terça-feira, 14 de junho de 2011

COI investiga Havelange por corrupção

Wilton Junior/AE - 19/10/2009GENEBRA - O Comitê Olímpico In­ter­na­cional (COI) anun­ciou nes­ta terça-feira que abriu in­ves­ti­gação contra o ex-pres­i­dente da Fifa, João Have­lange. O pres­i­dente Jacques Rogge con­firmou a aber­tura das in­ves­ti­gações.
A de­cisão de abrir a in­ves­ti­gação foi tomada de­pois que a BBC colocou no ar o pro­grama que apon­tava para a sus­peita de que Have­lange e Ri­cardo Teix­eira, pres­i­dente da CBF, te­riam re­ce­bido sub­orno nos anos 90. O COI já pediu à emis­sora britânica os de­tal­h­es dos prob­le­mas que en­volvem o brasileiro.
No pro­grama, o pres­i­dente de honra da Fifa é acu­sado de ter re­ce­bido nu­merosos paga­mentos em torno de 250 mil francos suíços (cerca de R$ 470 mil) da falida ISL (In­ter­na­tional Sports & Leisure), agência que con­trolava o mar­keting da en­ti­dade mundial do futebol. Ele e Teix­eira te­riam pago uma multa de cerca de R$ 8,9 mil­hões para escapar do pro­cesso na Justiça suíça, na ci­dade de Zug, no início dos anos 2000.
A ­Fifa de­cidiu não in­ves­tigar os dois diri­gentes. Have­lange é membro da en­ti­dade re­spon­sável pelas Olimpíadas desde 1963, sendo con­sid­erado de­cano do COI, onde foi eleito um dos três maiores diri­gentes do úl­timo século. Na Fifa, ele foi pres­i­dente de 1974 a 1998 e at­ual­mente é pres­i­dente de honra.(Es­tadão)