quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Melancia uma fonte nutritiva para a saúde humana

REFRESCANTE E NUTRITIVA, MELANCIA FAZ BEM ATÉ AO CORAÇÃO

Verão, sol, calor de 40 graus celsius, sensação térmica de 50! Nada como refrescar o corpo de forma doce e saudável, incluindo no seu cardápio a melancia.
Praticamente 90% da polpa vermelha e suculenta é composta por água. A melancia (Citrullus lanatus) pertence à mesma família da abóbora, do melão e de outras plantas rasteiras. É cultivada em muitos países, mas especialmente no Brasil, onde combina muito bem com o clima tropical quente.
Além das propriedades hidratantes conheça alguns motivos para incluir a melancia na sua dieta:
- Fonte de nutrientes – fornece vitaminas A e C, licopeno, minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo, carboidratos, água e fibras;
- Sementes nutritivas – elas são comestíveis, podem ser trituradas em sucos ou vitaminas, acrescentando proteínas, fibras e alguns minerais (magnésio, fósforo, zinco e cálcio) à dieta.
- Pouco carboidrato – Uma 1 porção de 100 gramas (o equivalente a uma fatia pequena) contém apenas 8 gramas de carboidratos, ou seja é baixa. Essa característica, associada à carga glicêmica baixa, torna a melancia uma alternativa de fruta para diabéticos. Um estudo realizado por WU. G e colaboradores e publicado no The Journal of Nutrition em 2007, mostrou que ratos de laboratório apresentaram melhora na taxa de glicemia sanguínea após a inclusão de suco de polpa de melancia à dieta. Como toda fruta, porém, ela contém açúcares na forma de frutose, por isso recomendo moderação no consumo aos diabéticos;