quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Arranje o que fazer, Ministra! Deixe a Gisele em paz!

A Hope lançou uma ótima campanha estrelada por Gisele Bundchen  na qual tenta "ensinar" o jeito "certo" de uma mulher dar uma péssima notícia ao marido.
Trata-se daquele humor de "cotidiano" bem na linha que a SKY já havia feito com a mesma Gisele e que também é ótima (ver Gisele esfregando o chão é qualquer coisa!)
Trata-se de uma sacada maravilhosa e bem ousada no meio tão careta da publicidade nacional. Uma boa piada.
Mas, D. Irini não tem nenhum senso de humor.
Quem é D. Irini? Você não conhece?
Ora, ela é Ministra-Chefe da Secretaria de Política para Mulheres e, agora, descobrimos, Censora-Oficial da República.
Irini, a bela na foto ao lado de Gisele, acha que a propaganda está carregada de conteúdo "sexista" e enviou dois ofícios. Um ao Conar, pedindo a suspensão da propaganda, com base nos arts. 19 a 21 do Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária, e do art. 30, II, do Regimento Interno do Conselho de Ética (RICE). O outro, ao diretor na Hope Lingerie, Sylvio Korytowski, manifestando repúdio à campanha.
"A propaganda promove o reforço do esteriótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grande avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas. Também apresenta conteúdo discriminatório contra a mulher, infringindo os arts. 1° e 5° da Constituição Federal.", diz a nota de Irini.
Aparentemente Irini não tem o que fazer.
Constrange saber que, ao contrário, fosse um governo sério e que se levasse a sério, cargos como o de Irini teriam a função de impedir que quatro mulheres sejam mortas e que em média quinze sejam agredidas por seus companheiros todos os dias no Brasil.
Ontem a TV Globo exibiu o filme "Controle Absoluto". Em menos de 10 minutos meia dúzia de mortes e 54 carros destruídos. O que agride mais: a violência pasteurizada de Hollywood ou o charme sedutor de Gisele?
D.Irini deixa a Gisele em paz.
Psiu, D.Irini, como diria minha mãe, o senhora está precisando é de uma boa trouxa de roupa para lavar!