sexta-feira, 27 de abril de 2012

Bocão - Impacto

BOCÃO

Veja as noticias do Bocão desta semana


BOMBA
O clima vai esquentar com a prisão dos três proprietários dos caça níqueis e jogo do bicho. Eles vão detonar políticos e servidores públicos que eram sustentados por eles. Eles podem ser comparados ao Carlinhos Cachoeira. Um escândalo pode acontecer se for oferecida a delação premiada. Eles ainda estão calados, mas já mandaram recado aos seus sócios ocultos. Políticos conhecidos e servidores públicos graduados não estão dormindo preocupados com os depoimentos dos três “Carlinhos”.

NÉLIO
O Deputado em pouco tempo exercendo o mandato já conseguiu benefícios para Santarém e Oeste do Pará, enquanto os outros deputados se conformam com o mandato. O povo de Santarém e região já reconhece o trabalho de Nélio. Sua dedicação e seriedade deram esperança ao povo. O deputado Nélio já demonstrou que tendo vontade de trabalhar o político produz, basta exercer o mandato com respeito ao povo.

LIRA MAIA
Parece que vai ter muita dor de cabeça até junho. Se passar a dor, vai ser candidato à Prefeitura de Santarém. Lira leva vantagem, pois o único político que lutou pela criação do Estado do Tapajós, mesmo correndo risco de ser abandonado pelo governador Jatene. O Governador como gosta de puxa saco, já desprezou Lira Maia que não tem mais apoio do Jatene. Para se vingar, ele tirou de Lira o poder de nomear pessoas para cargos de confiança. Quem vem se aproveitando da situação é o vice-Governador que ficou contra o Estado do Tapajós, invadiu a praia do Lira e passou a nomear pessoas desqualificadas para ocupar cargos na 5ª URE. Podemos deduzir, que Jatene quer punir Lira Maia por ter defendido o Estado do Tapajós.

ALEXANDRE
Com a manifestação do governador Jatene contra o Estado do Tapajós, o deputado Alexandre Von perdeu espaço e sua candidatura fica comprometida com o povo de Santarém. Até agora Jatene virou as costas para Santarém.

NOVELA SEM FIM
O Município tem agora mais um álibi para não fazer a entrega das casas do PAC Uruará: A situação financeira da Celpa e da Cosanpa. É isso mesmo, a prefeita Maria do Carmo, em entrevista a uma emissora de rádio na manhã de terça-feira, disse que a entrega das unidades habitacionais está condicionada à falta de rede de energia elétrica e de água. Como a saúde financeira dessas empresas não anda bem, vai ficar difícil fazer a entrega das casas, até que se ache uma solução. Não existem esses serviços naquele local, diferente do PAC Mapirí, que já tem pelo menos parcialmente água e energia. Parece mesmo que a novela das casas do PAC nunca chega ao capítulo final.

MINHA CASA, MINHA VIDA
Tomei conhecimento de que a empresa responsável pela construção das casas do projeto “Minha Casa, Minha Vida” na margem esquerda da Fernando Guilhon, estaria adquirindo materiais de construção de fornecedores de fora do Município. Vou investigar, e se isso se confirmar, é muita sacanagem com as empresas de Santarém. Até o tijolo quer por aqui tem em abundância, estaria sendo encomendado de fora. Será que isso é para diminuir custo, ou pra dificultar a fiscalização sobre superfaturamento, cuja justificativa é chamada pomposamente de sub-preço da tabela mediana?

GASOLINA SUSPEITA
A qualidade da gasolina consumida em Santarém, está sob suspeita. Esta semana o vereador Erasmo Maia pediu ao INMETRO que fiscalize essa prática delituosa. Alguns meses atrás, a equipe do INMETRO fez essa verificação e nada encontrou. Não custa nada voltar a fiscalizar, até porque em outros momentos alguns postos chegaram a ser fechados pela justiça, por esse motivo. É bom que o órgão divulgue o nome do estabelecimento infrator para que o consumidor tenha condições de se defender. Crápulas existem em todos os segmentos, e o setor de inflamáveis não seria imune. O importante é separar o joio do trigo.

