quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PRÓ-SAÚDE NÃO É DIGNA DE ELOGIOS

Deputado critica gestão Pró-Saúde no HRBA em Santarém

Nélio Aguiar, disse na Alepa, que a Pró-Saúde não é digna de elogios

Deputado Nélio Aguiar (DEM)
Deputado Nélio Aguiar (DEM)
Após pedido de aprovação para moção de aplausos à atuação do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, feito pela deputada estadual Tetê Santos (PSDB), o deputado Nélio Aguiar (DEM) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) nesta quarta-feira, 27, para dizer que, muito pelo contrário, que a PRO SAÚDE, gestora do hospital  não é digna de elogios.
Ele disse que hoje a Pro Saúde, Organização Social (OS), que gerencia o HRBA está mais preocupada em investir em marketing do que nas ações em saúde pública.
Segundo o parlamentar, o HRBA que recebe do Governo do Estado cerca de R$ 7,5 milhões por mês para fazer saúde pública de qualidade deixa muito a desejar na atenção à saúde da população da região. “Tem uma paciente diagnosticada com câncer de mama que aguarda há quase um mês para iniciar tratamento no HRBA, mas não consegue internar para realizar sua cirurgia, inclusive a família, que vive com muita dificuldade,  já começou a se mobilizar para conseguir recursos entre parentes e amigos para ir em busca de atendimento na rede particular. Isso é um absurdo, pois ela é moradora do Oeste do Pará e tem todo o direito constitucional de ter acesso a atendimento de qualidade em sua terra. Este é só um caso entre  tantas outras denúncias que recebemos dos usuários em relação ao atendimento no Hospital Regional do Baixxo Amazonas”, protestou Nélio Aguiar.
O parlamentar disse que no mesmo momento em que as mulheres amargam falta de atenção na saúde pública no HRBA, seus diretores vão às ruas em campanhas de puro marketing. “Na campanha do Outubro Rosa, o hospital foi pintado de rosa, os diretores foram vestidos de rosa, foram distribuídos panfletos, realizadas caminhadas, corridas, enfim, uma grande mobilização de marketing. Mas não existe facilidade no acesso para as mulheres realizarem mamografia, agilidade na realização da biópsia e resultado do histopatológico, nem celeridade na realização da cirurgia das pacientes já diagnosticadas por câncer de mama. Pergunto como fica a cabeça dessas mulheres vendo tudo isso, sabendo que se procurarem o hospital em busca do que as campanhas publicitárias informam, não vão encontrar nem médicos para atendê-las, muito menos agilidade no diagnóstico e tratamento, em caso de doença”, disse Nélio.
A deputada Ana Cunha (PSDB) reforçou a posição do Dep Nélio Aguiar, enfatizando que é de vital importância que não somente a mulher, mas todo e qualquer cidadão deve ter acesso rápido e de qualidade às ações de saúde.
Fonte: RG 15/O Impacto e Kátia Aguiar