quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

SUS – Conselho de Saúde denuncia péssimo atendimento ao MPE

Promotora de justiça Lilian Braga acionou o Estado na Justiça por falta de repasse de recursos


Promotora pública Lilian Braga acionou Estado na Justiça
Promotora pública Lilian Braga acionou Estado na Justiça
Imagine você ter que acompanhar um parente que precisa de atendimento médico urgente. Chegando ao Pronto Socorro Municipal (PSM), após uma imensa espera, intermináveis horas, a pessoa que você acompanha é finalmente atendida. Na sequência, você recebe a informação de que é preciso aguardar novamente e permanecer nas dependências do PSM, e sem local adequado, o paciente é mantido em uma maca no meio do corredor, que por sua vez está completamente lotado de pacientes que também aguardam atendimentos, sem qualquer garantia que receberão atendimento adequado. Com o paciente que você acompanha sentido fortes dores no peito, na região do tórax, a única medicação que administram é a Dipirona. Não há solicitação de nenhum tipo de exame adicional que possa identificar uma cardiopatia, por exemplo.
“Aquele ambiente é feito para pessoa piorar, não para melhorar. A gente recorre ao SUS porque não temos dinheiro para pagar particular. Minha filha teve que me retirar de lá, se não era capaz de eu ter morrido”, afirmou um paciente à nossa equipe de reportagem.
Esta cena é apenas uma das inúmeras que acontecem todos os dias nos estabelecimentos municipais de saúde do Município de Santarém, oeste do Pará. A redução de salário e aumento de carga horária de trabalho dos profissionais de enfermagens, falta de pagamento de fornecedores, estrutura precárias nas Unidades Básicas de Saúde, principalmente nas especializadas, e a falta de medicamentos para diversos programas de assistência garantida em lei, foram apenas umas das situações diagnósticas pelo Conselho Municipal de Saúde de Santarém, que nesta semana resolveu acionar o Ministério Público.
CALAMIDADE PÚBLICA: Devido às inúmeras denúncias de descaso com a saúde do santareno, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) emitiu nota quanto ao assunto:
O Conselho Municipal de Saúde de Santarém vem por meio desta nota, manifestar para a sociedade Santarena, bem como para os Trabalhadores de Saúde, a sua indignação com a atual situação de calamidade e descalabro que está submetida à saúde pública do Município. Está visível e cada vez mais insuportável a falta de medicamentos, materiais e insumos para a manutenção dos serviços de saúde hospitalar, nas unidades básicas de saúde, como também, nos centros de referência em assistência especializada (mulher, criança, idoso), incluindo os serviços de Hemodiálise e de Testagem Anônima- HIV/AIDS e Hepatites.