato a deputado estadual. Afirmou que esse tempo da ditadura já passou, disse acreditar que seria possível eleger dois nomes do PMDB na região Oeste do Pará, tornou publicou que não aceitou ser candidato deputado federal, por entender que iria prejudicar as candidaturas dos santarenos Carlos Martins (PT) e Lira Maia (DEM), assegurou que vai continuar a fazer o seu trabalho de vereador, de forma honesta e dentro da ética e que não vai sair do PMDB, por entender que “o partido precisa de seu apoio e de outros companheiros abnegados”.  Finalizou salientando que políticos que visam somente projetos pessoais, acima das propostas visando o bem da região e de Santarém, não cabem mais, e aos poucos estão perdendo espaço.