quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Seca no Amazonas
A grande estiagem no Amazonas, surpreende a todos e já atinge mais de 130 mil pessoas Já começam a faltar transporte, água e comida a uma grande partea da população ribeirinha amazonense- Se aproximam a 130 mil pessoas em 18 municípios e mais de 450 localidades que decretaram estado de emergência e serão atendidas pela operação humanitária criada pela Defesa Civil.
As 30 mil famílias afetadas pela surpreendente vazante moram nas calhas dos rios Madeira, Juruá, Médio e Alto Solimões, no Amazonas.
O SEcretário de Defesa Civil, cel. Roberto Rocha, salientou que as ações de ajuda serão coordenadas em cinco municípios: Porto Velho, Tabatinga, Parintins, Eirunepé e Manaus serão vinculados a central de emergência e concentrarão o envio das equipes de ajuda. Até o fim da semana a Defesa Civil também disponibilizará um serviço de 0800 para atender as solicitações.
- Caso a situação não melhore, a seca pode atingir outros municípios do Amazonas, podendo chegar ainda mais adiantes e alcançar mais localidades.
A situação é crítica em algumas regiões. A seca está fechando escolas e já deixa milhares de pessoas sem água e sem comida. Com rios secos, barcos com mantimentos não têm como chegar, assim como as crianças ficam sem transporte para as aulas.
Fonte: Jornal "A Critica" de Manaus
Nota do Blog:
A situação geográfica do território amazonense em algumas regiões é favorável à ocorrência de episódios de seca, pelo que este fenômeno não constitui propriamente uma surpresa, devendo antes ser encarado como um "elemento climático de determinada frequência" no sentido de que já ocorreu no passado e ocorrerá no futuro.