De acordo com Emir Aguiar (PTN), a ação do órgão é resultado de reivindicação do Deputado Federal Francisco Chapadinha (PTN).

O primeiro secretário da Casa, Emir Aguiar, usou a tribuna, para anunciar a programação de treinamentos que o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) deve realizar em municípios da região Oeste do Pará. “O Deputado [Federal] Chapadinha se encontrou ontem [terça-feira, 07/02] com o coordenador de identificação e registro do Ministério do Trabalho, Francisco Gomes, em que tratou da não emissão em nossos municípios da carteira de trabalho digital”, explica.
Segundo o parlamentar, o objetivo da petição de Chapadinha é descongestionar o serviço de retirada do documento em Santarém devido “à grande demanda vinda de municípios da região”. O vereador informou ainda que o coordenador se comprometeu junto ao congressista que já na próxima semana, entre os dias 13 e 17, estará encaminhando técnicos para realizarem os treinamentos nos municípios de Itaituba e Altamira, depois em Novo Progresso e em seguida em cidades da região da Calha Norte.