quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prefeita de Altamira endurece contra Belo Monte

A prefeita de Altamira, Odileida Maria Sampaio resolveu endurecer na relação com o Consórcio Norte Energia S/A (NESA), responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Em ofício enviado ao presidente do Nesa, Carlos Nascimento,(leia íntegra aqui) a prefeita demonstra total insatisfação com o andamento do cronograma de medidas "mitigadoras" combinadas entre o Consórcio e a cidade de Altamira. Depois de enumerar as mazelas advindas da instalação do empreendimento Odileida afirma que "todos esses problemas, evidenciam a falta de responsabilidade do empreendedor quanto a cumprir com a contrapartida social, econômica e ambiental, firmada entre a N.E.S.A. e esta P.M.A., atraves dos "Termos de Cooperação Institucional, Tecnica e Financeira", colocando em risco a população da cidade. Como se diz no jargão popular, "empurrando a dignidade do cidadao altamirense com a barriga". Tal situação a inaceitável.", diz.
Segundo ela, o documento enviado para autoridades federais e estaduais, "representa um veemente brado para que a relação entre a municipalidade de Altamira e a Norte Energia tome novo traçado, diferente do atual que se afigura desrespeitoso do ponto de vista institucional, e pior ainda, para com a população diretamente envolvida, em particular, aqueles menos favorecidos, cuja obra alimenta o sonho de dias melhores."
O bafafá está estabelecido. Com base no documento de Odileida o Ministério Público Federal deverá voltar à carga para embargar as obras de Belo Monte.