sábado, 30 de abril de 2011

Coluna do Thompson Mota - Impacto

COMBUSTÍVEIS
Deputado Federal Dudimar Paxiuba (PA) chamou atenção para a escassez de gasolina em diversos postos de combustível do país. O aumento do preço do etanol e a consequente alta da procura pela gasolina resultaram no sumiço do produto em algumas regiões, deixando consumidores na mão. A solução encontrada tem sido a importação, medida já adotada por alguns usineiros. De acordo com projeção da RC Consultores, a situação provocará um déficit de US$ 18 bilhões na balança de derivados de petróleo este ano. O estímulo à compra de veículos e a ausência de política de expansão da produção de combustível foram responsáveis pelo problema, que, segundo especialistas, tende a se agravar. Para o deputado paraense, o governo federal tem grande responsabilidade sobre o assunto e precisa encontrar uma saída para que o consumidor não seja ainda mais prejudicado e o país não sinta os efeitos que a falta de combustível pode provocar.
HIEL GESÃ
A canoagem brasileira está ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial. O Brasil foi o escolhido, pela Federação Internacional de Canoagem, para sediar dois campeonatos mundiais, em 2013 e em 2015. Daqui a dois anos, o Rio de Janeiro vai receber o Mundial Sênior de Canoagem Velocidade, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Na avaliação da Federação Internacional de Canoagem, já era a hora de o Brasil receber um dos eventos mais importantes da modalidade. Em 2015, vai ser a vez de Foz do Iguaçu. A cidade vai ser palco do Mundial Junior de Canoagem Slalom, na represa de Itaipu. Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, sediar essas duas competições vai garantir maior visibilidade para a canoagem no Brasil, o que cria oportunidades para a formação de novos atletas, em regiões sem tradição nesse esporte. A notícia não poderia ser melhor para os santarenos, já que temos um verdadeiro campeão recordista brasileiro, Hiel Gesã, orgulho para todos nós. 
TABAGISMO
O brasileiro está fumando menos, mas ainda é sedentário e se alimenta mal. É o que indica uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde para avaliar as condições de saúde da população. Desde 2006, são coletados dados que identificam as regiões onde há maior risco de doenças como diabetes, hipertensão e câncer. Depois de ouvir por telefone, mais de 54 mil pessoas ao longo do ano passado, o Ministério da Saúde constatou que, em cinco anos, os fumantes passaram 16,2 por cento para 15,1 por cento. Por outro lado, os dados revelam que 48% estão acima do peso e 15% são obesos por causa da má alimentação e do sedentarismo. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, esses hábitos aumentam as mortes por doenças crônicas. Pense nisso!
VÍCIO
No inicio é sempre uma brincadeira, uma atividade saudável e de entretenimento. Mas, com o passar do tempo, pode transformar-se em um vício incontrolável. O transtorno patológico de jogo é uma dependência psicológica, caracterizada por comportamentos compulsivos de hábitos executados inúmeras vezes. O assunto vem ganhando importância crescente, principalmente pela repercussão no horário nobre da TV brasileira. A Rede Globo está abordando a compulsão pelo jogo na novela Insensato Coração, através do personagem de Kleber, vivido pelo ator Cássio Gabus Mendes, que já perdeu a família e o emprego como jornalista devido ao vício. O ato compulsivo de jogar tem comportamentos e reações idênticas ao abuso do álcool e drogas e juntos apresentam resultados negativos para a vida, com conseqüências físicas, psicológicas e sociais graves. Fica aqui o alerta.
ATENÇÃO
Chama-se nistagmo, o tremor ocular involuntário, rítmico, oscilatório e repetitivo que tem a importante missão de chamar a atenção de seus portadores para problemas oftalmológicos e neurológicos. “O nistagmo é um movimento involuntário dos olhos, geralmente de um lado para outro, o que dificulta drasticamente a formação das imagens e leva a uma baixa visual intensa”, explica o oftalmologista Mario Jampaulo, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB). Ele sinaliza que esses movimentos também podem ser verticais ou circulares e surgir isoladamente ou associados a doenças como esclerose múltipla, catarata e labirintite. Estima-se que este tremor ocular afete uma a cada mil pessoas. Em geral, o nistagmo provoca incapacidade de fixar imagens e uma significativa baixa visual, especialmente para a visão à distância. Esta disfunção pode ser congênita ou adquirida.
EMPREENDEDORES
O crescimento da atividade empreendedora no país não é apenas quantitativo, mas principalmente qualitativo. A pesquisa, divulgada pelo Sebrae mostra que para cada negócio aberto por necessidade – motivado, por exemplo, pelo desemprego – pouco mais de dois foram iniciados porque os empresários enxergaram uma oportunidade no mercado. O índice brasileiro é o maior já registrado desde que o país começou a participar da pesquisa, no ano 2000. Em 2002, o empreendedorismo por necessidade superava o por oportunidade – para cada empreendedor por necessidade havia 0,7 por oportunidade. A relação se inverteu em 2003, mas somente em 2010 o Brasil passou a ter mais de dois empreendedores por oportunidade para cada um por necessidade. Em 2009, a relação era de 1,6. Essa evolução mostra a vocação empreendedora do brasileiro, uma vez que a abertura por necessidade é feita como única opção, ou seja, pela falta de melhores alternativas profissionais. O aumento da geração de emprego em 2010 contribuiu para a redução do empreendedorismo por necessidade. Além disso, o empreendedorismo por oportunidade aumenta quando a economia fica estável e quando melhoram os níveis de escolaridade e renda.( leia as "Motinhas" no Impacto)