sábado, 15 de abril de 2017

BOCÃO X DETRAN

DETRAN
Recebi um email de um usuário do DETRAN e passo a reproduzir: – Amigo, fui resolver a legalização da moto da empresa no DETRAN, e tive que enfrentar uma verdadeira maratona desde ontem. Vou sintetizar para você, e você decide se usa no Bocão: Fui fazer o licenciamento de uma moto triciclo, de propriedade da minha empresa, no órgão público do DETRAN nessa segunda-feira, e minha primeira parada foi no setor de documentos de veículos, para tirar a taxa de pagamento do licenciamento, que a meu ver, foi de uma agilidade sem tamanho.
DETRAN 2
Amigo, fiquei logo contente, pensando que o órgão tinha evoluído, e ganho celeridade e eficiência, tanto no serviço, quanto na expedição da taxa. Ledo engano, os próximos estágios foram de provações e muita paciência. Depois de dezenas de cópias de TODOS os documentos (duas de cada, e para cada setor), me tomando toda a manhã da segunda-feira, e mesmo assim, sem terminar minha peregrinação, fui informado que o órgão encerraria suas atividades ao “MEIO DIA”, já pensou? Meio expediente!
DETRAN 3
Ainda dizem que não existe paraíso no funcionalismo público? O DETRAN está aí para provar o contrário! Mesmo assim, aos trancos e barrancos, muita discussão e contestação, consegui completar metade da maratona, ficando feliz, pois apesar de chegar quase uma hora da tarde em casa, faltará apenas mais dois documentos (e claro, duas cópias de cada), e a assinatura do gerente para terminar esse tormento.
DETRAN 4
Ledo engano novamente! Meu atendimento estava marcado para as oito e meia da manhã de terça, cheguei em ponto, e fui logo entregando os documentos que faltavam, e parti para pegar a tal “assinatura de um chefe de um setor. Logo pensei, não deve haver dificuldades nisso, mas, me enganei novamente, logo que adentrei na sala desse chefe (lotada por sinal), em que todos já esperavam o dito cujo, que não havia dado às caras por lá até o momento, resolvi então, esperar também na fila.
DETRAN 5
Deu nove, dez, dez e meia (não havia cadeira para todos, e nem copo para beber água) e nada do tal chefe que nem atendia o telefone, quando solicitado pela sua secretária. Chegando então quase onze horas, para terminar seu expediente ao meio dia, num total desrespeito com o contribuinte, que paga seus impostos, e as taxas obrigatórias para ser bem atendido, com celeridade e eficiência, o que não acontece naquele órgão.

DETRAN 6
O órgão é o segundo em arrecadação no estado, perdendo apenas para a SEFA, mas que, é o primeiro em incompetência, e desrespeito com o cidadão, pois, se ele é o único responsável por assinar documentos de grande importância do órgão, ele deveria estar no seu local de trabalho, ou no mínimo, nomear outra pessoa para responder por ele no caso de sua ausência. Enquanto serviços básicos como este, estiverem nas mãos de órgãos públicos, e sendo geridos por indicações políticas, que são usadas como moeda de troca de partidos, haverá burocracia, ineficiência e desrespeito com o usuário. E infelizmente, isso está longe de acabar! Meu amigo, não identifique meu nome, para evitar perseguição. Sei que essa estrutura administrativa não é de hoje, já vem há muito tempo, porém, pode ser modificada.