segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Embargos a Obras do PAC

Da Agência Brasil:
A presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, defendeu a adoção de “novos parâmetros” pelos órgãos federais de fiscalização e controle para o embargo de obras públicas, tendo em vista prejuízos que, segundo afirmou, estão sendo registrados no andamento de projetos de infraestrutura do país, tais como as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ela considerou contraproducente embargar uma obra que tenha cinco mil itens por causa de divergências em um ou dois deles. Como exemplo, Maria Fernanda citou o embargo do projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, de Vitória, que, agora, vão ser feitas em parceria da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) com o Exército.
“É preciso resolver melhor essas discrepâncias”, defendeu a presidenta da Caixa, nessa semana. Ela argumentou que o país ficou, por muitas décadas, parado com obras de infraestrutura, o que “deixou a capacitação técnica sucateada, tanto no nível privado como pelos entes federativos”. Segundo ela, a Caixa tem um corpo de técnicos e engenheiros que analisa com rigor a qualidade dos projetos visando a analisar os elementos de inovação e sustentabilidade.