sexta-feira, 13 de novembro de 2015

NOVA ESPÉCIE DE PEIXE


NOVA ESPÉCIE DE PEIXE FOI ENCONTRADO EM AVEIRO – É O BRYCONOPS MUNDURUKU
Encontrado nova espécie de peixe que pertence à família dos peixes Characidae. Os caracídeos que são de uma família de peixes de água doce subtropical e tropical. Ele está entre os peixes que são tetras, compreendendo o Hemigrammus gêneros muito semelhantes e Hyphessobrycon, bem como algumas formas conexas tais como o caverna e neon tetras. Os peixes desta família são importantes como alimento e também incluem espécies dos peixes do aquário popular.
Todas estas espécies vivem apenas nas Américas, a maioria delas na América do Sul e Central. Bryconops Munduruku pertence a um gênero que é restrito à água doce drenagens na América do Sul. O nome da espécie é em referência a uma tribo de Munduruku Pessoas, que se estabeleceram na margem direita do Rio Tapajós, dando origem ao que hoje é a cidade de Aveiro, a localidade tipo da espécie nova.
Para os especialistas: Uma nova espécie de Bryconops é descrita de um afluente da margem direita do baixo rio Tapajós, Estado do Pará, Brasil. Bryconops Munduruku, sp. nov., difere de seus congêneres, exceto B. inpai e B. piracolina, por ter uma nadadeira adiposa preto (vs. nadadeira adiposa hialina em álcool) e, exceto B. inpai, por possuir duas manchas umerais (vs. falta de humeral blotch ou apenas uma mancha umeral). Bryconops difere Munduruku de B. inpai por ter um padrão de cor uniforme sobre a porção posterior do lado do corpo (comparada com uma linha escura, estendendo-se posteriormente a partir da metade da base da barbatana anal para a base dos raios caudais médios de barbatana ). Difere ainda de B. e B. piracolina inpai pela presença de uma aleta adiposo branco que é hialino ao longo da sua base (comparada com aleta adiposa inteiramente preta em B. e B. piracolina inpai). As novas espécies é alocado no Creatochanes subgénero por ter um osso da maxila com um a três dentes de ambos os lados, e a sua extensão posterior alcançar a junção do segundo e terceiro ossos infra-orbital. (Site Científico Publicado)