PSD
Como já era esperado, o PSD em Santarém não terá candidato próprio à prefeitura de Santarém. A decisão da regional entendeu que deverá dar apoio ao candidato do PSDB, que em tese é o deputado estadual Alexandre Von. A possibilidade de Maurício Corrêa disputar o cargo majoritário sucumbiu. Talvez só ele acreditasse que isso seria possível. No máximo, ele é um nome para compor uma chapa como vice. Eu já me reportei aqui neste espaço por algumas vezes a respeito disso. Maurício pode se tornar inelegível, pois teve suas contas de campanha rejeitadas pelo TRE. Com a definição do apoio ao candidato do governo Estadual, resta saber até quando Maurício Corrêa e Gerlande Castro estarão servindo a dois senhores.
 
PRÉVIAS
O Senado aprovou na quarta-feira (25) projeto que regulamenta a realização de prévias pelos partidos para a escolha de candidatos à Presidência da República. O texto não obriga a realização das prévias, mas permite que as siglas antecipem a discussão sobre o nome que vai disputar a Presidência sem burlar a legislação eleitoral.

PRÉVIAS II
O projeto foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) em caráter terminativo. Se não houver recurso para ser votado no plenário do Senado, segue diretamente para análise da Câmara. Pelo projeto, a escolha do candidato a presidente da República pode ser feita por meio de eleições primárias entre o dia 1º de abril até o primeiro domingo de junho do ano da eleição. Nesse período, os pré-candidatos podem fazer campanhas eleitorais sem que o pedido de votos seja considerado crime.

SEGURO DEFESO
A divergência de informações e a falta de servidores suficientes teriam sido os principais motivos para que cerca de 800 pescadores deixassem de receber o seguro desemprego na avaliação de Antônio Pinto, Relações Públicas da Colônia de Pescadores Z 20. Já o Delegado do Trabalho, Carlos Edilson Matos, orienta os pescadores que não receberem o seguro até o dia 15 de maio, que se dirijam à delegacia do MTE. A jurisdição compreende 10 municípios da região com cerca de 15 mil pescadores cadastrados. O pagamento será efetuado de uma só vez, num total de R$ 2.488 relativos aos 4 meses do defeso.

ASSISTÊNCIA GRATUITA
Projeto Justiça Saúde e Cidadania vai estar nos dias 27 e 28 de abril na região do Lago Grande. A iniciativa é 3ª e 5ª Varas Cíveis de Santarém. Serviços judiciários gratuitos e atendimentos de saúde serão oferecidos aos comunitários daquela região.

NTA
Uma parceria da SUDAM e UFOPA dará origem ao Núcleo Tecnológico em Aquicultura (NTA). A estrutura dará suporte de graduação e mestrado ao Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas. Auxílio aos produtores com o fornecimento de alevinos de tambaqui e aracu cabeça gorda, também fazem parte do projeto. Uma fábrica de ração e  prospecção de peixes ornamentais serão desenvolvidos em uma área ao lado da UFOPA. O prazo para que as obras estejam concluídas, é até o final de 2013.

CENTRO DE TRIAGEM
Uma comissão da Defensoria Pública esteve em visita ao Centro de Triagem de Santarém no início da tarde desta terça-feira. A visita considerada como rotina, constatou problemas antigos e graves sobre a situação dos presos. O promotor público Vinicius Toledo atribui a superlotação à remessa de presos de outras comarcas. Segundo ele, a população carcerária que atualmente é de quase 90 presos, deveria ser  60. Falta de arejamento, alimentação precária, falta de contato do preso com a família e falta de higiene, agravam a situação do local. O resultado da visita resultará em comunicado ao Ministério Público. Segundo o promotor, “a idéia é entrar com diversos habeas corpus, já que o Estado não oferece as condições mínimas. O mandamento é colocá-lo em prisão domiciliar. O Estado não pode ser mais cruel do que a prática do crime que o preso tenha cometido”.

DEFICIENTES VISUAIS
As associações dos deficientes visuais do Baixo Amazonas, deficientes físicos e dos aposentados e pensionistas de Santarém, cobram da Câmara uma intermediação com relação ao melhor acesso no transporte coletivo. O documento foi lido na Tribuna pelo vereador Emir Aguiar (PR), que relata como principais problemas as catracas colocadas próximas à porta de entrada, que limitam espaços sentados para os que têm direito a acesso gratuito aos ônibus. Outra reivindicação das associações que assinam o documento é com relação aos R$ 42,00, para emissão de segunda via de carteiras de acesso aos coletivos. Emir garante que uma reunião está sendo agendada com as partes interessadas, para que haja entendimento e os problemas ligados às empresas de transportes coletivos e os deficientes e aposentados, sejam resolvidos.