O vereador Dayan Serique (PPS), na tribuna, sessão desta segunda-feira, 28/09 foi enfático nas criticas ao governo do estado, que de acordo com ele não dá continuidade às obras paradas e deixou de repassar recursos financeiros, devidos a saúde pública de Santarém. 
 Além das obras paralisadas, e falta de repasse de recursos financeiros para a saúde pública Serique enumera ainda a falta de servidores nas escolas públicas estaduais. “O que o governo do estado tem feito por Santarém”? Questiona e ao mesmo tempo ironiza, assegurando que não tem como não se indignar, tendo na tribuna o espaço do vereador para se expressar, “fazendo com que as demais autoridades, possam somar forças conosco, para resolver o problema”, sugestiona.
Instado pela ASCOM/Câmara a referir-se ao fato do descaso do governador com Santarém possa estar sendo pela baixa votação que teve na última eleição para o governo do estado, Dayan Serique disse não acreditar nisso, e entende ser falta de gestão com a saúde pública.
Para o vereador que Santarém tem sua importância política. Mas esclarece que se o procedimento do governador for em  função da sua baixa votação em Santarém, “isso é uma política atrasada e um retrocesso, sendo a população autônoma para escolher seus políticos”, considera.
Sugestão –Dayan Serique aproveitou a oportunidade para sugerir ao governador do estado, que assume a responsabilidade com a região Oeste do Pará, “ou que nos liberte para que possamos caminhar com nossos próprios pés”.
Estado do Tapajós A liberdade solicitada por Dayan, foi uma referencia a criação do Estado do Tapajós. Que entende como “a saída e aí sim, teremos condições de dar a resposta que a população espera, até porque quando menor o estado mais fácil é de se trabalhar”, defende.
De acordo com o vereador atualmente 70% do que o Pará arrecada é investido na região metropolitana e somente 30% para o interior, “não tendo condições de prestar um serviço satisfatório à população”, assegura