quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Santarém terá coleta de assinaturas para combate ao crime

Hoje (09), Dia Internacional Contra a Corrupção, equipes do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Pará (MP/PA) das regiões oeste e sudoeste do Estado vão realizar em Santarém o Dia D de coleta de assinaturas da campanha Dez Medidas Contra a Corrupção. O evento será encerrado às 17 horas, com uma solenidade na sede do MPF em Santarém (avenida Cuiabá, 974, bairro Salé) para apresentação do resultado parcial da campanha na região. 

O mutirão será feito das 10 às 14 horas no shopping Paraíso (avenida Mendonça Furtado, 3551). O objetivo é aumentar ainda mais a participação do oeste do Estado na campanha. Atualmente o oeste paraense e a região metropolitana lideram o número de assinaturas coletadas no Pará.

A campanha busca coletar 1,5 milhão de assinaturas em todo o país para levar à Câmara dos Deputados projeto de lei elaborado pela força-tarefa do MPF para a operação Lava Jato. O projeto aumenta as penas para o crime de corrupção e permite mais eficiência no confisco de bens de corruptos, entre outras mudanças legislativas.

Em menos de quatro meses de campanha já são mais de 60 instituições apoiadoras no Estado e mais de 11 mil assinaturas coletadas, em um total de 740 apoiadores oficiais e 835 mil apoiamentos contabilizados em todo o país até esta segunda-feira, 7 de dezembro.

O Dia D Contra a Corrupção em Santarém complementa uma série de atividades que começaram com a eleição da campanha como tema do Círio Social deste ano no município. Além da parceria da Diocese de Santarém, a campanha ganhou apoio e voluntários da Faculdades Integradas do Tapajós / Universidade da Amazônia (Fit/Unama).

Como apoiar - Caso você não seja de Santarém ou não possa comparecer aos eventos do Dia D para registrar sua assinatura, para apoiar a proposta de mudança nas leis basta fazer o download da ficha de assinaturas no site www.dezmedidas.mpf.mp.br , preencher a ficha, assiná-la e encaminhá-la a uma das unidades do MPF, Ministério Público do Estado do Pará ou instituições apoiadoras. Os endereços do MPF estão no site da campanha. (OrmNews)