domingo, 12 de dezembro de 2010

Grandes florestas do planeta no foco da luta contra as mudanças climáticas

CANCÚN, México (AFP) - Uma das grandes decisões da Conferência do Clima da ONU, em Cancún (México), foi o chamado Redd, mecanismo para apoiar financeiramente os países que protegem suas grandes florestas tropicais, do Congo a Indonésia e Peru, e para evitar suas grandes emissões de carbono.

O objetivo é estimular os países em desenvolvimento a combater o desmatamento e oferecer incentivos aos habitantes e governos para que preservem as florestas.

O desmatamento provoca a cada ano cerca de 20% das emissões de gases de efeito estufa, que são liberados na atmosfera quando a vegetação que os retêm é destruída. Anualmente, 13 milhões de hectares de florestas no mundo são perdidos pelo desmatamento, o equivalente ao tamanho da Inglaterra.

"O REDD (Redução de Emissões por Desmatamento) é a melhor oportunidade para conservar as florestas tropicais de todo o mundo e melhorar a qualidade de vida dos que vivem nelas", explica à AFP Virgilio Viana, diretor da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que leva adiante um reconhecido projeto pioneiro de REDD no coração da Amazônia do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário