sexta-feira, 21 de junho de 2013

Querem destruir nossas praias e igarapés

Após a construção do Porto Graneleiro da Cargill na área da Vera Paz, rios e igarapés passam por processo de poluição em Santarém

Vera Paz
Vera Paz
Moradores antigos de Santarém, durante as comemorações do aniversário de 352 anos da cidade, nesta semana lembraram as transformações que ocorreram em alguns dos principais pontos turísticos do Município, como a Praia da Vera Paz, os igarapés do Irurá, Urumari e Juá, além dos lagos do Mapiri, Papucu, Juá e a orla do bairro do Uruará.
Quem reside há cerca de 20 anos na cidade constata uma série de transformações e extinção de pontos turísticos que ocorreram ao longo de duas décadas, em Santarém. Para os comunitários dos bairros do Laguinho e Salé, a construção do Porto Graneleiro da Cargill, onde antes banhistas desfrutavam de momentos de lazer na Praia da Vera Paz foi um dos marcos da derrocada das opções de lazer na cidade e do descaso das autoridades.
Onde há cerca de 20 anos ficava a Praia da Vera Paz, hoje, navios de grande porte fazem operações de embarque de grãos, no Porto da Cargill, de onde milhares de toneladas de soja são exportadas para outros países.
Outros pontos da cidade, como o Igarapé do Irurá, nos bairros da Matinha e Cambuquira e a orla do Rio Amazonas, no Uruará também viraram alvo da degradação ambiental nos últimos 05 anos, provocado pela mesma empresa, a Transportes Bertolini Ltda (TBL). Desde o ano de 2010, foram constados por órgãos fiscalizadores, como Ibama, Sema e Marinha do Brasil, o derramamento de milhares de litros de óleo diesel nas águas do Rio Amazonas, o que causou inúmeros prejuízos para pescadores, moradores das proximidades e donos de embarcações.