quinta-feira, 20 de junho de 2013

É HOJE O GRANDE DIA.

População prepara manifesto para a Praça Barão de Santarém

Duas manifestações são programadas para Santarém neste final de semana

Ato contra aumento da passagem em Santarém

Representantes de entidades estudantis e sociais programaram para a tarde de hoje, 20, o movimento popular denominado “Acorda Santarém”. A manifestação tem como objetivo protestar contra o aumento na tarifa de ônibus que esta sendo analisado pelo Conselho Municipal de Transporte e os gastos excessivo de dinheiro público, nas obras da Copa do Mundo de 2014 e contra a corrupção.
Os santarenos se mobilizam também para apoiar as manifestações que ocorrem desde o inicio deste mês em todo o país, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A estimativa da coordenação é de mais de 20 mil pessoas participem do protesto nas ruas de Santarém.
De acordo com a coordenação, a concentração será na Praça Barão de Santarém, próximo ao Museu João Fona, a partir de 17h.
As lideranças garantem que o movimento será feito de forma pacífica e sem depredar o patrimônio público ou privado. Eles acreditam que o vandalismo em São Paulo está partindo de uma minoria de manifestantes que tentam desarticular a credibilidade das manifestações.
Na manifestação do inicio desta semana, pelo menos 61 pessoas foram detidas após saques e depredações durante o sexto protesto contra o aumento das tarifas do transporte público na capital paulista.
Inclusive, um carro de reportagem da TV Record foi incendiado por um grupo de pessoas quando a maior parte dos manifestantes já havia deixado o local onde ocorreu o protesto. O incêndio aconteceu enquanto a equipe de jornalismo da Record realizava a cobertura ao vivo do sexto dia de manifestações em São Paulo.
O movimento afirma que decidiu unir forças, por conta de outras regiões do Brasil terem acordado para o descaso, desrespeito, abandono e para a política suja que está sendo jogada na cara da população. A proposta dos manifestantes é fortalecer o ato promovido pela UES denominado “Todos às ruas no dia 20”, juntamente com o ato intitulado “Dê um presente à Santarém”, além de fazer uma só corrente em busca dos direitos dos cidadãos.
Uma nota compartilhada em redes sociais denuncia que a cidade de Santarém sofre com a poluição de suas águas (igarapés e lago do Juá) e o grande rio Tapajós, hoje, ameaçado pelo projeto de sete hidroelétricas em sua bacia. “Nós da sociedade civil não podemos ficar parados vendo a desgraça chegar. Por isso, convidamos toda a população da cidade, grupos, sua igreja, sua associação para se juntar a nós dos Movimentos, Tapajós Vivo, Defesa do Juá, defesa do Urumari e UES para darmos um presente à cidade aniversariante, com uma marcha de alerta e nesta quinta e sábado”, diz a nota.
Veja a programação oficial das manifestações:
QUINTA – FEIRA 20/06/13
17h – Concentração: Praça São Sebastião – Seguindo rumo ao cruzamento da Rui Barbosa com Barão do Rio branco em direção a orla da Cidade.
Orientação: Todos os manifestantes devem vestir camisetas brancas e não levar bandeiras partidárias!
Quem participa? Quem defende a dignidade, quem quer um transporte público licitado e de qualidade, quem quer o Tapajós Vivo, quem AMA SANTARÉM!!
CAMINHADA PACÍFICA!!!
SÁBADO – 22/06/13
Obs: Havéra um ônibus com saída de frente da OAB para os alunos da UFOPA às 16 e 30. Lá também estarão fazendo pinturas em camisetas.
Concentração: trevo das rodovias: Fernando Guilhon com Everaldo Martins
Hora – 8 horas da manhã
Quem participa – toda pessoa responsável que exige a salvação do Lago do Juá!
Fonte: RG 15/O Impacto