sábado, 4 de dezembro de 2010

Saúde da Família Fluvial do Brasil será lançada em Santarém

Primeira equipe de Saúde da Família Fluvial do Brasil será lançada em Santarém

No dia 07 de dezembro de 2010, às 16:00h, acontecerá em Santarém a cerimônia de oficialização da primeira Unidade de Saúde da Família Fluvial do Brasil. O evento contará com a presença da diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Schiling Mendonça, do Secretário Municipal de Saúde de Santarém, José Antonio Rocha, diretores do Projeto Saúde e Alegria e representantes dos Municípios de Belterra e Aveiro. Trata-se de uma conquista de extrema importância para garantir o acesso aos serviços de saúde para populações ribeirinhas vivendo em comunidades distantes dos centros urbanos. 
O Projeto Saúde e Alegria em parceria com as Prefeituras Municipais de Santarém, Belterra e Aveiro desenvolveram um modelo demonstrativo de atenção primária adaptado ao contexto das populações ribeirinhas da Amazônia. Com o apoio da Fundação Terre des Homens Holanda, o atendimento básico de cerca de 70 comunidades do rio Tapajós, desde 2006 vem sendo feito através do Barco Hospital Abaré, beneficiando mais de 15 mil pessoas. Elas têm acesso regular à bordo do posto flutuante, de 40 em 40 dias, aos atendimentos médicos e odontológicos, vacinações, pequenas cirurgias, além exames preventivos como o pré-natal e o PCCU. 
Ações de educação e prevenção, complementam este modelo com a realização de Campanhas Educativas acompanhando as visitas do barco. Arte-educadores apresentam o Circo Mocorongo com teatros e brincadeiras, repassando conhecimentos para evitar as doenças e promover saúde com alegria.(PMS)