quarta-feira, 29 de março de 2017

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL RECEBEM CAPACITAÇÃO

A Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na terça-feira (28), no auditório da Universidade Federal Oeste do Pará (Ufopa) – Unidade Amazônia, uma capacitação sobre autismo. Mais de 200 professores, gestores e coordenadores pedagógicos da rede pública municipal participaram da formação.
De acordo com a coordenadora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Semed, Maria do Céu, o objetivo da formação é dar suporte aos professores para que eles possam desenvolver um melhor trabalho com alunos autistas. “Além da capacitação, essa é uma forma de promover a inclusão, trazer conhecimentos mais amplos para nossos professores atuarem em sala de aula”, completou. 
A professora Risomar Moraes destacou a importância da discussão acerca do tema para ajudar na prática. “É muito importante o profissional se atualizar. Precisamos ter acesso às novas ferramentas pedagógicas para que tenhamos acesso a esse aluno, e o professor do regular precisa desse apoio do AEE, para oferecermos um melhor aprendizado. Essa capacitação vem trazer muitas informações e com certeza vai somar com o conhecimento que a gente já possui nessa trajetória de trabalho”, disse. 
Com o tema: “O autismo e suas Múltiplas faces”, a capacitação incluiu três palestras. A primeira palestra abordou a nova nomenclatura do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e forma de intervenções, proferida pela Pedagoga e Especialista em Neuropedagogia e Educação Especial, Cristiane Moreira – que faz parte da equipe de Avaliação Educacional do AEE. Em seguida, a fonoaudióloga Adriana Ribeiro, falou da importância da fonoterapia para o autista. E, por último, a Terapeuta Ocupacional, Tereza Cristina, abordou o tema: Estimulação Sensorial no Autismo.
Assessoria  – Semed