terça-feira, 23 de outubro de 2012

O que os vereadores disseram na sessão desta Segunda,22.



Mojui: Jailson começa a pensar na instalação oficial do município
O vereador Jailson Alves (PSDB), prefeito eleito de Mojui dos Campos, na Tribuna disse que começa a pensar na instalação oficial do novo município. 
“Estivemos com o governo do estado, que nos encaminhou a Secretaria de Planejamento, com o senhor Sérgio Bacuri, que prontificou-se em criar uma comissão, para coordenar esse processo de instalação do novo município.
Jailson relata que nesse primeiro momento, Mojui está precisando de “quase tudo” e entende ser o momento de parcerias com o governo municipal de Santarém, estadual e deputados.
O prefeito eleito de Mojui diz que o povo já está cobrando, “temos os meses de novembro e dezembro, em pleno verão e não observamos nenhum movimento de máquinas na melhoria dos ramais, para amenizar o sofrimento, se não houver um trabalho paliativo agora, no inverno vamos ter problemas de escoamento da produção agrícola”, lembra.    
========================================
Emir pede a votação de projetos
O vereador Emir Aguiar (PR), insiste em pedir aos seus pares, que os projetos do Código de Obras e de Postura, sejam discutidos e votados. Informa o parlamentar que tais projetos já foram amplamente discutidos com os diversos setores da sociedade. 
Segundo Emir, o que falta é os projetos serem encaminhados a Mesa Executiva para discussão e aprovação, “uma vez que teremos que discutir artigo por artigo, é essa a nossa preocupação, esperamos ser atendidos e darmos respostas positivas a sociedade santarena que clama pela aprovação desses dois projetos importantes para o desenvolvimento do nosso município”, define.
Felicitações 
O vereador Emir Aguiar aproveitou o espaço da Tribuna, para dar conhecimento de Moção de Felicitações a Escola Boa Ventura Queiroz, pelos 37 anos de existência do educandário, na região do Eixo Forte.
==========================================
Desmatamento: Vereadores cobram providências
Os vereadores Henderson Pinto (DEM), Carlos Jaime (PT) e Valdir Matias Júnior (PV), cobram providências para o desmatamento que segundo eles vem ocorrendo às proximidades do lago Juá. 
Henderson Pinto (DEM), disse estar preocupado porque de acordo com ele, a empresa que está fazendo um loteamento no local, “estaria desmatando além do limite permitido, é importante que possamos manter áreas como a do Juá, preservadas, não podemos acabar com áreas naturais de nosso município”, argumenta. 
Henderson pede  a formação de uma comissão de vereador, para uma visita à área, no sentido de conferir o que de fato está ocorrendo com relação às denuncias de desmatamentos, fora dos limites permitidos.  
O vereador Carlos Jaime (PT), lembra que recentemente a área foi invadida, houve a desocupação com a alegação de ser de preservação natural.
Jaime questiona: Depois que o conjunto habitacional estiver pronto, aonde será lançado o esgoto da água servida nas residências? Com relação a isso ele demonstra preocupação por estar o empreendimento, próximo ao rio Tapajós e lago Juá. Segundo o parlamentar, já começa a ser constatado o assoreamento do lago. 
O vereador concorda com a formação da comissão da Câmara, para ir ao local e solicita que o Ministério Público Estadual, tome as providências cabíveis, que o caso requer.  
O vereador Valdir Matias Júnior (PV), na condição de presidente da Comissão de Meio Ambiente, disse que em atendimento a solicitação de seus colegas Henderson Pinto e Carlos Jaime, ainda na manhã desta segunda-feira, 22/10, estaria marcando visita à área de desmatamento do Juá.
Valdir Matias disse que com a visita, vão ser checadas as informações que anteriormente foram repassadas a Casa de Leis em audiência pública, “e também com relação às informações que vem sendo dadas pela imprensa, com relação ao loteamento do Juá”.
O parlamentar defende o crescimento de Santarém, com a geração de emprego, mas  que resolva o problema habitacional, entende que tudo isso deve ser feito de forma organizada, com respeito a  legislação ambiental e a área de preservação do juá e assim tenhamos uma cidade com qualidade de vida para todos nós”, indica.
=============================================   
Registros especiais
A vereadora Marcela Tolentino (PDT), apresenta votos de felicitações ao Irmão Ronaldo Henn, que completou 60 anos a vida religiosa, ele que desenvolve a função de coordenador da pastoral do Menor. Segundo a vereadora, uma grande festa foi realizada no último sábado na Igreja Santissimo Sacramento, em comemoração a data,
Por sua vez o vereador Rogélio Cibuliski (PSB), registra os 24 anos da Escola Municipal Princesa Izabel, localizada no bairro Nova República. Informa o parlamentar que o inicio da programação ocorre neste 22/10, às 16 horas, com apresentação do coral da escola, visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição; apresentação de banda e dança de teatro.
=================================================
Vereadora que SMT trabalhando na ribeirinha  
A vereadora Ivete Bastos (PT), na Tribuna solicita da Secretaria  Municipal de Transporte e Transito, que dedique atendimento também na região ribeirinha. 
“A gente sabe que a questão do transporte tem sido pauta de discussão na cidade e mesmo assim, não temos solução, temos a situação do Lago Grande, onde as comunidades têm reclamando, que não existe uma atuação do Poder Público e muito menos dos Conselhos de Transporte do Estado e município”, revela. 
“A rodovia Translago encontra-se em péssima situação, esburacada, pontes quebradas e ônibus superlotados, entregues a proteção divina, até mesmo os freios dos ônibus que conduzem os passageiros, estão ruim”, constata.
“Quando chegam ao barco, não tem sequer local para atar uma rede. Deitam no piso do barco, isso é uma situação degradante, com prejuízos às condições dos trabalhadores rurais, que não tem como escoar a sua produção agrícola, até porque mudaram os horários e a quantidade de barcos que vinham à Santarém”, relata.