quinta-feira, 28 de maio de 2015

ATENÇÃO PAIS...

Alimentos que não devem ser oferecido às crianças


Alimentos que não devem ser oferecido às crianças (Foto: Reprodução)
Os pais são exemplos para os filhos, e não adianta forçar a garotada a comer verduras e legumes se nem eles mesmos consomem. (Foto: Reprodução)

Pense duas, três vezes antes de querer poupar tempo preparando refeições rápidas ou agradar os filhos com guloseimas, como forma de recompensa por terem se alimentado bem. Isso porque, alguns alimentos que as famílias têm servido à mesa, muitas vezes, nem deveriam fazer parte do cardápio dos pequenos.
Normalmente, esses produtos, aparentemente inofensivos possuem poucos benefícios para o desenvolvimento das criança. Isso sem contar que muitos desses alimentos são extremamente "pobres" de nutrientes e acabam fazendo parte da dieta dos pequenos por consequência do que é consumido pelos pais. Porém, os responsáveis devem mudar as próprias atitudes à mesa, além de tentar adequar a alimentação a uma rotina mais saudável.
Os pais são exemplos para os filhos, e não adianta forçar a garotada a comer verduras e legumes se nem eles mesmos consomem. A mãe fica desesperada porque o filho não come uma fruta, mas ela também não vai à fruteira. Quando se dá atenção especial à alimentação, dificilmente há o risco de se desenvolver sobrepeso e obesidade.
PAIS DEVEM DAR O EXEMPLO - Uma das coisas é não usar comida para premiar ou castigar, dizendo coisas como ‘você vai ganhar um brinquedo se comer legumes’ ou ‘se não cumprir tal tarefa, te faço comer um vegetal’. Esse tipo de ‘ameaça’ cria uma frustração e negatividade sobre esses alimentos na cabeça das crianças”, alerta. Além disso, durante as refeições não é hora de gritos e chantagem, mas de tranquilidade, de calma. Se a criança não quer o legume ou a verdura hoje, ofereça amanhã”, orienta a nutricionista clínica, Juliana Miguel Pereira.
TIPOS DE ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS
Bebidas gaseificadas [refrigerantes], alimentos pré-cozidos e iogurtes com sabor devem ser evitados a todo o custo na dieta das crianças. Principalmente as pequenas. "O iogurte industrializado, por exemplo, é cheio de corantes e conservantes. E ele é oferecido indiscriminadamente para as crianças após as refeições, como sobremesa. Não é proibido, mas, para servi-los, oriento esperar até que o seu filho tenha, pelo menos, dois anos de idade. Os iogurtes sem conservantes, já encontrados nos supermercados, estão liberados, mas só para as crianças a partir dos seis meses de vida”, ensina a nutricionista.
Iogurte para menores de 2 anos - Segundo a Dra Juliana, os pais precisam deixar de oferecer certos alimentos para os filhos que ainda são muito novinhos: "É o caso do iogurte industrializado, cheio de corantes e conservantes, que os pais incluem, normalmente, após as refeições, como no caso da sobremesa para as crianças. Para servi-lo, oriento esperar até que o pequeno tenha, pelo menos, 2 anos de idade. Os iogurtes sem conservantes, já encontrados nos supermercados, estão liberados, mas só a partir dos 6 meses de vida”, ensina.
Bebidas gaseificadas - "Os refrigerantes não deveriam ser consumidos nem mesmo pelos adultos, tamanha a quantidade de açúcar. A cada 200 ml, por exemplo, são 10 colheres de açúcar”, completa Juliana. A especialista afirma que nem a versão diet deve ser liberada para a criançada. “Sai de um problema [açúcar em excesso] e cria outro, já que o diet contém sódio. Troca saudável é oferecer um suco natural ou comer a fruta em si, no lugar do refrigerante”, orienta a especialista.
Sobremesa ou lanche com alto teor de gordura - A nutricionista lembra ainda que os pais podem até oferecer certos alimentos, desde que não façam parte do cardápio diário da criança. E já que a sobremesa pressupõe que o pequeno acabou de fazer uma refeição, ela pede que os pais sirvam frutas ou até gelatina em vez de doces: "Bem melhor do que sorvete e bolo. No caso do sorvete, exceto o de palito com sabor de frutas, o de massa leva gordura e, por isso, é mais calórico, inclusive os diets. Pode consumir? Até pode, mas no máximo uma vez por semana. Insista no picolé caseiro: frutas batidas com gelo e levadas ao congelador resultam em sorvetes refrescantes e gostosos”, comenta.
No caso do bolo, ela indica optar pelo feito em casa e, no caso dos industrializados, servir os sem recheio. A fatia ideal é a que tem, no máximo, 'a largura de um dedo’. “Como é difícil cortar de uma só vez certos alimentos, o melhor é servir o que prejudica menos. No caso desse bolo, sirva até duas vezes na semana”, destaca Juliana.
Uma outra observação da nutricionista é que as frutas sejam colocadas em locais de fácil acesso e visíveis. “Atendo muitos casos de pais que relatam deixar biscoito recheado e outras guloseimas à vista, enquanto as frutas ficam em lugares altos, quase que escondidas. Trocar essas ordens faz toda a diferença”;

Fast-food - Levar a criançada para comer hambúrguer é um hábito comum que deveria ser ponderado: “Os pais têm mania de oferecer alimentos para qualquer comemoração que envolve a vida deles e da criança. O problema é que sempre acabam nesses fast-foods”, alerta Juliana

Pré-cozidos e embutidos - A especialista lembra que os pais devem maneirar na oferta dos alimentos pré-cozidos e embutidos. “O consumo de verduras, legumes, frutas, peixes e carnes brancas, em geral, é quase zero na rotina do brasileiro. As famílias optam pelo que é fácil de preparar. Então, vai desde 'nuggets' até massas, como lasanhas pré-prontas. Alimentos fritos também devem ser diminuídos - de preferência eliminados - da dieta. Procure cozinhar ou grelhar, indica a nutricionista.
Crianças em idade pré-escolar, Aposte em mais alimentos frescos e naturais, e como o pequeno está em fase de desenvolvimento e precisa de energia, os pais devem ficar atentos e cumprir os requisitos da pirâmide alimentar para equilibrar e evitar excessos: "Indico servir pelo menos três porções de frutas por dia; três alimentos ricos em cálcio (caso de leite, iogurte, queijo branco); além de três fontes de carboidrato, uma para cada refeição [café, almoço e jantar]. No entanto, tem criança que não toma café da manhã, sendo que essa é a refeição mais importante do dia. Não dá para ficar sem! E no caso dos carboidratos, muitos desses alimentos já contêm açúcar, dão energia, por isso não precisa de açúcar em excesso nessa dieta. Já as fibras e proteínas são ingeridas comendo feijão, leguminosas e verduras de folhas verdes escuras”, orienta Juliana.

(com informações do portal Terra)