terça-feira, 24 de novembro de 2015

JADER PODE PERDER EMISSORAS

O Ministério Público Federal (MPF) deverá ajuizar ações para cassar as licenças de emissoras de rádio e televisão nas quais aparecem como sócios, pelos registros do Ministério das Comunicações, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), sua ex-esposa, deputada federal Elcione Barbalho (PMDB-PA), e mais sete senadores e 31 deputados federais de outros 18 Estados brasileiros.

A iniciativa do MPF é inédita e foi lançada com aval do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e coautoria do Coletivo Intervozes, entidade que milita na área de comunicação.

O assunto figurou como a manchete da edição de ontem do jornal “Folha de S.Paulo”: “Ação quer cassar rádios e TVs de parlamentares”. A notícia foi também o principal destaque do portal eletrônico da “Folha” (http://www1.folha.uol.com.br), com o título “Ações do MPF visam cassar licenças de rádio e TV de 40 parlamentares”.

De acordo com o levantamento feito pelo MPF e citado pelo jornal paulista, Jader é sócio dos seguintes veículos: Belém Radiodifusão, RBA Rede Brasil Amazônia e TV e Sistema Clube de Rádio. E Elcione consta como sócia dos seguintes meios de radiodifusão: Carajás FM, Rádio Clube do Pará - OM, Rádio Clube do Pará - OT e Sistema Clube de Rádio. Consultados sobre o assunto pela “Folha”, os dois parlamentares paraenses não responderam ao jornal.

Os 40 parlamentares que estão no foco do MPF aparecem como sócios de 93 emissoras e foram eleitos pelos seguintes Estados: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Conforme a “Folha”, fazem companhia a Jader e Elcione “alguns dos mais influentes políticos do País”, como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Edison Lobão (PMDB-MA), José Agripino Maia (DEM-RN), Fernando Collor de Mello (PTB-AL) e Tarso Jereissati (PSDB-CE).
Folha de São Paulo