segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

SEMMA E UFOPA REALIZAM ESTUDOS DE BALNEABILIDADE NAS PRAIAS DE SANTARÉM

A Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio da Prefeitura Municipal de Santarém (PMS), em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realizam no próximo domingo (12/02) a 3ª coleta de amostras de água deste ano para os estudos de balneabilidade nas praias de Santarém-PA.

As coletas irão acontecer nas praias da Vila de Alter do Chão, Maracanã, Pindobal, Ponta de Pedras e Pajuçara. A primeira coleta foi realizada no dia 29 de janeiro e  a segunda dia 05 de fevereiro. Ao todo, serão realizadas cinco coletas para formar a quantidade de amostras necessárias para as análises deste semestre. 
O acompanhamento da qualidade da água, também faz parte de pesquisa desenvolvida pelos cursos de Engenharia Sanitária e Gestão Ambiental do Instituto de Ciências das Águas (ICTA) da Ufopa.
O estudo integra o convênio do Plano Municipal de Monitoramento da Qualidade das Águas em Santarém, firmado entre Prefeitura de Santarém e Ufopa, para o acompanhamento semestral de verificação da qualidade de água em pontos estratégicos do município mais freqüentados por banhistas.
As análises das amostras das águas coletadas são realizadas no Laboratório de Biologia Ambiental do ICTA/Ufopa, que tem como objetivo monitorar a qualidade do recurso hídrico na cidade, tanto para consumo humano quanto para recreação e contato primário em água de praias fluviais, para garantir a segurança dos usuários, evitando riscos à saúde.
Fazem parte da equipe: biólogos, engenheiros químicos, engenheiros sanitaristas e técnicos em química. Os resultados das amostras devem sair até final do primeiro semestre deste ano.
 

Texto: Júlio César Guimarães – assessor de comunicação/Semma